Saint Seiya Wiki
Registre-se
Advertisement
Saint Seiya Wiki
Artigo
Galeria

O solitário pássaro imortal que abandonou suas lágrimas e sua bondade no inferno!

Enciclopédia Oficial.


Ikki de Fênix é um Cavaleiro de Bronze do século XX e irmão mais velho do também cavaleiro de bronze, Shun de Andrômeda. Na Ilha da Rainha da Morte, onde foi treinado, acaba vendo Esmeralda, seu grande amor, morta por uma falha sua e fica sabendo o terrível segredo de seu nascimento. Tais fatos são suficientes para ele começar a odiar a tudo e a todos. Ikki comandou os Cavaleiros Negros em uma vingança contra Saori Kido, mas se arrependeu e agora luta pela Deusa Atena, ajudando seus amigos e seu irmão sempre que necessário.

Etimologia[]

Ikki é um nome masculino japonês com alguns significados diferentes, ainda que o mais apropriado seria "brilho, Luz, faísca"; o significado literal da palavra é "motim, insurreição", Relaciona-se a a posição inicial do personagem, que era um antagonista, e também a constelação guardiã de Ikki, a Fênix (O Passáro de Fogo).

Características[]

Aparência[]

Ikki é um jovem de aparência rude e séria, tem cabelo curto de cor azul igual aos seus olhos. Uma característica marcante eu seu rosto é uma cicatriz perpendicular que vai da testa até o nariz, um consequência dele ter esquivado do golpe de seu mestre e que acabou matando seu amor, Esmeralda. No mangá seu cabelo é preto e tem olhos castanhos escuros.

Personalidade[]

Mesmo criança, Ikki era conhecido como o mais forte entre os cem órfãos que treinavam para ser Cavaleiros de Atena. Desde pequeno cuidou de seu irmão mais novo, Shun de Andrômeda, sempre protegendo-o do perigo.

A personalidade de Ikki é drasticamente diferente de seus companheiros, é o oposto de seu irmão mais novo Shun que é calmo, suave, carinhoso e muito emocional, Ikki é duro, frio, agressivo e uma pessoa muito distante. Eles são uma equipe de estilos complementares.

Isso é porque Ikki foi treinado duro com dureza, com ideologia que só ódio proporciona poder, o que não parecia ter o influenciado muito até pelo fato dele ter poupado a vida de seu mestre, mas quando sua Esmeralda morreu, todo o ódio que estava trancado em seu ser foi revelado e se voltou para Mitsumasa Kido, seu pai biológico, que não poderia retaliar porque ele já estava morto. Esta atitude de ódio foi mantida apenas durante a fase dos Cavaleiros negros, depois que ele manteve um caráter solitário,e até "agressivo" mas já não transbordou tanto ódio quanto antes.

Assim como a lendária ave mitológica Fênix, Ikki é um lobo solitário que odeia andar em grupos, e por isso muitas vezes permanece ausente, mas sempre aparece nas horas mais cruciais para ajudar seus amigos.

Histórico[]

Infância[]

Ikki conhece Pandora

Ikki conhece Pandora.

Ikki compartilha com Hyoga o fato de terem conhecido suas mães, tendo ido morar nas ruas, com seu irmão caçula após o falecimento dela. Perambulando pelas ruas de Tokyo, em certa noite, Ikki é abordado por uma misteriosa menina chamada Pandora, que queria levar Shun para inserir-lhe a alma de Hades.[1][2] Ikki impõe feroz resistência quanto a permitir que Shun fosse levado, sendo violentamente eletrocutado. A tenacidade do menino surpreende Pandora que consente deixar o receptáculo do imperador do submundo - no caso Shun - aos cuidados de Ikki.

Tatsumi tortura Ikki

Tatsumi tortura Ikki.

Pouco tempo depois, Ikki e Shun são recrutados pela Fundação Graad, passando a viver junto a outros órfãos. Eventualmente chega o dia em que cada menino deveria continuar seu treinamento para se tornarem Cavaleiros. Shun é escolhido para treinar na Ilha da Rainha da Morte, lugar considerado o inferno na Terra. Temendo pela vida do irmão, Ikki se voluntaria para ir em seu lugar. No dia da despedida, Tatsumi maldosamente perturba Ikki mencionando que Shun não voltaria da Ilha de Andrômeda. Ikki tenta seguir Shun, mas acaba eletrocutado e desmaiando. Tatsumi o tortura, como castigo pela desobediência, embarcando Ikki quase morto no porão do navio em direção a Ilha da Rainha da Morte.

Mangá - No mangá Tatsumi apenas supervisiona a surra dada em Ikki, enquanto homens trajando ternos escuros eram quem de fato aplicavam o castigo.

Treinamento[]

GUILTY TREINA IKKI NA ILHA DA RAINHA DA MORTE

Guilty treina Ikki.

Na Ilha da Rainha da Morte, Ikki é treinado por Guilty, um mestre extremamente rígido e perverso, que ensina a Ikki que o ódio era necessário para tornar-se forte. Lá, Ikki acaba conhecendo Esmeralda, filha de seu Mestre. Ela se torna seu grande e único amor, e o ajuda a suportar os suplícios imposto por seu mestre.

GUILTY ACERTA ESMERALDA

Guilty mata Esmeralda.

Durante seus últimos dias, Guilty impõe a Ikki que para receber a Armadura de Fênix, deveria ser capaz de matar seu próprio mestre. Ikki, relutante, não consegue fazer o que lhe é ordenado, provocando a fúria de seu mestre que o pune severamente. Esmeralda tenta impedir seu pai, mas acaba sendo atingida pelo golpe de Guilty.

A MORTE DE GUILTY TORNA IKKI O CAVALEIRO DE FÊNIX

Ikki conquista a Armadura de Fênix.

Ela não resiste e morre nos braços de Ikki. Guilty, porém, não se importa com a morte da própria filha e diz que tudo foi culpa de Ikki. Finalmente, Ikki possui o ódio necessário para enfrentar seu próprio mestre, e acaba matando-o. A partir desse momento, Ikki começa a odiar tudo e a todos.Ele é nomeado líder dos Cavaleiros Negros, e decide usá-los para se vingar de Mitsumasa Kido.

Batalha pela Armadura de Fênix[]

Ikki é derrotado por Shaka

Ikki é derrotado por Shaka.

Mangá - Guilty, antes de morrer, diz a Ikki que o mesmo devia reivindicar a Armadura de Fênix dos Cavaleiros Negros que haviam se apoderado dela. Ikki parte pelo interior da Ilha da Rainha da Morte, derrotando vários Cavaleiros Negros bem como os quatro veteranos - Dragão Negro, Pégaso Negro, Cisne Negro e Andrômeda Negro .

A luta final é contra Jango, o líder dos Cavaleiros Negros. Desafiando Ikki pela posse da Armadura de Bronze de Fênix, Ikki facilmente derrota Jango, vestindo pela primeira vez a Armadura de Fênix.

Naquele mesmo instante surge Shaka de Virgem, um Cavaleiro de Ouro que veio punir Jango e os Caleiros Negros por seus crimes, comentando ter chegado tarde uma vez que foram eliminados por um Cavaleiro de Bronze. Porém Ikki se enfurece com Shaka pelo mesmo tê-lo comparado a um macaco, e lança o golpe Ave Fênix. Shaka faz pouco da técnica, dizendo que por mais forte que Ikki se achasse, perto dos Cavaleiros de Ouro, seu poder não é nada. Shaka, no entanto, não elimina Ikki, afirmando ter enxergado justiça no olhar do jovem, porém apaga das lembranças de Ikki o encontro que tiveram, prometendo que, caso voltassem a se encontrar como inimigos, todo o temor que Ikki sentiu também voltaria.[3]

Ikki se torna líder dos Cavaleiros Negros

Ikki se torna líder dos Cavaleiros Negros.

Após enterrar o corpo de Esmeralda, Ikki é abordado pelos Cavaleiros Negros remanescentes. Imaginando se os mesmos queriam vingar a morte de Jango, os Cavaleiros Negros elegem Ikki como seu líder. Ikki aceita a oferta, decidindo voltar para o Japão e acabar com a Fundação Graad, a Guerra Galáctica, tudo ligado a Mitsumasa Kido - incluindo seus irmãos.

Guerra Galáctica[]

Ikki surge no Coliseu da Fundação Graad

Ikki surge no Coliseu da Fundação Graad.

Ikki faz sua estreia no clímax da luta entre Shun de Andrômeda e Jabu de Unicórnio. A princípio recebido com festa por ser o último cavaleiro a chegar, emocionando Shun, logo mostra sua verdadeira face, atacando o próprio irmão sem piedade. Jabu protesta pela intromissão de Ikki, sendo também atacado e posto fora de ação. Seu próximo adversário é Nachi de Lobo, que intima Ikki a enfrentá-lo. O Cavaleiro de Fênix coloca Nachi fora de ação com seu Golpe Fantasma de Fênix, destruindo sua mente. Ikki se mostra desapontado, considerando todos os presentes fracos demais. Quando Cavaleiros Negros surgem Ikki resolve partir, levando consigo a Armadura de Sagitário.

Ikki brevemente usando a Armadura de Sagitário

Ikki brevemente usando a Armadura de Sagitário.

Anime - Ikki veste brevemente a Armadura de Sagitário, mas é impedido por Seiya. A armadura se espalhava, com o exército de Fênix Negros levando-as individualmente. Os Cavaleiros de Bronze conseguem recuperar algumas partes. Ikki dispensa o exército de Fênix Negros, chamando os quatro veteranos que vestiam cópias das armaduras de Pégaso, Dragão, Cisne e Andrômeda. Estava para começar a batalha pelas partes da Armadura de Sagitário.

Batalha contra os Cavaleiros de Bronze[]

Ikki vs Hyoga

Ikki vs Hyoga.

Através de uma carta, endereçada a Saori, Ikki desafia os Cavaleiros de Bronze a encontrá-lo no Vale da Morte (no Mangá, o cenário das lutas são cavernas sob o Monte Fuji). É neste local que os Cavaleiros de Bronze finalmente entram em batalha contra os Cavaleiros Negros.

Após derrotar Cisne Negro, Hyoga parte para enfrentar Ikki. Nem o Pó de Diamante ou o Trovão Aurora Ataque surtem efeito em Ikki que havia memorizado as técnicas do Cavaleiro de Cisne por intermédio do Cisne Negro. Utilizando o Golpe Fantasma de Fênix, Ikki neutraliza o sistema nervoso de Hyoga, impossibilitando-o de se mexer. Com o punho, Ikki atravessa a peito da Armadura de Cisne, ferindo Hyoga mortalmente. Antes de tombar, porém, Hyoga congela o braço direito de Ikki.[4][5]

Mais adiante, Ikki é confrontado por Seiya, Shiryu, Shun e Hyoga - que não havia morrido. O Cavaleiro de Cisne volta a lutar contra Ikki, repelindo o ataque do Golpe Fantasma de Fênix, fazendo com que Ikki tivesse lembranças de quando enfrentou Jango e Shaka de Virgem. Todavia a técnica não destrói sua mente, e Ikki derrota Shiryu, Shun e Hyoga com seu Ave Fênix. Mas a Armadura de Ouro protege Seiya de Pégaso. O Cavaleiro de Pégaso também é auxiliado pelas Armaduras de Andrômeda, Cisne e Dragão. Ikki,surpreso por ver que todos ajudavam a Seiya, é finalmente vencido.

Ikki conta a Seiya a verdade

Ikki conta a Seiya a verdade.

Mangá - Ikki admite sua derrota, atribuindo a vitória de Seiya ao amor fraterno. Seiya não entende nada, ao que Ikki explica que todos os cem órfãos eram filhos de mães diferentes, mas do mesmo pai - no caso, Mitsumasa Kido. Nesse momento abalos provocados por Misty de Lagarto, estremecem o interior do Monte Fuji. Ikki desaparece, mas Seiya, Shiryu, Hyoga e Shun, bem como os Cavaleiros Negros, são resgatados por Mu.[6]

Anime - Docrates, um enviado do Santuário, surge para se apoderar da Armadura de Sagitário. Ikki se sacrifica para dar uma chance de fuga aos Cavaleiros de Bronze, provocando uma avalanche que soterra a si e a Docrates. O Cavaleiro de Fênix retorna a vida no momento em que seu irmão Shun enfrentava o Cavaleiro de Fogo. Ikki o derrota com seu Golpe Fantasma de Fênix.

Batalha contra os Cavaleiros de Prata[]

Mangá - A ressurreição de Ikki dá-se de modo diferente da do anime. Ikki retorna a história salvando Saori e Seiya do ataque de Jamian de Corvo, enfrentando e derrotando o Cavaleiro de Prata num piscar de olhos. Outros três Cavaleiros de Prata surgem para desafiar Ikki; Capella de Auriga, Dante de Cérbero e Algol de Perseu.

O Cavaleiro de Fênix consegue derrotar Capella, deixando Dante quase morto.[7] Shun, Shiryu e Hoga chegam para ajudar. Ikki decide partir, sem dar explicações, mas antes, Hyoga o aconselha a curar seu braço congelado, resultado de quando o Cavaleiro de Cisne enfrentou Ikki. O Cavaleiro de Fênix retornaria somente durante a batalha das 12 casas.

Anime - Ikki salva Seiya e Saori de Capella e Dante, destruindo a mente do Cavaleiro de Auriga e deixando Dante quase morto. Mais tarde, Ikki regressa a Ilha da Rainha da Morte para acertar contas com Jango e seu exército de Cavaleiros Negros. A Ilha da Rainha da Morte entra em colapso, mas Saori usa o Cosmo de Atena e consegue salvar os Cavaleiros de Bronze. Ikki decide voltar a agir sozinho mais uma vez.[8]

Batalha das Doze Casas[]

Ikki se recupera no Vulcão da Ilha Kanon

Ikki se recupera no Vulcão da Ilha Kanon.

Casa de Gêmeos - A primeira participação de Ikki na luta contra os Cavaleiros de Ouro. Mesmo ausente dos combates, estando na Ilha Kanon - onde recuperava o braço congelado de sua batalha contra Hyoga - Ikki é capaz de sentir o desenrolar dos lutas. O Cavaleiro de Fênix quebra momentaneamente a concentração do Grande Mestre, ajudando seu irmão Shun a escapar do golpe Outra Dimensão, e permitindo ao mesmo vencer as ilusões impostas pelo Cavaleiro de Gêmeos. Pouco depois, Ikki volta a dormir para se restabelecer.

Anime - Logo após recuperar-se, Ikki é atacado por Shiva de Pavão e Ágorad de Lotus, dois discípulos de Shaka. Ikki tem problemas para enfrentar a dupla, dado a restrições de movimentos a que algumas vezes sentiu. No final, o Cavaleiro de Fênix derrota seus atacantes, rumando para o Santuário.

Ikki vs Shaka

Ikki vs Shaka.

Casa de Virgem - Ikki surge para combater o Cavaleiro de Ouro Shaka de Virgem, salvando a vida de seus irmãos, Seiya, Shiryu e Shun. A batalha é inevitável, porém mesmo em plena forma, Ikki não é páreo para o imenso poder de Shaka, que revive as lembranças de seu encontro na Ilha da Rainha da Morte, fazendo todo o antigo temor despertar. Ikki aplica o Golpe Fantasma de Fênix, porém Shaka não só anula a técnica, como a devolve a Ikki, fazendo o mesmo ter ilusões. Tampouco a Ave Fênix surte efeito. Da mesma maneira, Shaka não consegue eliminar Ikki. O Cavaleiro de Virgem usa o Ciclo das Seis Existências, pulveriza tanto o corpo como a Armadura de Fênix. Em vão, Ikki sempre voltava. Nesse ponto, Shaka opta despachar Ikki num estado mais condizente. Utilizando o Tesouro do Céu, Shaka paralisa Ikki, arrancando os sentidos do tato e do olfato.

Ikki se sacrifica para derrotar Shaka

Ikki se sacrifica para derrotar Shaka.

Ikki questiona Shaka do porque alguém com tanto poder como ele segue o Grande Mestre, indagando se o mesmo o seguia sabendo que era mal. Shaka responde extraindo os sentidos do paladar e visão. Nesse momento Shaka responde ser um Cavaleiro de Atena, e que a verdade do universo é transitório, não existindo justiça ou maldade perfeita, e segundo o mesmo a essência do Grande Mestre representa a justiça. Com isso, Shaka termina por extrair o sentido da audição.

Privado dos cinco sentidos, Ikki manifesta uma estrondosa cosmo-energia, suficientemente poderosa para envolver seu corpo e protegê-lo. Shaka percebe que o cérebro de Ikki ainda está ativo, e por isso decide destruir o sexto sentido. Mesmo assim, o cosmo de Ikki continua a crescer despertando o Sétimo Sentido. Ikki surge atrás de Shaka, impedindo-o de se mover. Shaka alerta Ikki que se continuasse a elevar o cosmo daquele jeito acabaria por morrer, produzindo uma vitória sem sentido. Ikki não se importa, e queimando a cosmo-energia se sacrifica para derrotar Shaka.

Regresso do Cavaleiro de Fênix[]

Ikki se despede de seus irmãos

Ikki se despede dos irmãos.

Shaka e Ikki não haviam morrido de fato, mas sido lançados numa dimensão estranha, onde não havia noção de tempo. Shaka se comunica com Mú de Áries, pedindo seu auxílio. Mu diz que Shaka poderia sair de qualquer dimensão, por livre e espontânea vontade. Shaka diz que havia mais um homem que desejava salvar, ao que Mu consente em ajudar. De volta a Casa de Virgem, Shaka coloca Ikki a par da situação, pedindo que o mesmo se apressasse em ajudar Seiya e salvar Atena. Shaka apanha um pouco das cinzas da Armadura de Fênix que volta a se restaurar. Ikki pergunta porque Shaka o estava ajudando, ao que o Cavaleiro de Virgem responde ter ficado em dúvida quanto os reais motivos dos Cavaleiros.

Mangá - depois de deixar a Casa de Virgem, sentido Sala do Grande Mestre, Ikki encontra pelo caminho seus irmãos, Shiryu, Hyoga e Shun, que mesmo agonizantes das ferozes batalhas, dão animo para Ikki prosseguir.

Ikki é pulverizado pela Explosão Galáctica

Ikki é pulverizado pela Explosão Galáctica.

Sala do Grande Mestre - Ikki chega no momento exato de impedir Saga de Gêmeos - a verdadeira identidade por trás do Grande Mestre - de matar Seiya. Assumindo a luta, ambos aplicam suas técnicas ilusórias - Golpe Fantasma de Fênix e Satã Imperial. Não há decisão, pois os dois são equivalentes no plano do domínio mental, o que os obriga a utilizar suas técnicas mais destrutivas. Ikki usa o Ave Fênix que não tem qualquer efeito. Saga utiliza a Explosão Galáctica debilitando Ikki. Seiya recebe o apoio moral dos Cavaleiros e se levanta. Saga tenta impedi-lo, mas Ikki não deixa. Saga torna a usar a Explosão Galáctica uma segunda vez, pulverizando o corpo do Cavaleiro de Fênix.[9]

Anime - Ikki impede Saga de matar Seiya, ficando para enfrentar o Cavaleiro de Gêmeos enquanto Seiya vai até a Estátua de Atena. Saga aplica o Outra Dimensão, mas Ikki regressa instantaneamente. Saga lança vários ataques a velocidade da luz, destruindo a Sala do Grande Mestre, onde Ikki acaba soterrado. Saga corre para impedir Seiya que consegue se apoderar do Escudo de Atena e direcionar a luz para a deusa, salvando-a. Saga decide matar Seiya, mas é novamente impedido por Ikki. O Cavaleiro de Fênix impõe corajosa resistência, mas acaba vencido, tendo sua armadura destruída.

Saga de Asgard[]

Os golpes Mime e Ikki colidem

Ikki vs Mime.

Hilda de Polaris, Representante de Odin na terra, é posta sob feitiço do Anel Nibelungo, declarando guerra ao Santuário de Atena. Antes da Batalha contra os Guerreiros Deuses de Asgard, Ikki e os outros Cavaleiros de Bronze tem suas Armaduras de Bronze restauradas pelo sangue dos Cavaleiros de Ouro sobreviventes, em sinal de gratidão pelos jovens cavaleiros terem salvo Atena. Ikki teve sua Armadura de Fênix reparada pelo sangue de Shaka de Virgem. (No Mangá, a Armadura de Fênix se restaura sozinha).

Bado vs Ikki - O Tigre contra a Fênix

Ikki vs Bado.

Ikki surge para salvar Shun de Mime de Benetnasch um Guerreiro Deus extremamente competente no manejo do Cosmo, tão hábil quanto Saga de Gêmeos. A luta é equilibrada, mas Ikki consegue mostrar a Mime que Folken, seu pai adotivo, havia matado seus pais biológicos por erro. O combate se segue, com ambos desferindo o último golpe, no qual Mime, antes de morrer, expressa seu desejo de acreditar num mundo.

No combate seguinte, Ikki enfrenta Bado de Alcor, revelando-lhe, por meio do Golpe Fantasma de Fênix, que a inveja de Bado sobre seu irmão, Shido, era infundada, fazendo com que Bado se arrependesse e partisse do Palácio Valhalla com Shido nos braços. O Cavaleiro de Fênix ainda tentou lutar contra Siegfried de Doube, o último e mais forte Guerreiro Deus, mas é massacrado e derrotado.

Saga de Poseidon[]

Ikki vs Kasa de Lymnades

Ikki vs Kasa de Lymnades.

Pilar do Oceano Antártico - Ikki ressurge na Saga de Poseidon, ajudando os Cavaleiros de Bronze na luta contra o Senhor dos mares. Primeiramente salva seus irmãos, Seiya, Shun e Hyoga, das garras de Kasa de Lymnades, General Marina cuja habilidade era a de se transformar no ente mais querido da pessoa, imitando-a em tudo. Ikki quase é enganado quando Kasa assume a aparência de Shun, mas supera a visão. Prestes a morrer, Kasa tenta um último esforço tomando a forma de Esmeralda, o que efetivamente mexe com os sentimentos de Ikki. Kasa lamenta não ter descoberto antes a fraqueza de Ikki, - o que garantiria sua vitória - mas se orgulha de haver pelo menos acertado um golpe no Cavaleiro de Fênix. Usando o Tridente de Libra, Ikki destrói o Pilar do Oceano Antártico.

Kanon cede ao Golpe Fantasma de Fênix

Kanon cede ao Golpe Fantasma de Fênix.

Templo de Poseidon - Ikki ignora combater os demais Generais Marinas, optando por seguir diretamente ao Templo de Poseidon e tomar sua cabeça. Na entrada do templo, porém, encontra-se com Kanon de Dragão Marinho, irmão gêmeo de Saga de Gêmeos. Sem se prender a detalhes, Kanon utiliza seu golpe, Triângulo de Ouro, e envia Ikki para outra dimensão.

Kanon revela a Ikki o paradeiro da Ânfora de Atena

Kanon revela a Ikki o paradeiro da Ânfora de Atena.

Pilar do Atlântico Norte - Ikki consegue retornar da outra dimensão. Aplicando seu Golpe Fantasma de Fênix, Ikki intima Kanon a contar toda a verdade, vindo a saber de tudo, da conspiração para matar Atena bebê, até a enganar Poseidon e controlar a terra e o mar. Eventualmente Sorento de Sirene desiste de continuar a batalha contra os Cavaleiros. Tomando emprestado o Escudo de Libra, Ikki derruba o Pilar do Atlântico Norte. Segue-se uma curta batalha entre Kanon e Ikki, onde Kanon termina por dar a localização Ânfora de Atena, que era o único meio de lacrar o espírito do deus dos mares. Após isso, Ikki deixa a batalha e parte para ajudar seus companheiros.

Ikki segura Poseidon

Ikki segura Poseidon.

Quando Poseidon desperta totalmente no corpo de Julian Solo, Ikki o segura tempo suficiente para dar a Seiya, Shiryu e Hyoga tempo de resgatarem Atena do Grande Pilar. Após a deusa estar salva desenrola-se a última batalha, no qual a união dos Cosmos de Atena e seus Cavaleiros derrota definitivamente o deus dos mares.

Saga de Hades[]

Santuário[]

Ikki vs Shiryu

Ikki vs Shiryu.

Anime - Inicialmente, Ikki aparece nas redondezas do Santuário para tentar impedir Shiryu de Dragão de entrar no Santuário e fazê-lo voltar aos Cinco Picos Antigos de Rozan. Shiryu não se conforma com o fato de Ikki não querer se juntar aos demais Cavaleiros na Guerra Santa contra Hades e tenta atacá-lo por isso. Ikki se defende facilmente e derruba Shiryu, que se levanta novamente. Ikki resolve se retirar e diz que os Cavaleiros não passam de idiotas, e que a pouco tempo havia visto um "idiota" igual a Shiryu (tratava-se de Seiya de Pégaso, que havia sido teletransportado por Mu de Áries para fora do Santuário)

Ikki joga cinzas no Jardim das Árvores Sala Gêmeas

Ikki joga as cinzas no Jardim Árvores Sala Gêmeas.

Shiryu entende a mensagem e vai ao encontro de Seiya. Mais tarde, após a aparente morte de Atena, o Cavaleiro de Fênix aparece no Jardim das Árvores Salas Gêmeas, palco da luta entre Shaka de Virgem contra Saga de Gêmeos, Camus de Aquário e Shura de Capricórnio. Aparentemente, Ikki estava se despedindo de Shaka, que ficou desaparecido após receber a Exclamação de Atena, mas que havia despertado o oitavo sentido e seguido ao Mundo dos Mortos, ao lado da deusa Atena.

Mangá - Ikki não faz qualquer participação durante a invasão dos Espectros ao Santuário.

Inferno[]

Ikki salva Kanon

Ikki salva Kanon.

Ikki invade o Submundo e salva Kanon de Gêmeos, seu antigo adversário, da Marionete Cósmica de Minos de Griffon. Kanon revela ao Cavaleiro de Fênix que seu irmão mais novo Shun havia sido possuído pela alma de Hades. Ikki relembra da vez que conhecera Pandora, ainda criança, pensando se Shun não havia decidido se sacrificar para deter Hades.

Ikki começa uma luta acirrada contra o Juiz do inferno, Aiacos de Garuda. Preocupado com Shun, Ikki diz que não pode mais perder tempo naquele lugar, e derrotando Aiacos definitivamente com seu Ave Fênix.

Ikki acaba teletransportado por Pandora até Giudecca, onde tenta tirar a alma de Hades do corpo de Shun, sem sucesso. Hades diz que assumiu completamente o corpo de Shun e que agora sua alma desapareceu por completo. Ikki reage e tenta atacar o deus, porém é mandado para o inferno de gelo de Cocyto na 8ª Prisão, onde já se encontravam Seiya, Mu, Aiolia e Milo.

Após Seiya derrotar Valentine de Harpia, Ikki e os Cavaleiros de Ouro sentem o cosmo de Atena e conseguem sair do inferno de gelo, por conta própria. Enquanto os Cavaleiros de Ouro derrotam os espectros guardiões da oitava Prisão, Ikki saiu disfarçadamente em direção de Giudecca, de modo que nem Mu, Aiolia e Milo percebessem.

Campos Elíseos[]

Ikki promete vingar Pandora

Ikki promete vingar Pandora.

Depois que os Doze Cavaleiros de Ouro se sacrificam para abrir um grande buraco no Muro das Lamentações, Ikki parte para os Campos Elíseos, usando a proteção do colar de Pandora, que lhe confiou, antes de ser morta por Thanatos, a missão de derrotar Hades para vingar sua família.

Ao chegar no Campos Elíseos, Ikki reencontra Shun, Seiya, Hyoga e Shiryu, que batalhavam, sem sucesso, contra o deus da morte Thanatos. Ikki diz estar ali para vingar a morte de todos os mortos ao que Thanatos zomba, dizendo não se importar com o lamento de mortais. Ikki lança seu Ave Fênix, conseguindo a façanha de quebrar o elmo da Sobrepeliz de Thanatos, ao que o deus responde aplicando seu Terrível Providência.

Ikki ganha a Armadura Divina de Fênix

Ikki ganha a Armadura Divina de Fênix.

Os Cavaleiros de Bronze não são páreo para Thanatos que destrói as armaduras de bronze, bem como as armaduras de ouro de Leão, Sagitário, Virgem, Libra e Aquário (enviadas pelo deus dos mares, Poseidon, que não desejava que Hades dominasse a Terra). Porém, graças ao sangue de Atena, Ikki e os demais Cavaleiros viram suas armaduras renascerem e se transformarem em Armaduras Divinas e assim conseguiram derrotar Thanatos e seu irmão gêmeo Hypnos (o deus do sono) e logo depois foram ao encontro de Hades, para auxiliar Atena a derrotar o Imperador do Inferno e salvar a terra do grande eclipse.

Next Dimension[]

IkkisalvaShundeLascourmone

Ikki salva seu irmão

Ikkis sobrevivera a batalha contra Hades, retornando a terra. Sua participação inicial é para salvar a vida de seu irmão Shun de Andrômeda do ataque da satélite La Scoumoune, quando ele estava inconsciente. Ikki vence rapidamente a satélite, mas depois desaparece antes de seu irmão acordar. Ikki também vai ao passado, atrás de Shun e Saori. Casas de Áries - Chegando ao passado, vê a batalha entre Shion de Áries e Suikyo de Garuda. Após Shion ser derrotado, Ikki afirma que irá subir as Doze Casas e enfrentará quem quer que seja para chegar até Atena.

IkkiacertaSuikyo

Ikki usa o golpe fantasma

Suikyo esnoba Ikki por este ser um cavaleiro de bronze, então Ikki o ataca derrubando sua máscara. Porém Suikyo foi rápido o suficiente para destruir o elmo de Ikki sem que ele percebesse, o combate se intensifica e Ikki fica em desvantagem, e se diz surpreendido pela força de seu adversário que supera os Cavaleiros de Ouro. Após um choque frontal entre os dois combatentes, Ikki cai desacordado no chão, mas sem que Suikyo perceba ele o atinge com seu Golpe Fantasma. Suikyo é assombrado pela morte de seu irmão, então ele decide atravessar a Casa de Áries sem matar Ikki e Shion.

Pic13f-1-

Corpo de Ox

Casa de Touro - Depois de se recuperar, Ikki passa pela casa de Touro, onde encontra o corpo de Ox de Touro, em posição de luta, defendendo a segunda casa mesmo após sua morte.

Tumblr metjjmRaF01qgaaado6 500

Ikki quase é morto na luta contra Kain, e depois por Abel

Casa de Gêmeos - Quando Ikki chega a Casa de Gêmeos, ele acaba encontrando Kain de Gêmeos. Este dá diversas oportunidades para que o cavaleiro de bronze recue, mas Fênix recusa-se e quer atravessar a casa, então acaba sendo ferido pelo mero queimar do cosmo de Gêmeos.

Após receber a Ave Fênix de Ikki, Kain lança sua Explosão Galáctica, derrotando Ikki e o deixando à beira da morte. Porém, Kain nota a verdade por trás de Ikki, e decide salvá-lo por meio de seus pontos vitais, começando então uma batalha mental interna contra o seu irmão Abel de Gêmeos que estava disposto a mata-lo. Após ver a luta entre os dois geminianos Ikki pergunta para Kain o que é que realmente ele é, ao que Kain responde que ele é uma brincadeira dos deuses e fala para Ikki partir antes que Abel aparecesse.

Casa de Câncer - chegando a Casa de Câncer, Ikki encontra Contador da Morte de Câncer dizendo que irá passar. Contador da Morte responde que não irá impedi-lo, se é isso que ele quer, pois não considera Ikki um inimigo .

IKKIP

Ikki protege Contador da Morte quando ele quebra sua unha

Como forma de gratidão, Ikki ajuda Contador da Morte a levar os caixões ao Yomotsu Hirasaka. Chegando la, o Cavaleiro de Câncer abate espectros que estavam próximos e em seguida encerra-os nos caixões. Ikki ajuda Contador da Morte contra os espectros, que se preocupa por ter quebrado uma unha. Na Colina do Yomotsu , Vermeer de Griffon e seus homens se encontram cara a cara com Contador da Morte e Ikki. Com a chegada do Juíz, Contador da Morte toma a frente e diz que o guiará pelas doze casas, para o espanto de Fênix, Ikki lhe pergunta do que se trata essa virada repentina, o canceriano diz que Vermeer é forte demais e que mesmo vários Cavaleiros de Ouro não travariam uma luta equiparada com ele.

9228db1427178a9ac1bd4709da0ca695

Golpe Fantasma de Fênix.

Ikki sem se importar luta com o pequeno exército de Vermeer de Griffon derrotando-os facilmente, Contador da Morte se mostra preocupado com Ikki, que desafia o juíz para a batalha e é facilmente manipulado pela Marionete Cósmica, o Cavaleiro de Câncer desfaz o golpe e diz que se encarregará do Cavaleiro de Bronze, usando seu golpe Shabadabada, Contador da Morte de Câncer diz que Ikki foi enviado para outra dimensão, quando na verdade, Ikki voltou à Casa de Câncer. Vermeer ao utilizar a Marionete Cósmica, havia prendido um dos fios em Ikki, o que o fez voltar ao Yomotsu, quando este estava prestes a matar Contador da Morte.

4a4f18b7a4c2e0629dd4ff62415f9dc7

Ikki contra Vermeer.

Chegando lá, Ikki estranha a aparência do Cavaleiro de Ouro, o mesmo diz para ele cuidar da sua vida e lhe pergunta porque voltou. Ikki diz que não gosta de deixar favores, e virando-se para Vermeer, diz que sua técnica não funcionará contra ele uma vez que já conhecia desde o futuro.

Ikki queima os fios da Marionete Cósmica, fazendo até Contador da Morte sofrer e "rolar" para longe, porém um dos fios fica intacto, o fio mestre do golpe de Vermeer, o juiz prende o pescoço de Ikki e o arranca.

4a06d868d044c50af0cf9bc82d2fc19f

Ikki e Contador da Morte.

Ao se vangloriar da vitória, a cabeça de Ikki começa a falar, mostrando que Vermeer foi acertado pelo Golpe Fantasma de Fênix, sendo controlado, ele se vê sendo cortado pelos próprios fios em sua ilusão. Ikki diz que ele só não enlouqueceu pelo seu grande poder como Juiz do Inferno, antes que pudesse terminar com Griffon, Contador da Morte grita, pedindo para que Ikki não o matasse e "rolando" em alta velocidade o Cavaleiro de Câncer aplica o golpe Bombardeio de Pêssego, com força tamanha que derruba Vermeer no buraco do Yomotsu, vencendo-o.

Ikkipicado

Ikki é picado por uma serpente

Ele ainda pergunta para Ikki o que achou de seu golpe. Com um sorriso no rosto, Ikki diz, com ironia, ter sido um foi um golpe terrível.

Casa de Leão - Novamente no Santuário, ele e Contador da Morte se dirigem à Casa de Leão, Ikki mais uma vez estranha a forma do Cavaleiro de Ouro que diz se sentir bem em formato de "bola", chegando a dizer que é confortável. Algumas serpentes aparecem nas 12 casas, Contador da Morte diz que odeia serpentes mas impede Ikki de pisar em uma, dizendo que as serpentes são criaturas de alto respeito no Santuário e de alguma maneira, as serpentes ganharam mais respeito nos corações dos Cavaleiros de Atena.

Após este acontecimento ambos chegam a Casa de leão, onde encontram Kaiser de Leão junto de Goldie.

De um olhar, Ikki faz o enorme leão recuar, o que desperta atenção de Kaiser. Contador da Morte pede a Kaiser que libera a passagem, mas Kaiser nega. Ikki se diz pronto para lutar, recebendo um ataque a velocidade da luz. Ikki reconhece o golpe como o Capsula do Poder, a mesma técnica usada por Aiolia de Leão. Ikki pede a Kaiser que não se contenha em seus ataques, pois caso contrário será derrotado. Kaiser atende aos pedidos de Ikki, desferindo o Relâmpago de Plasma que acerta Ikki em cheio. Nesse instante, Contador da Morte intervém, dizendo que Kaiser acabaria matando seu sucessor. Apesar do que escuta, Kaiser continua resoluto quanto a dar passagem, dizendo que só Ikki chegando até onde ele está, acreditaria em sua história. Tornando a usar o Relâmpago de Plasma, Ikki repele o golpe com seu Ave Fênix.

Impressionado, Kaiser pergunta porque Ikki não contra-ataca, ao que o Cavaleiro de Fênix diz não poder dirigir seu punho contra o Cavaleiro de Leão de duas gerações passadas, e que o verdadeiro inimigo ainda estava por vir. Kaiser mantém o que disse, forçando Ikki a subir até onde ele está. Ikki alcança Kaiser, sendo atingido por um único golpe. Ao acordar, Kaiser lhe diz para seguir enfrente, deixando-o de sobreaviso que os demais Cavaleiros de Ouro podem não acreditar na história da Atena que veio do futuro. Mais adiante, Ikki sente os tremores resultantes da ressurreição iminente de Odisseu de Ofiúco. Pouco depois, Ikki sente o forte impacto gerado pela Explosão Galáctica, e se pergunta de Kain de Gêmeos havia matado seu oponente.

Ikki vs Shijima

Ikki vs Shijima.

Casa de Virgem - Ikki desperta de um sono forçado, voltando a seguir enfrente. Entrando na Casa de Virgem depara-se com a imagem residual de Shijima de Virgem, que havia levantado uma poderosa barreira impedindo que invasores de atravessar. Ikki insiste em seguir adiante, tendo o sentido da audição destruído. Mesmo a beira da morte, Ikki insiste em prosseguir. Shijima usa os Quatro Portões de Buda. Ikki decide abrir um dos portões, mas acaba impedido por Odisseu de Ofiúco que lhe explica a simbologia por trás de cada porta.

