FANDOM

O bravo Touro Dourado erguendo um muro de ferro!

Enciclopédia Oficial.[1]

Aldebaran de Touro (牡牛座タウラスのアルデバラン Taurasu no Arudebaran?) é o Cavaleiro de Ouro de Touro do século XX, que protege a Casa de Touro no Santuário. Dotado de uma resistência fora do comum, nem mesmo o Meteoro de Pégaso de Seiya conseguiu causar danos ao seu corpo. O Grande Chifre, alusão ao chifre de um touro bravo, é um golpe lançado quando está engatado com o inimigo. Mas se desferido depois, de longe, sua potência dobra. De personalidade franca e despachada, confia no que sente, sem se preocupar com as aparências ou racionalidades. Lutou com Niobe de Deep quando os Espectros invadiram o Santuário, tendo um fim heroico.[1]

Origem do Nome

Aldebaran provém do árabe e significa "aquele que segue". É também o nome dado à Gigante Vermelha pertencente à Constelação de Touro, sendo a sua estrela mais brilhante.

Características

Aparência

Aldebaran é um homem branco de grande porte físico, possuí longos cabelos loiros (no anime, o seu cabelo foi adaptado para roxo e foi encurtado, além de sua pele ficar morena) e grossas sobrancelhas "emendadas" assim como Radamanthys de Wyvern. Seu olhar é um tanto quanto inexpressivo, ele possui olhos pequenos, e não possui íris grandes e brilhantes. Porém, esta característica não chama tanta atenção já que seu rosto é claramente grande e grosseiro, onde olhos menores ressaltam o seu aspecto másculo.

Personalidade

O Touro Dourado, como é conhecido, tem uma personalidade franca e despachada, confia no que sente, sem se preocupar com as aparências ou racionalidades. Parece gostar muito de crianças também.

Histórico

Saga do Santuário

Primeira aparição do Cavaleiro de Touro

Primeira aparição do Cavaleiro de Touro

Após os Cavaleiros de Bronze chegarem à Casa de Touro, Aldebaran nocauteia Hyoga, Shiryu e Shun. O Cavaleiro de Touro mostra uma amostra do seu poder para Seiya e pede para o Cavaleiro de Pégaso ir embora, pois é muito mais poderoso que ele, porém Seiya o ignora e parte para o ataque com os seus Meteoros de Pégaso, que nada fazem ao Touro Dourado que contra-ataca com seu poderoso Grande Chifre, que lança o Cavaleiro de Bronze para longe fazendo-o atravessar algumas paredes da Casa de Touro. Aldebaran lança outro golpe no Cavaleiro de Pégaso e em seguida afunda-o no chão com um pisão. Acreditando que Seiya está morto, Aldebaran volta sua atenção para os Cavaleiros de Bronze inconscientes, porém é surpreendido por um Cosmo poderoso que emana do Cavaleiro de Pégaso. Seiya afirma que pode derrotar o Touro Dourado fazendo-o mostrar seus punhos, da mesma forma que alguém enfrentaria uma espada no Iai. Aldebaran não esboça surpresa por Pégaso ter descoberto seu segredo e diz que Seiya não é forte o bastante parra fazê-lo revelar seus braços.[2]

Aldebaran bloqueando o ataque de Seiya

Aldebaran bloqueando o ataque de Seiya

O Cavaleiro de Pégaso então lança outro golpe e seus meteoros criam algo parecido com o Big Bang que força Aldebaran a desfazer sua posição defensiva e usar suas mãos para bloquear o golpe de Seiya. O Cavaleiro de Touro percebe que com seus sentidos enfraquecidos, o Cosmo de Seiya ficou mais poderoso e que ele está despertando o Sétimo Sentido. Seiya afirma que irá quebrar um dos chifres do elmo da Armadura de Touro e Aldebaran responde que se, por algum milagre, Seiya conseguir fazê-lo, ele reconhecerá sua derrota. O Cavaleiro de Touro então ataca com o Grande Chifre, que arremessa Seiya para longe, porém o Cavaleiro de Bronze põe-se de pé novamente. Aldebaran percebe que mais poder emana do Cosmo de Seiya e questiona se ele fica mais forte cada vez que é derrubado. Em seus pensamentos, Aldebaran comenta que se Seiya continuar evoluindo dessa forma, ele poderá se tornar mais poderoso que os doze Cavaleiros de Ouro.[2]

Aldebaran é derrotado

Aldebaran é derrotado

Aldebaran ataca Seiya com seu Grande Chifre, porém o Cavaleiro de Pégaso consegue, momentaneamente, bloquear o golpe do Touro Dourado, que explode nas mãos de Seiya. Aldebaran percebe que Seiya despertou seu Sétimo Sentido e Seiya ergue-se mais uma vez revelando que agora pode ver claramente os chifres que o Cavaleiro de Touro usa contra ele e afirma que irá refleti-los. Novamente Aldebaran faz uso do Grande Chifre, mas desta vez Seiya consegue refletir o golpe do Cavaleiro de Touro e ambos são lançados no chão. Após se levantar, Aldebaran percebe que Seiya desapareceu, assim como seu Cosmo. Pouco depois, o Cavaleiro de Touro é surpreendido por Seiya, que aparece de repente e quebra um dos chifres da Armadura de Touro. Aldebaran então reconhece sua derrota e permite que Seiya e os outros Cavaleiros de Bronze, que estavam inconscientes, passem pela Casa de Touro.[2]

Pouco depois, Mu de Áries aparece na Casa de Touro e pergunta para Aldebaran o porquê de ele ter permitido a passagem dos Cavaleiros de Bronze. O Cavaleiro de Touro revela que passou a ter dúvidas, não tinha certeza de quem realmente falava a verdade. Em seguida, Aldebaran comenta que acredita que os Cavaleiros de Bronze não conseguirão passar pela Casa de Gêmeos.[3]

Mais tarde, Mu, através da sua Telepatia, conta toda a verdade sobre Saga de Gêmeos aos Cavaleiros de Ouro que sobreviveram a Batalha das Doze Casas.[4] Após Seiya salvar Saori, Aldebaran e os outros Cavaleiros de Ouros remanescentes juram fidelidade à ela.[5]

Saga de Poseidon

Sorento aparece no Hospital

Sorento aparece no Hospital

Após o Santuário ficar ciente de que as catástrofes que estão ocorrendo no mundo são obra de Poseidon, Aldebaran é enviado para proteger Atena e os Cavaleiros de Bronze que estão se recuperando no hospital desde o fim da Batalha das Doze Casas. Durante sua vigília, o Cavaleiro de Touro é surpreendido pelo som de uma flauta e questiona quem poderia estar tocando o instrumento musical tão tarde da noite. Eis que surge um jovem que se apresenta como Sorento de Sirene, um dos sete Generais Marinas de Poseidon, e num instante decapita o Cavaleiro de Touro, que nada pôde fazer.[6]

Aldebaran sob o efeito da Sinfonia da Morte

Imediatamente o General Marina se prepara para matar os Cavaleiros de Bronze, todavia ele fica estupefato pela inesperada reaparição do Touro Dourado que revela que Sorento apenas removeu seu elmo e sequer percebeu isso. Logo depois, Aldebaran ataca o General Marina com seu Grande Chifre, que não surte efeito. Isso porque Sorento diminuiu o Cosmo do Cavaleiro de Touro em 1%. Em seguida o General Marina usa sua Sinfonia da Morte e Aldebaran, a fim de evitar a técnica do inimigo, perfura os próprios tímpanos, mas o esforço é inútil já que o golpe do Marina atinge diretamente o cérebro. Sem tardar, Sorento aparentemente põe fim na luta matando Aldebaran com o Clímax Final da Morte. O Cavaleiro de Touro desaparece deixando apenas sua Armadura na forma montada, que emana seu Cosmo e impede o avanço do Marina até os Cavaleiros de Bronze.[6]

Aldebaran ressurge atrás da Armadura de Touro

Em seguida, Aldebaran ressurge atrás da sua Armadura e se prepara para atacar Sorento, porém a luta é interrompida pela repentina aparição de Atena, que pede ao General Marina para leva-la até Poseidon, pois quer falar cara a cara com ele.[7]

Posteriormente, Aldebaran se junta com os outros Cavaleiros de Ouro no Santuário onde são proibidos pelo Mestre Ancião de deixarem o local e irem ajudar os Cavaleiros de Bronze.[8] Pouco tempo depois, Aiolia, cansado de apenas esperar, diz que irá ajudar os Cavaleiros de Bronze, porém Mu diz para o Cavaleiro de Leão que se ele desobedecer às ordens do Mestre Ancião, irá matá-lo. Milo os interrompe dizendo que eles não chegariam a lugar nenhum brigando entre si. Nesse momento, a Armadura de Sagitário sai da Casa de Sagitário e vai em direção ao Templo Submarino e pouco tempo depois, a Armadura de Aquário também vai em direção ao Templo Submarino.

Saga de Hades

O corpo de Aldebaran encontrado por Mu

O corpo de Aldebaran encontrado por Mu

Na invasão dos Espectros de Hades, Aldebaran morre na luta contra Niobe de Deep. Posteriormente, mesmo morto, o Cosmo do Cavaleiro de Touro avisa Mu sobre o perigo que ronda sua casa, e graças a isso, Mu consegue bloquear o golpe do espectro com sua Muralha de Cristal. Mu não o ataca, e diz que não o fez, pois ele já está morto. Após o corpo de Niobe se despedaçar, Mu agradece a Aldebaran e diz que o sacrifício do Touro não será em vão.[9]

Após uma série de eventos, Aldebaran desperta o oitavo sentido (o qual permite que a pessoa fique em estado animado e racional, mesmo no Mundo dos Mortos), aparece no Muro das Lamentações junto com os outros Cavaleiros de Ouro mortos (Saga, Camus, Shura, Máscara da Morte, Afrodite e Aiolos) e se sacrifica para poder criar a luz do sol e derrubá-lo junto com os outros onze Cavaleiros de Ouro.[10]

Filmes

Os Guerreiros do Armagedon

Aldebaran derrotado pelos Anjos Caídos

Aldebaran derrotado pelos Anjos Caídos

No filme Os Guerreiros do Armagedom, Aldebaran aparece na sua casa zodiacal, onde é derrotado facilmente pelos Anjos Caídos de Lúcifer. Posteriormente, no final do filme, Aldebaran, juntamente com os outros Cavaleiros de Ouro, envia seu Cosmo à Seiya para que ele derrote Lúcifer e salve Atena.[11]

Prólogo do Céu

Aldebaran em Prólogo do Céu

Aldebaran em Prólogo do Céu

No filme Prólogo do Céu, Aldebaran e os demais Cavaleiros de Ouro (com exceção de Aiolos), têm suas almas seladas, após suas mortes no Muro das Lamentações, como castigo por terem se rebelado contra os deuses, podendo apenas observar os Cavaleiros de Bronze fazerem milagres nas suas lutas contra os Anjos Celestes e contra os deuses Ártemis e Apolo.[12]

A Lenda do Santuário

Artigo principal: Aldebaran de Touro (Lenda do Santuário)
Aldebaran em A Lenda do Santuário

Aldebaran em A Lenda do Santuário

Aldebaran aparece na reunião organizada no Templo de Atena, onde o Grande Mestre fala aos muitos cavaleiros e habitantes do Santuário de Atena sobre Saori Kido, que havia sido entregue aos cuidados de Mitsumasa Kido por Aiolos há 16 anos. Posteriormente, enfrenta Seiya na Casa de Touro e mais tarde, junto a Aiolia, Milo, Mu, Shaka e Shura, enfrenta um imenso colosso anubiano. No fim do filme, Aldebaran aparece na reunião no Templo de Atena convocada por Saori.[13]

Habilidades de Luta

Posição de Luta do Cavaleiro de Touro

Posição de Luta do Cavaleiro de Touro

Sendo um Cavaleiro de Ouro, Aldebaran é um dos Cavaleiros mais poderosos do Exército de Atena. O que chama a atenção é a sua grande força física, tanto que é chamado de “Touro Dourado”, mas é interessante reparar que ele também tem agilidade apesar do seu tamanho. Ele usa técnicas de luta parecidas com o Iainuki (golpe rápido de espada desferido em guarda).[1][2] Seu estilo de luta consiste na chamada "Posição de Iai", um dos movimentos ofensivos e defensivos mais eficientes de todos: Aparentemente sem deixar sua posição de braços cruzados, Aldebaran na realidade usa sua grande velocidade para desfazê-la, liberar uma massiva rajada de energia poderosíssima e então voltar à posição original sem que se note o movimento.[2] Quando fica de braços cruzado, Aldebaran coloca-se em posição de defesa, assim como um samurai aguardando o movimento de ataque do adversário, e no momento que o adversário se prepara para atacar, Aldebaran o ataca mesmo antes do oponente concluir seu movimento (lembrando o golpe rápido de uma espada desferido em guarda atacando o oponente antes do ataque do mesmo, pegando-o com guarda baixa).[2] Segundo Mu, Aldebaran é considerado um dos Cavaleiros de Ouro mais fortes.[9]

Aldebaran elevando seu Cosmo

Aldebaran elevando seu Cosmo

Utilização do Cosmo: Sendo um Cavaleiro, Aldebaran utiliza o Cosmo como sua fonte de energia e por ser da patente de Ouro, ele possui o Sétimo Sentido. Mesmo tendo seu Cosmo reduzido à 1%, Aldebaran conseguiu derrubar Sorento com seu Grande Chifre e impedi-lo de avançar até os Cavaleiros de Bronze.[6] Após sua morte, o Cosmo de Aldebaran avisa Mu sobre o perigo que ronda sua casa, e graças a isso, Mu consegue bloquear o golpe do espectro com sua Muralha de Cristal.[9]

Sétimo Sentido: Sendo um Cavaleiro de Ouro, Aldebaran domina totalmente a essência do Cosmo e por isso possui completo controle sobre o Sétimo Sentido, que lhe dá força e habilidades superiores às dos Cavaleiros de Bronze e Prata. Aldebaran pode permanecer consciente mesmo se por acaso vier a perder os outros seis sentidos, pois o poder deste sentido é capaz de superar a perda dos outros seis. Aldebaran pode também atacar e se mover na Velocidade da Luz. Pode percorrer 300.000 km e dar sete voltas e meia na Terra em um segundo.

Arayashiki: Aldebaran pode manter perfeitamente seu estado animado e racional após a morte, demonstrando poder sobre o oitavo sentido, que permite aos mortos se movimentarem livremente no Submundo.

Aldebaran atacando os Cavaleiros de Bronze

Aldebaran nocauteando os Cavaleiros de Bronze

Capacidades Físicas Sobre-humanas: Sendo um Cavaleiro, Aldebaran possui, velocidade, agilidade, resistência e força sobre-humana. Por ser da patente de Ouro, suas capacidades físicas são superiores à dos Cavaleiros de Bronze e Prata. Aldebaran foi capaz de nocautear facilmente três Cavaleiros de Bronze com um único movimento enquanto recebia o Meteoro de Pégaso, que nada fez a ele. Com um único golpe, o Cavaleiro de Touro fez Seiya atravessar várias paredes da Casa de Touro.[2] Segundo Pégaso, Aldebaran possui uma força insana e é um cara perigoso, literalmente. Além disso, Aldebaran pôde afundar Seiya no chão da Casa de Touro com apenas um pisão.[2] Na luta contra Sorento, Aldebaran mostrou muita resistência física resistindo aos violentos ataques Sinfonia Final da Morte e Clímax Final da Morte do General Marina que atingem diretamente o cérebro.[6]

Dados da Enciclopédia Oficial

Soco
5/5
Chute
2/5
Técnica com Arma
1/5
Golpes Psíquicos
3/5
Arremesso
5/5

Técnicas Secretas

Grande Chifre

Grande Chifre

Patentes

Cavaleiro de Ouro de Touro
Antecessor
Ox / Teneo*
Sucessor
Harbinger*

Curiosidades

  • No Anime, quando Aldebaran foi atacado por Niobe de Deep, o Cavaleiro de Touro segurava uma flor que, ironicamente, possui o mesmo nome de seu algoz: Clemantis Niobe.[14]

Outras Versões

Aldebaran (Assassin)
Assassin
Aldebaran (Episódio G)
Episódio G
Aldebaran (Legend of Sanctuary)
Lenda do Santuário
Aldebaran (Saintia Sho)
Saintia Shô
Aldebaran (Soul of Gold)
Soul of Gold

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 1,5 1,6 1,7 1,8 1,9 Enciclopédia Oficial
  2. 2,0 2,1 2,2 2,3 2,4 2,5 2,6 2,7 Mangá Os Cavaleiros do Zodíaco - Volume 8, Capítulo 30
  3. Mangá Os Cavaleiros do Zodíaco - Volume 8, Capítulo 31
  6. 6,0 6,1 6,2 6,3 Mangá Os Cavaleiros do Zodíaco - Volume 14, Capítulo 48
  9. 9,0 9,1 9,2 Mangá Os Cavaleiros do Zodíaco - Volume 19, Capítulo 70
  11. Filme Os Cavaleiros do Zodíaco: Os Guerreiros do Armagedom
  12. Filme Os Cavaleiros do Zodíaco: Prólogo do Céu
  13. Filme Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário
  14. Anime Os Cavaleiros do Zodíaco - OVA 3

Navegação

Cavaleiros de Atena
Deus
Grandes Mestres
Cavaleiros e Amazonas de Ouro
Cavaleiros e Amazonas de Prata
Cavaleiros e Amazonas de Bronze
Cavaleiros e Amazonas de Patente Desconhecida
Cavaleiros e Amazonas de Aço
Cavaleiros e Amazonas sem Constelação
Soldados, Aprendizes e Subordinados

Também no FANDOM

Wiki aleatória