FANDOM

Gold Saints
黄金聖闘士
Cavaleiros de Ouro

Cavaleiros-de-ouro

Armaduras de Ouro

ÁriesTouroGêmeosCâncer
LeãoVirgemLibraEscorpião
SagitárioCapricórnioAqúarioPeixes

Os Cavaleiros de Ouro são os 12 mais poderosos guerreiros entre os Cavaleiros de Atena

Invencíveis desde eras mitológicas, eles trajam as 12 Armaduras de Ouro, correspondentes às constelações do zodíaco. Os Cavaleiros de Ouro tem dominado o Sétimo Sentido, a essência do Cosmo, que lhes concede capacidades milagrosas, entre elas a capacidade de atingir a velocidade da luz. Eles continuam a ser renovados, mesmo quando a deusa Atena não está presente na Terra.

Aparência

Church

Albafica e Manigoldo com suas urnas.

GoldAppearance

Hasgard e Dohko trajados formalmente.

Como comandantes das forças do santuário, os doze cavaleiros de ouro tem a obrigação de apresentar-se com a vestimenta oficial, a armadura de ouro e uma capa branca[1] (Aioros nunca usou capa, por causa das asas da sua armadura) Aioria nunca respeitou esta regra, e Aioros não trajava sua armadura quando salvou Atena.

Os Cavaleiros de Ouro sempre tem o costume de carregarem os seus elmos nas mão ao invés de usa-los na cabeça. Apenas Aldebaran, Máscara da Morte, Aiolia, Milo, Aioros, Shura (no mangá) e Camus sempre mantiveram seus elmos, enquanto o Mu, Shaka e Afrodite os usavam raramente.

Durante missões especiais, os cavaleiros viajam em trajes normais, levando a urna de sua armadura nas costas. No caso de Dohko, ele a disfarçava dentro de um cesto (algo que era comumente carregado nas costas na China), enquanto a maioria carregava a urna embaixo de panos decorados.[2]

Poder

Eles são conhecidos por trajar armaduras douradas e estão entre os personagens mais poderosos da série (entre humanos e deuses). Movem-se na velocidade da luz e dominam completamente a essência do cosmo, muitos tendo alcançado o oitavo sentido (Arayashiki), por diversos meios (privação de um ou mais sentidos, por exemplo). São protegidos pelas doze constelações do zodíaco. Com a evolução da série, apenas os inimigos mais poderosos são comparados com os cavaleiros de ouro, como os Generais Marinas e os mais poderosos dentre os Espectros de Hades como, por exemplo, os Juízes do Inferno. Se dois Cavaleiros de Ouro, com forças equivalentes travam uma luta, a luta é tão acirrada, que acaba por durar para sempre. Este confronto é chamado de "Guerra de Mil Dias".

A Exclamação de Atena

Athena Exclamation

Aioria, Mu e Miro se preparando para desferir a Exclamação de Atena.

A Exclamação de Atena (アテナエクスクラメーション, Atenaekusukurameshon, do inglês "Athena Exclamation") é uma técnica secreta que aparece primeiramente na Saga de Hades, quando Saga de Gêmeos, Camus de Aquário e Shura de Capricórnio a utilizam para pulverizar o corpo de Shaka de Virgem. Depois de derrotar Shaka, os três voltam a usar o golpe contra Mu de Áries, Miro de Escorpião e Aioria de Leão, que revidam com a mesma técnica. A zona de impacto desta técnica possui um poder destrutivo capaz de pulverizar qualquer coisa em seu caminho, sendo comparada ao próprio Big Bang. Se duas rajadas igualmente poderosas desta técnica se colidirem, a zona de impacto aumentará indefinidamente sem perder seu poder, o limite da expansão é desconhecido, mas sabe-se que poderia envolver o Santuário de Atena e, possivelmente, a cidade de Atenas junto com ele.

Esta é a lendária técnica proibida dos renegados, que viola os princípios de luta de Atena e seus cavaleiros, envolvendo a participação de três cavaleiros de ouro, que concentram suas cosmo-energias para a destruição de um único oponente. Como as batalhas dos cavaleiros são de um contra um, a técnica é considerada pelo Santuário como uma abominação, que nunca poderia ser utilizada em batalha. De fato, a utilização desta técnica é extremamente malvista dentre os cavaleiros, sendo pior do que traição, pois os que a utilizam são considerados não apenas como traidores, mas como lixo, ou escória. Apesar disto, em Saint Seiya: The Lost Canvas, os três cavaleiros de ouro à bordo do navio Argos são permitidos a utiliza-la para abrir os portões do Lost Canvas. Na mesma saga, o cavaleiro Regulus de Leão foi capaz de reproduzir esta técnica após tendo-a usado uma única vez.

Outra técnica similar existe, capaz de replicar o poder de raios solares, mas para sua execução, é necessário que todos os doze trajes dourados - que foram banhados com o poder do sol após seu forjamento - entrem em ressonância. Nesta técnica - conhecida entre os fãs da série como Raio Solar ou Sacrifício dos Cavaleiros de Ouro - os 12 cavaleiros de ouro devem unir seus cosmos para gerar uma energia de poder tremendo. Tal energia geralmente leva à morte todos os que entram em contato com ela, incluindo seus geradores. O milagre de criar raios do sol no ponto mais profundo do Mundo das Trevas só foi possível com a utilização desta técnica.

12 armas de libra

As 12 armas de Libra, como vistas no mangá.

Armas

A Armadura de Libra possui seis pares de armas douradas (uma para cada cavaleiro de ouro), mas como Atena banira o uso de armas no Santuário, elas apenas podem ser usadas com o consentimento do cavaleiro de Libra, o qual goza da confiança total da deusa. Os Pares são: tonfa, lança (tridente), espada (gládio), escudo (hóplon), Barra Tripla (sansetsukon) e Nunchaku.

Representante de Atena

Artigo principal: Papa

Geralmente, um cavaleiro de ouro sobrevivente de uma Guerra Santa, após o término dessa, torna-se o representante de Atena dentre do santuário da deusa, se tornando a autoridade máxima, inferior apenas a ela, e, na ausência da deusa, têm a função de comandar todos os cavaleiros.

Este deve vestir roupas e trajes especiais, assim como em alguns casos uma máscara assim como as amazonas. Geralmente também, ele abdica de sua armadura de ouro e dá-a a um outro cavaleiro. Já que seus aposentos se encontram após a Casa de Peixes, ele torna-se o último defensor da deusa.

Lista de Cavaleiros de Ouro

Clicar em uma imagem o redirecionará para a página de personagem do cavaleiro, caso esta exista. Estão listados os cavaleiros na época em que Atena reencarnou e os doze originais de Omega e Episódio G Assassin. Por isso, substituíções serão desconsideradas.

Futuro Desconhecido

Avenir de Áries

Século XXI (Assassin)

Cavaleiros de Ouro Século XXI (Assassin)

Considerações

  • Shun se tornara cavaleiro a pouco tempo, substituindo Shaka.

Século XXI (Ômega)

DSSSVSVS

Considerações:

  • Paradox possuia duas personalidades distintas e, embora apenas uma delas possuísse o título de amazona, as duas utilizavam a armadura de Gêmeos em batalha. 
  • Todos os Cavaleiros de Ouro eram liderados por Ionia, até sua morte. Seiya era de uma época sem um Papa e ao Ionia virar mestre, ele não o seguiu.
  • Pelo fato de Shiryu estar incapacitado na guerra contra Marte a Armadura de Libra foi para seu fiel amigo de treinamento Genbu. Na segunda temporada da série, Shiryu volta ao posto de ouro trajando a Armadura de Libra, logo após a morte de Genbu. Nessa época, Ionia, Amor, Schiller, Micenas e Sônia já haviam morrido. Paradox e Tokisada já havia desertado Atena.
  • Ionia reassumiu o título de cavaleiro em tempos recentes, tendo servido no exército de Atena em diversas eras.
  • Ionia é o primeiro cavaleiro de ouro de Capricórnio a não usar a técnica Excalibur em batalha.
  • Kouga trajou a armadura de Sagitário no fim da primeira temporada da série.
  • Após a traição de Paradox, sua irmã, Integra, tornou-se a Amazona de Gêmeos.
  • Habinger se tornou o novo Papa depois da batalha contra Saturno.
Ômega
KikiGChara
Kiki de Áries
HarbingerChara
Harbinger de Touro
ParadoxChara
Paradox de Gêmeos
SchillerChara
Schiller de Câncer
MicenasChara
Micenas de Leão
FudouChara
Fudou de Virgem
ShiryuGChara
Shiryu de Libra
SoniaChara
Sonia de Escorpião
SeiyaGChara
Seiya de Sagitário
IoniaChara
Ionia de Capricórnio
TokisadaChara
Tokisada de Aquário
AmorChara
Amor de Peixes

Século XX:

GoldSaints20th

Considerações:

ChibiSaint

9 dos 12 cavaleiros de ouro, logo após o completamento de seus treinamentos.

  • O irmão de Saga, Kanon, iria ser o substituto secreto dele. Ele sumiu, e mesmo assim tinha o título de Kanon de Gêmeos.
  • Os doze já foram cavaleiros e viveram na mesma época, mas, com exceção de Saga, Aiolos e Dohko, todos eram muito jovens quando trajavam armaduras.
  • Saga fora temporariamente sucedido por seu irmão gêmeo Kanon, mas este lhe retornou a armadura logo antes de sua morte.
  • Os cavaleiros mortos na doze casas (com exceção de Aiolos, que não foi pro Inferno e ficou na armadura) voltaram como Cavaleiros da Coroa do Sol e depois como Renegados de Hades.
  • Shion de Áries voltou como espectro de Áries.
  • Máscara da Morte foi rejeitado por sua armadura antes de morrer, mas a trajou novamente durante a batalha no Submundo.
  • No jogo Saint Seiya - The Sanctuary, para PlayStation 2, a Amazona Shaina de Ofiúco aparece como guardiã do templo de Ofiúco (Serpentário), sendo apenas exclusivo do jogo.
  • Os cavaleiros de bronze: Seiya, Shun, Ikki, Shiryu e Hyoga trajaram temporariamente as armaduras de ouro de Sagitário (Seiya e Ikki), Libra (Shiryu), Aquário (Hyoga), Virgem (Shun), Leão (Ikki) e Capricórnio (Shiryu) durante toda a série clássica.
  • Os 12 originais eram liderados por Shion, mas por um tempo, foram secretamente liderados por Saga (por 13 anos, no mangá), e no anime, após a morte de Shion, Saga se fez passar por Arles (Anime), durante alguns meses.
  • No filme A Lenda do Santuário, Milo é mulher, Shura e Afrodite não morrem, e o mestre é Saga, como na obra original.
Clássico
MuChara
Mu de Áries
AldebaranChara
Aldebaran de Touro
SagaChara
Saga de Gêmeos
DeathmaskChara
Máscara da Morte de Câncer
AioliaChara
Aioria de Leão
ShakaChara
Shaka de Virgem
DohkoChara
Dohko de Libra
MiloChara
Milo de Escorpião
AiolosChara
Aioros de Sagitário
ShuraChara
Shura de Capricórnio
CamusChara
Camus de Aquário
AfroditeChara
Afrodite de Peixes

Século XVIII (The Lost Canvas)

GoldSaints18th

Considerações

  • Shion e Dohko já eram Cavaleiros de Ouro.
  • A armadura de Aspros fora passada para seu irmão gêmeo Defteros após a morte do cavaleiro. Defteros a trajou durante a batalha do Lost Canvas.
  • Os cavaleiros Ilías de Leão e Rugonis de Peixes morreram antes do início da série, e suas armaduras foram conquistadas por seus discípulos Regulus e Albafica.
  • O cavaleiro Krest de Aquário servira por diversas eras como titular da armadura, mas já estava aposentado antes de treinar seu sucessor Dégel.
  • Teneo vira cavaleiro de Touro logo depois de Hasgard.
  • Todos, inclusive a geração de Ilías, seguiam ao grande mestre Sage e depois Hakurei.
The Lost Canvas
ShionLCChara
Shion de Áries
RasgadoChara
Hasgard de Touro
AsprosChara
Aspros de Gêmeos
ManigoldoChara
Manigold de Cancer
RegulusCBox
Regulus de Leão
AsmitaChara
Asmita de Virgem
DohkoLCChara
Dohko de Libra
KardiaChara
Kardia de Escorpião
SisifoChara
Sísifo de Sagitário
ElCidChara
El Cid de Capricórnio
DegelChara
Dégel de Aquário
AlbaficaChara
Albafica de Peixes

Século XVIII (Next Dimension)

ND16thGold

Considerações

  • O cavaleiro de gêmeos titular é Kain, mas ele e seu "gêmeo" Abel habitam o mesmo corpo.
  • Dohko já é cavaleiro de libra, obtendo o poder deste cargo até o século XX entrando para o XXI.
Next Dimension
ShionNDChara
Shion de Áries
OxChara
Ox de Touro
KainChara
Kain de Gêmeos
DeathtollChara
Deathtoll de Câncer
KaiserChara
Kaiser de Leão
ShijimaChara
Shijima de Virgem
DohkoNDChara
Dohko de Libra
ESCARLATE DE ESCORPIÃO
Écarlate de Escorpião
Serpentario arte conceitual--wiki--
Odisseu de Ofiúco
Nd81 8
Gestalt de Sagitário
IzoNDChara
Izo de Capricórnio
Mystoria
Mystoria de Aquário
CardinaleChara
Cardinale de Peixes

Século XV (The Lost Canvas)

GoldSaints16th

Considerações

The Lost Canvas
Gateg
Gateguard de Áries
Francisca perfil
Francisca de Touro
Gêmeos XVI
Cavaleiro de Gêmeos (século XVI)
SageGChara
Sage de Câncer
Leão XVI
Cavaleiro de Leão (século XVI)
Itia perfil
Itia de Libra
ZAPHIRI DE ESCORPIÃO
Zaphiri de Escorpião
Aeras perfil
Aeras de Sagitário
KrestGChara
Krest de Aquário
Usuário Cavaleiro de Peixes (Século XVI)
Cavaleiro de Peixes (século XVI)

Século XIII (The Lost Canvas)

Considerações

Ver Também

Referências Bibliográficas e Notas

Cavaleiros de Atena
Deus
Grandes Mestres
Cavaleiros e Amazonas de Ouro
Cavaleiros e Amazonas de Prata
Cavaleiros e Amazonas de Bronze
Cavaleiros e Amazonas de Patente Desconhecida
Cavaleiros e Amazonas de Aço
Cavaleiros e Amazonas sem Constelação
Soldados, Aprendizes e Subordinados