Saint Seiya Wiki
Advertisement
Saint Seiya Wiki

A encarnação do monstro marinho que abriga as seis bestas demoníacas!

Enciclopédia Oficial.

Um dos Generais Marinas que protegia o Pilar do Oceano Pacífico Sul. Scylla ou Cila era um lendário monstro marinho com metade de cima do corpo a imagem de uma linda virgem e, a metade de baixo, seis bestas demoníacas. Assim como a lenda, Io esconde os poderes da águia, lobo, abelha, serpente, morcego e urso dentro de sua Escama. Essa variedade de golpes assustou Shun, mas o poder de defesa da Corrente de Andrômeda e a potência da Tempestade Nebulosa acabaram com Io. Sendo um guerreiro honrado, Io atira-se na frente do seu pilar para protegê-lo com sua própria vida.

Origem do Nome

Do grego, significa Violeta. Na mitologia grega, Io era uma das paixões de Zeus, cuja história foi contada por Ésquilo, em Prometeu Acorrentado, e também por Ovídio, em Metamorfoses.

Características

Aparência

Io é um jovem de traços finos e elegantes que podem ser classificados como de bonito, mas nenhuma menção especial é feita sobre sua aparência. Io tem cabelo rosa desgrenhado, parece ser curto na frente, mas pode-se ver que tem um cabelo comprido atrás de seus ombros. Seus olhos são vermelhos brilhantes e suas escamas laranjas, o que cria um jogo de tons extravagantes.

Personalidade

Ele se apresenta com um ligeiro e elegante sorriso que mostra uma atitude violenta e confiante de mostrar seu poder. Mas estas duas características foram a sua ruína, como ele subestimou Shun e mostrou suas 6 bestas sem usar seu poder máximo, permitiu Shun analisar e desenvolver estratégias para combatê-las.

Apesar de não ser um homem violento, ele demonstra uma forte convicção como um guerreiro, dedicado inabalavelmente a atacar quando está em combate. Embora seja possível que ele tinha alguma dúvida em atacar Shun, porque ele se recusou a atacá-lo em várias ocasiões, e embora Io tenha atacado Shun, por trás, parecia mais interessado em fazê-lo abandonar a sua missão de destruir o pilar do que realmente o matar.

Como os outros Generais Marinas, Io mostra uma forte lealdade e devoção ao seu Deus, não hesitando em dar a vida pelos ideais de Poseidon e cumprir a missão que lhe foi confiada. No final, ele admite ser bastante semelhante ao Shun sobre devoção às suas crenças.

Histórico

Scylla

Scylla

Ao chegar no Pilar do Pacífico Sul, as correntes de Shun ficam tensas e ele se pergunta se é um Marina e ataca com sua corrente triangular. Shun vê uma moça e ordena à corrente para cancelar o ataque. Então, a moça some e Shun se pergunta se era uma miragem. Logo depois, Shun pensa que o inimigo não deve estar longe já que suas correntes continuam tensas. De repente, Shun ouve a voz de Io de Scylla lhe perguntando o porquê de ele ter cancelado o ataque e logo depois, Io afirma que esse erro pode custar a sua vida. Shun, então vê novamente a moça, mas fica surpreso ao ver que seis bestas selvagens saíram debaixo dela indo em direção a ele. Ele se pergunta se pode ser outra ilusão e se protege com a Defesa Circular. Shun percebe que as bestas não eram uma ilusão e que o ataque foi bem real.

Io01

Io aparece

Após o ataque, Io aparece dizendo que ouviu dizer que as Correntes de Andrômeda eram uma arma defensiva incomparável, mas que aparentemente era uma mentira. Então, ele se apresenta como Io de Scylla, guardião do Pilar do Pacífico Sul e dá as boas-vindas a Shun dizendo que aquele seria o local da morte dele. Shun diz que já ouviu falar no nome Scylla na mitologia grega. Scylla era um monstro marinho cujo busto era uma jovem maravilhosa e os membros inferiores eram compostos por seis bestas. Quando um navio se aproximava da gruta onde ela vivia, seis marinheiros acabavam morrendo.

