Saint Seiya Wiki
Advertisement
Saint Seiya Wiki

A obra original de Masami Kurumada sofreu algumas alterações por ocasião da animação produzida pela Toei Animation, fosse para facilitar a compreensão da história, fosse para corrigir pontos que ficaram obscuros, contraditórios ou sem explicação. Segue abaixo uma lista dos eventos do mangá que foram alterados na versão do anime:


Os órfãos da Fundação Graad[]

Os cem órfãos eram meio-irmãos, todos filhos de Mitsumasa Kido com várias mulheres. No anime isso foi alterado (exceto Ikki e Shun que continuaram sendo irmãos de sangue). Todos eram órfãos que foram arrancados de seus lares e postos sob tutela da Fundação Graad.

Mangá

Os cem órfãos filhos de Mitsumasa Kido.


Mangá01

Seiya e Cassios disputando o direito pela Armadura de Pégaso.

Saga de Gêmeos matou Shion de Áries quando Atena (Saori Kido) era bebê. Treze anos depois, quando Seiya enfrenta Cassius pelo direito a Armadura de Pégaso, um mestre está presente, possivelmente Saga sob a índole da face boa. No entanto, na versão do anime é dada uma identidade completamente diferente ao mestre, conhecida como Ares (cavaleiro).





Guerra Galáctica[]

10873061

Jabu de Unicórnio Vs Ban de Leão Menor

No mangá, Hyoga de Cisne só retira sua armadura das Paredes de Gelo Eterno após receber uma ordem do Santuário para matar os demais Cavaleiros de Bronze. Seu mestre, também, é Camus de Aquário. Por outro lado, no anime, o cavaleiro do gelo não recebe nenhuma mensagem do Santuário para matar os Cavaleiros de Bronze na Guerra Galáctica. Seu mestre também foi alterado para o Cavaleiro de Cristal.

A luta entre Ban de Leão Menor contra Jabu de Unicórnio acontece depois de Seiya de Pégaso contra Geki de Urso. No anime, aquela é a primeira luta da Guerra Galáctica a ser realizada.


O Golpe Fantasma de Fênix aplicado por Ikki em Nachi de Lobo mostrou o corpo do Cavaleiro de Bronze sendo violentamente despedaçado, de forma grotesca. No anime, com razão, a ilusão foi alterada para um punho gigante atingindo o Cavaleiro de Lobo, destruindo sua armadura, finalizando com Nachi caindo no chão, inconsciente.

Mangá0

A morte ilusória de Nachi de Lobo.

Batalha contra os Cavaleiros Negros[]

Jido de Cisne Negro arranca seu olho direito e o envia a Ikki, contendo todas as informações de sua luta contra Hyoga de Cisne. Shinadekuro de Dragão Negro possuía um irmão cego, que o auxiliava na luta contra Shiryu.


Mangá07

Dragão Vs Dragão Negro

Quando Hyoga repele o Golpe Fantasma de Fênix, devolvendo-o a Ikki, este passa a ter lembranças de seus anos de treinamento na Ilha da Rainha da Morte, com principal destaque para os seguintes eventos: 1) Esmeralda era escrava; e 2) Logo depois de matar Guilty, Ikki não veste a Armadura de Fênix, pois ela fora roubada por Jango, que se intitulou como novo líder dos Cavaleiros Negros. Para recuperar a armadura, Ikki enfrenta e derrota alguns cavaleiros negros: os quatro veteranos - Dragão Negro, Cisne Negro, Andrômeda Negro, Pégaso Negro - e, por fim, o próprio Jango. Seguindo a linha dos acontecimentos, naquela ocasião ele se encontra pela primeira vez com Shaka de Virgem, que fora à ilha justamente para punir Jango por suas maldades.

No final da luta contra Ikki, quando a caverna no Monte Fuji (local onde ocorreram as lutas) começa a desmoronar, Mu de Áries salva Seiya, Hyoga, Shiryu e Shun, bem como os quatro Cavaleiros Negros, entendendo-se, por esse gesto, que eles não morreram, apenas foram derrotados. Depois, os Cavaleiros Negros acabam sendo mortos por engano pelos Cavaleiros de Prata, graças a uma ilusão criada por Mu.

Cavaleiros exclusivos do anime[]

Dócrates: apresentado como sendo o irmão de Cassius, o gigante é enviado para recuperar as partes da armadura de ouro de Sagitário. Estranhamente chamado de Cavaleiro de Hércules (Algethi, o cavaleiro de prata, também é regido pela constelação do vilão), ele sequestra Saori, exigindo, como resgate, o elmo da Armadura de Sagitário. Não honrando o acordo, acaba sendo derrotado por um golpe conjunto de Hyoga, Seiya e Shun.

Geisty e os Cavaleiros Fantasmas: Shaina pede a Gigars que liberte os guerreiros exilados pelo antigo Mestre no Triângulo das Bermudas e os envie para atacar diversos navios cargueiros, tudo para chamar a atenção de Saori e dos Cavaleiros de Bronze. Estes são os mais estranhos inimigos criados para o anime. O que vestem nem de longe se parecem com armaduras, se assemelham mais a roupas de banho. São os Cavaleiros de Serpente Marinha, Medusa e Golfinho. A principal característica deles é fazer com que golpes físicos não sejam efetivos, pois "escorregam" na superfície das armaduras fantasmas.

Cavaleiro de Fogo: o braço direito de Saga enquanto Grande Mestre, o velho Gigars, envia seu pupilo (Ennetsu) para atear fogo na mansão de Saori Kido na floresta. Algo nunca confirmado pela equipe de produção da Toei, sua constelação pode ser a de Fornax (Fornalha). Depois de dominar a luta contra Shun, é surpreendido e destruído por Ikki.

Mangá08

Mu de Áries e Kiki.

Batalha contra os Cavaleiros de Prata[]

As lutas se sucedem num ritmo maior, dando a impressão de quase não haver intervalos. Depois dos duelos contra Ikki e os Cavaleiros Negros, Seiya enfrenta Misty de Lagarto, bem como os outros Cavaleiros de Prata. O único momento de descanso chega quando os 4 cavaleiros de bronze se preparam para irem ao Santuário enfrentar os Cavaleiros de Ouro.

Mangá09

Emblemas de Cisne e Pégaso.

Seiya e Hyoga deixam um "cartão" com os emblemas de suas respectivas constelações sobre os corpos de Misty de Lagarto e Babel de Centauro, como uma espécie de "assinatura do assassino".

Asterion de Cães de Caça é derrotado por Marin de Águia. A mestra de Seiya poupa a vida do cavaleiro de prata e manda com ele um recado para o Santuário. Seu destino a partir daí é incerto até o volume 14, Capítulo 50, onde é mostrada uma cena em que aparece a lápide de Asterion junto a dos Cavaleiros de Ouro mortos na Batalha das Doze Casas, concluindo-se que ele foi executado (possivelmente pelo Grande Mestre) por ter falhado em sua missão.

O coliseu da Fundação Graad, onde foram realizadas as lutas da Guerra Galáctica, foi destruído por cavaleiros de prata. No anime, o coliseu ficou em ruínas após o duelo entre Seiya, Hyoga e Shun contra Dócrates.


Mangá10

Shiryu lançando seu escudo como um bumerangue.

Para impedir que os corvos de Jamian levassem as peças da Armadura de Sagitário, Shiryu arremessa seu

escudo, usando-o como um bumerangue. Primeira e única demonstração da utilização ofensiva do escudo.


Ikki de Fênix derrota Jamian de Corvo. Após, enfrenta e derrota momentaneamente Dante de Cérbero e Capella de Auriga. Seu próximo oponente seria Algol de Perseu, porém é impedido por Capella.

Tremy de Sagita é o último cavaleiro de prata a se apresentar, bem como a impor resistência antes das Batalhas nas Doze Casas do Zodíaco.

Batalha nas Doze Casas[]

Ao vencer Aldebaran de Touro, Seiya, Hyoga, Shiryu e Shun obtêm permissão para seguir em frente. Ikki ficou com o braço direito congelado, resultado de sua luta com Hyoga, que aconselhou o cavaleiro de Fênix a se retirar para se recuperar na Ilha de Canon. No anime, pelo que se entende, Ikki se retirou para a ilha após os combates com os Cavaleiros Negros. Quando Shiryu e Shun seguiam para a Casa de Leão, são interceptados por Cassius que não permite que eles avancem. No anime é mostrado que ele teve uma breve batalha contra os dois. Também no mangá, Cassios se suicida na frente de Aiolia, para libertá-lo do efeito do Satã Imperial. No anime, é morto pelo Cavaleiro de Leão. Na Casa de Sagitário, Seiya, Hyoga, Shiryu e Shun a atravessam com facilidade, encontrando o testamento de Aiolos. No anime, o quarteto é obrigado a passar por uma série de desafios. No mangá, quem mata Daidalos de Cefeu (mestre de Shun) é Afrodite de Peixes. Já no anime, além do cavaleiro ser conhecido pelo nome de Albiore (ou Albion, na dublagem brasileira), quem o matou foi Milo de Escorpião. De acordo com o cavaleiro de Escorpião, ele, Shura de Capricórnio e Máscara da Morte de Câncer sabiam da verdadeira identidade do Grande Mestre (Saga de Gêmeos).

Mangá221

Saga usando o Satã Imperial.

Para chegar à escadaria entre a Casa de Peixes e a Sala do Mestre, Marin de Águia não enfrenta Jaki, que só existe no anime, tampouco é surpreendida pelos soldados do santuário, não precisando ser salva por Shaina de Ofiúco. Ela simplesmente desce a Star Hill e vai ajudar seu discípulo que havia desmaiado ao tentar atravessar a escadaria que leva à sala do mestre por causa das rosas diabólicas de Afrodite de Peixes. Na ocasião, conta a Shaina que viu o cadáver de Shion na Star Hill.

A luta entre Saga e Ikki no mangá é mais extensa do que no anime. Além de ambos infligirem golpes que mexem com a mente, Saga faz uso de sua técnica mais poderosa, a Explosão Galáctica. No anime essa técnica só é vista no filme A Lenda dos Defensores de Atena e na Saga de Hades.


Ao final das Batalhas nas Doze Casas, Saga comete suicídio diante de Atena (Saori).

Mangá22

História solo de Hyoga.


Após a conclusão das Batalhas nas Doze Casas, há uma história solo de Hyoga de Cisne intitulada "Natássia do País do Gelo". No anime foi substituída pela Saga de Asgard.

Saga de Poseidon

Ao contrário das sagas anteriores, foi a que menos sofreu modificações, sendo somente 5 a destacar:

Mangá23

Aldebaran Vs Sorento

Com o fim das Batalhas nas Doze Casas, Seiya, Shiryu, Hyoga e Shun permanecem internados no hospital da Fundação Graad, em coma. Ikki não está presente porque morreu no combate contra Saga de Gêmeos (colocou-se na frente de Seiya para protegê-lo e teve o corpo desintegrado pela Explosão Galáctica).

Após a festa de apresentação de Julian Solo, um marina de baixo escalão tenta sequestrar Saori. Porém, Aiolia de Leão estava guardando Atena e derrota o Marina com seu Relâmpago de Plasma.

Aldebaran de Touro surge para fazer a segurança de Atena e dos quatro cavaleiros de bronze. No hospital, enfrenta o general marina Sorento de Sirene. Tendo o poder reduzido pelo efeito da música, Aldebaran toma a atitude drástica de furar seus tímpanos, tal como Siegfried de Dubhe faz na Saga de Asgard, no anime. 

No clímax da luta entre Shun de Andrômeda contra Sorento de Sirene, o cavaleiro de bronze lança a Tempestade Nebulosa. O poder da técnica destrói as escamas do general. No anime, Sorento somente é jogado para o alto, fazendo-o colidir contra o Pilar do Atlântico Sul.

No mangá, é Kanon de Gêmeos quem surge para defender Atena quando Poseidon arremessa seu tridente. No anime, é Seiya vestindo a Armadura de Sagitário.


Mangá31

Seiya de Pégaso Vs Máscara da Morte

Saga de Hades[]

Divididas em 3 partes (Santuário, Inferno e Campos Elísios) as maiores mudanças ocorreram na fase do Santuário. No original, os cavaleiros de bronze pouco aparecem, cabendo maior destaque aos cavaleiros de ouro. Entre as maiores mudanças, constam:

Seiya de Pégaso Vs Máscara da Morte: Após dar de cara com os ex-cavaleiros de ouro de Câncer e Peixes, Seiya começa uma luta equilibrada contra Máscara da Morte, chegando a subjugar o canceriano com seus Meteoros de Pégaso, utilizando, também, o Turbilhão de Pégaso.       

Ao atingir Seiya com a Extinção Estelar, Mu de Áries o teletransporta para Star Hill. Desse ponto da história, o Cavaleiro de Pégaso só voltaria à ação após o encerramento das lutas, no momento da morte de Atena. No anime a distância é encurtada e Seiya é teletransportado para o coliseu onde lutou contra Cassios. Lá ele se encontra com Shiryu e ambos retomam o caminho das doze casas.

Mangá370

Seiya em Star Hill.


Mangá37

Shiryu tenta impedir a colisão das Exclamações de Atena.

No mangá, Shiryu de Dragão foi o único dentre os cavaleiros de bronze a estar efetivamente presente nos combates pelas doze casas durante a invasão dos espectros, tendo inclusive participado do choque das Exclamações de Atena na casa de Virgem, lançando um Cólera do Dragão junto de Mu, Milo e Aiolia para potencializar o ataque dos cavaleiros de ouro e derrotar os cavaleiros renegados.

Mangá38

Radamanthys, Valentine, Sylphid e Gordon.

No castelo de Hades, além de Radamanthys de Wyvern, surgem Valentine de Harpia, Sylphid de Basilisco, Gordon de Minotauro e Queen de Alraune. Quando o castelo começa a desmoronar, Seiya cai com Valentine no buraco que leva ao mundo das trevas, não havendo, em nenhum momento, a transformação de sua armadura de bronze em armadura de ouro.


Houveram pouquíssimas alterações na fase do Inferno. Quando Seiya e Shun chegam à 1ª Prisão, são informados por Markino de Esqueleto que ali era preciso fazer silêncio absoluto. Entretanto, Seiya solta um sonoro pum. No anime foi substituído por um espirro. Quando Shiryu utiliza a Excalibur, provoca um pequeno corte nos elmos de Sylphid, Gordon e Queen. No anime ele os racha ao meio. Ainda nesse confronto, no mangá, Masami Kurumada cometeu um pequeno erro: a Excalibur está no braço esquerdo.

Mangá45

Shiryu Vs Gordon: Excalibur aparece no braço esquerdo.

Nenhuma alteração foi feita nos Campos Elísios.

Série Saintia Shô[]

No mangá, Shoko vai treinar sob a tutela de Mayura e o fato dela ser a reencarnação da deusa Éris faz com que o treinamento possa ser concluído rapidamente. No anime, ela vai treinar com Mayura porque é dito que ela pode formar cavaleiros mais rapidamente.

Advertisement