Fandom

Saint Seya Wiki

Deuses

2 347 pages em
Este wiki
Adicione uma página

Deuses (; Kami), ou Divindades, são seres sobrenaturais, geralmente imortais, que são adorados por humanos, por terem os criado. Deuses são seres, que assim como no mundo real, são respeitados, e humanos temem os desafiar; quando um deus escolhe algo, é dito que os deuses escolheram e nenhum humano pode contestar.   

Introdução

Os deuses são os primeiros e os mais poderosos seres do Universo, por isso eles detêm os maiores cosmos. Além disso, alguns chegam a controlar mundos, planetas, dimensões. Outros também chegam a possuir seus próprios seguidores, chegando a criar vestimentas protetoras a eles. Segundo Mayura, não se pode destruir o espírito de um deus após divinizado pela suprema virtude.

Quando um deus, junto de seus guerreiros, enfrenta outro deus e outro exército de guerreiros, ocorre o que chamamos de Guerra Santa. Nessas guerras, os deuses para protegeram os seus corpos verdadeiros de ferimentos, usam o corpo de um humano, que é considerado seu hospedeiro. Este podendo ser escolhido desde antes ao Nascimento ou após o mesmo. Seu corpo original ou era um humano que se divinizou com ikhor (dizem que Hades, Zeus e Poseidon eram humanos) ou foi gerado de uma relação entre deuses, ou seja, eles possuem pai, mãe e irmão no nível divino.

Existem vários tipos de deuses, desde os Amorfos, como Chronos, aos que possuem corpos de humanos, como Poseidon. As armaduras dos deuses são chamadas de Kamui e seu sangue, de Ikhor

São os únicos que podem reviver os mortos. - Contudo, não é todo deus que consegue fazer esse feito.

Todos os deuses apresentados em todas as obras de Saint Seiya, são baseados em deuses reais de diversas mitologias e religiões, principalmente da mitologia grega. Além disso, todos eles desempenham um papel central durante as séries, já que em todas elas (com poucas exceções) giram em torno de Atena e seus cavaleiros enfrentando outro deus e seus respectivos guerreiros. Assim desempenham o papel de antagonista, porém há alguns casos em que alguns deuses fiquem posteriormente ao lado de Atena.

Todo deus tem um corpo original, o que evidencia que ele era um humano que ficou divino.

Todo o golpe de um mortal disferido contra um deus (a menos que o cosmo do mortal esteja elevado ou o cosmo do deus seja fraco) ou contra algo que ele proteja (como o Muro das Lamentações ou o Suporte Principal) é ricochetado ao mortal, ou seja, mesmo com armadura de ouro ou divina, o golpe de alguém sem cosmo não tem efeito num deus.

Suas armas são as mais poderosas armas criadas, podendo até ferir outros deuses com estas.

Tipos de deuses

Amorfos

Estes seres não possuem forma física e agem como deuses dos deuses, até agora, o único deus amorfo mostrado na série foi Chronos, que demonstrou o poder de mexer com o DNA de Atena (especificamente com seus telômeros), transformando-a em um bebê sem poderes. Não usam trajes.

Imortais

Os Imortais são deuses que possuem forma (geralmente humana) e podem reproduzir-se com mortais, gerando semideuses. Alguns imortais renascem dentre os mortais, sendo que Atena torna-se humana a cada 240 anos, Hades, Poseidon e Éris precisam possuir humanos e Apolo, Abel e Artemis mostraram a habilidade de aparecer na Terra de acordo com sua vontade. Usam trajes divinos. Todos os deuses olímpicos são imortais, exceto Atena.

Mortais

Estes são deuses que possuem corpos mortais (humanos), podendo ser destruídos e são enviados ao Inferno ou Elíseos e não ao Tártaro. Os deuses mortais conhecidos são os Deuses dos Sonhos, os Gigas, Tífon e Kairos. Atena também é mortal. Eles geralmete usam um traje não divino, ou emprestado por outro deus.

Semideuses

São os frutos do relacionamento entre mortais e imortais. Durante a série foram poucos os semideuses mostrados; eles não usam trajes divinos. São eles:

Humanos Relacionados a Deuses

Hospedeiros

São aqueles humanos que foram possuídos por deuses em determinado momento de sua vida ou desde o seu nascimento.; seu corpo original era humano, mas virou divino, e muitos possuíram outros humanos ou tiveram seu corpo destruído ou morto naturalmente pra renascer em outro corpo humano. Poseidon, Éris, Hades durante suas várias Guerras Santas contra Atena possuíram vários corpos durante toda história dos humanos. Após as almas dos deuses possuírem por completo seu hospedeiro, o humano passa a ter sangue divino em suas veias e sua alma é abortada do corpo ou anulada. Geralmente, eles tem como condição de possessão (o mesmo signo de seu deus possuidor, por exemplo).

Mas, as vezes, ele pode possuir alguém que nada tem haver com ele; Atena é a única deusa que possui sempre corpo humano como original, ou seja, tem sentimentos humanos e seu corpo morre e não nasce de ninguém, diferente dos hospedeiros de outros deuses (ela reencarna e não encarna); Atena, Saturno e outros, possuem Reencarnação, ou seja, assim como todos os humanos, nascem em um corpo novo tempos após morrer.

Já outros deuses, escolhem alguém pra se hospedar (dependendo do gosto, como Hades escolhe o mais puro) e ao possuir o corpo do humano, acaba só mudando seu temperamento ou tendo controle sobre ele, para depois ele dominar totalmente o seu corpo (somente Poseidon não muda a cor de cabelo do hospedeiro possuído, pois não é um deus maligno). Segundo Rigel, somente poder divino é suficiente para separar um deus do hospedeiro, assim como o sangue de Atena. São eles:

Portadores de Ikhor

São aqueles que receberam dos deuses, o sangue divino em suas veias e isso aumenta o seu poder. São eles:

Pseudo-deuses

Tem poder ou função de um deus, mas ainda são humanos sem nono sentido, mas são respeitados como um deus por seguidores (enganados ou não) por terem um poder próximo a de um Deus.

  • Aria (tornou-se deusa da Terra e foi seguida pelos cavaleiros de Atena por um momento, mas antes, era uma poderosa garota que era identificada como Atena)
  • Amor (após receber o poder de Marte)
  • Balder (recebeu o poder de Loki)
  • Feiyan
  • Shaka
  • Saga
  • Cavaleiro de Serpentário
  • Kyoko (assume a chefia das dríades após a derrota de Éris)
  • Alone (controla o corpo que era pra ser de Hades)
  • Os 4 Pallasitos Primários (suas armas tem poder divino)

Lista de Deuses

Deuses Primordiais

Os primeiros deuses. Usam a Ars Magna de trajes.

  • Caos - O Nada, Deus da Desordem e Confusão (primeiro deus grego)
  • Chronos - O Tempo (criado por si mesmo)
  • Gaia - A Terra, deusa da Vida (filha de Caos)
  • Tártaro - O Makai, local onde os Titãs foram aprisionados (filho de Caos)

Os Grandes Deuses - Saint Seiya: Episode.G.

  • Érebo - Deus da Escuridão (filho de Caos)
  • Eros - Deus do Amor (filho de Caos)
  • Urano - Deus do Céu (filho de Gaia)
  • Pontos - Deus do Oceano (filho de Gaia)

Deuses Olímpicos

São os doze deuses liderados por Zeus que vivem no Olimpo. São os mais poderosos deuses que existem. Na era mitológica, uniram suas forças e baniram seus antepassados, os Titãs, para as profundezas do Tártaro. Os três principais deuses (que possuem os cosmos mais poderosos), chamados também de "os três grandes deuses do Olimpo" são Zeus, Poseidon e Hades que governam os céus, os oceanos e o submundo, respectivamente. São os seres supremos do universo que controlam o nono sentido e despertaram o Big Will (A Grande Vontade), de acordo com o Hipermito. Com este poder, eles são capazes de feitos absurdos como Hades, que alinhou facilmente todos os planetas do Sistema Solar e Poseidon que com seu cosmo provocou tsunamis, tempestades, maremotos em todo o mundo. O grupo ainda não foi mostrado totalmente nas séries e mangás. Somente deuses olímpicos usam armaduras de mesmo tipo, como se fossem um exército só, e estas são chamadas de Kamui. São eles: 

  • Zeus - Deus dos Céus, das Tempestades. Rei dos Deuses (apenas citado)
  • Poseidon - Deus dos Mares e Oceanos (mostrado). Possui um tridente.
  • Hades - Deus do Submundo (mostrado). Possuiu uma espada.
  • Atena - Deusa da Sabedoria, da Guerra Estratégica e da Terra (mostrada). Tem armas como o Báculo de Atena, o Escudo de Atena, e a Ânfora de Atena.
  • Ártemis - Deusa da Lua e da Caça (mostrada). Usa um arco e flecha.
  • Apolo - Deus do Sol, da Profecia, das Artes, da Cura, entre muitos outros atributos (mostrado)
  • Afrodite - Deusa do Amor e da Beleza (em games apenas)
  • Ares - Deus da Guerra (apenas citado)
  • Hefesto - Deus da Metalurgia e do Fogo. Ferreiro dos Deuses (apenas citado)
  • Hermes - Deus do Comércio, dos Ladrões, das Atividades Esportivas, entre muitos outros atributos. Mensageiro dos Deuses (apenas citado)                                                                                       

Clã dos Titãs

Seis deuses e seis deusas nascidos de Gaia. Assim como os olímpicos, também controlam o nono sentido e também são portadores do Ikhor, o sangue divino. Porém, diferentemente dos deuses olimpianos, que controlam o Big Will (A Grande Vontade), os titãs controlam a Dunamis que representa o cosmo da criação, de acordo com o Episódio G. Eles eram os seres mais poderosos antes dos deuses olímpicos assumirem o controle do mundo. Seu reinado começou quando Gaia pediu para que seus filhos, os titãs, derrotassem o pai deles, Urano, mas apenas o titã mais novo, Cronos, teve coragem. Então sua mãe lhe entregou a Foice Megas Drepanon (A arma suprema dos titãs). Com ela, Cronos castrou seu pai que antes de morrer disse que assim como ele que morreu pela mão de seu filho, ele também morreria pela mão de um de seus filhos. Anos mais tarde, os titãs viriam ser derrotados pelos filhos de Cronos, e então começou o reinado olímpico, e os titãs, foram condenados a viveram em tormento nas profundezas do Tártaro. Os titãs são:

Clã dos Gigas

Existem duas classes distintas (diferentes) de gigas.

A primeira, os gigas aparecem no Episódio G a serviço de Cronos (esses são tratados como deuses).  

A segunda, os gigas aparecem na Gigantomaquia a serviço de Tífon, que é o único giga considerado um deus. Todos são familiares de Tífon. Eles usam as Adamas.

A serviço do titã Cronos - Episódio G

A serviço do giga-deus Tífon - Gigantomaquia

Deuses Romanos

A Grande maioria desses deuses surgiram recentemente nas séries de Saint Seiya. De acordo com estudos, os Deuses Romanos, em sua maioria, baseam-se nos Deuses Gregos (numa espécie de sincretismo). Porém em Saint Seiya, tais deuses são totalmente diferentes de suas versões gregas que já apareceram. Seus poderes se mostram capazes de se igualar aos Deuses Olímpicos e até mesmo superá-los como é visto na Saga de Pallas, o Deus do Tempo, Saturno, se mostra muito superior aos deuses comuns, pois nem mesmo a adaga de ouro foi capaz de matá-lo; sendo que ele refere a si mesmo como um deus eterno, assim não podendo morrer.

