FANDOM

As belas rosas são um convite à morte. A última fortaleza que protege o Grande Mestre.[1]

Enciclopédia Oficial.

Afrodite de Peixes (魚座ピスケスのアフロディーテ Pisukesu no Afurodite?) é o Cavaleiro de Ouro de Peixes e protetor da última Casa do Zodíaco do século XX. Usa variações de golpes com rosas, como o Rosas Diabólicas Reais. Sua ideia é de que só um poder supremo pode manter a paz e ordem no mundo, mesmo que esse poder provenha do mal. Por isso, mesmo tendo consciência de que o Grande Mestre servia ao mal, acabou obedecendo suas ordens e matando Daidalos, mestre de Shun. Sua atitude pode não ser a mais exemplar para um Cavaleiro, mas seu propósito de manter a paz na Terra é igual ao de qualquer Cavaleiro.[1]

Etimologia

A pronúncia arcaica (homérica) do nome Aφροδίτη era aproximadamente [ˌapʰroˈdiːtɛː]. No grego koiné esta pronúncia se tornou [ˌafroˈdiːtɛː], passando posteriormente para [ˌafroˈditi] no grego bizantino, devido ao fenômeno do iotacismo (erro de escrita em manuscritos gregos).[2]

A etimologia do nome não é conhecida com segurança. Hesíodo o associou a aphrós (ἀφρός), “espuma”, interpretando-o como “erguida da espuma”.[3] Esta origem, no entanto, foi classificada como etimologia popular por diversos autores,[4][5] e diversas outras etimologias especulativas, muitas derivadas de idiomas não gregos, foram sugeridas por outros autores. O indo-europeísta Michael Janda considera genuína a conexão com “espuma”, identificando o mito de Afrodite se erguendo das águas após Cronos derrotar Urano como um mitema do período proto-indo-europeu.[6] De acordo com esta interpretação, o nome seria derivado de aphrós “espuma” e déatai “(ela) parece, brilha” (infinitivo não atestado *déasthai[7]), significando “aquela que brilha da espuma (do oceano)”, uma alcunha também atribuída à deusa da alvorada (Eos).[8]

K.T. Witczak também propuseram uma etimologia baseada na ligação com a deusa indo-europeia da alvorada, a partir de *abʰor- “muito”, e *dʰei- “brilhar”.[9]

Pisces ou, em português, Peixes, é o último signo zodiacal, e uma das 88 constelações modernas.

Curiosamente, seu nome também está relacionado à mitologia da constelação de Peixes: A deusa Afrodite e seu filho Eros estavam passeando nas margens de um rio quando deram de cara com um monstro chamado Tífon. Para que pudessem escapar, os dois mergulharam no rio e se transformaram em peixes.

Características

Aparência

Afrodite é um homem de estatura alta e pele clara. Possui olhos azuis celeste e longos cabelos loiros (azul claro no Anime). Sob o olho esquerdo, Afrodite possui uma pinta. É dito que sua beleza brilha entre o céu e a terra e que não há ninguém mais belo que ele entre os 88 Cavaleiros.[10] No Anime, Afrodite, aparentemente, usa batom.

Personalidade

Detentor de um grande senso de justiça, Afrodite acredita que a paz e a ordem devam ser estabelecidas no mundo à qualquer custo e, por isso, não se importou em seguir Saga, que usurpou o trono do Grande Mestre, durante a terrível batalha das Doze Casas. Sua ideia é de que a justiça está do lado dos mais fortes e, por isso, decidiu não seguir Atena, pois a paz e a ordem no mundo reinavam graças ao Grande Mestre.[10]

Afrodite se mostra um guerreiro orgulhoso de sua força e, da mesma forma, Afrodite é também um firme crente da lei da selva em que o mais fraco deve se render ao mais poderoso, sendo um dos poucos Cavaleiros de Ouro que sabia sobre a conspiração e usurpação forjada por seu colega.[10]

Histórico

Saga do Santuário

Cavaleiro de Cefeu

Sob ordens do Grande Mestre, Afrodite foi à Ilha de Andrômeda e matou o Cavaleiro de Prata de Cefeu, Daidalos, pois este, aparentemente, era um dos Cavaleiros que tinham dúvidas quanto ao Santuário, já que não respondeu aos numerosos chamados do Grande Mestre.[10]

Batalha das Doze Casas

Afrodite Rosto 1

Afrodite aparece

Afrodite lança duas rosas vermelhas na direção de Seiya e Shun que estão a caminho da Casa de Peixes. Após isso, os dois Cavaleiros de Bronze chegam na última casa e Seiya passa por Afrodite. O Cavaleiro de Peixes tenta impedir o avanço de Seiya, mas é detido por Shun, que segura seu braço esquerdo com a Corrente de Andrômeda, dizendo que ele não se moverá até que Seiya deixe a Casa de Peixes.[10] Afrodite diz para Shun que Seiya morrerá em um "Mar de Rosas" no caminho para a sala do mestre, revelando que as rosas que cobrem o caminho não são comuns e sim, rosas envenenadas que, tempos atrás, foram plantadas para manter os invasores afastados.[10] Preocupado com Seiya, Shun tenta ir ajudá-lo, mas Afrodite puxa a corrente presa em seu braço esquerdo, perguntando ao Cavaleiro de Andrômeda se ele não havia dito que lutaria para se vingar.[10] Shun confirma que sim, que veio vingar seu mestre Daidalos e Afrodite confessa que matou o Cavaleiro de Cefeu.[10]

Shun inicia a luta atacando Afrodite com a Corrente de Andrômeda, porém o Cavaleiro de Peixes se defende facilmente com o seu braço direito. Em seguida, Afrodite lança Shun a uma curta distância ao elevar seu Cosmo, afirmando que Shun se juntará a Seiya, e ataca o Cavaleiro de Andrômeda com suas Rosas Diabólicas Reais.[10] Shun se levanta e Afrodite o ataca novamente com suas rosas vermelhas, mas dessa vez, elas são todas repelidas pela Defesa Circular do Andrômeda.[10]

Afrodite Rosa Negra

Afrodite se defende do Onda Relâmpago com sua rosa negra

Em seguida, Shun ataca o Cavaleiro de Peixes com sua corrente, mas Afrodite desaparece no meio de uma névoa de pétalas vermelhas. A fim de encontrar Afrodite, Shun utiliza a Onda Relâmpago, que encontra o Cavaleiro de Peixes, que fica surpreso e se pergunta como as Correntes de Andrômeda podem ser tão poderosas. Em seguida, Afrodite admite que avaliou mal Shun, por ser um Cavaleiro de Bronze, e que subestimou seu cosmo.[10] Shun utiliza novamente a Onda Relâmpago contra o Cavaleiro de Peixes, porém ela é facilmente detida por uma rosa negra. Logo depois, Afrodite despedaça as correntes e a Armadura de Andrômeda com suas Rosas Piranhas.[10]

Shun ainda continua vivo e começa a emanar uma energia poderosíssima, que surpreende o Cavaleiro de Peixes. Turbilhões de ar começam a emanar de Shun e este ataca Afrodite com a Corrente Nebulosa. Não conseguindo se mover, Afrodite acaba caindo no chão e logo depois, ao se levantar, percebe que está cercado por turbilhões de ar.[10] Afrodite decide usar sua Rosa Sangrenta e Shun o alerta de que sua Corrente Nebulosa pode ficar terrível, se tornando uma verdadeira tempestade.[10] Afrodite lança a Rosa Sangrenta no coração de Shun, porém este, após ter seu coração perfurado, aumenta a potência da Corrente Nebulosa, transformando-a em Tempestade Nebulosa, que derrota o Cavaleiro de Peixes.[10]

Saga de Hades

Santuário

Afrodite Ressurge

Afrodite ressurge como Espectro

Posteriormente, Afrodite, junto com Máscara da Morte, ressurge como cavaleiro renegado na Saga de Hades, com a missão de matar Atena.[11] Afrodite e Máscara da Morte lutam contra o guardião da primeira Casa Zodiacal, Mu de Áries. A dupla é liderada por Shion, antigo mestre do Santuário que está presente na luta contra Mu.[11] Após as Ondas do Inferno de Máscara da Morte serem repelidas pela Muralha de Cristal de Mu, Afrodite, a fim de destruir a barreira do Cavaleiro de Áries, utiliza suas Rosas Piranhas, que também são repelidas pela Muralha de Cristal.[11]

Depois que Shion destrói a barreira de Mu, o Cavaleiro de Áries fica exposto aos golpes de Máscara da Morte.[11] Seiya então chega e interrompe a batalha, criando um pequeno confronto com Máscara da Morte.[12] Após Mu teletransportar Seiya para longe, o Carneiro Dourado se entrega a ira e diz que matará Máscara da Morte e Afrodite com suas próprias mãos. Mu então lança a sua Extinção Estelar e, aparentemente, derrota-os, fazendo com que eles desapareçam da Casa de Áries.[12]

Pouco tempo depois, Afrodite e Máscara da Morte, sem dano evidente, surgem no Castelo de Hades, onde são atacados por Radamanthys de Wyvern e pedem mais uma chance de tentar assassinar Atena.[13] No entanto, Radamanthys diz que Hades jamais aceitaria fracassados e os derrota facilmente com um único ataque, jogando-os, em seguida, no Mundo dos Mortos.[13] Acontece que Hades colocou uma barreira restritiva ao redor do castelo, que reduz o cosmo dos Cavaleiros de Ouro à 10%.

Mais tarde, é revelado as verdadeiras intenções dos Cavaleiros Renegados (Afrodite, Máscara da Morte, Saga, Shura e Camus): todos os Cavaleiros ressuscitados ainda eram leais a Atena e fizeram tudo em nome dela.[14] Eles estavam fingindo serem fiéis a Hades para avisar Atena sobre sua Armadura, e não podiam falar suas reais intenções, pois estavam sendo vigiados pelos Espectros de Hades.[14]

Inferno

Mu une seu cosmo com os Cavaleiros de Ouro

Afrodite une seu cosmo com o dos outros Cavaleiros de Ouro

No Inferno, ao despertar o seu oitavo sentido (o qual permite que a pessoa fique em estado perfeitamente animado e racional, mesmo no mundo dos mortos, também chamado de Arayashiki), Afrodite aparece no Muro das Lamentações junto com os outros cavaleiros de Ouro e se sacrifica para derrubá-lo.[15]

Filmes

A Lenda dos Defensores de Atena

Afrodite Filme 3 7

Afrodite ressuscitado por Abel

O Cavaleiro de Peixes é ressuscitado juntamente com Máscara da Morte, Saga, Camus e Shura pelo deus Abel. Posteriormente, Afrodite enfrenta Shun, iniciando o combate com suas Rosas Diabólicas Reais, que são repelidas pelas correntes de Shun. O Cavaleiro de Andrômeda ataca Afrodite com a sua Tempestade Nebulosa, que é evitada facilmente pelo Cavaleiro de Peixes, que crava uma de suas Rosas Sangrentas em Shun. Shun não se dá por vencido e Afrodite o ataca com várias Rosas Sangrentas.[16]

Afrodite morto

Afrodite morto

Quando Shun estava prestes a ser atingido pelas rosas de Afrodite, é salvo por Ikki, que ataca todas as Rosas Sangrentas com as penas da Armadura de Fênix. Afrodite lança uma Rosa Sangrenta em Ikki, porém, ela é destruída pelo Golpe Fantasma de Fênix, que faz Afrodite ver seu corpo sendo petrificado. Irado, Afrodite ataca Ikki com várias Rosas Sangrentas, mas Fênix contra-ataca com seu Ave Fênix, que arremessa Afrodite para o alto. Em seguida, Afrodite morre devido a Rosa Sangrenta cravada em seu coração.[16]

Prólogo do Céu

Afrodite e Máscara da Morte Filme 5 3

Afrodite ao lado de Máscara da Morte em Prólogo do Céu

No filme Prólogo do Céu, Afrodite e os demais Cavaleiros de Ouro (com exceção de Aiolos) têm suas almas seladas após suas mortes no Muro das Lamentações como castigo por terem se rebelado contra os deuses, podendo apenas observar os Cavaleiros de Bronze fazerem milagres nas suas lutas contra os Anjos Celestes e contra os deuses Ártemis e Apolo. Em sua única cena no filme, Afrodite aparece ao lado de Máscara da Morte.[17]

Habilidades de Luta

Afrodite lançando suas rosas negras

Afrodite lançando suas Rosas Negras

Afrodite é um poderoso Cavaleiro capaz de gerar e manipular três tipos diferentes de rosas e utilizá-las como armas mortais em batalha.[10] Sendo um Cavaleiro de Ouro, Afrodite é um dos Cavaleiros mais poderosos do Exército de Atena. Ele possui habilidades ofensivas e defensivas, é capaz de remover os sentidos de seus oponentes e de destruir Armaduras de Bronze facilmente, além de poder camuflar-se e ainda criar armadilhas para impedir o avanço inimigo.[10] Pode envenenar seus oponentes e derrubar adversários como Shun apenas elevando seu Cosmo.[10] Quando enfrentou Shun, Afrodite foi capaz de parar a Corrente de Andrômeda com apenas um braço e mesmo tendo perdido a batalha, Afrodite foi capaz de deixar o Cavaleiro de Andrômeda em coma por um mês com seu último ataque.[10][18]

Afrodite elevando seu Cosmo

Afrodite elevando seu Cosmo

Utilização do Cosmo: Sendo um Cavaleiro, Afrodite utiliza o Cosmo como sua fonte de energia e por pertencer à patente de Ouro, ele possui o Sétimo Sentido. No seu caso, Afrodite usa seu Cosmo para criar poderosas rosas, que ele utiliza como armas mortais em batalha. É seu Cosmo que dá a essas rosas suas características e funções.[10] Além do Sétimo Sentido, Afrodite conseguiu despertar o oitavo sentido, o Arayashiki.[15]

Sétimo Sentido: Sendo um Cavaleiro de Ouro, Afrodite domina totalmente a essência do Cosmo.

Arayashiki: Afrodite pode manter sua consciência após a morte, demonstrando poder sobre o oitavo sentido, que permite aos mortos se movimentarem livremente no Submundo sem estarem sujeitos as leis de Hades.[15]

Capacidades Físicas Sobre-humanas: Sendo um Cavaleiro, Afrodite possui, velocidade, agilidade, resistência e força sobre-humana. Por ser da patente de Ouro, suas capacidades físicas são superiores à dos Cavaleiros de Bronze e Prata. Afrodite pode também atacar e se mover na Velocidade da Luz, ou seja, pode atingir 300.000 km/s, rápido o bastante para dar sete voltas e meia na Terra em um segundo.[19]

Jardim de rosas vermelhas

Jardim de Rosas Vermelhas

Manipulação de Rosas: Afrodite pode gerar e manipular três tipos diferentes de rosas: a rosa vermelha que envenena e tira os sentidos, a rosa negra que despedaça tudo à sua frente e a rosa branca que suga todo o sangue da sua vítima.[10][1] Além de poder atacar e se defender utilizando suas rosas, Afrodite também pode esconder sua presença e criar uma armadilha conhecida como Mar de Rosas e Encomenda de Rosas, que consiste em um imenso jardim de rosas vermelhas, com a finalidade de impedir o avanço de invasores que conseguirem atravessar as Dozes Casas do Zodíaco.[10]

Ocultação: Através de suas rosas vermelhas, Afrodite pode ocultar sua presença ao criar uma névoa de pétalas vermelhas e desaparecer nela como se simplesmente se dispersasse no meio da bruma.[10]

Imunidade a Veneno: Aparentemente, Afrodite é imune ao veneno das suas rosas vermelhas. Quando o Cavaleiro de Peixes teve suas Rosas Diabólicas Reais repelidas pelo Andrômeda, ele não sofreu os efeitos negativos das flores envenenadas.[10]

Dados da Enciclopédia Oficial

Soco
3/5
Chute
3/5
Técnica com Arma
5/5
Golpes Psíquicos
5/5
Arremesso
2/5

Técnicas Secretas

Rosas Diabólicas Reais

Rosas Diabólicas Reais

Rosas Piranhas

Rosas Piranhas

Rosa Sangrenta

Rosa Sangrenta

Patentes

Cavaleiro de Ouro de Peixes
Antecessor
Cardinale
Sucessor
-

Curiosidades

  • Na França, o signo de Peixes se escreve e pronuncia "Poissons", que se parece muito à palavra "veneno" em inglês, "Poison", curiosamente Afrodite possui uma técnica chamada Rosas Diabólicas Reais que possui uma fragrância mortal.
  • Seus ataques são semelhantes aos golpes com penas dos gêmeos Kou e Shoryu de Fuma no Kojiro.
  • Afrodite é considerado o mais belo dos 88 Cavaleiros de Atena.
  • Apesar da imagem geral do Afrodite entre os fãs, ele nunca se mostrou orgulhoso de sua beleza. No Mangá, ele nunca falou de sua aparência ou fez qualquer analogia sobre ela, mas sim ao poder e lealdade.
  • O "batom" que Afrodite usa aparece apenas no Anime. Provavelmente, foi para destacar sua beleza e a aparência andrógina. Além disso, a cor muda: rosa na Saga do Santuário e roxo na Saga de Hades.
  • Sua aparência física é muito semelhante à de Misty de Lagarto, o que sugere que Afrodite foi criado com base em Misty, uma vez que o lagarto apareceu primeiro.
  • Para criar o personagem Afrodite, Kurumada tomou modelo de seu outro personagem francês, Napoleão Baroa, de Ring ni Kakero.
  • Afrodite foi o último Cavaleiro de Ouro a ser apresentado por Masami Kurumada, sendo sua estreia no Capítulo 41.
  • No Anime, Saga menciona que Afrodite é o Cavaleiro mais temível dos Cavaleiros, porém no Mangá, essa menção não existe.
  • No Mangá, Afrodite foi até a Ilha de Andrômeda e derrotou sozinho Daidalos de Cefeu. Já no Anime, quem derrotou o Cavaleiro de Cefeu, foi Milo de Escorpião e Afrodite apareceu somente auxiliando Milo para garantir a vitória do Escorpião sobre o mestre de Shun. Isso porque, mesmo sendo da patente de prata, Albiore era tão forte quanto um Cavaleiro de Ouro.
  • Na Saga do Santuário, após Afrodite morrer, aparecem várias rosas vermelhas, pretas e brancas sobre o seu corpo, mas nas lembranças de Shun na Saga de Hades, apenas as rosas brancas aparecem. No Mangá, as rosas que aparecem sobre o corpo do Cavaleiro de Peixes após sua morte, provavelmente são as rosas brancas, já que elas aparecem em uma única e clara tonalidade.
  • Afrodite se mostrou um Cavaleiro leal ao lutar até o fim pela justiça em que ele acreditava.
Reunião no Santuário

Reunião no Santuário

  • Há outras explicações para a aparente lealdade à Hades, como a que o próprio Masami Kurumada interpretando Shion explicou nesta imagem a seguinte pergunta:
Pergunta: Máscara da Morte e Afrodite chegaram com você ao santuário. Eles realmente estavam fingindo se curvarem a Hades como Saga e os outros? Não parece ser assim...
Shion/Masami Kurumada: Aqueles dois tem o orgulho maior do que os outros. Eles perderam como cavaleiros de ouro para cavaleiros de bronze. Eles podem ter guardado um insuportável ressentimento. Sendo assim, eles se entusiasmaram demais na encenação. Para mim que estou apto a ler o caráter, a sabedoria e a coragem as atitudes deles são meras brincadeiras e eles se deixam levar por suas emoções. Mesmo mortos, eles são cavaleiros de Atena. Eles não são cavaleiros que se curvam a Hades e etc. assim como nenhum outro.
  • Segundo a Enciclopédia Oficial, o Rosas Diabólicas Reais deve ser a técnica mais espetacular de todas as técnicas dos Cavaleiros de Atena.[1]

Referências

  1. 1,00 1,01 1,02 1,03 1,04 1,05 1,06 1,07 1,08 1,09 1,10 Enciclopédia Oficial
  2. «Afrodite na Enciclopédia» (em italiano). Treccani.it. Consultado em 17 de Novembro de 2014
  3. Hesíodo, Teogonia, 176ff.
  4. Hjalmar Frisk, Griechisches etymologisches Wörterbuch (em alemão), t. 1, Heidelberg, Carl Winter, 1960, p. 196-7.
  5. Pierre Chantraine, Dictionnaire étymologique de la langue grecque (em francês), t. 1, Paris, Klincksieck, 1968, p. 148.
  6. Janda, Michael (2005). Elysion: Entstehung und Entwicklung der griechischen Religion (em alemão). Insbruque: Institut für Sprachen und Literaturen der Universität Innsbruck. p. 349-360
  7. Pocket Oxford Classical Greek Dictionary (2002) Oxford Grammar Of Classical Greek (2001)
  8. Janda, Michael (2010). Die Musik nach dem Chaos: der Schöpfungsmythos der europäischen Vorzeit (em alemão). Insbruque: Institut für Sprachen und Literaturen der Universität Innsbruck. p. 65
  9. Krzysztof T. Witczak, «Greek Aphrodite and her Indo-European origins: with an excursus on Myc. Pe-re-wa2 and Pamph. Πρειια» (em inglês), in Lambert Isebaert, org., Miscellanea Linguistica Graeco-Latina, Namur, Société des études classiques, 1993, p. 115-123.
  10. 10,00 10,01 10,02 10,03 10,04 10,05 10,06 10,07 10,08 10,09 10,10 10,11 10,12 10,13 10,14 10,15 10,16 10,17 10,18 10,19 10,20 10,21 10,22 10,23 Mangá Os Cavaleiros do Zodíaco - Volume 12, Capítulo 42
  11. 11,0 11,1 11,2 11,3 Mangá Os Cavaleiros do Zodíaco - Volume 19, Capítulo 68
  12. 12,0 12,1 Mangá Os Cavaleiros do Zodíaco - Volume 19, Capítulo 69
  15. 15,0 15,1 15,2 Mangá Os Cavaleiros do Zodíaco - Volume 26, Capítulo 98
  16. 16,0 16,1 Filme Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda dos Defensores de Atena
  17. Filme Os Cavaleiros do Zodíaco: Prólogo do Céu
  18. Mangá Os Cavaleiros do Zodíaco - Volume 14, Capítulo 48

Navegação