FANDOM

Odisseu (オデュッセウス, Odyuseusu) foi um Cavaleiro de Prata que devido seu papel como curandeiro era conhecido em todo Santuário de Atena. Devido sua nobreza, aprendizado e sabedoria na medicina, além de seus feitos e atos considerados "divinos", ele fora venerado em sua vida como um homem santo por seu trabalho salvando a vidas de seus companheiros e aclamado na morte como uma figura divina por seguir até o fim sua demanda. No entanto, durante a Guerra Santa de Atena contra Hades no Século XVIII, fora proclamado pelas serpentes emissárias que invadiram as Doze Casas que ele ressurgiria como reencarnação do mítico décimo terceiro Cavaleiro de Ouro, Asclépio de Ofiúco, a fim de obter a lealdade dos Cavaleiros de Ouro para dar inicio a vingança de seu ancestral.

Etimologia

Odisseu (em grego: Ὀδυσσεύς, transl. Odysseýs) ou Ulisses (em latim: Ulysses ou Ulixes) foi, nas mitologias grega e romana um personagem da Ilíada e da Odisseia, de Homero. É o personagem principal dessa última obra, e uma figura à parte na narrativa da Guerra de Tróia. É um dos mais ardilosos guerreiros de toda a epopeia grega, mesmo depois da guerra, quando do seu longo retorno ao seu reino, Ítaca, uma das numerosas ilhas gregas.

Características

Personalidade

Odisseu era um homem benevolente que buscava a paz espalhando sua ajuda em todo o povo do Santuário através da medicina simplesmente curando as doenças ou feridas que afligiam seus companheiros. Ele era excepcionalmente nobre e sábio, como queria causar uma grande mudança para o mundo simplesmente disseminando o que aprendeu na medicina. Ele também se preocupava muito com o bem-estar de seus companheiros, mesmo os colocando acima do seu próprio. Graças ao seu conhecimento em medicina, ele poderia realizar atos considerados "milagrosos". Como um doador de sangue universal, ele usou muito de seu "sangue dourado" para salvar a vida de seus companheiros sem medo de perder sua vida, acreditando era um sacrifício necessário para vencer a Guerra Santa que se aproximava e evitar que a humanidade fosse expulsa da Terra como aconteceu anteriormente no Paraíso. Em troca, todos os cavaleiros, soldados e habitantes do Santuário mostraram respeito, carinho e admiração para com Odisseu a ponto de o considerarem um homem santo e mais ilustre dentro do Santuário. No geral, suas maneiras de agir e pensar foram amplamente veneradas por todo o Santuário, sendo por essas razões que a sua morte fora profundamente lamentada por todos e o fizeram ser reverenciado como um deus na terra.

Também é notável que apesar de seu status deificado semelhante a seu antecessor mitológico, Odisseu aparentemente nunca se tornou arrogante sobre suas próprias habilidades ou realizações; na realidade, sua humildade se refletia na maioria das ações ou feitos que fez ao qual eram geralmente bem embasadas. Todavia, apesar de sua atitude respeitosa, Odisseu mostrou se altamente enganador, visto quando gerou a ilusão que fez com Gestalt de Sagitário e todos que o vissem acreditassem que o cavaleiro virou um centauro. Ele também é um manipulador astuto, atraindo a lealdade daqueles a quem salvara com sua carisma, como demonstrado quando fez com que Gestalt e Écarlate de Escorpião jurassem fidelidade a ele a ponto de traírem Atena.

De acordo com os relatos dos demais doze Cavaleiros de Ouro e das serpentes de Ofiúco, apesar de seu status e força, Odisseu odiava a violência e a luta desnecessária, preferindo usar seu poder para salvar e curar as pessoas do Santuário. Ele também fez a escolha pessoal de evitar o uso de sua força assombrosa sempre que possível a fim de se conectar melhor com pessoas normais.

Aparência

  • Odisseu sem armadura
  • Odisseu com capuz

Odisseu era um homem alto, de pele branca, com uma cabeleira branca prateada longa e ondulante bagunçada, olhos verdes com delineadores azuis sobre as pálpebras e vermelho abaixo da região ocular, de porte físico imponente e unhas longas. Como traje, ele vestia uma longa toga branca presa na cintura e pulseiras metálicas em seus braços enquanto calçava sapatos de treino com caneleiras. Após ter salvado Shion e Dohko da erupção do vulcão da Ilha Canon, a fim de esconder suas graves queimaduras, Odisseu passou a usar uma longo manto com capuz que lhe encobria o rosto quase completamente.

Após sua ressurreição possuído por Asclépio, além das queimaduras de seu corpo serem removidas, os cabelos de Odisseu cresceram até o nível de serem mais longos do que seu próprio corpo além de ficar muito mais alto do que no passado. Seus olhos também ficaram incomuns, tendo a esclera vermelho sangue e a iris amarelo brilhante.

Histórico

Quase nada se sabre sobre o passado de Odisseu a não ser que ele fora um Cavaleiro de Prata de uma constelação desconhecida que em algum momento fora considerado por todos no Santuário como o mais poderoso entre os Cavaleiros de Atena, mesmo que nunca lutasse; É implícito também que ele costumava treinar no ambiente da Ilha Canon. Odisseu fora dito ter um grande interesse e conhecimento em medicina, o que o fariam se tornar um curandeiro a fim de ajudar outros. É desconhecido, entretanto, quando ele tomou ciência de que seu sangue único era capaz de ajudar a todos a sua volta, porém uma vez que descobriu seu uso, ele viria se tornar um curandeiro um tanto isotérico que fazia grandes transfusões nas pessoas com seu sangue utilizando complexos aparelhos que foram surpreendentemente eficazes para curá-los.

Incidente na Ilha Canon

Enquanto Odisseu treinava na Ilha Canon, os então aspirantes a Cavaleiros de Ouro junto de Kaiser de Leão o acompanharam para treinar lá também. Todavia, quando os jovens Shion e Dohko foram treinar dentro do vulcão na ilha e acabaram feridos e incapazes de escapar do lugar devido as atividades vulcânicas, Odisseu os resgatou e os repreendeu pela falta de cuidado, já que ainda eram inaptos para se enveredarem por ali onde era perigoso demais.

Os jovens cavaleiros de ouro ao redor do corpo queimado de Odisseu

As palavras do cavaleiro acabam por se tornar realidade como logo ocorre uma erupção no vulcão, o levando a carregar os jovens nos braços para escapar da torrente de fogo e magma, todavia, Odisseu acaba ficando encurralado. Ao então ouvir os aspirantes Cavaleiros de Ouro no topo pedindo para Odisseu lançar Shion e Dohko para que os resgatassem, percebendo que a enxurrada escaldante se aproximava, Odisseu decide jogar os jovens para cima, porém isso o impede de se proteger das rochas derretidas, que atingem seu corpo e o enterram no magma. O corpo de Odisseu extremamente ferido e com graves queimaduras então seria retirado do lugar pelos cavaleiros aspirantes. Não vendo nenhum sinal de consciência do cavaleiro, os jovens começam a gritar e chorar ao redor do corpo de Odisseu implorando para que ele não morresse. Recuperando parcialmente sua consciência, Odisseu com um sorriso responde que ele ainda não morreu e que não deviam chorar, pois aquela era a missão dele: salvar tantos cavaleiros quanto possível.

Fama como Curandeiro

A fim de evitar que as pessoas se horrorizassem com suas graves queimaduras, Odisseu passou a cobrir seu corpo com uma túnica. Neste período, a fama do cavaleiro benevolente começou a se espalhar por todo o Santuário, pois usando seu conhecimento em medicina, ele passou a curar todas as feridas e doenças dos habitantes do lugar, levando as pessoas a adorá-lo como homem santo.

Odisseu atende Gestalt

Odisseu atende Gestalt

Quando o corcel do jovem Gestalt acabara de falecer, Odisseu visitou o túmulo do animal e encontrou o jovem chorando lá. Após o mesmo implorar para trazer seu corcel de volta a vida, o curandeiro se recusa inicialmente a fazê-lo dado que os mortos não podem voltar à vida, só que ao ver que o quão disposto estava o jovem em fazer qualquer coisa, ele o adverte que uma vez que fosse feito, o cavaleiro não poderia se arrepender. Odisseu então fundiu o corpo do corcel com Gestalt de modo que a vida dela fosse mantida com seu dono, o fazendo virar literalmente um centauro. Tal ato de Odisseu fora reverenciado por todos no Santuário como um milagre divino, mas na realidade, o curandeiro lançou uma hipnose psicológica em Gestalt para fazê-lo sentir-se bem, o que o levou a gerar inconscientemente uma ilusão que fez todos acreditarem que estavam vendo um centauro. Isso também levou ao sagitariano declarar lealdade ao curandeiro acima da deusa Atena.

ÉCARLATE, QUANDO CRIANÇA, É SALVO POR ODISSEU

Odisseu tratando Écarlate

Em algum momento posterior, Odisseu visitou o jovem Écarlate quando fora mordido por um escorpião, o que fez com que suas moléculas do corpo se instalassem como moléculas de vidro, que acabariam o consumindo e o fazendo desaparecer da visão de todos antes de morrer. O curandeiro então decide tratar a condição do jovem com transfusões de seu próprio sangue, mas quando Écarlate fica preocupado com o tipo de sangue, Odisseu explica as propriedades especiais de seu sangue lhe permitem que possa doar para qualquer um, levando Rachel a se preocupar com o estado de saúde de Odisseu, já que ele havia feito transfusões em muitos cavaleiros e, mais cedo ou mais tarde, isso o levaria à morte. Todavia, Odisseu retruca dizendo que como a Guerra Santa começaria em breve, o Santuário precisava da maior quantidade de Cavaleiros possível e não hesitará em perder a vida para esse propósito.[1]

No geral, ao longo de sua vida, Odisseu continuou a realizar transfusões de sangue em muitas ocasiões e salvando inúmeras pessoas no Santuário, incluindo a de todos os Cavaleiros de Ouro (excetuando por Izo de Capricórnio que foi treinado no Japão) a ponto deles deverem suas vidas ao curandeiro.[2] Como esperando, suas doações de sangue acabaram por levá-lo a adoecer e morrer. Durante seu funeral, todos os cavaleiros e os moradores do Santuário vieram prestar homenagem e sua morte foi como a morte do deus da terra.[1]

Guerra Santa contra Hades

Ressurreição de Asclépio

Durante a Guerra Santa contra Hades, após Suikyo de Garuda ser salvo na Casa de Virgem por Atena, ele fora teletransportado para o Jardim das Arvores Sala Gêmeas, onde tem uma visão em que havia duas pétalas com escritas formada pelo seu próprio sangue, que formavam o numero "13", a qual Shijima fica surpreendido por ser o lendário número.

Tempos depois, várias serpentes começam a aparecer em todo Santuário e ficam envolvidas em vários eventos, sendo que uma delas anuncia que Odisseu é a reencarnação de Asclépio e que em breve será ressuscitado como décimo terceiro Cavaleiro de Ouro. Isso acaba por ocorrer com sucesso, onde o corpo de Odisseu é reanimado pelo espirito de Asclépio, dando inicio a destruição do universo.

Casa se Áries

Odisseu chega a primeira casa zodiacal, onde encontra Shion de Áries. Odisseu é direto ao revelar que renasceu para matar Atena, perguntando ao Cavaleiro de Áries se o ajudaria. Shion responde erguendo sua Muralha de Cristal, dizendo ser um cavaleiro a serviço de Atena. Odisseu alegra-se com aquelas palavras, destruindo a barreira sem dificuldades. Com a determinação firme de Shion, Odisseu volta a fazê-lo dormir.

Mundo dos Mortos

Odisseu vai até o Rio Aqueronte, trazer de volta a alma de Ox de Touro, que encontrava-se em animação suspensa. Encontrou a espectro Nyan de Aqueronte, ofertando-lhe um punhado de pedras de ouro, como compensação por qualquer problema, pedindo que aceitasse também como pagamento pelos cavaleiros que morreriam.

Habilidades

Apesar de seu status como Cavaleiro de Prata, fora dito que Odisseu era considerado até sua morte o mais poderoso dentre todos os 88 Cavaleiros de Atena de seu tempo, ainda que jamais lutasse. Como seu ancestral mitológico Asclépio de Ofiúco, ele fora venerado como um deus na Terra por seus poderes medicinais, obtendo assim um grande número de seguidores, como homens e mulheres em toda Grécia, chegando a ameaçar até mesmo a liderança de Atena no Santuário perante os Cavaleiros de Ouro. Ao ressuscitar depois de ser possuído pelo espirito de Asclépio, o poder de Odisseu se tornara tão aterrador que fora anunciado ser o prenuncio do fim de todo o universo.

Capacidades

  • Utilização do Cosmo: Sendo um Cavaleiro de Atena, Odisseu utiliza o cosmo como sua fonte de energia e devido a fama de seu poder, ele detêm o controle maior que os demais, inclusive os de Ouro.
  • Domínio do Sétimo Sentido: Como o mais poderoso Cavaleiro de sua geração, Odisseu possui o domínio completo do Cosmo, dando-lhe força sobre-humana e habilidades superiores às dos Cavaleiros de Atena regulares.
  • Aptidão Física: Odisseu detinha uma resistência desumana. Mesmo sem sua armadura ou auxilio de seu cosmo para lhe proteger, ele fora capaz de suportar ser esmagado pelas rochas derretidas por magma do vulcão da Ilha Canon, saindo apenas com graves queimaduras. Ele também conseguira doar centenas de litros de seu sangue único por anos antes de sucumbir aos efeitos colaterais disso.
  • Domínio Medicinal: Tal como Asclépio, Odisseu era famoso por seu grande conhecimento em medicina, como ele conseguiu diagnosticar, além de curar as doenças e feridas de todas as pessoas no Santuário a quem atendeu. Ele foi capaz de diagnosticar a estranha doença que afligiu o jovem Escarlate com apenas um olhar para seu corpo e percebeu que a picada do escorpião estava alterando seu corpo em nível molecular.
  • Sangue Dourado: Odisseu possuía o chamado "sangue dourado", cujas propriedades únicas lhe permitem doar sangue para qualquer um sem possibilidade de rejeição, permitindo que ele integre-o completamente naquele a quem transfunde. Isso também permite que Odisseu faça uso de qualquer modificação genética em seu potencial total. Seu sangue também parece ter qualidades de cura e foi mesmo capaz de tratar a estranha condição do corpo de Écarlate, impedindo sua estrutura molecular de mudar e fazê-la desaparecer completamente.
  • Hipnose Ilusória: Embora não tenha mostrado quando o fez, Odisseu mostrou a habilidade de criar através de uma hipnose para tratar pacientes com problemas psicológicos uma ilusão tão grande que fez com que Gestalt e todos em sua volta acreditassem que o mesmo era um centauro. Tal capacidade o tornam até a presente data o mais poderoso usuário conhecido nesta província, como apenas Atena viu através da ilusão, sugerindo que apenas os deuses não são afetados por sua técnica.
  • Controle Ofídio: Ao ser possuído por Asclépio, Odisseu também é capaz de criar e usar serpentes como servas e armas, usando-as para contatar Shion e Dohko, espionar locais e para atacar as pessoas. Caso alguém fosse envenenado, apenas Odisseu poderia curar o veneno e evitar a morte do afligido.

Curiosidades

  • Entre os fãs, há uma especulação de que Odisseu irá desempenhar um papel importante na cura da invalidez de Seiya.
  • Odisseu é o segundo Cavaleiro de Atena conhecido cuja ações foram respeitadas por vários cavaleiros do Santuário e sua personalidade benigna é amável ao ponto de ser comparada como um deus, sendo o primeiro Saga de Gêmeos.

Referencias

  1. 1,0 1,1 Capítulo # 77 (Next Dimension)
  2. Capítulo # 70 (Next Dimension)

Navegação

Cavaleiros de Atena
Deus
Grandes Mestres
Cavaleiros e Amazonas de Ouro
Cavaleiros e Amazonas de Prata
Cavaleiros e Amazonas de Bronze
Cavaleiros e Amazonas de Patente Desconhecida
Cavaleiros e Amazonas de Aço
Cavaleiros e Amazonas sem Constelação
Soldados, Aprendizes e Subordinados