  • Cupido - Deus do Amor
  • Marte - Deus da Guerra e do Fogo, além de ser o deus do Planeta Marte. Usa o novo báculo de Atena como arma.
  • Saturno - Deus do Tempo e do Espaço e do Planeta Saturno. Usa a Shin Eigouring de arma.
  • Plutão - Deus do Mundo dos Mortos

Outras divindades

São deuses gregos menores e deuses de outras mitologias que apareceram nas séries.

Deuses Menores

Estes são deuses gregos que apesar de serem divindades, não pertencem ao panteão olímpico principal (por isso são considerados inferiores). Apesar de serem considerados inferiores são divindades com todos os atributos divinos: nono sentido, imortalidade e o poder de possuir corpos humanos. Geralmente servem a deuses maiores como Thanatos e Hypnos que servem a Hades desde os tempos mitológicos, com isso ganharam os privilégios de viverem nos Campos Elísios com ele, além de poderem comandar o exército do submundo ao lado de Hades. Também ganharam um aumento nos seus poderes divinos. Mesmo sendo considerados "deuses menores", possuem cosmos capazes de rivalizar com os Deuses Olímpicos.

  • Hypnos - Deus do Sono.
  • Thanatos - Deus da Morte.
  • Pallas - Deusa da Tragédia e do Amor. Usa a Eigouring de arma emprestada.
  • Éris - Deusa da Discórdia.
  • Abel - Ex-Deus Olímpico do Sol.
  • Tífon - Deus dos Gigantes e de Ventos de Tempestades.
  • Kairos - Deus do Tempo/Oportunidade.
  • Hécate - Deusa da Magia. Sua arma é a adaga.
  • Nike - Deusa da Vitória.
  • Euríbia - Deusa do Domínio dos Mares.
  • Deimos - Deus do Pânico (citado apenas).
  • Fobos - Deus do Medo (citado apenas).
  • Perséfone - Deusa e rainha do Submundo (em game apenas).

Deuses dos Sonhos

São os filhos de Hypnos. Eles atuam ao lado do pai no Mundo dos Sonhos e na Guerra Santa do século XVIII. São deuses gregos que podem ser mortos. 

Deuses não Gregos 

São deuses de outras mitologias quase tão poderosos quanto aos Deuses Olímpicos e alguns chegam a se igualar ao seu nível de poder. Usam trajes divinos criados por eles mesmos. Alguns deles, são humanos que atingiram o nono sentido.

  • Abel - Antigo Deus Olímpico do Sol
  • Odin - Deus nórdico de Asgard, da Magia, da Sabedoria, entre outros muitos atributos. Usa a Espada de Balmung e o Draupnir de arma.
  • Apsu - Deus sumério das Trevas e das Águas frescas
  • Apófis - Deus egípcio do Caos. Personificação da Destruição e do Mal que enfrentava Rá todos os dias
  • Anubis - Deus egípcio dos Mortos e da Mumificação
  • - Deus egípcio do Sol
  • Tezcalipoca- Deus asteca do Céu Noturno, da Lua, das Estrelas. Senhor do Fogo e da Morte
  • Quetzalcóatl - Deus ou Deusa asteca da Luz e do Vento
  • Hakuryu - Deus dos Taonia e do Senkyou
  • Balor - Deus celta dos Druídas
  • Lugh - Deus celta da Luz
  • Deus - Deus judaico da Criação (e em diversas religiões, mencionado especificadamente em The Lost Canvas e no filme Guerreiros do Armagedon
  • Loki - Deus nórdico da Trapaça, da Magia, do mal e entre muitos outros atributos. Apareceu duas versões do Deus: uma em game e a outra na série Soul of Gold. Em Soul of Gold, ele é o deus falso de Asgard e usa a Lança de Gungnir de arma.
  • Fudo-Myo -  Deus destruidor da ilusão e o protetor do budismo. Sua arma é uma espada.

Imperadores Celestiais

São deuses romanos que lutaram ao lado de Marte, na Saga de Marte em Saint Seiya Ômega.

  • Baco - equivalente ao deus grego Dionísio;
  • Diana - equivalente a deusa grega Ártemis; 
  • Vulcano - equivalente ao deus grego Hefestos; deus da guerra. 
  • Rômulo - representa o semideus romano, filho de Marte. Aparentemente, o líder dos 4 reis celestiais. 

Anjos

Existem duas classes distintas (diferentes) de anjos:

Anjos Celestes

Servem aos deuses em geral. Os que apareceram até agora (no filme Prólogo do Céu e em Next Dimension), servem aos deuses gregos. Vivem no Tenkai.

Anjos Caídos

São os demônios das religiões judaicas e cristãs. Subordinados de Lúcifer, após o mesmo se rebelar contra Deus, levando muitos anjos com ele para a Terra. Aparecem no filme Os Guerreiros do Armageddon. Vivem no Makai.

Lista de Facções

Facções são os exércitos particulares de algum deus formados geralmente por humanos, mas existem exceções, como os anjos e os gigas, que lutam pelos seus deuses para fazerem-os alcançarem seus objetivos divinos. Muitas vezes, quando os deuses e seus guerreiros entram em conflito contra outra facção, ocorre o que chamamos de Guerra Santa.

Trivialidades

  • Humanos que se aproximaram do poder dos deuses, como Buda, não se incluem na categoria.
    • Além disso, Buda também não é considerado um deus na realidade.
  • Apesar de diversos deuses gregos terem sido chamados de "Grandes Deuses" através dos tempos, apenas 4 foram referidos de tal forma na série, Urano (o Céu), Pontos (o Oceano), Érebo (a Escuridão) e Eros (o Amor).
    • Gaia (a Terra) é considerada uma existência superior a estes deuses.
  • Apesar de muitas pessoas confudirem Cronos com Chronos, tanto na mitologia grega verdadeira e em Saint Seiya, respectivamente, o primeiro era um titã, o líder de todos os titãs e o outro era um deus primordial, o deus do tempo. O primeiro apareceu no Episódio G e o segundo em Next Dimension. Algumas pessoas pensam também que Cronos, detinha o poder sobre o tempo, porém nem na mitologia e em Saint Seiya o mesmo detém esse controle, apenas Chronos.
Divindades
Deuses Primordiais
(Episódio G)
Clã dos Titãs
(Episódio G)
Clã dos Gigas
(Episódio G)
LyaxPhloxAnemosBronteSpateZugilosHoplismaDrakonThêr
Deuses dos Sonhos
(The Lost Canvas)
OneirosMorfeuFântasoÍceloFobetor
Panteão Egípcio
(Episódio G)
AnubisApófis
Panteão Celta
(The Lost Canvas)
LugBalorEthlinn
Panteão Asteca
(The Lost Canvas)
TezcalipocaQuetzalcóatl
Panteão Nordico OdinLoki
Pseudodeuses AriaCavaleiro de OfiúcoFeiyanSagaBalder
Mundos
Planetas TerraPlaneta MartePlaneta Saturno
Reinos TenkaiSekaiKaikaiMeikaiYumekaiMakai
Dimensões UniversoConfins do Tempo • Hiperdimensão
Raças de Saint Seiya
Céu Deuses* | Anjos
Terra Humanos | Muvianos* | Centauros | Dríades | Fantasmas | Semideuses
Inferno Fadas | Ninfas
Tártaro Anjos caídos* | Demônios | Monstros | Titãs* | Gigas
Outras raças não especificadas Marcianos | Palasitos*

Referências Bibliográficas e Notas

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Deuses

  • Deuses que eram humanos

    3 mensagens
    • A mitologia explica isso com a ambrozia. Sengundo o mito, aquele que comesse ambrozia tornava-se um deus. Exemplos de humanos que se torna...
    • Essa pergunta q nao tem nada haver.  Nos animes os deusessão encarnados na forma humana e não são humanos em si. Por exemplos, Saori...
  • Jabu

    4 mensagens
    • jabu owna geral
    • jabu nao desistiu da saori ainda, kkkk

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória