Fandom

Saint Seya Wiki

Érebo

2 348 páginas
nesta wiki
Adicione uma página

Segundo a Teogonia, de Hesíodo, Érebo (do grego: Ἔρεβος, Erebos, "sombra" ou "escuridão profunda") era, na mitologia grega, a personificação da escuridão, mais precisamente o criador das Trevas.Na mitologia e dito ser o pior e mais terrivel inimigo de Zeus e Hades como do Olimpo inteiro.  

Mitologia

Érebo era filho de Caos. Érebo juntamente de sua irmã gêmea, Nix, a personificação da noite, nasceram de cisões assim como se reproduzem os seres unicelulares; a partir de partes de Caos, Érebo e Nix passam a ser os mais velhos imortais do universo, logo após seu pai.

Érebo desposou Nix, gerando mais dois deuses primordiais: o Éter (a Luz celestial) e Hemera (o Dia).

Assim como a irmã, era capaz de tirar a imortalidade dos deuses. Érebo é o próprio universo, senhor dos cosmos e dos buracos negros. Hoje, entretanto, é uma potência esquecida. Está encarcerado no Tártaro. No passado, pretendia libertar, sozinho, os titãs aprisionados pelos olimpianos logo após a Titanomaquia, entretanto caiu em uma emboscada armada pela irmã. Zeus, Hades e Nix, tementes do poder do grande deus primordial e do possível retorno dos titãs, o impediram; os três, unidos, cada um se valendo de seus poderes únicos, jogaram Érebo no rio infernal Aqueronte, o rio da morte. Depois, encaminharam o corpo fragilizado do inimigo para o Tártaro, única prisão capaz de detê-lo.

É conhecido por ser um dos maiores inimigos de Zeus. Conta-se que os titãs pediram socorro a Érebo e pessoalmente o primórdio desceu até oTártaro para libertar os filhos de Gaia, porém foi surpreendido por Zeus e Hades que tiveram a ajuda de Nix para lançar Érebo nas profundezas do rio Aqueronte, a fronteira dos dois mundos.

Na medida em que o pensamento mítico dos gregos se desenvolveu, Érebo deu seu nome a uma região do Hades, por onde os mortos tinham de passar imediatamente depois da morte para entrar no submendo. Após Caronte tê-los feito atravessar o rio Aqueronte, entravam no Tártaro, o submundo propriamente dito.

Episódio G

No Episódio G, Érebo é citado como um dos deuses criadores do mundo, ao lado de Gaia, Pontos e Eros. Especulam que "Esperança" seja na verdade Érebo.

Ômega

Omega25 176timer.jpg

Entrada de Érebo

Em Saint Seiya Ω existe um misterioso templo conhecido como 'Érebo'. Trata-se do último Templo Cósmico, oculto nas profundezas escuras do Templo do Trovão e local do último núcleo. Este templo parece ser tomado por uma escuridão viva mas sem um corpo físico, e também é protegido por um ser chamado de Trevas do Coração, capaz de se torturar as pessoas com seu passado. Não se sabe se é o próprio deus grego Érebo é quem controla esta ruína.

Curiosidades

  • Pensava-se que ele seria o vilão final na Saga de Marte, porém o deus vilão foi Apsu, outro deus ligado às trevas; 
  • Na mitologia grega, é conhecido por ser um dos maiores inimigos de Zeus,Hades e o Olimpo.
  • Conta-se que, certa vez, os Titãs pediram socorro a Érebo, para que os livrasse do Tártaro. Assim, pessoalmente o deus primordial desceu até lá para libertá-los, porém foi surpreendido por ZeusHades e os outros deuses olimpianos que tiveram a ajuda de Nix (deusa primordial da Noite; irmã-esposa de Érebo) para impedi-lo. Assim, eles lançaram-no nas profundezas do rio Aqueronte, a fronteira entre o mundo dos vivos e dos mortos.
  • O fato dele ter sido lançado no Tártaro, reforça que a ruína das trevas pode ser de fato onde este deus primordial foi selado, visto que ela se encontra no subsolo.

Também no Fandom

Wiki aleatória