Saint Seiya Wiki
Advertisement
Saint Seiya Wiki
Ofiúco
Constellation-ophiuchus
Ophiuchus

Ophiuchus, o Ofiúco, é uma constelação localizada no hemisfério sul. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Ophiuchi. Representa-se o serpentário como um homem segurando a Serpente, que fica dividida em duas partes no céu, Serpens Caput e Serpens Cauda, sendo mesmo assim contadas como uma única constelação.

RS Ophiuchi, uma estrela muito fraca, é parte de uma classe incomum conhecida como "novas recorrentes", cujo brilho aumenta em intervalos irregulares, centenas de vezes em poucos dias. A Estrela de Barnard, a quinta estrela mais próxima do Sol, também está nesta constelação. Outro sistema que faz parte da constelação é o 36 Ophiuchi.

Suas constelações vizinhas são Hércules, Serpens, Libra, Scorpius, Sagittarius, e Aquila.

Como constelação zodiacal[]

As constelações definidas no céu tem como base as 48 constelações descritas no Almagesto, de Ptolomeu. As suas fronteiras precisas, entretanto, só foram definidas em 1930, no primeiro congresso internacional da União Astronômica Internacional, órgão máximo da Astronomia Mundial. Segundo estas fronteiras, Serpentário cruza a eclíptica, entre Escorpião e Sagitário, sendo portanto uma constelação zodiacal.

A definição da faixa do zodíaco, de utilidade limitada na ciência da Astronomia (onde o conceito de plano da eclíptica é mais relevante), é central na atividade divinatória conhecida como Astrologia. Por este motivo, um debate se segue desde 1930, periodicamente ressurgindo na mídia, sobre um décimo-terceiro signo astrológico. A discussão é amplamente ignorada por astrônomos e comunidade científica.

Objetos notáveis no céu[]

Destacam-se cinco aglomerados, dois ao norte (M10 e M12), dois ao sul (M9 e M107) e um a oeste (M14).

Meteoros[]

Próximo à estrela eta ophiuchi localiza-se o radiante de uma chuva de meteoros denominada eta ophiuchídeos, que pode ser observada todos os anos por volta do dia 18 de maio.

Advertisement