Io, então prepara outro ataque afirmando que Shun servirá de ração para as seis bestas de Scylla. Shun usa a Defesa Circular para se proteger do ataque, porém a mesma defesa não funciona duas vezes e a técnica Águia Poderosa de Io acaba passando pela defesa de Shun e atacando o mesmo. Shun se pergunta como ele rompeu a defesa das Correntes de Andrômeda tão facilmente. E Io volta a dizer que a mesma defesa não funciona duas vezes e que ainda não acabou. Io ataca Shun com Fúria do Lobo, Ferrão da Abelha Rainha, Serpente Assassina, Ataque Vampiro e Urso Infernal, no entanto, Io não atacou com força total, ele ainda não queria matá-lo e sim perguntar a ele qual das seis bestas de Scylla que Shun prefere ser morto. Logo depois, Shun comenta que só de pensar que ele conteve seus golpes, ele é um adversário muito poderoso e afirma que ele de fato é a reencarnação da lenda das seis bestas.

Io08

Io preparando o Ferrão da Abelha Rainha

Io ataca Shun novamente com o Ferrão da Abelha Rainha, porém o ataque é bloqueado pela Teia de Aranha de Andrômeda. Io fica surpreso ao ver que as Correntes de Andrômeda reconfiguraram seu aspecto e Shun afirma que um ataque não funciona duas vezes contra o mesmo cavaleiro. Ele diz também que já viu todos os golpes de Io, afirma que a Defesa Circular não é a única técnica defensiva dele e que as Correntes de Andrômeda são capazes de se transformarem de acordo com o tipo de ataque do inimigo. Shun, então vence a técnica Ferrão da Abelha Rainha de Io. Io, surpreso pergunta como ele conseguiu destruir o Ferrão da Abelha Rainha e Shun responde que aquilo vai ser pouco caso Io insista em ficar no seu caminho e afirma que vai quebrar cada pedaço da sua Escama até eliminar as outras cinco bestas restantes. Então, Io ataca Shun com sua Águia Poderosa e o mesmo se defende com a Rede de Andrômeda, assim vencendo outra técnica de Io.

Shun neutraliza a Águia Poderosa de Io

Shun neutraliza a Águia Poderosa de Io

Logo depois, Io ataca com a Serpente Assassina e Shun se defende com a Espiral de Andrômeda, vencendo mais uma técnica de Io. Em seguida, Io ataca com o Ataque Vampiro e Shun usa o Bumerangue de Andrômeda para deter a técnica de Io. Shun pede para acabar com a luta, pois ele não quer matar Io a toa, apenas destruir o Pilar. Interrompendo Shun, Io diz que não terminou e o ataca com Fúria do Lobo, porém Shun se defende com a Armadilha de Andrômeda, assim vencendo outra técnica de Io. Io se pergunta como que é possível, pois cada besta, segundo ele, foi reduzida a nada. Shun pergunta a ele se agora ele entendeu que seus golpes não o atingem mais, e insiste novamente para que Io vá embora, pois ele precisa derrubar o Pilar que sustenta o Oceano Pacífico Sul. Io afirma que o Urso não mostrou do que é capaz e ataca Shun com Urso Infernal. Shun se defende com a Grande Captura de Andrômeda e vence a última das seis bestas de Scylla. Io acredita que é o seu fim, mas Shun diz que a vida dele não corre perigo e que ele vai soltá-lo assim que derrubar o Pilar.

Io se solta das Correntes de Andrômeda

Io se solta das Correntes de Andrômeda

Shun diz que é o fim do Pilar do Pacífico Sul e o ataca com suas Correntes de Andrômeda, porém não causa nenhum arranhão. Io diz que o pilar sustenta o Oceano desde o princípio dos tempos e pergunta como ele espera danificá-lo. Em seguida, Io se solta das Correntes de Shun e afirma que Shun é muito forte. Como recompensa, Io diz que Shun será o primeiro a descobrir o verdadeiro poder de Io de Scylla e depois morrerá. Io ataca Shun com sua técnica mais poderosa, Tornado Violento. Io diz que sem dúvidas, Shun é muito gentil, pois depois de neutralizar as seis bestas de Scylla, ele se recusou a atingir os pontos vitais dele. Io diz também que essa recusa em o eliminar irá custar a vida do Cavaleiro de Andrômeda. No entanto, para a surpresa de Io, Shun se levanta, o ignora e tenta novamente destruir o Pilar, porém sem sucesso algum. Io fica surpreso com a atitude de Shun, que mesmo diante do inimigo, se concentra em destruir o pilar e nem se protege. Novamente, Io ataca Shun com seu Tornado Violento, porém Shun se levanta novamente e se concentra no Pilar. Io ataca o cavaleiro novamente e Shun mais uma vez se levanta dizendo que não vai cansar de repetir que o objetivo dele não é matar Io e sim, destruir o Pilar, salvar Atena e a Terra. Io pergunta como ele pode dizer tanta coisa sem sentindo e se ele não sabe que está em pleno combate mortal. Io mais uma vez ataca Shun com seu Tornado Violento, mas o tornado é dividido em dois e passa ao lado de Shun.

As correntes ficaram douradas

As Correntes ficaram douradas

Io percebe que novamente foi pego pelas Correntes de Andrômeda e ele tenta novamente escapar delas, porém as correntes ficaram douradas, não apenas as correntes, a Armadura de Andrômeda também. E Io pergunta por que a Armadura de Andrômeda ficou dourada e Shun responde que as Armaduras de Bronze foram restauradas pelo sangue dos Cavaleiros de Ouro, em outras palavras, elas têm uma forma diferente, muito próxima das verdadeiras Armaduras de Ouro. Io afirma que Shun pode fazer de tudo, mas que mesmo assim, a coluna permanecerá intacta. Ele diz também que todo o poder dos Cavaleiros de Ouro reunidos é incapaz de arranhar o pilar. Shun diz que tem que destruir o Pilar, custe o que custar, mesmo que ele perca a vida. Quando Shun estava prestes a se sacrificar para atacar e destruir o Pilar, Kiki aparece com a Armadura de Ouro de Libra. Shun agradece a Kiki, dizendo que ele o salvou. Então, Shun pega a Barra Dupla da Armadura de Libra para destruir o Pilar. Shun então ataca o Pilar, porém Io entra na frente e recebe o ataque junto com o Pilar do Pacífico Sul. O Pilar então é destruído e Shun corre até Io e lhe pergunta porque ele fez aquilo, Io reponde que assim como Shun estava disposto a se sacrificar para demolir o Pilar, ele estava disposto a se sacrificar para protegê-lo. Antes de morrer, Io diz que se Shun continuar se recusando a tirar a vida dos seus adversários, ele perderá a sua vida, Io diz também para que Shun jamais se esqueça disso.

Habilidades de Luta

Shun vs Io de Scylla

Io faz frente a Shun, com seus cosmo manifestando a imagem das 6 bestas de Scylla

Io é um poderoso e talvez um dos mais fortes Generais Marinas, dada a gama de técnicas proporcionadas por sua Escama com as mais diversas maneiras de causar danos gravíssimos aos seus adversários, além de contar com fortes habilidades ilusionistas e sua técnica de assinatura e mais poderosa, o Tornado Violento. Na sua batalha contra Shun, em que quase o levou a morte, ficou claro que se Io não tivesse subestimado o Cavaleiro de Bronze ele teria lhe matado com sua primeira ou segunda besta, já que naquele conflito ele não utilizou seu poder total no que se diz respeito às técnicas de sua Escama.