Mesmo sabendo do perigo que corria, Ikki insiste seguir adiante para proteger Atena. Odisseu cura as feridas de Ikki que questiona sua conduta sem sequer saber seu nome. Odisseu simplesmente responde ser sua obrigação como médico. Ikki diz estar em débito com Odisseu e então desmaia.

Odisseu cura os ferimentos de Ikki

Odisseu cura os ferimentos de Ikki.

Odisseu se encarrega de enfrentar Shijima, destruindo tanto a barreira como os Quatro Portões de Buda. Ao acordar, Ikki se apresenta como Cavaleiro de Fênix vindo do futuro. Odisseu pergunta se Ikki o ajudaria, o que o Cavaleiro de Bronze reafirma o que disse. Odisseu se apresenta como o 13 Cavaleiro de Ouro de Ofiúco que veio para matar Atena. Ikki fica perturbado, mas não esboça reação de enfrentar Odisseu. Com Shijima tendo voltado a dormir, a barreira começa a se levantar. Odisseu alerta Ikki de que os dois deviam se apressar, ou do contrário ficariam presos na Casa de Virgem. Odisseu diz a Ikki para escolher a porta que estiver mais perto.

Templo de Atena - Atravessando as dimensões, Ikki chega ao Templo de Atena. Sem saber onde Odisseu possa estar, Ikki é confrontado pelo Grande Mestre, que demonstra conhecer o Cavaleiro de Fênix tendo captado a essência das ondas mentais de Odisseu. O Grande Mestre pergunta se Ikki pretendia cumprir a promessa e matar Atena. Percebendo a dúvida, o Grande Mestre ataca o Cavaleiro de Fênix que se defende. O Grande Mestre fala a Ikki que todos aqueles desastres naturais é culpa de Atena.

Ikki vs Grande Mestre

Ikki vs Grande Mestre

O Grande Mestre recorda de um evento que observou em Star Hill, anos atrás. Na ocasião, em companhia de Odisseu, o Grande Mestre fala do movimento atípico dos planetas que formariam o grande quadrado ao redor da Constelação de Ofiúco, ligando a calamidade a Atena.

Ikki se recusa a acreditar na história. O Grande Mestre decide não perder mais tempo e ataca. Ikki revida com a Ave Fênix. O poder do Grande Mestre é extremo e lança o corpo do Cavaleiro de Fênix de encontro a estátua de Atena. O Grande Mestre, porém, percebeu que Ikki se conteve e lhe pergunta porque não o atacou com todas as forças. Ikki fala que não podia atacar o Grande Mestre que estava acima dos 88 Cavaleiros. Ikki pergunta porque o Grande Mestre não o atacou com todo seu poder, uma vez que se o fizesse ele com certeza estaria morto. O Grande Mestre fala que até Odisseu confiou em Ikki, portanto ele também deveria. Com isso o Grande Mestre entrega Khysos, uma adaga segundo a qual é capaz de matar deuses. A Lei do Despertar de Odisseu perde eficacia e o Grande Mestre novamente cai em sono profundo. Ikki toma a adaga, percebendo tratar-se da mesma adaga com a qual Saga de Gêmeos tentara assassinar Atena bebê, e a qual Atena cortara o próprio pescoço com o intuito de descer ao Submundo. Ikki olha para a estátua de Atena, perguntando-se se aquela adaga deveria ser usada, mais uma vez para matar a deusa.

Batalha contra Asclépio[]

Pouco depois, Ikki chega a casa de ofiúco, impedindo Asclépio de Ofiúco de dar o golpe final em Atena. Asclépio censura Ikki pela demora, dizendo quase ter roubado sua tarefa, e sem perder tempo ordena que o Cavaleiro de Fênix matasse Atena.
Ikki não se mexe. Sua inação desagrada Asclépio que pergunta se Ikki não mataria Atena, por promessa feita a Odisseu. Ikki não nega, mas diz ser um Cavaleiro, e que mesmo se os céus e a terra virassem de cabeça pra abaixo, matar Atena era algo que ele não poderia fazer. Isso desagrada Asclépio que o golpeia com o poder do seu cajado. Os demais Cavaleiros tentam enfrentar Asclépio, mas acabam derrotados. Asclépio é novamente impedido de matar Atena por Ikki, que lhe mostra a Adaga Dourada que recebeu do Grande Mestre.

O objeto faz Asclépio ficar receoso, dado que aquela era uma arma com poder de matar deuses. O Cavaleiro de Ouro de Ofiúco pergunta porque Ikki estava como aquilo, ao que, novamente, ele responde ter recebido do Grande Mestre e como ele a usaria só dependeria dele. Dito isso, Ikki salta na direção de Asclépio, dizendo que irá matá-lo.

Outras Aparições[]

Filmes[]

O Santo Guerreiro[]

Ikkkkijaga

Ikki contra Jaga de Órion.

ORFEU TEM SUA ARMADURA DE LIRA FEITA EM PEDAÇOS

Ikki derrota Orfeu

Ikki de Fênix surge quando Shun travava uma dura batalha contra o Cavaleiro Fantasma Orfeu de Lira. Ikki inicia a luta aplicando o Golpe Fantasma de Fênix, porém as ilusões não surtem efeito em Orfeu que explica que dado o tempo que permaneceu morto, o inferno é como um segundo lar. Ikki pergunta se o Cavaleiro é imortal. Orfeu responde não ser um espírito morto, mas um humano que recebeu um novo corpo ao jurar fidelidade a deusa Éris, o que faz Ikki zombar. Orfeu lança seu Réquiem de Cordas, porém o golpe não surte efeito em Ikki que derrota o Cavaleiro Fantasma.

Ikki de fenwwix

Ave Fênix.

Chegando ao Templo de Éris, encontra um Seiya debilitado lutando contra o lendário Jaga de Órion. Ikki toma a frente da batalha, conseguindo equilibrar a luta, até o Cavaleiro Fantasma utilizar o golpe Choque Megatômico de Meteoros que derrota o Cavaleiro de Fênix. Posteriormente Seiya queima se Cosmo e veste a Armadura de Sagitário, derrotando tanto Jaga quanto Éris, salvando Atena.

A Grande Batalha dos Deuses[]

(Asgard) Ikki vs Rung

Ikki vs Rung

O Guerreiro Deus Ur lutava contra Shun - estando em vias de vencer - porém é surpreendido por Ikki e derrotado. Ao ajudar seu irmão, é atacado por outro Guerreiro Deus, Rung, que utiliza como armas dois Bumerangue Mjölnir. Ikki contra-ataca com seu Golpe Fantasma de Fênix. O golpe, porém, não derrota Rung, que segura Ikki à beira de um penhasco. O peso do gigante faz o chão ceder, engolindo os combatentes.

Ikki é salvo por Shun e ambos se dirigem ao encontro de Atena. Para proteger Seiya, Ikki é atingido e derrotado pelo Cosmo de Durval, podendo somente encorajar Seiya que a esta altura, já havia trajado a Armadura de Sagitário, derrotando o maléfico Representante de Odin e salvando Atena.

A Lenda dos Defensores de Atena[]

Ikki derrota Afrodite

Ikki derrota Afrodite.

Ikki surge em meio a batalha de Shun contra Afrodite, salvando o irmão que havia sido atingido por uma Rosa. Ikki mostra a real face de Afrodite por meio do Golpe Fantasma de Fênix, mostrando o medo do Cavaleiro de Peixes, em ver que não existe beleza em seu corpo. Enfurecido, Afrodite lança inúmeras Rosas brancas em Ikki que as repele com o Ave Fênix.

