Wikia

Saint Seya Wiki

Espectros de Hades

2 112 pages em
Este wiki
Comentários26
Espectros de Hades
6956763134467468354325
Nomenclatura: Kanji
Nome original ハーデスの冥闘士
Romanização Hādesu no supekutaa
Tradução literal Espectros de Hades
Nomenclatura: Kana
Nomenclatura Alternativa
Informação geral
Quartel-general Mundo dos Mortos
Divindades Hades
Comandantes Deuses Gêmeos

Pandora (representante)

Aliados Berserkers de Ares [referência necessária]
Inimigos Cavaleiros de Atena
Marinas de Poseidon
Dados de anime e mangá
Aparições Mangá, anime e jogos
Estréia Capítulo 70 / Episódio 115
Lista de Espectros de Hades

Os Espectros (ハーデスの冥闘士, Hādesu no Supekutaa) são os guerreiros que servem ao deus do submundo, Hades.

O Senhor das Trevas concede um corpo físico para as almas mortas (não se sabem quando, mas que estas odiavam ficar no Inferno), fazendo-as servi-lo como espectros com a promessa de vida eterna; eles não são seguidores de Hades apenas pela vida eterna, mas sim, por eles acreditarem que o reinado de Hades traria vida eterna a todos, como se fosse nos Elíseos e não como se fosse no Inferno. Aqueles que têm um grande apego pela vida acabam caindo na tentação da vida eterna e entrando para o exército de Hades. Assim como a reencarnação de Hades, esse corpo tem uma vida normal e personalidade criada corporalmente apenas (personalidade de mentira) pois todo o corpo tem personalidade; ao despertar das estrelas, as almas dos espectros vão pros seus corpos e possuem ela. Esse corpo abandona seu nome antigo pra servir Hades (assim como a reencarnação de Hades), tendo em vista que espectros nunca mudam de nome, já que elas tem nome do antigo corpo original que morreu a quem essa alma pertencia.

Sendo seguidores do Deus Hades, que é capaz de fornecer um corpo físico para as almas mortas. O Conceito de morte não existe entre os soldados de Hades. Existem 108 espectros, e estes foram selados por Atena na Última Guerra Santa, porém o Selo de Athena perdeu seu efeito e os 108 espectros se libertaram, dando início a mais uma Guerra Santa.

Eles não suam cosmo energia, mas tem sexto sentido pra sentí-las.

O Exército de Hades

Aqueles que acolhem a alma de um Espectro adquirem uma armadura protetora chamada Surplice, negra e brilhante como o ébano. Com as Surplices, os Espectros conseguem ir e vir entre o mundo dos vivos e o Mundo dos Mortos, sem que precisem despertar uma energia cósmica maior neles. Além disso, como a Surplice é destinada ao escolhido segundo a Estrela Maléfica que rege sua vida, o Espectro não precisa enfrentar um treinamento como os Cavaleiros de Bronze ou ter alguma qualificação natural como os Generais Marinas. As Surplices reagem sobre o corpo daquele ser escolhido pela Estrela Maligna, transformando sua natureza para que aceite o uso da veste. Em outras palavras, o Espectro nada mais é do que um meio para que a Surplice exerça sua função, um tipo de marionete. Pode-se até dizer que é a Surplice quem controla o Espectro. Essa propriedade de modificar o corpo de quem a veste parece transformar as pessoas em algo não humano, como o exemplo de Myu de Borboleta.

Os planos diabólicos de Hades não pararam quando ele produziu 108 guerreiros com poderes similares aos dos Cavaleiros de Atena. Criando um campo de força em torno do Castelo de Hades localizado na Terra, o Senhor das Trevas restringiu o poder dos Cavaleiros em 10%, ganhando território para que a vitória fosse quase completa. Dentro desse campo de força, nem mesmo os Cavaleiros de Ouro são páreo para os Espectros. Isso explica por que três dos Cavaleiros de Ouro foram enviados para o Inferno ainda em vida por Radamanthys de Wyvern, sem ao menos reagirem.

Os dois deuses superiores aos espectros, Thanatos e Hypnos, sempre desprezaram a existência dos Espectros porque sabiam que o poder deles vinha, na realidade, das Surplices. Para os dois, não importava se todos os espectros morressem, pois logo poderiam ser substituídos por outros escolhidos pelas Estrelas Maléficas, sem que houvesse desfalque no exército. Além disso, eles tinham absoluta confiança que o poder dos dois bastaria para resolver todos os problemas, caso fosse necessário.

Por que os espectros são 108? Segundo os ensinamentos budistas, o número 108 representa os 108 sentimentos que atormentam e desorientam a vida dos seres humanos. Os sentidos por meio dos quais compreendemos e percebemos determinadas situações são a base deste cálculo. A natureza desses sentidos origina-se da visão, da audição, do olfato, da gustação, do corpo físico e da mente. Cada qual pode ser qualificada em três sentimentos ou sensações que são: 'agradável', 'desagradável' e 'indiferente'. Para se entender a origem do 108, multiplicamos as seis percepções por esses três sentimentos. Assim, temos que 6 x 3 = 18. Esses 18 sentimentos podem, por sua vez, ser movidos por sentimentos 'puros' e 'impuros' e, assim, multiplica-se novamente por 2, totalizando 36. A existência, no entanto, abrange experiências do Passado, do Presente e do Futuro e, por isso, deve-se multiplicar novamente esses 36 sentimentos pelas 3 dimensões temporais, o que totaliza 108. No Japão, na passagem de ano, há o ritual de se tocar os sinos 108 vezes, que simboliza a purificação desses 108 sentimentos que causam a infelicidade dos homens. Por isso também o rosário de Shaka tem esses 108 sentimentos representados em 108 contas.

Segundo Lost Canvas, os espectros sempre são os mesmos, mas segundo Next Dimension, os espectros tem outro nome. Não se sabe se suas bases são trocadas de guerra santa pra guerra santa.

Bases

Em Lost Canvas

Na Saga Clássica

Hierarquia

Deuses a serviço de Hades

São divindades que são subordinados ao senhor do submundo. Os mais próximos dele, são os Deuses Gêmeos, Thanatos e Hypnos, que são seus servos mais confiaveis desde os tempos mitológicos. Funcionam como assessores diretos de Hades. Eles são superiores a qualquer espectro inclusive Pandora. Também são incrivelmente poderosos sendo que Thanatos destroçou facilmente cinco armaduras de ouro, e Hypnos não apenas aprisionou Shun em um sono eterno como também conseguiu se igualar a Shiryu e Hyoga mesmo com eles trajando armaduras divinas; Já os outros, são os Deuses dos Sonhos, filhos de Hypnos responsáveis por guardar cada região do Mundo dos Sonhos. São chamados apenas em missões importantes.

Deuses gêmeos

Deuses dos Sonhos

Em games

Os 108 Espectros

Fiéis guerreiros a servir Hades.

Enciclopédia Oficial.

Comandante dos espectros

  • Pandora / (ND) / (TLC) - É a irmã humana da alma de Hades (não é a irmã divina, como Atena é de Artemis; ela é irmã por parte de mãe pois a sua alma nasce de sua mãe sem precisar de um pai) pois é a quem em cada encarnação, tem sua mãe grávida da alma de Hades na Terra e esta morre junto com a sua casa pouco tempo depois, e assim, desde criança, Pandora cuida de Hades desde que nasceu (pois os pais dele morreram), procura seu corpo (que nasceu em outro local com outro pai e mãe) e o une a alma; depois, Pandora manda nos espectros (pois os deuses gêmeos não podem se revelar e Hades está as vezes jovem demais); ela recebeu uma pulseira pra poder ir aos Elíseos, tendo em vista que ela é a única que sabe dos deuses gêmeos e sobre aquele lugar, ou seja, engana todos os espectros também. Ela tem poderes, não sendo uma humana normal. Pandora é a única que tem mesmo nome do corpo (vendo que ela tem sobrenome) e desde nascida já tem a reencarnação de Pandora. Não se sabe se antes de Next Dimension e Lost Canvas ser criado, se Pandora era só uma serva que foi mandanda por Tanatos e Hypnos a cuidar de Hades (e usada e enganada, tendo uma triste história) apenas nessa geração ou se Kurumada tinha ela existente em outras gerações em mente na época. Ela sempre divulga que Hades é um bom homem, como fez com Orfeu e os espectros e os cavaleiros revividos; isso mostra o quanto ela se dedica e ama ele, desde criança. Ela na verdade seguia a Hades devido a um transe.

Juízes do Inferno (Kyotos)

São os três espectros mais poderosos do exército de Hades. Supõe-se que seus poderes equiparam-se aos dos Cavaleiros de Ouro. Acredita-se que todos os 105 Espectros restantes são divididos entre os três Juízes, resultando num total de 35 para cada um. Eles são rivais um do outro. 

Na Saga Clássica e em Lost Canvas
  • Radamanthys de Wyvern / (TLC), Estrela Celeste da Fúria (天猛星ワイバーンのラダマンティス, Tenmōsei Waibān no Radamantisu). Na mitologia grega, um dos três juízes no Mundo dos Mortos, que julgava as almas vindas da Ásia. Seus subordinados conhecidos são Valentine de Harpia, Sylphid de Basilisco, Queen de Alraune, Gordon de Minotauro e outros 7 espectros que aparecem no castelo de Hades.
  • Minos de Grifon / (TLC), Estrela Celeste da Nobreza (天貴星グリフォンのミーノス, Tenkisei Gurifon no Minosu). Na mitologia grega, o juiz supremo do Mundo dos Mortos, que dava o voto final, ou seja, que decidia o destino das almas, em casos especiais (por isso só ele julga no anime, na 1ª prisão). Seus subordinados conhecidos são Byako de Necromancer, Zelos de Sapo, Lune de Balron e outros.
  • Aiacos de Garuda / (TLC), Estrela Celeste do Heróismo (天雄星ガルーダのアイアコス, Tenyusei Garuuda no Aiakosu). Na mitologia grega, um dos três juízes no Mundo dos Mortos, que julgava as almas vindas da Europa. Seus subordinados conhecidos são Violet de Behemoth e os espectros que invadiram com ele o santuário em Next Dimension.
Em Next Dimension
  • Vermeer de Grifon, Estrela Celeste da Nobreza (天貴星グリフォンのバーミア; Tenkisei Gurifon no Baamia). Vermeer é o Juiz do inferno de Grifon durante o Século XVIII. 
  • Suikyo de Garuda, Estrela Celeste do Heroísmo (天雄星ガルーダの水鏡, Tenyusei Garuuda no Suikyo).

Espectros Celestes

Geralmente são os espectros do exército de Hades que defendem o submundo. Ficam encarregados de proteger locais importantes como as prisões na Saga de Hades e como os templos do Lost Canvas em The Lost Canvas. Supõe-se que seus poderes equiparam-se com aos dos Cavaleiros de Prata

  • Valentine de Harpia / (TLC), Estrela Celeste do Clamor (天哭星ハーピーのバレンタイン, Tenkokusei Haapii no Barentain).
  • Caronte de Aqueronte / (TLC), Estrela Celeste do Hiato (天間星アケローンのカロン, Tenkansei Akeron no Karon).
  • Lune de Balron / (TLC), Estrela Celeste da Eminencia (天英星バルロンのルネ, Teneisei Baruron no Rune).
  • Faraó de Esfinge / (TLC), Estrela Celestial da Besta (天獣星スフィンクスのファラオ, Tenjusei Sfinkusu no Farao).
  • Rock de Golem, Estrela Celeste do Chifre (天角星ゴーレムのロック, Tenkakusei Gooremu no Rokku).
  • Iwan de Troll, Estrela Celeste da Derrota (Tenbaisei Tororu no Iwan).
  • Flégias de Lycaon / (TLC), Estrela Celeste do Crime (天罪星リュカオンのフレギアス , Tenzaisei RyuKaon no Furegiasu).
  • Stand de Besouro Mortal / (TLC), Estrela Celeste da Feiúra (天醜星デッドリー・ビートルのスタンド, Tenshusei Dddorii Biitoru no Stand).
  • Sylphid de Basilisco / (TLC), Estrela Celeste da Perspicácia (天捷星バジリスクのシルフィード, Tenshosei Bajirisuku no Shirufiido).
  • Queen de Alraune / (TLC), Estrela Celeste Demoníaca (天魔星アルラウネのクィーン, Tenmasei Aruraune no Kuin).
  • Gordon de Minotauro / (TLC), Estrela Celeste do Cárcere (天牢星ミノタウロスのゴードン, Tenrosei Minotauyrosu no Goodon).

Espectros Terrestres

São geralmente os espectros enviados em missões fora do submundo como, por exemplo, atacar o santuário e a vila Rodório. Supõe-se que seus poderes equiparam-se aos dos Cavaleiros de Bronze.

  • Niobe de Deep / (TLC), Estrela Terrestre das Trevas (地暗星ディープのニオベ, Chiansei Diipu no Niobe).
  • Giganto de Ciclope / (TLC), Estrela Terrestre Violenta (Chibousei Saikuropusu no Giganto).
  • Myu de Papyllon, Estrela Terrestre Sinistra (地妖星パピヨンのミュー, Chiyōsei Papiyon no Myū).
  • Laimi de Verme / (TLC), Estrela Terrestre da Submissão (地伏星ワームのライミ, Chifukusei Waamu no Raimi).
  • Kiew de Durahan / (TLC), Estrela Terrestre da Sombra (地陰星デュラハンのキューブ, Chiinsei Dyurahan no Kyuubu).
  • Ox de Górgona, Estrela Terrestre da Corrida (Chisousei Googon no Okusu).
  • Miles de Elfo, Estrela Terrestre da Depreciação (Chiretsusei Erufu no Miruzu).
  • Zeros de Sapo / (TLC), Estrela Terrestre Bizarra (Chikisei Furogu no Zeerosu).
Em Next Dimension

Soldados rasos

São os soldados rasos do exército de Hades. Geralmente usam uma foice e a grande maioria não foi nomeada durante as séries. Com exceção de:

Quanto aos demais, são conhecidos apenas como Esqueletos.

Espectros exclusivos de The Lost Canvas

No mangá spin-off de Saint Seiya apareceram espectros nunca vistos antes no mangá original, que são:

  • Kagaho de Benu, Estrela Celeste da Violência (天暴星ベヌウの輝火, Tenbousei Benuu no Kagaho).
  • Byako de Necromancer, Estrela Celeste do Espírito (Tenreisei Nekuromansâ no Byaku).
  • Wimber de Morcego, Estrela Terrestre da Premonição (地察星バットのウィンバー, Chisatsusei Batto no Winbaa).
  • Chesire de Cat Sidhe, Estrela Terrestre da Fera (Chijuusei Ketto Shii no Chesha).
  • Edward de Sylph, Estrela Terrestre do Vôo (Chihisei Shirufu no Etovaruto).
  • Violate de Behemot, Estrela Celeste da Solidão (天孤星ベヒーモスのバイオレート, Tenkosei Behiimosu no Baioreeto).
  • Fiodor de Mandrágora, Estrela Terrestre do Ferimento (天傷星マンドレイクのヒョードル, Tenshousei Mandoreiku no Hyoodoru).
  • Verônica de Nasu, Estrela Celeste da Contemplação (Tenkyûsei Nasu no Beronika).
  • Gregory de Gembu, Estrela Celeste do Retrocesso (天退星玄武のグレゴー, Tentaisei Genbu no Guregoo).
  • Tokusa de Hanuman, Estrela Celeste da Habilidade (天巧星ハヌマーンのトクサ Tenkōsei Hanumān no Tokusa).
  • Yohma de Mefistófeles, Estrela Celeste da Liderança (天魁星メフィストフェレスの杳馬, Tenkaisei Mefisutoferesu no Yoma).
  • Luco de Dríade, Estrela Celeste da Ascensão.
  • Partita de Coruja (falsa espectra), Estrela Celeste da Soberania (天王星の守り人オウルのパルティータ, Ten'ou-sei Ouru no Parutiita).
  • Kageboshi, Estrela Terrestre do Repouso (地鎮星影法師; Chichinsei, Kagebōshi).
  • Atavaka, Estrela Terrestre da Liderança.

Outras Estrelas Terrestres descritas no Mangá

  • Da Alegria
  • Da Vastidão
  • Da Velocidade
  • Da Penalidade
  • Da Loucura
  • Da Posse
  • Da Escravidão

Outras Estrelas desconhecidas

  • Da Ingenuidade.
  • Da Carnivora.
  • Do Abuso.
  • Do Vexame.
  • Da Desatenção.
  • Do Sadismo.
  • Da Vingança.
  • Do Sarcasmo
  • Da Discórdia.
  • Do Engano.
  • Do Cálculo.
  • Da Teimosia.
  • Da Blasfêmia.
  • Da Carnificina
  • Da Indiferença.
  • Da Sedução.
  • Do Prejuízo.
  • Da Gula.
  • Da Ilusão.
  • Da Mentira.
  • Da Vaidade.
  • Do Desrespeito.
  • Da Infâmia.
  • Da Arrogancia.
  • Da Emboscada.
  • Do Masoquismo.
  • Da Curiosidade.
  • Dos Caprichos.
  • Da Negatividade.
  • Da Presunção.

Observações:

  • A maioria dos 108 espectros não possui nome nem nenhuma caracterização.

Guardiões das estrelas

São os que guardam os Templos Malígnos de Hades. Seu poder varia de guardião pra guardião e nem sempre são espectros.

Criaturas a serviço de Hades

Ilegítimos:

  • Saga de Gêmeos
  • Aspros de Gêmeos
  • Partita de Coruja
  • Afrodite de Peixes
  • Câmus de Aquário
  • Shura de Capricórnio
  • Máscara da Morte de Câncer
  • Algethi de Hércules
  • Dio de Mosca
  • Sirus de Cão Maior
  • Misty de Largato
  • Mousses de Baleia
  • Babel de Centauro
  • Algol de Perseu
  • Capela de Auriga
  • Dante de Cérbero
  • Cavaleiro de Auriga (Século XVIII)
  • Cavaleiro de Sagita (Século XVIII)
  • Cavaleiro de Cérbero (Século XVIII)

Curiosidades

  • No Brasil, o termo surplice ficou conhecido como "sapuris", que nada mais é do que a transcrição fonética em japonês do termo em inglês "surplice" - uma roupa tipo avental que os homens religiosos usam ao subir no altar ou púlpito.
  • Surplice em português = Sobrepeliz
  • O número particular de espectros, 108, vem da tradição budista de que existem 108 pecados entre o indivíduo e o Nirvana, maior estado espiritual a se alcançar, e no ano-novo japonês, um sino é tocado 108 vezes para afastar tais pecados.
  • As 108 Estrelas do Destino (天導一百零八星) são o ponto principal no enredo do clássico chinês Shui Hu Zhuan (水滸傳), geralmente traduzido como Na Borda da Água.
  • A grande maioria dos espectros, nas três séries, não foram nomeados.
  • É o exército de um deus mais numeroso até agora, em questão de guerreiros oficiais (sem contar os soldados rasos, pois não são considerados "guerreiros oficiais" num exército divino).
  • Contudo, mesmo se contarmos todos os espectros (anônimos e nomeados) que apareceram tanto no mangá e/ou anime das três séries que narram Guerras Santas contra Hades (Saga de Hades, The Lost Canvas e Next Dimension) não chega-se ao número 108.
    • O mesmo ocorre com os 88 Cavaleiros de Atena, que mesmo somando todos os cavaleiros e amazonas apresentados, não chegamos ao número de 88 Cavaleiros de Atena.
  • Além disso, grande maioria dos espectros não conhecem a existência dos Deuses Gêmeos. Porém, em The Lost Canvas, Verônica de Nasu atua diretamente em nome de um deles, de Thanatos.
  • Mesmo não estando entre os Juízes do Inferno, alguns espectros são bastante fortes chegando-se a ter poderes equiparáveis aos dos Kyotos, como Kagaho de Benu.
Espectros de Hades
Deus Hades
Rainha Perséfone
Deuses Gêmeos Hypnos (LC)  •  Thanatos  (LC)
Comandande Pandora (ND | LC)
Deuses dos Sonhos PhobetorPhantasosIcelosMorfeuOneiros
Juízes da Morte

Radamanthys (LC)  •  Aiacos (LC) •  Minos (LC)

Suikyo  •  Vermeer

Mi Yan

Estrelas Desconhecidas

Espectro de Gárgula

Soldados rasos

Markino  •  Esqueletos

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória