FANDOM

Caos hipermito descrição

Caos, o primeiro grande deus.

Os Grandes Deuses (偉大な神々, Idaina Kamigami?), também conhecidos como Antigos Deuses (古い神々, Furui Kamigami?), são a primeira raça de seres e divindades imortais que vieram a existência, sendo que por causa de seus poderes virtualmente absolutos bem como papel superior em toda criação atuam como os "Deuses dos deuses" - dai o nome. Ao contrário dos outros deuses que surgiram posteriormente, os grandes deuses são essencialmente aspectos conscientes do próprio universo e, portanto, não podem ser verdadeiramente destruídos.

Etimologia

Na mitologia grega, as divindades primordiais, conhecidas como Protógenos, são as primeiras entidades ou seres nascidos na existência. Eles formam o próprio tecido do universo e, como tal, são imortais. Os Primordiais incluíam Caos (Vazio), Aether (Luz), Ananke (Necessidade), Chronos (Tempo), Érebo (Trevas), Eros (Amor), Gaia (Terra), Hemera (Dia), Hydros (Águas Primordiais), Nesoi (Ilhas), Nyx (Noite), Ophion (Serpente), Ourea (Montanhas), Phanes (Procriação), Pontos (Água), Tártaro (Tormento/Água), Thalassa (Mar), Tese (Realidade) e Urano (Céu). Essas divindades são um grupo de deuses dos quais todos os outros deuses são descendentes. Eles precederam os Titãs, os filhos de Gaia e Urano. A maioria são filhos do Caos, o vazio primordial do qual toda a criação veio.

Características

Personalidade

Os grandes deuses são geralmente impiedosos e indiferentes, não se importando com a vida dos outros. Isso inclui não apenas os mortais, mas também os próprios deuses, já que porque nasceram na aurora da criação, eles creem que qualquer um abaixo deles mesmos são inúteis e pouco dignos de atenção. Na verdade, diferente dos outros deuses que ainda podem ter algum crescimento pessoal, por representarem a própria realidade, os antigos deuses não sentem nenhuma razão para mudarem suas formas de pensar ou mesmo de agir. Isso, por sua vez, estabelece que os grandes deuses não tendem a envolver-se emocionalmente com qualquer coisa ou com alguém, exceto, talvez, uns com os outros. Todos também tem um forte senso de territorialismo sobre seus domínios, sendo que o bem-estar e autopreservação deles são sempre mais importantes do que todo o resto. No entanto, por mais amorais que possam ser, a maioria dos antigos deuses atuam como entidades imparciais e, como tal, não gostam de interferir nos assuntos dos outros deuses ou mortais, preferindo apenas ficar a distância e "observar" o que acontece. Isso é evidenciado na neutralidade e quase ambivalência que mantiveram com as constantes guerras que foram travadas entre as divindades logo após a formação do universo, mesmo que isso prejudicasse diretamente um deles. Ao mesmo tempo, a imparcialidade dos grandes deuses tem limites quanto a quão longe eles estão dispostos a permanecer neutros, dado que eles agirão implacavelmente dependendo do quão séria for a situação que tomem sua atenção. Apesar disso, ainda que sejam todo-poderosos, eles tendem a serem educados e mostrarão respeito para com aqueles que reconhecerem, chegando até tratá-los como iguais durante uma conversa.

Alguns dentre eles, entretanto, mostraram se vangloriarem de sua linhagem e papel na criação, além também de serem implacáveis para realizar o que querem, mostrando, por sua vez, serem a maioria das vezes mesquinhos, sadistas e vis. Estes em questão geralmente possuem um excesso de confiança e indiferença sobre o valor da vida humana que os fazem subestimar grandemente os mortais, aos quais vêem como inferiores e desprezíveis, o que os faz, por sua vez, terem um grande prazer em trazer o desespero e sofrimento a eles para seu próprio desfrute. Por terem a crença que são absolutamente superiores aos humanos devido a suas posições divinas, eles acreditam que devem ser temidos e respeitados, admitindo firmemente que a existência humana serve apenas para cumprir os desejos dos deuses. Esse tratamento também se estende até mesmo com as outras divindades, já que por serem mais poderosos e antigos que eles, acreditam piamente que tem todo o direito de manipulá-los em benefício próprio. Isso, em última análise, faz com que estes tipos de grandes deuses sejam vistos entre os outros deuses com um grande sentimento de desconfiança dentre eles.

Embora apenas mostrado apenas em dois casos, existem grandes deuses de atitude "benevolente", no sentido que respeitam, pelo menos até certo ponto, os outros deuses como iguais. Isso pode ser vistos de como Chronos tratou Atena (apesar de antes ter tentado atacá-la por invadir seu território) e atendeu seu pedido para faze-la voltar a Guerra Santa do Século XVIII (embora no processo a converteu ao estado de um bebe como uma forma de "brincadeira"). Euríbia, em especial, fora a única dos grandes deuses mostrada como verdadeiramente gentil e amorosa, tendo até se casado com o titã Créos de Galáxia e chegando a chorar por saber que ele acabaria sendo morto pelas maquinações de Pontos e Gaia.

Aparência

Por serem consciências vivas de seus próprios planos de existência, os grandes deuses originalmente são seres amorfos, ou seja, não possuem forma física. Todavia, eles também podem se manifestar na forma física, como visto com Gaia, Urano e Pontos. Chronos (em The Lost Canvas) mesmo se manifestou na forma de uma ampulheta clássica, o que sugere que eles podem assumir a forma que quiserem.

Notavelmente, ao contrário das outras espécies de deuses cujas mortes causam uma ocorrência que pode aplacar ou até destruir completamente seu domínio, quando os grandes deuses morrem, suas mortes não afetam seu domínio de controle, sendo que apenas sua forma física é desvanecida.

Visão Geral

A criação de Urano

Gaia e Urano, os primeiros filhos do Caos.

No principio da existência, toda a matéria no cosmos que imperava a realidade disforme se espalhava em forma de uma galáxia enevoada chamada Caos, o primeiro Grande Deus a surgir. Posteriormente, após o Big Bang ocorrer dando origem ao universo, ele espalhou sua Grande Vontade que, eventualmente, deu origem aos primeiros planos de existência aos quais desenvolveram consciência própria: o Céu (Urano), a Terra (Gaia), os Mares (Pontos), o Inferno Primordial (Tártaro), o Amor (Eros) e a Escuridão (Érebo).[1] O Tempo (Chronos) também surgira no principio da criação, porém, o mesmo se isolou de seus iguais e permaneceu confinado em seus próprios domínios, embora antes disso (em The Lost Canvas) tenha banido seu irmão, Kairos (as estações e tempo oportuno), do convívio dos grandes deuses após tentar assassiná-lo enquanto dormia.[2]

Após o desaparecimento do Caos[Carece de fontes] , os demais grandes deuses se uniram para dar continuidade a criação o universo. Eles então focaram suas ações na Terra, ao qual Gaia moldou para que se tornasse o centro de onde toda a vida começaria no cosmos. Posteriormente, Urano gerou com ela os primeiros deuses e, pouco depois, fora a primeira divindade a disputar e tomar o domínio completo do universo, reinando sobre os outros deuses e seres vivos existentes. Entretanto, sua maneira cruel e tirana de governar acabou por selar seu destino, como Gaia perpetrou seu assassinato instigando seu filho mais novo, o Titã Cronos, a matá-lo usando uma arma capaz de matar deuses. Após os titãs passarem a governar universo, Gaia se uniria a Pontos e teria com ele Euríbia, a última grande deusa a nascer com o fim da era da criação.

Com alvorecer da era mitológica, excetuando por Gaia, Pontos e Tártaro, todos os demais grandes deuses nascidos do Caos desapareceram ou se isolaram.[Carece de fontes] Logo após a queda dos Titãs pelas mãos dos Deuses Olímpicos, Gaia se uniu ao Tártaro para derruba-los em retaliação criando os gigantes e instigando uma Gigantomaquia, entretanto, com a derrota deles, Gaia perdeu o controle sobre a Terra e fora expulsa de sua posição como grande deusa, acabando selada em um altar nas profundezas do Tártaro. Pouco depois, Pontos também fora capturado e confinado no Egito antigo após tentar libertar a Mãe-Terra, fazendo Euríbia e Chronos os únicos grandes deuses a permanecerem livres no fim dos tempos mitológicos.

Chronos confina Kairos em Yohma.

O conflito dos Grandes Deuses do Tempo.

Em The Lost Canvas, entorno deste tempo, Kairos, amaldiçoado a passar o resto de sua imortalidade reencarnando de novo e de novo entre os humanos, passara a usar seus poderes para instigar os conflitos entre as divindades na Terra ao longo dos séculos a ponto que em um futuro alternativo, sua atual reencarnação favoreceu Hades a vencer uma Guerra Santa contra Atena que ao seu final, deixou o mundo em ruínas e lançado sobre o caos.[3] Isso forçara Chronos a ter de agir, salvando então os últimos sobreviventes do exército dela e os enviando ao século XVI, prevendo que Avenir de Áries e sua armadura de ouro eram a chave para garantir que a história fosse mudada, dado que assim ele poderia mostrar seu futuro caótico a seu sucessor para que este se tornasse um Grande Mestre e mudasse permanentemente a história.[4] Embora Kairos tentara impedir que isso acontecesse e teve um certo êxito nessa demanda, com a chegada do século XVIII, ele acabou tendo seus planos frustados por Shion, o humano predestinado por Chronos, que não só impediu Kairos de começar uma guerra contra os deuses para destruí-los por vingança, como também garantiu sua destruição definitiva, eliminando completamente a ameaça do grande deus do tempo caído de retornar novamente.[2][5][6]

No século XX, Pontos conseguiu se libertar de seu confinamento e instigou o inicio da Segunda Titanomaquia com o objetivo de libertar Gaia de sua prisão. O paradeiro dele e de Euríbia após o fim do conflito permanece incerto.

Ainda no século XX, após a Guerra Santa contra Hades, Atena pedira auxílio a Chronos para envia-la de volta ao século XVIII de modo que assim pudesse destruir a espada do Imperador dos Mortos esperando que isso salvasse Seiya de Pégaso da maldição que o convalescera após a derrocada de Hades.[7]

Lista dos Grandes Deuses

  • Caos: O Vazio/Nada. Grande Deus da Desordem e Confusão. Dito ser o primeiro regente do Cosmos e criador de toda a vida.
  • Chronos: Grande Deus do Tempo e da Eternidade (Next Dimension e The Lost Canvas).
  • Gaia: Grande Deusa da Terra e da Natureza, Deusa-Mãe da Vida e primeira rainha do universo.
  • Urano: Grande Deus do Céu, o primeiro rei do universo.
  • Pontos: Grande Deus dos Mares, o "mar negro de onde toda vida se originou".
  • Tártaro: Grande Deus do Inferno primordial.
  • Érebo: Grande Deus da Escuridão.
  • Eros: Grande Deus do Amor.
  • Euríbia: Grande Deusa do Domínio dos Mares.
  • Kairos: Antigo Grande Deus do Tempo, das Estações e da Oportunidade.

Habilidades

Como são os próprios componentes que compõem o universo, eles têm controle total sobre o domínio que representam, o que pode rivalizar ou mesmo exceder o dos deuses que os presidem. Além disso, todos os Protogenos exercem um poder incomensurável, tornando-os os seres mais poderosos da mitologia grega.

Todos os Protogenos parecem ser capazes de se manifestar em forma física para interagir com seres menores. Uranos foi capaz de aparecer na forma de um "cara alto e bronzeado de cabelos compridos", mas ainda mantinha traços físicos nativos de seu domínio, como a pele sendo "azul com padrões nublados" durante o dia e "escuro com estrelas cintilantes". " durante a noite.

Como os aspectos conscientes do próprio Universo, todos os Protogenos são incapazes de realmente morrer. Mesmo se eles fossem espalhados e sua forma física permanentemente destruída, eles permaneceriam vivos e imortais.

Fraquezas

Apesar de seu grande poder, os Protogenoi ainda são suscetíveis a serem enfraquecidos até o ponto de dormência. Isso é mostrado quando Urano foi emboscado por seus filhos e teve seu corpo físico cortado em pedaços por Cronos com a foice. Após o assassinato, a essência de Uranos foi espalhada e sua forma física permanentemente destruída, mas ele permanece vivo e imortal, no entanto.

Além disso, se separados do seu domínio, os Protogenoi são relativamente menos poderosos do que seriam se estivessem em seu elemento. Isto foi explorado tanto pelos Titãs em matar de Urano e por atleta olímpico quando eles usou seus poderes para cortar o contato de Gaia com a terra, conduzindo finalmente a sua derrota ao tartaro e selando a Gaia no Altar da Terra.

Alguns Protogenoi não possuem um domínio físico ou físico, como Nyx, Erebus, Hemera, Aither, Chronos e Ananke, ao lado de outros. Isso pode significar que eles são mais fracos que os outros e também mais fáceis de "espalhar".

Nyx, Erebus, Hemera e Aither são mais fortes em seu domínio (físico ou não). e mais fraco em seus domínios opostos, respectivamente.

Galeria

Curiosidades

  • Pontos foi o primeiro grande deus a ser visto no multiverso de Saint Seiya.
  • Tanto Chronos, quanto Kairos (em The Lost Canvas), Saturno e Apsu foram intitulados como grandes deuses que surgiram na criação do universo, todavia, nenhum deles parece terem surgido do vazio do Caos.
  • No Episódio G, o personagem "Esperança" é sugerido ser um grande deus. Ele possui a mesma aura misteriosa e os poderes similares a Dunamis dos antigos deuses.
  • A Espada da Destruição do Palasito Primário Hyperion é dita ter tanto poder quanto um deus primordial.
  • Embora intitulados de Deuses Primordiais (原初の神々, Gensho no Kamigami?) ou Protógenos (プロトゲネス, Purotogenesu?) pelos fãs da série como seus homônimos reais, em nenhuma das obras da franquia Saint Seiya os grandes deuses são chamados assim.

Referências Bibliográficas e Notas

  1. Hipermito
  2. 2,0 2,1 Saint Seiya: The Lost Canvas, Capítulo 208.
  3. Saint Seiya: The Lost Canvas - Gaiden, Capítulo 77, páginas 30-32.
  5. Saint Seiya: The Lost Canvas - Gaiden, Capítulo 78
  6. Saint Seiya: The Lost Canvas - Gaiden, Capítulo 79, páginas 12-18
  7. Saint Seiya: Next Dimension, Capítulo 2
Divindades
Deuses Primordiais
(Episódio G)
Clã dos Titãs
(Episódio G)
Clã dos Gigas
(Episódio G)
LyaxPhloxAnemosBronteSpateZugilosHoplismaDrakonThêr
Deuses dos Sonhos
(The Lost Canvas)
OneirosMorfeuFântasoÍceloFobetor
Panteão Egípcio
(Episódio G)
AnubisApófis
Panteão Celta
(The Lost Canvas)
LugBalorEthlinn
Panteão Asteca
(The Lost Canvas)
TezcatlipocaQuetzalcóatl
Panteão Romano MarteSaturnoDianaVulcanoBacoRômuloCupidoPlutão
Panteão Nordico OdinLoki
Outras Divindades TártaroCaosCronosKairosHypnosPallasThanatosDeimosFobosTifãoAbelNikéÉrisDeusEuríbiaPerséfoneApsu
Pseudodeuses AriaCavaleiro de OfiúcoFeiyanSagaBalder
Raças de Saint Seiya
Céu Deuses* | Anjos
Terra Humanos | Muvianos* | Centauros | Dríades | Fantasmas | Semideuses
Inferno Fadas | Ninfas
Tártaro Anjos caídos* | Demônios | Monstros | Titãs* | Gigas
Outras raças não especificadas Marcianos | Palasitos*