Saint Seiya Wiki
Registre-se
Advertisement
Saint Seiya Wiki


Atena, deusa da sabedoria, do amor e da guerra, foi encarregada por seu pai, Zeus, de proteger a humanidade e a própria Terra contra ameaças, junto de seus cavaleiros. A cada 200 anos, Atena renasce sob a forma de um corpo mortal.

Características

Aparência

Originalmente Atena é apresentada como uma adolescente, de cabelos castanho escuros longos e olhos verdes. No anime, a coloração dos cabelos é alterada para lilás. Outras versões de Atena conservaram o biótipo de Saori Kido, diferindo em aspectos como corpo mais maduro e alguns anos a mais.

Personalidade

Deusa que preza a guerra estratégica, Atena é calculista nas ações que toma, nunca deixando de priorizar o bem-estar de seus cavaleiros, fazendo-se presente ao lado destes nos momentos mais críticos. Seu amor pela humanidade é evidente, dado o fato da deusa se abster de tomar emprestado um corpo hospedeiro, fazendo questão de se apresentar com um corpo mortal, crescendo e vivendo entre os humanos.

Histórico

Era Mitológica

Zeus desaparece para os confins do universo, e deixa a Terra aos cuidados de sua filha Atena. Outros mundos ficam sendo governados por outros deuses.

Poseidon

Essa separação dos reinos não agrada Poseidon, que tenta tomar o domínio das mãos de Atena. Com seus Marinas trajados, ele faz uma investida de sucesso contra as forças da deusa, que vendo sua iminente derrota pede aos Lemurianos que construa armaduras baseadas nas estrelas e rebate o ataque das legiões marítimas. Poseidon enfurecido reúne seus generais em Atlântida, Atena manda oito de seus cavaleiros e derrotam mais uma vez o imperador dos mares, a deusa os pede para que fiquem de vigia sobre o continente afundando. Mais tarde esses cavaleiros foram chamados de Guerreiros Azuis.

Ares

Enciumado pelo presente de Zeus e influenciado por Hades, Ares toma frente contra Atena. Seu exército, selvagem e sanguinário, massacra a maioria das forças de Atena, que não vê outra alternativa a não ser permitir que os Cavaleiros de Ouro utilizem as armas de Libra, e assim, conseguem vencer as legiões de Ares.

Hades

Atena toma conhecimento que Ares fugiu para os domínios do Submundo depois de sua derrota para a Deusa. Atena não vê isso com bom olhos e questiona Hades do porquê, então, a guerra tem seu início.

Controvérsia: Humana X Deusa

Athena-Saori-Estatua de Athena 9

Não se tem uma ideia correta de quem é humana e quem é deusa. Por ter reencarnado, Atena demonstra muitas feições humanas e pouco mostra o orgulho dos deuses perante os humanos. Sendo assim, fica difícil saber se a deusa despertou completamente de seus deveres ou se todas as batalhas estão sendo travadas por princípios nobres que sua reencarnação aprendeu.

Portanto, segue-se cada link de suas reencarnações na terra:

Saori Kido;

Sasha.

Exército

Seus bravos seguidores, eles lutam em nome da paz e da harmonia da Terra, sempre levando aos limites cada batalha que enfrentam.

Veja mais em Cavaleiros de Atena.

Curiosidades

  • Na mitologia, um deus nasceu da união de Zeus e Metis, este poderia ser Abel. Isso explicaria muita confusão causada pelo filme A Lenda dos Defensores de Atena. Mesmo a relação entre Atena e Abel não é de meio-irmãos, mas uma referência, que são filhos dos mesmos pais, isso se você considerar que Abel é o único membro da família que demonstra afeto por Atena, ao contrário de seus tios Hades e Poseidon ou de seus meio-irmãos, Apolo e Ártemis.
  • Ao contrário de outros Deuses Olímpicos, Atena não usa o corpo humano como hospedeiro, mas renasce em corpo e alma como um ser humano, por causa de seu amor pela humanidade, ela decide se juntar a ele. Talvez como uma referência a Jesus Cristo.
  • Quando Shiryu, Seiya e Shun chegam à Casa de Capricórnio eles encontram uma estátua de Atena dando a Excalibur a um cavaleiro, por ele ser o mais fiel. Nele você pode ver um flashback com a primeira aparição da verdadeira Atena no anime.
  • Atena aparenta ter herdado seus cabelos roxos (geneticamente) de seus avós maternos Oceano e Tétis, ambos apresentam cabelos roxos.
    • Métis, sua mãe, pode ter cabelos roxos também.
  • A deusa Atena reencarna a cada 200 ou 250 anos, mas parece não ter conhecimento da sua missão ou da sua origem divina, até que algum evento em especial destranca essas memórias.
  • Originalmente, Masami Kurumada não pensava em fazer Atena como um personagem individual mas sim que seria usada de forma espiritual (semelhante ao que Odin usou Seiya na saga de Asgard). A ideia foi descartada por ser muito complicada.
  • A heroína da SNK e personagem da série The King of Fighters: Athena Asamiya, é baseada e inspirada na versão de Kurumada.
  • O cabelo de Atena é sagrado e dá eterna juventude a quem o consumir derretido.
  • Cada guerra santa, Atena parece ter uma relação estreita com um cavaleiro de Pégaso, como mostrado com Tenma e Seiya.
Divindades
Deuses Primordiais
(Episódio G)
Urano (o Céu) • Pontos (o Mar) • Érebo (a Escuridão) • Eros (o Amor) • Gaia (a Terra)
Deuses Olímpicos ZeusPoseidonHadesAtenaApoloÁrtemisAresHermesAfrodite
Clã dos Titãs
(Episódio G)
CronosHyperionCéosIapetoCréosOceanoRéiaTêmisMnemôsineTéiaTétisFebePrometeu
Clã dos Gigas
(Episódio G)
LyaxPhloxAnemosBronteSpateZugilosHoplismaDrakonThêr
Deuses dos Sonhos
(The Lost Canvas)
OneirosMorfeuFântasoÍceloFobetor
Panteão Egípcio
(Episódio G)
AnubisApófis
Panteão Celta
(The Lost Canvas)
LugBalorEthlinn
Panteão Asteca
(The Lost Canvas)
TezcatlipocaQuetzalcóatl
Panteão Romano MarteSaturnoDianaVulcanoBacoRômuloCupidoPlutão
Panteão Nordico OdinLoki
Outras Divindades TártaroCaosCronosKairosHypnosPallasThanatosDeimosFobosTifãoAbelNikéÉrisDeusEuríbiaPerséfoneApsu
Semideuses e portadores de Ikhor KardiaTenmaDohkoRadamanthysEdenShura (G) • Sigurd
Pseudodeuses AriaCavaleiro de OfiúcoFeiyanSaga de GêmeosBalder
Cavaleiros de Atena
Deus
Grandes Mestres
Cavaleiros e Amazonas de Ouro
Cavaleiros e Amazonas de Prata
Cavaleiros e Amazonas de Bronze
Cavaleiros e Amazonas de Patente Desconhecida
Cavaleiros e Amazonas de Aço
Cavaleiros e Amazonas sem Constelação
Soldados, Aprendizes e Subordinados
Advertisement