Saint Seiya Wiki
Registre-se
Advertisement
Saint Seiya Wiki

Protetor da casa de Touro. Homem robusto que consegue viver apenas de sua intuição e sensação corpórea. Bastante guloso, ele possui uma personalidade bastante forte.

Site oficial[2]

Aldebaran de Touro é um dos cavaleiros de ouro em Lenda do Santuário.

Origem do nome[]

Aldebaran ou Aldebarã é um dos nomes comuns de Alpha Tauri, a estrela mais brilhante da constelação de Touro. O nome vem do árabe الدبران (al-dabarān), que significa "o seguidor" (das Plêiades).

Taurus ou, em português, Touro é o segundo signo zodiacal e uma constelação moderna. A constelação é representada pela figura conhecida como Touro de Creta, uma fera capturada por Héracles na mitologia grega. A constelação é formada apenas pela cabeça, ombros e membros anteriores do animal, pois ao raptar Europa e levá-la a Creta pelo mar, sua parte posterior estava submersa pelas ondas.

Características[]

Aparência[]

Assim como seu homólogo clássico, Aldebaran é um homem de estatura alta com um corpo musculoso, tem pele bronzeada, olhos marrons escuros e uma sobrancelha saliente. Também possuí outras características singulares no rosto, como a barba formando o rosto, covas no queixo e piercing no septo (que o fazem lembrar um Touro).

Sua armadura possuí diversos simbolismos, é grande e pesada, semelhante à de um gladiador, com múltiplos chifres, uma capa semelhante as muletas usadas por toureiros. Sua vestimenta além da cor vermelha, possuí as cores verde, azul e amarela, em referência ao seu país de origem, o Brasil.

Personalidade[]

Aldebaran é um Cavaleiro orgulhoso de sua força e status, um nobre Santo fiel a sua Deusa e a justiça.

Como sua versão original, ele é um grande amigo de Mu de Áries e mais tarde Seiya e os cavaleiros de Bronze.

Histórico[]

Passado[]

Tudo o que se sabe de Aldebaran antes dos acontecimentos de 16 anos após a "traição" de Aiolos é que ele nascera no Brasil e conquistara a amizade de Mu.

Enredo[]

Cancer Virgo Leo Taurus

Aldebaran ao lado de Deathmask, Shaka e Aiolia na reunião.

Aldebaran aparece na reunião organizada no Templo de Atena, onde o Papa fala aos muitos cavaleiros e habitantes do Santuário de Atena sobre Saori Kido, que fora entregue aos cuidados de Mitsumasa Kido por Aiolos 16 anos antes. O papa (na verdade Saga de Gêmeos) diz que Saori é uma rebelde que pretendia tomar o Santuário com um grupo de cavaleiros de Bronze renegados que havia recrutado sob a identidade de Atena. O Papa aponta para a ilusão de Atena, dizendo que o ato de Saori Kido se tratava de uma blasfêmia contra o Santuário, cuja harmonia (de acordo com ele) mantinha o equilíbrio do universo.

Aldebaran comendo LoS

Aldebaran se alimentando na casa de Touro, explicando o sétimo sentido.

Primeiramente avistado por Hyoga, ele senta-se no chão da casa de Touro esperando pelos cavaleiros de Bronze enquanto come sua refeição. Quando Seiya confronta Aldebaran, ele continua se alimentando calmamente, dizendo que não deixaria ninguém fazer o que quisesse em sua casa, não importando quem fosse. Ele explica que haverá um grande número de cavaleiros de Ouro no caminho de Seiya, Shiryu, Shun e Saori, e que eles não poderiam vencer a não ser que despertassem o sétimo sentido. Ele explica que, se o cosmo dos cavaleiros é o sexto sentido seria um poder acima, que poderia-se descrever como "o poder de um deus". Seiya pega uma maçã e da-lhe uma mordida enquanto faz uma piada sobre "um herbívoro" como o Touro estar comendo carne, dizendo que ele poderia ter dor de barriga depois. Não gostando da piada, Aldebaran quebra a faca dourada que segurava, enquanto Hyoga pergunta se ele é aliado ou inimigo.

Seiya corre ao redor de Aldebaran LoS

Seiya (traço vermelho) corre ao redor de Aldebaran em alta velocidade.

Como resposta, Aldebaran se levanta, fazendo os objetos e alimentos voarem. Com seus movimentos à velocidade da luz, porém, ele arruma a bagunça antes que aconteça, e aparece de pé em frente a Seiya dentro de um instante. Com isso, ele se apresenta, dizendo que não os deixaria passar por ele. Seiya diz aos outros que não interfiram, e diz a Aldebaran que, de acordo com aquelas palavras, se ele não pudesse vencer sozinho, eles nunca chegariam ao templo de Atena. O Touro diz que, "para um idiota", até que ele entendia rápido. Seiya então veste seu elmo e entra em posição de combate, mas Aldebaram o atira para longe com um movimento de seu braço, assumindo a postura de iai, perguntando se ele era forte demais para ele. Seiya responde que eles não sabiam ainda, e começa a correr pelas paredes ao redor de Aldebaran, em alta velocidade.

Seiya corta o chifre de Aldebaran LoS

Seiya corta o chifre de Aldebaran.

O Touro acompanha seus movimentos, sendo capaz de lançar seu Great Horn contra a técnica de Seiya, Pegasus Ryusei Ken. O golpe de Aldebaran repele os socos de Seiya e o acerta em cheio, criando uma nuvem carregada de energia e fazendo o Pégaso despencar do céu. Aldebaran diz que o pensamento de alguém com aquele cosmo fraco passar pelas doze casas o fazia rir, e convida Hyoga, Shun e Shiryu para ataca-lo também, ao mesmo tempo se quisessem. Quando Seiya se levanta, o Touro comenta que, "pelo menos, ele se recusava a desistir". Com a falta de resposta, ele também fala que o Pégaso "devia estar muito fraco para conversa fiada", ao que ele responde que se cale, pois Aldebaran não havia fechado a boca desde que eles chegaram, chamando-o de velhote. Dizendo que não era um velhote, Aldebaran se enraivece e lança outro Great Horn, maior e mais concentrado. Seiya é capaz de anular a técnica e finge que vai dar um soco. O Touro confronta ele com o próprio punho, mas com um movimento de seu pulso, o Pégaso cancela o golpe, lançando-se ao céu. A imagem de Pegasus na claraboia da casa de Touro distrai Aldebaran por um momento, que Seiya usa para cortar o chifre esquerdo de seu elmo, que se crava no chão. Ele diz então que logo quebraria o resto.

Aldebaran deixa Seiya passar

Aldebaran dá permissão a Seiya e os outros para passarem por sua casa.

Quando o Touro se prepara para revidar, Mu aparece no templo, dizendo que já bastava daquilo. Ele diz que Seiya havia superado Aldebaran, ao que o cavaleiro de Touro começa a rir. Ele concorda, já que não esperava que Seiya cortasse seu chifre, e se senta no chão, declarando sua derrota e removendo sua máscara. Quando Seiya pergunta o significado daquilo tudo, Mu lhe diz que Aldebaran não era seu inimigo. Aldebaran diz que estava apenas testando Seiya, por diversão, e que diz que mesmo com a recomendação de Mu, ele não deixaria ninguém passar sem ser ter certeza de que a pessoa merecesse. Ele então lhes dá permissão para que atravessem sua casa, dizendo a Seiya que seu cosmo prometia, apesar de ainda estar longe do sétimo sentido. Quando Saori cai no chão, Mu examina o ferimento deixado pela flecha de Ptolemy, identificando a marca perto do ombro direito dela. Ele diz que, como pensava, o cosmo de Atena estava deixando seu corpo pela marca, e adiciona que mesmo sendo uma deusa, ela tinha seu limite. Ele fala aos cavaleiros de bronze que se o cosmo dela continuasse escapando daquele jeito, ela morreria dentro de algumas horas. Com a condição de Saori, Mu diz a Seiya que eles deveriam abrir caminho para ela, e que ele e Aldebaran a levariam depois. Ele também explica que, pelo fato dos cavaleiros de ouro possuírem um poder comparável ao dos deuses, as Doze Casas não eram atravessadas desde a era mitológica.

Gold 5 LoS

Aldebaran, Shura, Aiolia, Shaka, Milo e Mu fora da Casa de Sagitário, antes ir de encontro ao colosso.

