FANDOM

Fântaso
O Retratista
Phantasos Perfil
Nome
Títulos "A moldadora de formas"
Original 化像者・パンタソス
Romanização keshōsha pantasosu
Tradução Phantasus (Dubrasil)
Grego Φαντασος
Outros Nomes Phantasos
Fantasos
Simbologia Fântaso
Dados Gerais
Classificação Deus dos Sonhos
Sobrepeliz Sobrepeliz de Fântaso
Reino Fantasia
Divindade Hypnos
Dados Pessoais
Raça Divindade
Gênero Masculino
Tipo Sanguíneo Ichor
Séculos Ativo(a)  ??? até XVIII
Dados do Treinamento
Local de Treinamento Não aplicável
Dados do Mangá/Anime
Estréia TLC: Cap. 71 / Ep. 19
Aparições The Lost Canvas
Seiyū Rie Kugimiya (forma feminina)
Satoshi Hino (forma masculina)
Dublador Priscilla Concépcion (forma feminina)

Fântaso, o Retratista (化像者けしょうしゃ・パンタソス Keshōsha Pantasosu?), o Deus que pode exercer irrealidade. Nos mitos possuía o poder de criar sonhos irreais e ameaçadores. Aparece em The Lost Canvas.

Etimologia

  • 化像者 é um termo japonês. Enquanto a leitura mais utilizada, かぞうしゃ (Kazōsha), poderia ser traduzida para "alguém que assume a forma de coisas" (o que condiz com a mitologia de Fântaso), a leitura de fato utilizada é けしょうしゃ (Keshōsha). Nela, ke significa "cabelo", shō pode significar "imagem", e sha significa o mesmo que na outra leitura, "aquele que o faz". Curiosamente, けしょう pode ser usada para se ler os kanji 化粧 (Japonês: "maquiagem"), que combinados a 者 (Shō), resultam no termo "alguém que maquia", aproximando-se do título de Fântaso, "o retratista".
  • パンタソス é o termo utilizado no japão para traduzir Φαντασος (Grego Antigo: "aparição"). Em português é Fântaso ou Fantasos, personificação dos objetos inanimados nos sonhos proféticos. Na mitologia grega, Fântaso é um deus nascido, ou de Hypnos (deus do sono) e Pasitea (uma das graças), ou de Nyx (deusa da noite) e Erebus (deus da escuridão). Na versão do segundo casal, Fântaso é irmão de Hypnos.

Personalidade e aparência

Geralmente Fântaso se mantêm quieto diante dos outros deuses dos sonhos, filhos de Hypnos, porém ás vezes revela sua personalidade estranha, da qual é repudiada por seus irmãos[1] apesar de um deles Ícelo ter uma personalidade tão grotesca quanto si, o mesmo age como se fosse anormal esse comportamento.
Phantasus desde o início mostrou muito interesse em El Cid devido á sua aparência forte e fria, querendo explorar seus pontos fracos no OVA, Fântaso sempre se interessa com os sonhos de seus oponentes, assim fazendo uso de sua técnica, Grim Phantasia.

Fântaso apresenta duas aparências: A feminina (falsa) e a masculina (real). No mangá, ele demonstra traços "belos" nas duas formas, com a face feminina apenas ocultando os traços masculinos. Nos OVA, a face masculina possui traços exageradamente deformados, lembrando Ícelo. Fântaso mostrou se importar muito com sua aparência.

Histórico

Derrotou Yato de Unicórnio e Yuzuriha de Grou com sua técnica Grim Fantasia - que paralisa o corpo do adversário, deixando-o inconsciente, extraindo dele a materialização de seus desejos em uma leve esfera púrpura que pode ser visualizada por Fântaso em uma dimensão paralela denominada "Mundo dos Sonhos". A vítima tornasse prisioneira, sem conhecimento, enquanto vive seus próprios sonhos eternamente.

Ele é cortado pela metade por El Cid de Capricórnio, tornando-se o primeiro dos deuses dos sonho a cair. Curiosamente, ao morrer, a "cara falsa" de Fântaso é arrancada, ao ter o disfarce destruído juntamente com o corpo pelo ataque de El Cid. Posteriormente, sua alma retorna ao campo de batalha, junto com seus demais irmãos derrotados, para se combinarem em torno de Oneiros em um só corpo modificado, aumentado, dessa forma, sua capacidade de combate.

Habilidades de luta

Fântaso, como um deus, supera o cosmo de quaisquer espectro de Hades até mesmo os juizes e cavaleiros de ouro, tem altas habilidades se equipando á espectros incríveis, é capaz de colocar adversários em suas ilusões e dentro de cada uma, simular seu maior desejo, uma técnica que apenas pode ser barrada por alguém com um objetivo único com determinação única, como no caso de El Cid de Capricórnio. Curiosamente, suas técnicas não podem afetar nenhum outro espectro de patente inferior ou superior.

  • Intuição: Fântaso possui o poder de manipular o sexto sentido, podendo gerar e utilizar cosmo-energia.
  • Miraculosidade: Fântaso possui poder sobre a essência do cosmo, conhecida como sétimo sentido, e pode realizar milagres podendo até mesmo se teletransportar sem que necessite usar sua velocidade até mesmo a da luz
  • Arayashiki: Fântaso pode manter sua consciência após a morte, demonstrando poder sobre o oitavo sentido, e mesmo habitar no corpo de seu irmão Oneiros, se seu corpo for destruído.[2]
  • Divindade: Como um deus, Fântaso possui algum controle sobre o nono sentido.
  • Oneirocinese: Como um deus dos sonhos, Fântaso governa um dos aspectos dos sonhos. Seu aspecto é a surrealidade.[3]
  • Extração de Almas: Fântaso possui a habilidade de remover as almas de seus oponentes instantaneamente, assim como os outros deuses dos sonhos, deixando os corpos inconscientes sem mata-los.[4] Adicionalmente, ele pode segurar almas em suas mãos enquanto as observa, assistindo seus sonhos, enquanto os manipula para atender aos desejos mais profundos da pessoa. Na animação, este processo é transformado na técnica Grim Phantasia.
  • Deslocamento Interdimensional: Fântaso pode viajar instantaneamente entre Sekai e Yumekai.[5]

Técnicas secretas

Fantasia Sombria (グリム・ファンタジア Gurimu Fantajia?)
(Grim Phantasia)
Grim Phantasia
Com este ataque, Fântaso paralisa o corpo do adversário, deixando-o inconsciente, extraindo dele a materialização de seus desejos em uma leve esfera púrpura que pode ser visualizada por Fântaso em uma dimensão paralela denominada "Mundo dos Sonhos". A vítima tornasse prisioneira, sem conhecimento, enquanto vive seus próprios sonhos eternamente - ficando vulnerável aos ataques de Fântaso. Não é nomeada no mangá.

Na versão brasileira, chama-se Grim Fantasia.

Galeria

Referências

  1. Capítulo 71, página 13
  2. Saint Seiya: The Lost Canvas volume 10, páginas 27-33 (capítulo 80)
  3. Saint Seiya: The Lost Canvas volume 9, página 57 (capítulo 72)
Divindades
Deuses Primordiais
(Episódio G)
Clã dos Titãs
(Episódio G)
Clã dos Gigas
(Episódio G)
LyaxPhloxAnemosBronteSpateZugilosHoplismaDrakonThêr
Deuses dos Sonhos
(The Lost Canvas)
OneirosMorfeuFântasoÍceloFobetor
Panteão Egípcio
(Episódio G)
AnubisApófis
Panteão Celta
(The Lost Canvas)
LugBalorEthlinn
Panteão Asteca
(The Lost Canvas)
TezcatlipocaQuetzalcóatl
Panteão Romano MarteSaturnoDianaVulcanoBacoRômuloCupidoPlutão
Panteão Nordico OdinLoki
Outras Divindades TártaroCaosCronosKairosHypnosPallasThanatosDeimosFobosTifãoAbelNikéÉrisDeusEuríbiaPerséfoneApsu
Pseudodeuses AriaCavaleiro de OfiúcoFeiyanSagaBalder

Também no FANDOM

Wiki aleatória