As rosas atingem o Cavaleiro de Ouro que cai derrotado. Enquanto Ikki ajuda o irmão, Atlas de Carina os ataca pelas costas. Shun leva seu irmão até o Templo da Coroa do Sol, e se encontra com Atlas novamente, Shun salva Hyoga, do golpe de Atlas e mesmo segurando Ikki, tenta o atacar e em vão é derrotado novamente. Ikki e Shun assistem às Armaduras de Ouro de Sagitário, Libra e Aquário, vestirem Seiya, Shiryu e Hyoga. porém os dois últimos não são páreos para o deus Abel. Seiya elevando seu cosmo ao máximo consegue acertar a Flecha de Sagitário, derrotando Abel e salvando Atena.

Os Guerreiros do Armagedon[]

ÉRIGOR DENTRO DO GOLPE FANTASMA DE FÊNIX

Érigor dentro do Golpe Fantasma de Fênix

O Cavaleiro de Fênix surge para salvar seu irmão das mãos do anjo caído Érigor de Virtude, lhe aplicando o Golpe Fantasma de Fênix, derrotando Érigor.

Ikki deixa seu irmão, partindo ao Pandemônio, para salvar Atena. Ikki é duramente castigados pelos espinhos que cobrem as escadarias, terminando por ser acertado pelo Cosmo de Lúcifer. Ikki entrega seu cosmo a Seiya, ao lado de seus amigos, fazendo a Armadura de Sagitário aparecer, e com a doação do cosmo dos Cavaleiros de Ouro, Lúcifer é derrotado de uma vez por todas.

Prólogo do Céu[]

IKKI E SHUN

Ikki e Shun

Ikki surge para ajudar Shun na luta contra o Anjo Celestial Teseu, porém é facilmente vencido e atirado em um lugar semelhante a um lago, com uma grande estátua, aonde estão as almas dos Cavaleiros de Ouro seladas por se rebelarem contra os deuses. Encorajados por eles, ambos decidem lutar juntos e combinando seus poderes - Tempestade Nebulosa e Ave Fênix - derrotam anjo celestial por completo.

Saint Seiya: Gigantomaquia - A História de Sangue[]

Segundo volume da novelização escrita por  Tatsuya Hamazaki, situada após o termino da Saga de Poseidon e antes da Saga de Hades. Na quinta parte do Capítulo Cronos, Ikki invade o Templo de Tífon, o deus dos Gigas, incinerando com seu Ave Fênix Equidna e o verdadeiro corpo de Tífon. Mei de Cabeleira de Berenice reconhece Ikki que se surpreende por não conseguir sentir seu Cosmo. Em seguida, o Cavaleiro de Fênix apanha Shun, deixando Mei cumprir seu destino de selar Tífon.

Habilidades de Luta[]

Ikki aparece nos degraus

Ikki mata facilmente um grande grupo de Espectros na Casa de Aríes

Ikki, o único merecedor de Fênix, é um poderoso Cavaleiro de Bronze com um poder que excede aos dos Cavaleiros de Ouro, podendo lutar diretamente com eles ou inimigos equivalentes nas mesmas condições, independente da patente ou traje. Seu cosmo é tão poderoso capaz de desestabilizar poderosos guerreiros como Shaka, Saga e Kanon. Ikki é conhecido como, assim como sua constelação, a Ave Fênix imortal que renasce das cinzas e fica mais forte a cada vez que caí, titulo este conquistado por sempre sobreviver as mais violentas e árduas batalhas. Graças ao seu poder pode superar inimigos menores em grandes quantidades como grupo de Espectros e Cavaleiros de Prata. Suas habilidades mentais estão no mesmo nível que os dos Cavaleiros de Gêmeos ao ponto de conseguir anular totalmente a lendária técnica Satã Imperial. Suas Aptidão Física é louvável, bem como sua habilidade de criar ilusões; aproveitando ainda, todas as habilidades da Armadura de Fênix com maestria.

Utilização do Cosmo - O Cosmo de Ikki é sem dúvidas o mais poderosos dos 5 Cavaleiros de Bronze, sendo que pode facilmente nocauteá-los ainda no inicio da série, oprimir os Cavaleiros Negros, bem como manter-se superior enfrentando 2 Cavaleiros de Prata. Conforme o tempo passava seu cosmo ficou cada vez mais poderoso, como quando devido a perda de seus 5 sentidos ele conseguiu superar o cosmo do homem tido como mais próximo de Deus e gerar uma explosão que levaria ambos a cair em uma Dimensão Paralela. Posteriormente conseguiu oprimir Kasa de Lymnades e rivalizar e superar Aiacos de Garuda; ambos através da Piroscinese atribuída pelo mesmo. Mais tarde conseguiu utiliza-lo como uma especie de "barreira" para suportar a Explosão Galáctica de Abel e o Relâmpago de Plasma de Kaiser, e embora não tenha sido bem sucedido, impedirá sua morte certa em ambas as ocasiões.

Sétimo Sentido - As constantes batalhas fizeram o Cosmo de Ikki maturar, e o mesmo foi capaz de despertar o Sétimo Sentido, até então algo que somente os Cavaleiros de Ouro dominavam.

Oitavo Sentido - Ikki consegue despertar o Arayashiki, requisito essencial para chegar vivo ao Submundo. Com esse poder, Ikki pode manter seu estado normal sem qualquer restrição.

Piroscinese - Através de seu cosmo, Ikki pode gerar e controlar o fogo ao aumentar a temperatura ambiente, possibilitando-o manipular chamas, calor e combustão. Ikki utiliza tal habilidade em suas investidas cósmicas, ataques físicos, mas principalmente em sua técnica de assinatura Ave Fênix. Seu controle sobre o mesmo se tornara tão forte a ponto de queimar facilmente os fios da Marionete Cósmica de Vermeer de Griffon e cortar ao meio o elmo de Thanatos sem que o mesmo percebesse.

Kasa dentro do Golpe Fantasma de Fênix

Kasa sofrendo com as ilusões do Golpe Fantasma de Fênix

Manipulação Mental - Ikki possui um alto grau de controle mental podendo rivalizar com outros usuários portadores desta habilidade, dentre ele se destacam os irmãos gêmeos Saga e Kanon que embora, Ikki não conseguisse domina-los, ele pode surpreende-los e desestabiliza-los em suas respectivas batalhas. Em Next Dimension tal habilidade se tornara tão poderosa à ponto de impedir os todos efeitos do Satã Imperial que viria à atingir Suikyo de Garuda.

Manipulação de Ilusões - Ikki pode criar poderosas ilusões na mente de seu adversário através de sua técnica Golpe Fantasma de Fênix. As ilusões são tão poderosas a ponto de dominar e amedrontar Kasa de Lymnades e Aiacos de Garuda.

Ikki vs Aiacos

Ikki domina a batalha com Aiacos, usufruindo de sua velocidade

Aptidão Física - Ikki possui uma enorme aptidão física, sendo que fora capaz de resistir a várias das técnicas mais poderosas já apresentadas em todo Universo Saint Seiya. Sobre sua resistência, Ikki conseguiu resistir a toda dor e tortura imposta a seu corpo pelo Tesouro do Céu de Shaka de Virgem, bem como aguentar a primeira Explosão Galáctica de Saga (Contida) e depois outra (embora ele tenha sido pulverizado e posto a vagar, de alguma maneira, pelo espaço dimensional). Já com Kanon de Dragão Marinho ele recebeu a Explosão Galáctica ficando apenas com danos medianos e resistindo as investidas físicas brutas do Marina. Em Hades, pode superar os efeitos do Voo da Garuda e da Ilusão Galáctica e superar Aiacos e em Next Dimension sobreviver, ainda que tenha ficado muito debilitado e precisar ser salvo por Kain e Kaiser, à Explosão Galáctica e logo depois à Cápsula do Poder e Relâmpago de Plasma. Outro traço que vale destacar é sua grande velocidade conseguindo acompanhar as velocidades de Saga e Abel, e surpreender Kanon e Shaka, bem como se mover mais rápido que Aiacos e atacar de surpresa Thanatos. Fora sua grande velocidade que lhe permitiu aplicar golpes fatais que determinariam suas vitórias em batalhas.

Armadura de Fênix - A armadura de Fênix possui habilidades únicas que sempre ajudaram Ikki em suas batalhas, vale ressaltar que ela nunca tinha sido conquistada por alguém antes, fazendo de Ikki seu único usuário e merecedor da mesma. Dentre as habilidades desatacam-se:

  • Aptidão Dimensional: Com as asas da Armadura, Ikki pode cruzar dimensões, como demostrado ao adentrar livremente no Yomotsu Hirasaka e também no Submundo, bem como escapar de técnicas de confinamento dimensional como o Ciclo das Seis Existências, a Outra Dimensão e o Triângulo de Ouro.
  • Auto-Restauração: No menor indicio do cosmo de Ikki, a Armadura, naturalmente, pode se alto-restaurar das cinzas, sem necessidade de um concerto e um reparador de armaduras, podendo até evoluir (Sendo a única canonicamente a poder fazer-la), para uma versão mais poderosa.
  • Shurikens: Embora usadas raramente, as penas da Armadura podem ser usadas como Shurikens afiadas para, comumente, impedir um golpe inimigo, como demostrado com Shaka e Saga. Supõe-se que a cada arranque de penas uma nova nasce, embora não se saiba ao certo, pode ser também que elas se multipliquem.


Técnicas Secretas[]

Ikkiavefenixdivino

Ave Fênix

Ikkigolpefantasmadefenix

Golpe Fantasma de Fênix


Curiosidades[]

Musashi

Musashi Asuka em Fuma no Kojiro, de Masami Kurumada

  • Ikki é o único Cavaleiro de Bronze, do grupo principal, que não foi treinado por um Cavaleiro de prata ou ouro.
  • A Armadura de Fênix em repouso mostra asas, acessório que não aparece até os eventos da Saga de Hades. Contudo, na abertura do primeiro episódio em anime, Ikki é visto enfrentando Seiya, ambos com as asas de suas armaduras visíveis.
  • Foi o primeiro cavaleiro a dizer a famosa frase "uma técnica não funciona duas vezes com o mesmo cavaleiro". No Episódio 12, ele diz a Hyoga: "Idiota, deveria saber que uma mesma técnica não funciona duas vezes com o mesmo cavaleiro", sendo a primeira vez que esta frase aparece no anime.
  • Ikki se parece muito com o personagem Musashi Asuka, porém sem a cicatriz no rosto (Personagem de Fuma no Kojiro, outra obra de Masami Kurumada).
  • Ikki teve uma música tema intitulada "You're Phoenix".
  • Quando todos os Cavaleiros de Bronze lutaram contra Thanatos , o deus da morte, ele comentou que Ikki é o "mais capaz" dentre os Cavaleiros.
  • Originalmente a Armadura de Fênix era completamente laranja no mangá, mas é multicolorida no anime.
  • Como é prática comum na mídia de anime, personagens com cabelo preto no manga original recebem o cabelo azul escuro na adaptação do anime para evitar problemas de paleta com o esboço da cabeça do personagem, como confusão com os fundos poderiam ocorrer. Ikki é mais um dos muitos personagens de mangá que receberam este tratamento na adaptação do anime.
  • Possui semelhanças com seu irmão Shun:
    • Ambos foram treinados em ambientes hostis.
    • Ambos tiveram de passar por um teste final para receber suas Armaduras. Ikki teve de matar seu mestre e enfrentar os Cavaleiros-Negros. Shun foi amarrado a rocha no mar com as correntes de Andrômeda.
    • Ambos souberam reconhecer as ilusões do General Marina Kasa de Lymnades.
    • São os únicos protagonistas no anime cujos cabelos são de uma cor não natural. Ikki é azul e Shun verde.
    • Suas Armaduras possuem armas ofensivas. Ikki usa suas plumas de fênix como shurikens (embora raramente faça uso) e Shun suas correntes.
    • Junto com Seiya, foram os únicos a enfrentar Saga de Gêmeos no anime.
    • Junto com Seiya, foram os que mais pilares destruíram (2 cada um) na Saga de Poseidon.
  • Possuí semelhanças com Kanon de Gêmeos:
    • Inicialmente começaram como vilões, mas ao longo do mangá e anime se converteram em aliados.
    • Eles fizeram sua estreia como aliados salvando outros personagens principais. Ikki salva a Seiya e Saori dos Cavaleiros de Prata e Kanon salva Seiya e Shun de Lune de Balrog.
    • Durante a Saga de Hades foram os únicos que venceram sem ajuda.
    • Eles preferem lutar sozinhos.
    • Ikki e Kanon atacam da mesma maneira estendendo a palma da mão.
    • Têm um irmão com uma personalidade totalmente oposta.
    • Executam a sua principal técnica de maneira semelhante.
    • Mostram uma atitude superior no inicio de uma batalha.
    • Ambos derrotaram um Juiz do inferno.
  • Segundo o Hipermito, Ikki é o primeiro em toda a história que obteve a armadura de Fênix.
  • Na Saga de Hades, no mangá, Ikki não aparece até que os outros já estejam lutando no inferno. No entanto, no anime aparece no Santuário para falar com Shiryu e é o único que não mostrou uma armadura quebrada após a batalha contra Poseidon.
  • No spin-off Saint Seiya Ômega, Ikki foi a último Cavaleiro de Bronze a aparecer (Em tempo real).
  • A cena da Saga de Asgard, onde Ikki salva Shun de Mime, cortando as cordas de sua lira, parece com a cena do filme O Santo Guerreiro, quando Ikki salva Shun de Orfeu.
  • Na maioria das batalhas inventadas pela Toei, Ikki não faz uma aparição até que seu irmão Shun esteja em perigo,só então ele aparece para salvá-lo. Estes acontecimentos são revertidos apenas quando Ikki decide levantar-se para Hypnos para cobrir as costas de Seiya e no anime quando Poseidon estava indo para atacar Ikki.
  • Durante a primeira fase da Saga de Hades, Ikki não lutou contra nenhum espectro.

Referências[]

  1. Mangá Os Cavaleiros do Zodíaco - Volume 24
    Capítulo 91
  2. Anime Os Cavaleiros do Zodíaco - Episódio 20
  3. Mangá Os Cavaleiros do Zodíaco - Volume 5
    Capítulo 18
  4. Mangá Os Cavaleiros do Zodíaco - Volume 4
    Capítulo 14
  5. Anime Os Cavaleiros do Zodíaco - Episódio 12
  6. Mangá Os Cavaleiros do Zodíaco - Volume 5
    Capítulo 20
  7. Mangá Os Cavaleiros do Zodíaco - Volume 6
    Capítulo 24
  8. Anime Os Cavaleiros do Zodíaco - Episódio 32
  9. Mangá Os Cavaleiros do Zodíaco - Volume 13
    Capítulo 45
Cavaleiros de Atena
Deus
Grandes Mestres
Cavaleiros e Amazonas de Ouro
Cavaleiros e Amazonas de Prata
Cavaleiros e Amazonas de Bronze
Cavaleiros e Amazonas de Patente Desconhecida
Cavaleiros e Amazonas de Aço
Cavaleiros e Amazonas sem Constelação
Soldados, Aprendizes e Subordinados
Advertisement