Com Mu a seu lado, Aldebaran entra na Casa de Câncer carregando Saori, onde Shiryu e Hyoga se encontram caídos e desacordados após suas batalhas contra Deathmask e Camus. Ele coloca Atena no chão a seu pedido, e parece confuso quando ela se prostra ao lado de Hyoga e coloca as mãos em seu peito. Mesmo com suas reservas de cosmo diminuindo, Atena transfere energia aos dois como tentativa de salvar suas vidas, contra o conselho de Mu de que não estava em condições de fazer aquilo. Mu, Saori, Shiryu, Hyoga e Aldebaran chegam à Casa de Sagitário logo após Aioria e Shaka, e encontram Seiya, Shun e Ikki derrotados por Milo e Shura. Com a ajuda de Shiryu, Hyoga e Shun, Saori acorda Seiya, mas fica enfraquecida. Afrodite cai desacordado na passarela fora da Casa de Sagitário após ser atingido pela Another Dimension de Saga, e um colosso de pedra com forma de homem-chacal desperta. Aldebaran, junto de Shaka, Milo, Aiolia, Shura e Mu, corre ao coliseu do Santuário para enfrentar o colosso, enquanto Saga destrói várias construções ao redor das Doze Casas com o poder absorvido de Atena.

Aldebaran se lança contra o colosso LoS

Aldebaran se lança contra o colosso.

No coliseu, os cavaleiros de ouro batalham com o imenso colosso anubiano. Mu utiliza sua Crystal Wall para proteger Shura enquanto ele prepara sua técnica enquanto Aldebaran, Milo e Aiolia atacam. Shaka destrói o braço esquerdo da estátua, e Aldebaran ataca a parte de trás da cabeça. Neste momento, Shura expande seu cosmo, usando sua Excalibur para cortar a cintura do colosso, separando o torso da parte inferior de seu corpo. Os pedaços da estátua começam a flutuar, indo encontro a Saga quando o relógio de fogo decola, marcando o céu.

Aldebaran final LoS

Aldebaran na reunião de Saori.

Saga assume a forma de um gigantesco nāga, dizendo ter superado aos deuses. Seiya recebe a Armadura de Sagitário e salva Saori do golpe de Saga (que destruíra o coliseu), e assume a forma de Sagitário. A flecha de Sagitário, com a combinação dos cosmos de Saori e Seiya, atravessa Saga, destruindo sua forma alterada e abrindo um buraco na cobertura de nuvens escuras que havia cobrido o Santuário. Os cavaleiros de ouro remanescentes comemoram a vitória. Na reunião no Templo de Atena convocada por Saori no fim do filme, Mu aparece a seu lado.

Habilidades de luta[]

Técnicas secretas[]

Great Horn LoS

Great Horn
(Grande Chifre[2]; グレートホーン Gurētohōn)
Aldebaran sai da posição iai e, com um movimento de sua capa, lança uma poderosa aura esverdeada no oponente, que pode ser divida em 3. A técnica é muito mais ofensiva do que a da série original, e possui uma variação em que o cavaleiro usa a cabeça (penúltima imagem acima).

Curiosidades[]

  • Pelo fato do povo brasileiro conter muitos fãs da série original, as expectativas da equipe de produção no Brasil eram grandes, e influenciaram certos aspectos. De acordo com o produtor Yosuke Asama, quando ele descobriu que Aldebaram era brasileiro, a equipe se preocupou, querendo fazer jus à nacionalidade de um de seus públicos-alvo. A grande participação do Touro também se deve ao visual: Segundo Asama, por Aldebaran ser o mais alto e visivelmente forte dentre os cavaleiros, ele acabou se tornando visualmente mais interessante e trazendo o equilíbrio que eles procuravam para as cenas.[3]

Referências Bibliográficas e Notas[]

Cavaleiros de Atena
Deus
Grandes Mestres
Cavaleiros e Amazonas de Ouro
Cavaleiros e Amazonas de Prata
Cavaleiros e Amazonas de Bronze
Cavaleiros e Amazonas de Patente Desconhecida
Cavaleiros e Amazonas de Aço
Cavaleiros e Amazonas sem Constelação
Soldados, Aprendizes e Subordinados
Advertisement