Io - Tornado Violento

Io através de seu cosmo inicia o Tornado Violento

Utilização do Cosmo: Io utiliza seu cosmo como sua principal fonte de energia, materializando através dele os poderes das mortais seis bestas contidas em sua Escama e também executar a sua técnica mais poderosa, o Tornado Violento. Ademais ele também materializou, não por suas Escamas, mas por si mesmo uma concentração cósmica com o formato das seis bestas juntas logo quando Shun entrou nas dependências do Pilar do Pacífico Sul. Seu cosmo também fora relatado por Andrômeda como gigantesco e igual ou acima do cosmo de um Cavaleiro de Ouro.

Sétimo Sentido: como relatado pelo Hipermito e confirmado por Shun, Io como um General Marina é tão poderoso quanto um Cavaleiro de Ouro, tendo maestria e dominância completa sobre o Sétimo Sentido.

Velocidade da Luz: novamente relatado pelo Hipermito e confirmado por Shun, Io pode se mover na velocidade da luz em média de 300.000 km/s.

Ilusionismo: Io demonstrou um grau de ilusionismo considerável, visto que enganou Shun (que já batalhou contra as ilusões impostas por Saga de Gêmeos) projetando uma imagem de uma mulher, que acabaria por ser uma distração para o ataque de suas bestas.

Aptidão Física: Io demonstrou uma aptidão física incrível, sobretudo em sua resistência visto que conseguiu suportar as muitas variações e novas técnicas criadas por Shun para destruir as bestas de sua Escama e ela mesma no processo, ressaltando que ele fora atingido diretamente por cada uma delas e ademais, suportar a mais poderosa técnica de Shun, a Tempestade Nebulosa, vindo a sucumbir apenas quando fora atingido pela Barra Dupla, uma das 12 Armas de Libra. Outrora, vale ressaltar sua força física visto que pôde se livrar facilmente da Grande Captura de Andrômeda, despedaçando as correntes, antes das mesmas "retornarem" e se converterem em douradas graças ao sangue dos Cavaleiros de Ouro.

Io - Serpente Assassina

Io prepara uma de suas bestas, a Serpente Assassina

Bestas da Escama de Scylla: através da Escama de Scylla e de seu cosmo, Io pode materializar 6 bestas (Serpente, Abelha Rainha, Lobo, Morcegos, Águia e Urso) capazes de matar seu inimigo de diversas maneiras ou causando danos graves quando não utilizadas em força total. Se por acaso uma besta for destruída, a parte correspondente na Escama também será destruída, de modo que se todas as partes forem destruídas Io não poderá recorrer mais a suas bestas.


Dados da Enciclopédia Oficial

Soco
4/5
Chute
4/5
Técnica com Arma
5/5
Golpes Psíquicos
4/5
Arremesso
3/5

Técnicas Secretas

Águia Poderosa

Águia Poderosa

Fúria do Lobo

Fúria do Lobo

Ferrão da Abelha Rainha

Ferrão da Abelha Rainha

Serpente Assassina

Serpente Assassina

Ataque Vampiro

Ataque Vampiro

Urso Infernal

Urso Infernal

Tornado Violento

Tornado Violento

Curiosidades

  • Io tem certas semelhanças com Shun de Andrômeda:
    • Suas técnicas principais dependem dos "acessórios" de suas armaduras, e sem isso não podem ser executadas.
    • Estão dispostos a morrer pela causa que os guia, com uma diferença de que Shun não mata sem necessidades.
  • Io não poderá acatar com as seis bestas de Scylla caso as partes na Escama correspondentes às bestas de Scylla sejam destruídas.
  • Quando a obra Saint Seiya foi adaptada para a língua italiana, Io foi rebatizado de Kira, referindo-se a um nome próprio feminino de origem persa.
  • Na versão brasileira da Enciclopédia Oficial, a data de seu aniversário veio traduzida incorretamente para 2 de fevereiro.

Referências

Navegação

Marinas de Poseidon
Deus Poseidon
Marinas Soldados Rasos
Comandantes Thetis de Sereia
Generais Bian de Cavalo MarinhoIo de ScyllaKrishna de ChrysaorKasa de LymnadesIsaak de KrakenSorento de Sirene (Ω) • Unity de Dragão MarinhoKanon de Dragão Marinho
Advertisement