Fandom

Saint Seya Wiki

Episódio 71 (Ômega)

2 336 pages em
Este wiki
Adicione uma página

A Armadura Amaldiçoada! O Cavaleiro de Cavalo Menor! (Norowareta Kurosu!? Ekureusu no Seinto! 呪われた聖衣(クロス)!? 小馬座(エクレウス)の聖闘士(セイント)!) é o septuagésimo primeiro episódio do anime Os Cavaleiros do Zodíaco Ω. Também corresponde ao vigésimo episódio da segunda temporada da série.

Resumo

À caminho do castelo, Kouga e seus amigos encontram Celeris, o Cavaleiro de Cavalo Menor que protege os refugiados nos subterrâneos do campo de batalha. Apesar das brincadeiras, ele está ciente o quão penoso é vestir tal Armadura de Bronze devido à maldição que ela tem desde as épocas mitológicas. Éden se junta aos cavaleiros e também conhece a pequena Selene, que faz o possível para ajudar Celeris a recuperar o ânimo e as esperanças daqueles que não tiveram o tempo congelado pelas ações dos pallasitas. Ao ter que encarar Thebe outra vez, Éden percebe que há algo que deve proteger a todo custo enquanto que Subaru e Celeris são emboscados por Hati e outros inimigos...

Enredo

Uma menina loira tenta despistar os pallasitas na tentativa de levar medicamentos para alguns colegas refugiados. Infelizmente, os inimigos a encontram e exigem saber o paradeiro dos humanos que conseguiram escapar da tirania de Pallas. Eis que Kouga, Subaru, Ryuho e Haruto entram em cena para ajudá-la. Contudo, os quatro não percebem que outros pallasitas a capturaram e quando tudo parecia perdido, Éden de Órion surge para salvar a garotinha chamada Selene.

Embora estejam contentes em rever o Cavaleiro de Órion, os demais sabem que não há tempo para comemorar, pois inúmeros Pallasitas de Quarta Classe começaram a aparecer. Por causa dos ferimentos causados por Miller, Subaru não estava lutando direito e enfrenta sérios problemas. Por obra do destino, ele é protegido por Celeris, o Cavaleiro de Bronze de Cavalo Menor, auxiliado por outros humanos, armados com pistolas. Os pallasitas percebem estar em desvantagem e batem em retirada. Kouga e seus amigos querem chegar ao castelo de Pallas o mais rápido possível e ignoram o fato de Celeris ser um dos Cavaleiros de Atena. O gentil guerreiro propõe a eles um atalho até o castelo pelos subterrâneos de Pallas Belta.

No castelo de Pallas, Titan é informado por Hati que há humanos que não foram afetados pelo poder do tempo e que estão refugiados em algum lugar de Pallas Belta, e escoltados pelos Cavaleiros de Bronze. O Pallasita Primário ordena que Hati os elimine rapidamente, porém Thebe insiste por uma revanche. Titan ordena que os dois pallasitas trabalhem juntos em prol de Pallas, deixando-os muito frustrados.

Celeris leva os cavaleiros até o esconderijo dos refugiados. Eles estão surpresos por encontrar tantos civis sobreviventes, e ainda mais admirados por Celeris ter ignorado os chamados do Santuário durante todo esse tempo para protegê-los da nova ameaça. Ryuho percebe que ele está escondendo algo muito importante e revela aos seus amigos que provavelmente Celeris protegeu as pessoas para não se envolver diretamente num confronto com os inimigos, pois a morte é certa para todo aquele que envergar a Armadura de Cavalo Menor. Ryuho explica que esta é uma maldição da armadura de gerações atrás, mas Éden não consegue compreender o motivo de Celeris arriscar-se tanto. Subaru o provoca, dizendo que alguém como Éden, que quer ignorar seus laços de sangue a qualquer custo, que não deseja o poder de um deus, jamais entenderia o quão ambiociosos os humanos poderiam ser.

Celeris revela conhecer o labirinto subterrâneo que levaria os cavaleiros até o castelo de Pallas, pois nasceu e cresceu na cidade, que os pallasitas tomaram tempos atrás tornando-a a Pallas Belta do século atual. Contudo, ele se recusa a acompanhar seus amigos com a desculpa de proteger os sobreviventes para sempre. Subaru o considera um covarde, mas Selene avisa a todos que os ferimentos de Celeris não estão cicatrizando porque dia após dia, ele empenha esforços para impedir que os pallasitas descubram o paradeiro dos sobreviventes.

Infelizmente, Hati e Thebe conseguem localizá-los com a ajuda de seus asseclas. Enquanto Thebe ataca pela superfície, Hati escolta seus soldados pelos subterrâneos. Éden, Haruto, Ryuho e Kouga enfrentam Thebe e seus soldados, enquanto que Celeris e Subaru percebem o instinto assassino de Hati se aproximando e trabalham juntos para detê-lo. O plano de Hati e Thebe é distrair os cavaleiros para que os demais soldados deem cabo dos sobreviventes. Hati está confiante que poderá se locomover pelo labirinto subterrâneo graças a sua audição apurada, porém é surpreendido pelo empenho de seus oponentes. Celeris consegue rechaçar suas adagas com seu cosmo para proteger Subaru, que não está em boas condições para lutar por causa de sua armadura danificada.

Subaru ainda considera Celeris um covarde, porém este o compreende dizendo que além disso é um fraco que teve a ajuda da Armadura de Cavalo Menor naqueles tempos tão difíceis. O Cavalero de Aço se impressiona com o fato da armadura não ser amaldiçoada, e sim, possuir um forte sentimento de proteger aquele que a enverga. Hati fere Celeris com suas adagas, porém o oponente não se abate e consegue desferir um golpe direto em seu rosto. Os planos dos pallasitas sofre um atraso graças aos esforços dos cavaleiros. Irritado com a chegada de Souma e Yuna, Thebe resolve agir por conta própria e invoca um poderoso meteoro capaz de devastar completamente o campo de batalha.

Hati pressente o perigo e recua com os demais soldados. Celeris e os demais cavaleiros temem pelo pior, pois os civis ainda estavam escondidos nos subterrâneos de Pallas Belta e poderiam morrer esmagados. Souma acredita que Thebe pode causar muitos problemas, mas Yuna, por sua vez, sabe que há alguém disposto a detê-lo e bem capaz disso. Éden confronta Thebe, dizendo que a verdadeira força se manifesta quando o guerreiro encontra alguém para proteger. O Cavaleiro de Órion consegue destruir o asteróide e Thebe é morto. Enquanto todos repousam seus corpos feridos, Selene cumprimenta Éden por seus esforços e este retribui com um sorriso.

Acontecimentos Importantes e Curiosidades

  • Lançamento oficial da primeira leva de DVDs da série Ômega no mercado brasileiro. Os primeiros DVDs foram entregues aos consumidores a partir do dia 05 de setembro com dublagem oficial dos estúdios Dubrasil, sob a direção de Hermes Baroli, dublador do personagem Seiya e de Zodja Pereira, também escalada para emprestar sua voz a vilã Medea;
  • É revelado que os humanos, cujo cosmo é mais forte comparados àqueles que foram facilmente petrificados, estão residindo nos subterrâneos de Pallas Belta e protegidos pelo Cavaleiro de Bronze de Cavalo Menor (Eqûelus). Na série Ômega, o cavaleiro é Celeris. Contudo, a partir de agosto de 2013, o prólogo de um mangá spin-off da franquia Saint Seiya passou a ser divulgado na revista japonesa Champion Red. Sob autoria de Chimaki Kuori em parceria com Masami Kurumada, a nova história, Saint Seiya - Saintia Shô (com o título provisório, Os Cavaleiros do Zodíaco - A Amazona Shô) aborda a vida das guerreiras que juraram proteger a deusa Atena. Nas obras de Kurumada, elas são conhecidas como Mulheres Cavaleiros (女聖闘士 Onna Seinto); enquanto que a palavra Saintia (セインティア) pode ser traduzida, a primeiro momento, como lutadora, guerreira, sacerdotisa ou amazona. A protagonista da série também é protegida pela constelação de Cavalo Menor e possui algumas semelhanças com o protagonista-mor da franquia, Seiya. A Toei Animation aproveitou o embalo para divulgar um novo personagem na série Ômega e mostrar aos fãs que há outros guerreiros à serviço de Atena e que compartilham os mesmos anseios e vontades;
  • Eqûelus (Equ, no singular) é o aglomerado de estrelas (conhecidas como Eqûlei) do hemisfério celestial norte, vizinhas das constelações de Pégaso, Golfinho e Aquário. A palavra é latim para pequeno cavalo, ou potro. A constelação de Cavalor Menor é a segunda menor, após a constelação de Cruzeiro do Sul (Crux), e foi descoberta por Ptolomeu. Na mitologia grega, Celeris foi um potro extremamente veloz oferecido pelo deus Hermes (Mercúrio para os romanos) como presente para o guerreiro Castor. Na série Ômega, os roteiristas aproveitaram algumas vertentes históricas que asseguram que Celeris é o irmão caçula do Pégaso, o Cavalo Alado e para mantê-los juntos, Zeus, o patrono dos deuses, os colocou lado a lado no firmamento;
  • Pela primeira vez em toda a franquia, uma armadura é tratada como amaldiçoada. No caso do Cavalo Menor, a armadura que pertence às 88 constelações é da patente Bronze, tal qual no mangá de Kuori; contudo é abordada na série Ômega como um agouro para os cavaleiros, pois qualquer um que a vestir recebe um convite sem volta para o Mundo dos Mortos. O mistério por trás disso será revelado em episódios posteriores;
  • Thebe e Hati retornam neste episódio, causando problemas aos heróis. Após recuperar a confiança em si mesmo e perceber o que precisa proteger, Éden elimina o primeiro pallasita; porém Hati e Celeris iniciam uma luta mortal nos esgotos de Pallas Belta. Humilhado por outra derrota, Hati promete se vingar;
  • Nomes dos personagens - em uma das cenas do episódio, Selene admite considerar estranho os nomes de Subaru, Ryuho, Haruto e Kouga, ao contrário do nome de Éden por já tê-lo ouvido em histórias antes. Os quatro primeiros nomes são de origem asiática, mas por Selene viver com os demais refugiados em uma região de cultura ocidental não é de se estranhar que o nome Éden lhe seja mais familiar. Talvez a história que a menina tenha ouvida seja a Bíblia Sagrada, pois é um dos livros mais antigos e divulgados tanto no Oriente quanto no Ocidente. Éden é um termo de origem hebraica, e parece ser derivado da palavra edinu, que significa planície ou estepe em sumério antigo, conforme a Septuaginta, um dos nomes atribuídos as versões mais antigas da Bíblia. Neste livro, o termo original é Gan Eden (גן עדן), de onde o primeiro termo é traduzido pelo hebreus como jardim e pelos gregos como paraíso. Devido a isso, há a associação da palavra Paraíso com o Jardim do Éden, ou para os leigos, Campos Elíseos;
  • Estreia de Selene na série Ômega - na mitologia grega, ela era a deusa da lua, das cinzas e da fumaça, sendo filha de Hiperião (vulgo Hipérion) e Teia, e irmã de Apolo (Hélio para os romanos), o deus Sol e de Eos, a deusa do amanhecer. Nos tempos clássicos, Selena foi diversas vezes associada à Ártemis, porém os romanos, mais tarde, a chamaram de Luna (ou Luana), por esta apenas agir durante a noite ao contrário da primeira que era habilidosa na caça sem necessariamente depender dos períodos do dia para abater suas presas. Os romanos passaram a chamar Ártemis de Diana. As duas deusas também foram associadas à Hécate, pois, segundo os romancistas, Apolo não suportaria ter de dividir o panteão olímpico do Sol grego com outro deus a não ser seu pai, o grande Zeus. Hécate, Ártemis e Selene foram consideradas deusas da lua, embora a última representasse a personificação de cada fase lunar. Curiosamente, o design da nova personagem da série Ômega é semelhante ao da protagonista da série criada pela mangaká Naoko Takeuchi, Sailor Moon chamada Usagi Tsukino (Serena, na adaptação brasileira). Sailor Moon também foi um animê dublado pelo extinto estúdio Gota Mágica, responsável pela primeira adaptação brasileira da versão clássica de Saint Seiya nos anos 90. Selene e Serena são loiras, tem olhos azuis e são dotadas de grande generosidade. A personagem de Takeuchi tinha uma mascote de estimação, a gatinha Luna (Lua, na adaptação brasileira). Também vale lembrar que Ártemis, Apolo e Hécate são personagens da série original de Kurumada. Os primeiros são retratados como irmãos, tal qual a mitologia no filme Prólogo do Céu, e são os antagonistas-mor enquanto que Hécate é uma personagem coadjuvante em Next Dimension.

Personagens aparecem na seguinte ordem

  • Selene
  • Kouga
  • Ryuho
  • Haruto
  • Subaru
  • Éden
  • Miller - flashback
  • Celeris
  • Hati
  • Titan
  • Thebe
  • Souma
  • Yuna

Técnicas e Armas Utilizadas

  • Luva da Alquimia: Rejeição do Elemento (Alchemy Glove: Elemento Rejection) por Miller - flashback;
  • Martelo Demoníaco (Demon's Hammer) e Asteroide Gigante (Gigantic Asteroid) por Thebe;
  • Adaga Assasina (Bloody Dagger) e Dilúvio Sangrento (Bloody Rain) por Hati;
  • Trovão Selvagem (Tornituri Fera Caelos) e Extermínio de Órion (Orion Extermination) por Éden;
  • Chama Flamejante de Leão Menor (Lionet Burning Fire) por Souma;
  • Tornado Divino (Divine Tornado) por Yuna.

Prévia (Próximo Episódio)

  • Celeris quer se sacrificar para ajudar seus novos companheiros a chegar o mais próximo possível do castelo de Pallas. Subaru se comove com tanta dedicação e eleva seu cosmo ao extremo para enfrentar os pallasitas com sua nova Armadura de Bronze...

Galeria

Lista de Episódios Saint Seiya Ω
Saga de Marte 010203040506070809101112131415161718192021222324252627282930313233343536373839404142434445464748495051
Saga de Pallas 52535455565758596061626364656667686970717273747576777879808182838485868788899091929394959697

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória