Fandom

Saint Seya Wiki

Iapeto de Dimensão

2 347 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Iapeto de Dimensão
Ἰαπετός
Japeto2.png
Nome
Original イアペトス
Romanização Iapetosu
Tradução Jápeto ou Iápeto
Outros Nomes Iapetus, Japetus ou Iapetos
Dados Gerais
Classificação Titan
Sohma Xiphos
Armas Espada Khaos Blade
Reino Dimensões
Divindade Cronos
Dados Pessoais
Gênero Masculino
Local de Nascimento Tártaro
Dados do Treinamento
Dados do Mangá/Anime
Estréia Episodio G: Capitulo 10

Iapeto da Dimensão (次元のイアペトス, Jigen no Iapetosu) ou Iapeto das Dimensões é o segundo Titan liberado do Tártaro por Pontus. Aparece no Episódio G de Masami Kurumada e Megumu Okada.

Mitologia

Iapetos é um Titã, filho de Gaia (Terra) e Urano (Céu). Iapetos era o deus responsável por atribuir um tempo de vida mortal a todas as criaturas, impondo aos seres vivos uma sorte finita. Como deus da mortalidade, Iapetos é "o perfurador", o deus da morte violenta. Iapetos também poderia ser uma divindade relacionada com o artesanato. De seu epíteto "o perfurador", por exemplo, supõe-se um objeto penetrante como uma lança, ferramenta nascida do artesanato. As potências de mortalidade e artesanato de Iapetos se manifestam nos seus filhos Prometeu e Epimeteu, deuses que moldaram as criaturas mortais a partir do barro. Desposou a oceânide Clímene, deusa do renome, da fama e da infâmia, e com ela teve sua prole. Os filhos de Iapetos foram descritos como possuidores de alguns dos piores traços humanos: Prometeu (deus da astúcia e premeditação) era excessivamente ardiloso e astuto; Epimeteu (deus da irreflexão estúpida), um tolo ingênuo; Atlas (deus da ousadia) era extremamente arrogante; e Menoécio (deus da raiva violenta), um deus propenso a ações violentas e precipitadas. Seus traços naturais levaram cada um a sua queda. Neste sentido, Iapetos era considerado como que um ancestral da humanidade, uma raça que herdou as piores qualidades de seus quatro filhos: seres astutos e ardilosos; estúpidos e insensatos; atrevidos e arrogantes; violentos e precipitados.

Personalidade e aparência

Ao contrário de todos os outros Titãs, Iapetos mostra uma personalidade muito infantil. Ele se irrita facilmente, é muito arrogante e orgulhoso de seu poder. Ele é sarcástico, rude, e sádico, mesmo com seus irmãos. Ele tem uma aparência andrógina, e às vezes é descrito como se ele estivesse usando batom. Iapetos, apesar de sua personalidade, é incrivelmente forte.

Histórico

Em sua luta contra Mu de Áries, embora interrompida por Cronos, ele deixou a batalha sem um único arranhão e nem sequer usou todos os seus poderes.

Apesar de ser completamente fiel a Cronos, Iapetos pode agir por conta própria se ele achar necessário. Porém ao fazer isso, ele é descoberto por Cronos e, em seguida, oferece sua própria vida como um pagamento, mas é "salvo" pelos argumentos de Hipérion. Mesmo assim, Iapetos parece guardar rancor contra Hipérion e Céos. No entanto, acredita-se que isso seja devido à sua personalidade arrogante e um tanto infantil em contraste com a tranquilidade que seus irmãos aparentam.

Foi ele quem sequestrou Litos a fim de atrair Aiolia de Leão ao Labirinto de Cronos. Lá, ele desafiou o cavaleiro juntamente com Têmis, mas foi quase derrotado por Aiolia que teve a ajuda de Shaka de Virgem. É lá que ele mostrou seu verdadeiro poder, matando sua própria mulher no processo e se transformando em uma versão berserker e demoníaca de si mesmo (não muito diferente, embora com um par de chifres na cabeça). Usando ambos seus poderes e os de Têmis, ele provou ser um adversário formidável, mas no entanto foi derrotado e recobrou os sentidos, onde ele concedeu seu próprio Ichor aos oponentes para curar-lhes as feridas e, em seguida atirou-se nas profundezas do Tártaro, com Têmis em seus braços. Iapetos foi o primeiro Titã a ser derrotado no mangá. não se sabe se ele morreu ou se selou no tartaro mas o mais provavel e que tenha se selado no tartaro para sofrer por ela e por não conseguir proteger quem ele ama não so Temis como Prometeu e alguns outros titãs.

Habilidades de Luta

Apesar de todos os Titãs - ou a maioria deles, pelo menos - poder criar portais dimensionais, vagando do Labirinto de Cronos para algum lugar na Terra, Iapetos parece
Titan japeto.png
ser o único que pode controlá-los habilmente. Ele pode abrir e expandi-los com um único movimento de seus braços (ou mesmo sem isso) e pode usá-los de forma muito eficaz na batalha. Além disso, ele é um mestre da substância estranha com aparência de tinta, conhecida como "Caos", uma mistura de cada um dos elementos e uma força muito potente, com o qual ele pode conjurar suas técnicas mais poderosas. O nome desta energia e sua composição sugerem que é na verdade o que existia antes da criação do universo, como Iapetos mesmo afirma.

Ele também pode controlar Hecatônquiros telepaticamente, usando-os como instrumentos de guerra. Ainda não se sabe se o seu controle telepático pode ser aplicado a outros seres inferiores a ele. Na mitologia grega, no Episódio G, Iapetos é marido de Têmis e pai de Atlas, mas Atlas não participou da história, embora tenha sido mencionado por Têmis. Ele e Têmis são os pais de Prometeu de Asa Negra, que aparece durante a morte deles. O Soma de Iapetos tem a forma de duas lâminas curvas, mostrado no Theos Sêma (Selo de Deus).

Técnicas Secretas

Khora Temnein - Corte do Espaço.png Dimensão Seccionada
(Khora Temnein)
Movendo um braço, Iapetos cria uma fenda dimensional. Ela se expande rapidamente e tudo em seu caminho é tragado, e totalmente destruído, no mesmo instante, ou, se não, fica completamente preso noutra dimensão. Este ataque pode ser potencializado pela abertura de muitas falhas dimensionais em vez de apenas uma, tornando a velocidade de expansão e alcance muito maior. A técnica também pode ser usado em conjunto com o Hecatonchire.
Kooraa Temunein.png Convocação de Hecatônquiro
(Hekatonkheir Kalein)
Com isto, Iapetos abre um portal dimensional e convoca uma Hecatonchire. O Hecatonchire obedece completamente Iapetos, que. parece controlá-lo telepaticamente, a fim de apagar qualquer vestígio de sua vontade.
MelasPlanet.png Planeta Negro
(Melas Planetes)
Segundo Iapetos e Têmis, o Cosmo de um Titã é tão grande que pode comandar corpos celestes inteiros. Esta técnica é suscetível ao domínio total de planeta inteiro, mesmo com seus habitantes, embora seja necessário uma quantidade imensurável de energia cósmica dedicada a proteger o Titã e atacar seus inimigos ao mesmo tempo. O planeta em si pode atacar com gigantescas ondas de Dunamis, semelhante ao jato de água preta, e é a fonte de energia para a técnica Espada das Seis Estrelas.
HexAsterXiphos.jpg Seis Espadas Astrais
(Hex Aster Xiphos)
Iapeto apresenta seis gigantes de tamanho de várias dezenas de metros armados com Xiphos e constituidos apartir da acumulação de cosmo dos seres vivos que vivem em planetas que pertencem ao Titan (Melas Planets, planetas escuros), na casa dos bilhões . Os Gigantes atacam seu adversário com a Xiphos de Iapeto, colocando em dificuldade Aiolia, mas o Khan de Shaka é capaz de resistir ao ataque.
KhaosProsbole.png Ataque do Caos
(Khaos Prosbole)
O passo final que desencadeia todo o poder do Caos sobre inimigos de Iapetos, é nescessário o Titã usar seus braços-lâminas revestidos com 'Caos' para desencadear golpes poderosos, capazes de quebrar defesas como o Kahn de Shaka de Virgem com facilidade.
KhaosBlade.png Lâmina do Caos
(Khaos Blade)
Concentrando seu Cosmo, Iápeto mata todas as vidas de seu planeta e absorve o cosmo delas em sí mesmo tornando-se um deus mutante com tentaculos magnéticos saindo de sua armadura com lâminas na ponta. Há uma segunda fase em que Iápeto mata uma pessoa e a transforma em espada.
KhaosKyclos.png Circulo do Caos
(Khaos Kyklos)
É uma técnica conjunta de Iapeto e sua esposa Têmis, materializada em sua lâmina, consiste em uma vez tendo o planeta negro em órbita, Têmis o corta com sua Espada da Justiça e toda vida do planeta sacrificada se transforma em um circulo de seis braços envolta de Iapeto, Este círculo pode usar o ataque e a Lâmina do Caos.

Os hecatônquiros são criaturas gigantes com cinquenta cabeças menores na parte superior de uma cabeça gigante de um e dois braços imensos que pode se dividir em cem. Seus corpos são muito resistentes: Iapetos normalmente os usa em conjunto com o Dimensão Seccionada , rasgando as seus braços para fazê-los reaparecer em outro lugar. Mesmo após os cem braços serem rasgados por Iapetos, ele ainda podem ser totalmente controlados, a fim de atacar um inimigo e, depois disso, fundir-se novamente com o corpo do hecatônquiro.

Técnicas dos Hecatônquiros

  • Fúria de Hecatônquiro (百の激怒 - ヘカトン・メニス, Hyaku no Gekido - Hekaton Menisu), Em que os braceletes em um dos braços são destruídas pela expansão dos músculos do braço, que e de repente se divide em cinquenta braços menores. Eles atacam o inimigo pela parede ao mesmo tempo, causando danos importantes.
  • Cem Tiros (百弾 - ヘカトン・モリュブダイナ, Hyakutama - Hekaton Moryubudaina), outro dos ataques da Hecatonchire's. Desta vez, ambos os braços dividem-se em cem, e todos eles atacam o inimigo com extrema velocidade e potência
Iapeto.jpg
Divindades
Deuses Primordiais
(Episódio G)
Clã dos Titãs
(Episódio G)
Clã dos Gigas
(Episódio G)
LyaxPhloxAnemosBronteSpateZugilosHoplismaDrakonThêr
Deuses dos Sonhos
(The Lost Canvas)
OneirosMorfeuFântasoÍceloFobetor
Panteão Egípcio
(Episódio G)
AnubisApófis
Panteão Celta
(The Lost Canvas)
LugBalorEthlinn
Panteão Asteca
(The Lost Canvas)
TezcalipocaQuetzalcóatl
Panteão Nordico OdinLoki
Pseudodeuses AriaCavaleiro de OfiúcoFeiyanSagaBalder

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória