Saint Seiya Wiki
Registre-se
Advertisement
Saint Seiya Wiki

Campos Elísios, conhecido como o paraíso do mundo dos mortos, é parte dos domínios de Hades e também o local para onde são enviadas as almas dos justos.

Histórico[]

Assim como o Inferno, os Elísios são o marco de uma das fases da Saga de Hades. Também é onde Hades guarda seu corpo verdadeiro, pois lá ele está protegido de ser ferido - ele guardou porque seu corpo antigo foi ferido. O corpo, vestido com a sobrepeliz divina e com a espada, está vivo dormindo sem alma dentro de um túmulo de um mausoléu. Ele é cheio de construções gregas. Existe também o templo de Thanatos onde ele toca música, e o de Hypnos não é mostrado.

Hades odeia que sangue seja derramado lá. Baseado nos Campos Elísios da mitologia grega, esse lugar é parte dos domínios de Hades, estando localizado (como mostrado no primeiro episódio de "Hades: A Saga dos Elísios") além da cabeceira do Rio Aqueronte, nas profundezas do mundo dos mortos, além do horizonte do Rio Lethe. Para chegar lá, é necessário passar primeiro pela Hiperdimensão. Lá se encontra o Templo de Hades onde também está seu verdadeiro corpo, é onde vivem as ninfas que servem aos deuses e acompanham Thanatos enquanto toca. O Cupido e Hypnos também moram lá.

Nesse lugar não existem guerras, fome, sofrimento ou tristeza e vão para lá quem abandonou seus sofrimentos de desejos profanos.

O Rio Lethe banha os Elísios e suas profundezas parecem um céu, o que evidencia que os Elísios estão no céu (já que o golpe de Thanatos vem lá do céu).

Esse local é acessado por vivos apenas se eles passarem pelo Inferno e o Muro das Lamentações guardado por Hades - um desafio. Quem morre, vai lá sem ir pelo Yomotsu Hirasaka, se for escolhido e não for julgado pelos Juízes do Inferno, pois Hades - a quem vale a palavra final - já aceitou o morto.

As borboletas e as flores de lá não são do Inferno, mas sim vivas como da Terra.

Mitologia[]

Na mitologia grega, os Elísios ou os Campos Elísios (em grego, Ἠλύσιον πέδιον, transl. Êlýsion pédion) é o paraíso, um lugar do mundo dos mortos governado por Hades, oposto ao Tártaro - lugar de eterno tormento e sofrimento. Nos Campos Elísios, os homens virtuosos repousavam dignamente após a morte, rodeados por paisagens verdes e floridas, dançando e se divertindo noite e dia, descrição semelhante ao céu dos cristãos e muçulmanos. Neste lugar, só entram as almas dos heróis, santos, sacerdotes, poetas e deuses. As pessoas que residiam nos Campos Elísios tinham a oportunidade de regressar ao mundo dos vivos, coisa que só alguns conseguiam.

Em algumas versões, é cercado por um muro gigantesco, parecido com o Muro das Lamentações, para separá-lo do Tártaro. Certas versões obsoletas colocam o juiz Radamanto como um dos "protetores" dos Campos Elísios, e um de seus servos seria Cronos (anteriormente o líder dos titãs), um deus maligno e cruel. Mesmo assim, Cronos nunca incomodou ninguém no paraíso.

Lá também havia um vale por onde corria o Rio Lethe, o rio do esquecimento. Segundo algumas versões, seus habitantes ficavam ali por 1000 anos, até apagar-se tudo de terreno neles; depois disto, esqueciam de toda a sua vida - provavelmente bebendo do Rio Lethe - e reencarnavam ou realizavam metempsicose - reencarnar em animais.

Curiosidades[]

  • Seus templos são muito semelhantes aos do Santuário de Atena;
  • É o Paraíso;
  • Em The Lost Canvas, o lugar onde Hypnos enviou Alone é semelhante aos Elísios;
  • Apesar de ser mencionado que apenas seres humanos escolhidos pelos deuses vão aos Elísios, neste lugar nunca se viu ninguém além de deuses e ninfas.
  • Quando as ninfas estão fugindo desesperadas ao encontrar Seiya, Thanatos fala "O Cupido voltou a fazer travessuras?". O que nos faz pensar que o Cupido também é um habitante dos Elísios; 
  • Hades afirmou que, com a sua morte, os Campos Elísios e o Submundo desapareceriam, porém como visto em Ômega (obra não-canônica), o Inferno está em perfeitas condições para funcionar novamente como visto na luta com Schiller de Câncer, deixando a questão se Hades também o reformou e que Hades ainda vive (como Shiryu afirma em Saint Seiya: Episode G - Assassin). 
  • Orfeu, como mostrado no anime, dá a entender que sua alma foi mandada aos Elísios junto à de Eurídice provavelmente porque, apesar de trair Hades, ele o serviu por anos e o agradou bastante, além de Hades ter se emocionado com a bela música de Orfeu, esta que mostrou a Hades que ele era alguém de bom coração.
Advertisement