FANDOM

Este artigo é sobre a constelação. Para a personagem de Saint Seiya: Next Dimension, visite Pegasus (Next Dimension).

Canis Major, o Cão Maior, é uma constelação do hemisfério celestial sul. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Canis Majoris.

Mapa

CanisMajorMap

Estrelas nomeadas

Canis Major
O Cão Maior
CanisMajor
Dados básicos
Simbologia Laelaps, o cão certeiro
Objetos Messier 1
  • M41
Estrelas com planetas 6
Chuvas de meteoros Nenhuma
Status Constelação moderna
Designação Nome Origem Significado Bandeira Brasileira
        α Sirius Grego Antigo brilhante Mato Grosso.
        β Mirzam Arábe o mensageiro Amapá
        γ Muliphen Arábe a orelha do cão Rondônia
        δ Wezen Arábe peso Roraima
        ε Adhara Arábe (as) virgens Tocantins
        ζ Furud Arábe "os brilhante solitário"/os primatas; o corvo
        η Aludra Arábe a virgem

VY Canis Majoris é uma hipergigante vermelha localizada na constelação Canis Major, ela é a maior estrela conhecida em todo o universo e uma das mais luminosas.

Mitologia

Laelaps (Λαῖλαψ; Lailaps; vento de tormenta), por vezes escrito Lelaps, era um legendário cão de caça que sempre arpoava sua presa.

Foi usado para caçar a Raposa de Thebes, que nuca poderia ser caçada. O paradoxo do cão que sempre pega sua caça e da raposa que nunca poderia ser pega confundiu Zeus, que transformou os dois em pedra e os lançou às estrelas.

Laelaps se transformou em Canis Major, enquanto a Raposa de Thebes se transformou em Canis Minor.

Chuva de meteoros

Canis Major não possui chuvas de meteoros conhecidas.

Objetos Messier

M41

Messier 41 (M41, também catalogado como NGC 2287) é um aglomerado estelar aberto na constelação de Canis Major.

Fica a quase quatro graus na esfera celeste a sul de Sirius, a estrela mais brilhante do céu noturno. Contém cerca de 100 estrelas, incluindo várias gigantes vermelhas. Entre elas está a estrela mais brilhante do aglomerado, pertencendo à classe espectral K3 e tendo uma magnitude aparente 6,9, situada perto do centro do aglomerado. Suas estrelas estão distribuídas em volume com 25 a 26 anos-luz de diâmetro e estão se afastando radialmente da Terra a uma velocidade de 34 km/s. Situando-se a uma distância de 2 300 anos-luz do Sistema Solar, estão espalhadas em uma área da esfera celeste de 38 minutos de arco de diâmetro.

Sua idade foi estimada em 190 milhões de anos, segundo o Sky Catalogue 2000.0, ou 240 milhões de anos segundo Georges Meynet. Sua estrela mais quente pertence à classe espectral A0 e é classificado como um aglomerado aberto tipo I,3,r, segundo a classificação de aglomerados abertos de Robert Julius Trumpler, onde a classe I refere-se aos aglomerados mais densos e a classe IV aos menos densos; a classe 1 aos aglomerados com pouca diferença de brilho entre seus componentes e a classe 3 aos que tem grande diferença de brilho; e a classe p aos aglomerados pobres em estrelas, m para aglomerados com a quantidade de estrelas dentro da média e r para os ricos em estrelas.

M41 está a mesma distância em relação à Terra de outro aglomerado aberto, menos brilhante, Collinder 121, separados na esfera celeste por apenas 4,6 graus. A distância linear entre os dois aglomerados é de apenas 60 anos-luz e especula-se se há uma ligação gravitacional entre os objetos.

Sua idade é estimada entre 190 e 240 milhões de anos.

Cavaleiro de Cão Maior

Canis Major protege o Cavaleiro de Cão Maior, um dos Cavaleiros de Prata do exército de Atena.

Este cavaleiro traja a Armadura de Cão Maior.

Cavaleiros protegidos

SS = Saint Seiya
ND = Next Dimension
LC = Lost Canvas
Ω = Omega

Século XVIII:

Século XX: