Saint Seiya Wiki
Registre-se
Advertisement
Saint Seiya Wiki
Gold Saints
黄金聖闘士
Cavaleiros de Ouro
Gold
Armaduras de Ouro

ÁriesTouroGêmeosCâncer
LeãoVirgemLibraEscorpião
SagitárioCapricórnioAqúarioPeixes

Os Cavaleiros de Ouro são os 12 mais poderosos guerreiros entre os Cavaleiros de Atena.

Invencíveis desde eras mitológicas, eles trajam as 12 Armaduras de Ouro, correspondentes às constelações do zodíaco. Os Cavaleiros de Ouro têm dominado o Sétimo Sentido, a essência do Cosmo, que lhes concede capacidades milagrosas, entre elas a capacidade de atingir a velocidade da luz. Eles continuam a ser renovados, mesmo quando a deusa Atena não está presente na Terra, pois deve sempre haver um líder no Santuário, na figura do Grande Mestre, ou Papa.

O termo original usando para os guerreiros de Atena em japonês é セイント (Seinto), que é a forma de escrever a palavra "Saint" em inglês. Ou seja, os ゴールドセイント (Gōrudo Seinto) seriam os "Gold Saints", ou Santos de Ouro. Junto com o termo para o líder deles, 教皇 (Kyōkō), que significa Papa, fica claro o subtexto religioso em Saint Seiya.

Aparência[]

Church

Albafica e Manigold com suas urnas.

GoldAppearance

Hasgard e Dohko trajados formalmente.

Como comandantes das forças do santuário, os doze cavaleiros de ouro têm a obrigação de apresentar-se com a vestimenta oficial, a armadura de ouro e uma capa branca[1] (Aioros nunca usou capa, por causa das asas da sua armadura). Aioria nunca respeitou esta regra, e Aioros não trajava sua armadura quando salvou Atena.

Os Cavaleiros de Ouro sempre têm o costume de carregarem os seus elmos na mão ao invés de usa-los na cabeça. Apenas Aldebaran, Máscara da Morte, Aiolia, Milo, Aioros, Shura (no mangá) e Camus sempre mantiveram seus elmos, enquanto o Mu, Shaka e Afrodite os usavam raramente.

Durante missões especiais, os cavaleiros viajam em trajes normais, levando a urna de sua armadura nas costas. No caso de Dohko, ele a disfarçava dentro de um cesto (algo que era comumente carregado nas costas na China), enquanto a maioria carregava a urna embaixo de panos decorados.[2]

Poder[]

Eles são conhecidos por trajar armaduras douradas e estão entre os personagens mais poderosos da série (entre humanos e deuses). Movem-se na velocidade da luz e dominam completamente a essência do cosmo, muitos tendo alcançado o oitavo sentido (Arayashiki), por diversos meios (privação de um ou mais sentidos, por exemplo). São protegidos pelas doze constelações do zodíaco. Com a evolução da série, apenas os inimigos mais poderosos são comparados com os cavaleiros de ouro, como os Generais Marinas e os mais poderosos dentre os Espectros de Hades como, por exemplo, os Juízes do Inferno. Se dois Cavaleiros de Ouro, com forças equivalentes travam uma luta, a luta é tão acirrada, que acaba por durar "para sempre". Este confronto é chamado de "Guerra de Mil Dias".

A Exclamação de Atena[]

Athena Exclamation

Aioria, Mu e Miro se preparando para desferir a Exclamação de Atena.

A Exclamação de Atena (アテナエクスクラメーション, Atenaekusukurameshon, do inglês "Athena Exclamation") é uma técnica secreta que aparece primeiramente na Saga de Hades, quando Saga de Gêmeos, Camus de Aquário e Shura de Capricórnio a utilizam para pulverizar o corpo de Shaka de Virgem. Depois de derrotar Shaka, os três voltam a usar o golpe contra Mu de Áries, Miro de Escorpião e Aioria de Leão, que revidam com a mesma técnica. A zona de impacto desta técnica possui um poder destrutivo capaz de pulverizar qualquer coisa em seu caminho, sendo comparada ao próprio Big Bang. Se duas rajadas igualmente poderosas desta técnica se colidirem, a zona de impacto aumentará indefinidamente sem perder seu poder, o limite da expansão é desconhecido, mas sabe-se que poderia envolver o Santuário de Atena e, possivelmente, a cidade de Atenas junto com ele.

Esta é a lendária técnica proibida dos renegados, que viola os princípios de luta de Atena e seus cavaleiros, envolvendo a participação de três cavaleiros de ouro, que concentram suas cosmo-energias para a destruição de um único oponente. Como as batalhas dos cavaleiros são de um contra um, a técnica é considerada pelo Santuário como uma abominação, que nunca poderia ser utilizada em batalha. De fato, a utilização desta técnica é extremamente malvista dentre os cavaleiros, sendo pior do que traição, pois os que a utilizam são considerados não apenas como traidores, mas como lixo, ou escória. Apesar disto, em Saint Seiya: The Lost Canvas, os três cavaleiros de ouro à bordo do navio Argos são permitidos a utiliza-la para abrir os portões do Lost Canvas. Na mesma saga, o cavaleiro Regulus de Leão foi capaz de reproduzir esta técnica após tendo-a usado uma única vez.

Outra técnica similar existe, capaz de replicar o poder de raios solares, mas para sua execução, é necessário que todos os doze trajes dourados - que foram banhados com o poder do sol após seu forjamento - entrem em ressonância. Nesta técnica - conhecida entre os fãs da série como Raio Solar ou Sacrifício dos Cavaleiros de Ouro - os 12 cavaleiros de ouro devem unir seus cosmos para gerar uma energia de poder tremendo. Tal energia geralmente leva à morte todos os que entram em contato com ela, incluindo seus geradores. O milagre de criar raios do sol no ponto mais profundo do Mundo das Trevas só foi possível com a utilização desta técnica.

12 armas de libra

As 12 armas de Libra, como vistas no mangá.

Armas[]

A Armadura de Libra possui seis pares de armas douradas (uma para cada cavaleiro de ouro), mas como Atena banira o uso de armas no Santuário, elas apenas podem ser usadas com o consentimento do cavaleiro de Libra, o qual goza da confiança total da deusa. Os Pares são: tonfa, lança (tridente), espada (gládio), escudo (hóplon), Barra Tripla (sansetsukon) e Nunchaku.

Representante de Atena[]

Artigo principal: Papa

Geralmente, um cavaleiro de ouro sobrevivente de uma Guerra Santa, após o término dessa, torna-se o representante de Atena dentre o santuário da deusa, se tornando a autoridade máxima, inferior apenas a ela, e, na ausência da deusa, têm a função de comandar todos os cavaleiros.

Este deve vestir roupas e trajes especiais, assim como em alguns casos uma máscara assim como as amazonas. Geralmente também, ele abdica de sua armadura de ouro e dá-a a um outro cavaleiro. Já que seus aposentos se encontram após a Casa de Peixes, ele torna-se o último defensor da deusa.

Lista de Cavaleiros de Ouro[]

Clicar em uma imagem o redirecionará para a página de personagem do cavaleiro, caso esta exista. Estão listados os cavaleiros na época em que Atena reencarnou e os doze originais de Ômega e Episódio G Assassin. Por isso, substituições serão desconsideradas.

Futuro Desconhecido[]

AvenirChara
Avenir de Áries

Século XXI (Assassin)[]

Cavaleiros de Ouro Século XXI (Assassin)

Considerações[]

  • Shun se tornara cavaleiro de ouro há pouco tempo, substituindo Shaka.
MuAssassinChara
AldebaranAssassinChara
SagaAssassinChara
MDMAssassinChara
AioliaAssassinChara
ShunAssassinChara
Mu de Áries Aldebaran de Touro Saga de Gêmeos Máscara da Morte de Câncer Aiolia de Leão Shun de Virgem
ShiryuAssassinChara
MiloAssassinChara
AiolosAssassinChara
ShuraAssassinChara
HyogaAssassinChara
AfroditeAssassinChara
Shiryu de Libra Milo de Escorpião Aiolos de Sagitário Shura de Capricórnio Hyoga de Aquário Afrodite de Peixes


Século XXI (Ômega)[]

DSSSVSVS

Considerações:[]

  • Paradox possuía duas personalidades distintas e, embora apenas uma delas possuísse o título de amazona, as duas utilizavam a armadura de Gêmeos em batalha.
  • Todos os Cavaleiros de Ouro eram liderados por Ionia, até sua morte. Seiya era de uma época sem um Papa e ao Ionia virar mestre, ele não o seguiu.
  • Pelo fato de Shiryu estar incapacitado na guerra contra Marte, a Armadura de Libra foi para seu fiel amigo de treinamento Genbu. Na segunda temporada da série, Shiryu volta ao posto de ouro trajando a Armadura de Libra, logo após a morte de Genbu. Nessa época, Ionia, Amor, Schiller, Micenas e Sônia já haviam morrido. Paradox e Tokisada já havia desertado Atena.
  • Ionia reassumiu o título de cavaleiro em tempos recentes, tendo servido no exército de Atena em diversas eras.
  • Ionia é o primeiro cavaleiro de ouro de Capricórnio a não usar a técnica Excalibur em batalha.
  • Cerca de quatro dos doze cavaleiros são amigos próximos ou familiares de Marte, o inimigo que tomou controle do santuário. É desconhecido quantos deles realmente eram destinados e foram escolhidos pelas armaduras, já que era possível usar a magia de Medea para suprir a vontade das armaduras, como foi o caso de Tokisada de Aquário.
  • Kouga trajou a armadura de Sagitário no fim da primeira temporada da série.
  • Após a traição de Paradox, sua irmã, Integra, tornou-se a Amazona de Gêmeos.
  • Habinger se tornou o novo Papa depois da batalha contra Saturno.
KikiGChara
HarbingerChara
ParadoxChara
SchillerChara
MicenasChara
FudouChara
Kiki de Áries Harbinger de Touro Paradox de Gêmeos Schiller de Câncer Micenas de Leão Fudou de Virgem
ShiryuGChara
SoniaChara
SeiyaGChara
IoniaChara
TokisadaChara
AmorChara
Shiryu de Libra Sonia de Escorpião Seiya de Sagitário Ionia de Capricórnio Tokisada de Aquário Amor de Peixes

Século XX:[]

GoldSaints20th

Considerações:[]

ChibiSaint

9 dos 12 cavaleiros de ouro, logo após o completamento de seus treinamentos.

  • O irmão de Saga, Kanon, iria ser o substituto secreto dele. Ele sumiu, e mesmo assim tinha o título de Kanon de Gêmeos.
  • Os doze já foram cavaleiros e viveram na mesma época, mas, com exceção de Saga, Aiolos e Dohko, todos eram muito jovens quando trajavam armaduras.
  • Saga fora temporariamente sucedido por seu irmão gêmeo Kanon, mas este lhe retornou a armadura logo antes de sua morte.
  • Os cavaleiros mortos nas doze casas (com exceção de Aiolos, que não foi pro Inferno e ficou na armadura) voltaram como Cavaleiros da Coroa do Sol e depois como Renegados de Hades.
  • Shion de Áries voltou como espectro de Áries.
  • Máscara da Morte foi rejeitado por sua armadura antes de morrer, mas a trajou novamente durante a batalha no Submundo.
  • No jogo Saint Seiya - The Sanctuary, para PlayStation 2, a Amazona Shaina de Ofiúco aparece como guardiã do templo de Ofiúco (Serpentário), sendo apenas exclusivo do jogo.
  • Os cavaleiros de bronze: Seiya, Shun, Ikki, Shiryu e Hyoga trajaram temporariamente as armaduras de ouro de Sagitário (Seiya e Ikki), Libra (Shiryu), Aquário (Hyoga), Virgem (Shun), Leão (Ikki) e Capricórnio (Shiryu) durante toda a série clássica.
  • Os 12 originais eram liderados por Shion, mas por um tempo, foram secretamente liderados por Saga (por 13 anos, no mangá), e no anime, após a morte de Shion, Saga se fez passar por Arles (Anime), durante alguns meses.
  • No filme A Lenda do Santuário, Milo é mulher, Shura e Afrodite não morrem, e o mestre é Saga, como na obra original.
MuChara
AldebaranChara
Saga de Gêmeos (Ouro)
DeathmaskChara
AioliaChara
ShakaChara
Mu de Áries Aldebaran de Touro Saga de Gêmeos Máscara da Morte de Câncer Aioria de Leão Shaka de Virgem
DohkoChara
MiloChara
AiolosChara
ShuraChara
CamusChara
AfroditeChara
Dohko de Libra Milo de Escorpião Aioros de Sagitário Shura de Capricórnio Camus de Aquário Afrodite de Peixes

Século XVIII (Next Dimension)[]

ND16thGold

Considerações[]

  • O Cavaleiro de Gêmeos titular é Kain, mas ele e seu "gêmeo" Abel habitam o mesmo corpo.
  • Dohko e Shion são promovidos ao posto de Cavaleiros de Ouro, mas não é mostrado quais eram suas Armaduras anteriores.
ShionNDChara
OxChara
KainChara
DeathtollChara
KaiserChara
ShijimaChara
Shion de Áries Ox de Touro Kain de Gêmeos Deathtoll de Câncer Kaiser de Leão Shijima de Virgem
DohkoNDChara
EcarlateChara
GestaltChara
IzoNDChara
MystoriaChara
CardinaleChara
Dohko de Libra Écarlate de Escorpião Gestalt de Sagitário Izo de Capricórnio Mystoria de Aquário Cardinale de Peixes
  • Odisseu é a reencarnação de Asclépio de Ofiúco, o 13o Cavaleiro de Ouro. Odisseu era o Cavaleiro de Prata de Ofiúco e havia morrido há alguns anos no século XVII, mas ressuscita durante os eventos de Next Dimension.
OdisseuChara
Odisseu de Ofiúco

Século XVIII (The Lost Canvas)[]

GoldSaints18th

Considerações[]

  • Shion e Dohko já eram Cavaleiros de Ouro.
  • A armadura de Aspros fora passada para seu irmão gêmeo Defteros após a morte do cavaleiro. Defteros a trajou durante a batalha do Lost Canvas.
  • Os cavaleiros Ilías de Leão e Rugonis de Peixes morreram antes do início da série, e suas armaduras foram conquistadas por seus discípulos Regulus e Albafica.
  • O cavaleiro Krest de Aquário servira por diversas eras como titular da armadura, mas já estava aposentado antes de treinar seu sucessor Dégel.
  • Teneo vira cavaleiro de Touro logo depois de Hasgard.
  • Todos, inclusive a geração de Ilías, seguiam ao grande mestre Sage e depois Hakurei.
ShionLCChara
RasgadoChara
AsprosChara
ManigoldoChara
RegulusCBox
AsmitaChara
Shion de Áries Hasgard de Touro Aspros de Gêmeos Manigold de Câncer Regulus de Leão Asmita de Virgem
DohkoLCChara
KardiaChara
SisifoChara
ElCidChara
DegelChara
AlbaficaChara
Dohko de Libra Kardia de Escorpião Sísifo de Sagitário El Cid de Capricórnio Dégel de Aquário Albafica de Peixes

Século XV (The Lost Canvas)[]

GoldSaints16th

Considerações[]

Gateg
FranciscaChara
GeminiXVChara
SageGChara
Leão XVI
Image unavailable
Gateguard de Áries Francisca de Touro Cavaleiro de Gêmeos Sage de Câncer Cavaleiro de Leão Cavaleiro de Virgem
ItiaChara
ZaphiriChara
AerasChara
Image unavailable
KrestGChara
PiscisXVChara
Itia de Libra Zaphiri de Escorpião Aeras de Sagitário Cavaleiro de Capricórnio Krest de Aquário Cavaleiro de Peixes

Século XIII (The Lost Canvas)[]

Considerações[]

KrestGChara
Krest de Aquário

Ver Também[]

Referências Bibliográficas e Notas[]

Cavaleiros de Atena
Deus
Grandes Mestres
Cavaleiros e Amazonas de Ouro
Cavaleiros e Amazonas de Prata
Cavaleiros e Amazonas de Bronze
Cavaleiros e Amazonas de Patente Desconhecida
Cavaleiros e Amazonas de Aço
Cavaleiros e Amazonas sem Constelação
Soldados, Aprendizes e Subordinados
Advertisement