Saint Seiya Wiki
Registre-se
Advertisement
Saint Seiya Wiki


Itia (イティア?) foi um lendário Cavaleiro de Ouro de Libra que era considerado o mais nobre e poderoso guerreiro de Atena durante as Guerras Santas do século XIII. Graças a essas qualidades ele seria promovido ao posto de Grande Mestre do Santuário, passando a governá-lo pelos séculos seguintes, direcionando seus esforços para educação de uma nova geração de Cavaleiros que fosse capaz de alcançar seu sonho de um "Mundo Ideal". Entretanto, ao perceber sua vida chegando ao fim, Itia acabou desiludindo-se com a maldade inerente aos corações humanos e concluiu que alcançar sua meta seria impossível caso a humanidade não superasse sua própria natureza falha. Tais pensamentos o levaram a trair Atena e se aliar-se com Hades no século XVI, após ser seduzido pelos deuses gêmeos Thanatos e Hypnos. Itia então orquestrou sua própria morte de forma que fosse revivido posteriormente com sua juventude restaurada, entretanto, ele acabou vendo seus planos serem frustrados e sendo deposto de sua posição como Grande Mestre devido a sua traição, antes de morrer pela segunda vez.

Etimologia[]

Seu nome é derivado dos nomes hebraicos 'Itiya' ou 'Itiah', que significam "Deus esta comigo", sendo normalmente usado como um nome feminino. Ele também alude a personalidade religiosa de Itia. Já na pronúncia fonética da palavra grega, 'Ιτιά' significa “salgueiro”, que na tradição japonesa, está associado com fantasmas, aludindo sua futura conexão com Hades.

Características[]

Personalidade[]

Desde sua juventude, Itia fora um homem bastante maduro, disciplinado, honesto, nobre, de grande fé, valente, benevolente e gentil, que buscou a paz e a harmonia no mundo. Devido a época tumultuosa que nascera, ele sonhava com uma era em que uma criança poderia estar em torno de outras de sua idade, nunca precisando "crescer" prematuramente no campo de batalha. Para esse fim, Itia tornou-se muito dedicado ao seu dever como Cavaleiro em seu fundamento para criar um mundo pacífico, de modo que assim os jovens pudessem erguer a próxima geração. Embora inicialmente ele mostrasse algumas dúvidas se um dia seu sonho poderia se realizar, ao ser apoiado por Krest de Aquário, Itia firmou seu compromisso em realizar sua meta.[3] Referente a isso, a amizade dele com o Cavaleiro fora muito forte, isso devido ambos testemunharem a passagem do tempo no mundo por quase três séculos.

Itia ideal

O ideal de paz de Itia.

Em seu governo como Grande Mestre até sua velhice, Itia buscou espalhar sua sabedoria para todos no Santuário. Ele foi excepcionalmente sábio e carismático, isso devido sua vontade de provocar uma grande mudança em todo o mundo para alcançar a Chave para Paz através de simplesmente disseminar os princípios de sua fé na Vontade de Atena e seu ideal para as futuras gerações de Cavaleiros, ao qual se constituía de que a paz não se limitava ao que podia ser alcançado e sim lutando para proteger uns aos outros, uma vez que não fazia sentido se este ou aquele não ajudá-lo a proteger outro sem discriminação, sendo portanto, um ideal muito evasivo e que ainda mais complicado de seguir do que o fato de vencer um inimigo.[4]

Itia também parecia se importar muito com seus alunos quando ainda estavam com ele; dando a cada um deles um ensinamento diferente, mas igualmente rico, como um sinal de sua individualidade, dizendo que não importava o quão longe crescessem ou fossem adiante, eles deveriam zelar por seus vínculos a fim de que nada os abale, mesmo quando uma Guerra Santa eclode.[5][6]Em contrapartida, seus alunos mostraram possuir respeito, admiração e adoração para com o Grande Mestre. Sage e Hakurei ficaram aflitos ao sentirem sua "morte", enquanto Gateguard praticamente deificava a figura do Grande Mestre devido a influência que teve em sua vida desde a infância, tanto que pode até tê-lo visto como uma espécie de figura paterna, gerando assim uma lealdade extremamente alta ao ponto de ser capaz de fazer qualquer coisa por ele, incluindo trair Atena e "matá-lo" para por seus planos em ação.[7] Também fora notado que entre os dois, havia algum grau de carinho e preocupação com seu bem-estar, como Itia não hesitou em manipular sua armadura a distância para parar a batalha de Gateguard contra Hakurei a fim de colocá-lo em segurança.[8]

Durante sua reunião com Sage, Hakurei e Gateguard, Itia mostrou ser uma pessoa muito paciente e composta, não sendo afetado pelas explosões dos jovens durante sua oratória explicativa, chegando por sua vez até rir ao testemunhar a ligação dentre os gêmeos muvianos ao passarem em seu teste.[5] Ele também detinha um gosto especial por Hakurei e o via como seu sucessor ideal.[9] Também fora notado que Itia era um homem muito inteligente, buscando sempre fortalecer os vínculos existente entre companheiros a fim de gerar uma verdadeira harmonia. Sua fé também lhe proporcionava sempre um parâmetro positivo sobre qualquer situação, mesmo quando eram as piores, acreditando firmemente que sem isso, não haveria motivos para lutar.[10]

Itia emerge rejuvenescido

Itia rejuvenescido firmando seu compromisso em dominar o mundo dos homens para mudá-lo.

Entretanto, conforme sua morte ficava cada vez mais eminente, Itia acabou secretamente se tornando amargo, desiludido, desesperado e pessimista sobre a natureza humana em seu próprio ideal na realidade, acreditando que por mais que desse sua vida para proteger os homens, no fim eles nunca mudavam.[11] Ele também passou a acreditar que a humanidade e o mundo são incapazes de mudar do que eles eram no passado e por isso precisavam de uma orientação.[12] Suas dúvidas, em última análise, o fariam gerar internamente um sentimento maldade que seria utilizado por Thanatos, Hypnos e Papillon para atormentá-lo o suficiente para que assim as Fadas do Submundo invadissem sua mente e ludibriasse seu ideal, o que por sua vez o fez trair Atena a fim de "corrigir seus erros".[13] Por esta razão, após sua traição "ao se unir a Hades", Itia ainda manteve como sua meta com um profundo comprometimento alcançar seu sonho de "Mundo Ideal", só que desta vez usando qualquer meio necessário para conquistá-la, não se importando em controlar os Cavaleiros de Ouro através das Fadas do Submundo, instigar Gateguard a ajudá-lo ou até mesmo deixar Hakurei a beira da morte após atacá-lo desprevenido, bem como também não tolerar a intromissão de ninguém em seus planos e até matar qualquer ameaça a fim de garantir seu sucesso.

O último fracasso de seu plano o levou a ver os seus erros: se libertar do domínio das Fadas e demonstrar orgulho perante a superioridade dos ensinamentos originais que Sage e Hakurei carregavam para conseguir a paz. Ele e seus alunos foram, assim, capaz de conciliar sua amizade antes de sua morte.

Aparência[]

Itia era um homem alto, de pele clara e olhos rubros que em sua juventude como Cavaleiro de Libra ostentava um porte atlético, tinha cabelos pretos escorridos que batiam em seus ombros e enquanto usava o elmo de sua armadura, seus olhos ficavam parcialmente ocultados. Ao trajar sua Armadura de Libra, Itia usava apenas uma calça clara. Em sua velhice, ele tornou-se extremamente desgastado, magro e emaciado, seus cabelos ficaram grisalhos e batiam em seu pescoço além de adquirir muitas rugas no rosto e nas mãos. Ele também fora visto usando um bengala escura estilizada como apoio para andar enquanto trajava as vestes de Grande Mestre. Devido estar sobre o controle das Fadas do Submundo, ele adquiriu a tatuagem de uma borboleta fluorescente no lado esquerdo de seu rosto.

Itia jovem

Itia rejuvenescido com sua Armadura e manto de Grande Mestre.

Após ressurgir dos mortos através do casulo das Fadas do Submundo, Itia teve sua juventude restaurada, embora detivesse sobre o lado direito de seu peito uma grande cicatriz causada quando Gateguard o matou, e vestia apenas uma calça clara cuja boca das pernas estava esfarrapada enquanto seus olhos passaram a escorrer lágrimas de sangue que variavam o grau de corrimento durante sua luta contra Sage e Hakurei. Ao voltar a vestir sua Armadura de Ouro, Itia também usaria o manto de Grande Mestre aberto sob ela. Após ser destituído do cargo de líder do Santuário e derrotado pelos gêmeos muvianos, Itia teria sua tatuagem de borboleta fluorescente removida do rosto.

Histórico[]

Início da Vida & Serviço como Cavaleiro de Libra[]

Itia liderando os Cavaleiros no século XIII

Itia liderando os Cavaleiros de Atena na batalha final contra os Espectros de Hades no século XIII.

Muito pouco se sabe sobre a juventude de Itia no século XIII. Mesmo onde nascera, como conheceu o Santuário de Atena ou quem o treinara para se tornar um Cavaleiro continuam sendo um mistério devido os acontecimentos exatos da época terem se perdido durante os conflitos que ocorriam.[Carece de fontes] De acordo com uma lenda[3], Itia já era o Cavaleiro de Ouro de Libra durante as batalhas na época da Guerra Santa contra Hades, sendo o mais velho dos guerreiros do Santuário e líder do exército de Atena. Em algum momento em meio ao conflito, Itia conheceu o Cavaleiro de Ouro novato, Krest de Aquário, que era o mais jovem de todos os Cavaleiros, acabando por criar uma amizade com o garoto. Embora achasse que o mesmo era demasiadamente novo para estar no campo de batalha devido sua impaciência, no fundo, Itia sabia o quão valoroso era o aquariano, apesar de que, ao mesmo tempo, detinha a convicção de que Krest não deveria ter a responsabilidade de um adulto, de modo que assim pudesse ajudar a erguer a próxima geração. Quando a batalha final entre os exércitos de Atena e Hades ocorrera em um extenso campo aberto, Itia chegou em meio ao confronto usando o poder de suas armas de Libra, destruindo em um instante metade dos Espectros de Hades no processo. Reunindo então todos os Cavaleiros no campo de batalha ao seu redor, ele os liderou para atacarem de uma só vez, obliterando o exército do Imperador do Submundo e venceram a guerra, embora em última análise, apenas Itia e Krest sobreviveram ao rescaldo da batalha.

Itia e Krest após a Guerra Santa contra Poseidon

Itia conversa com Krest sobre sua incerteza do futuro do mundo.

Posteriormente, a lenda conta que algum tempo depois ocorrera outra Guerra Santa, desta vez contra Poseidon e seus generais marinas, onde mais uma vez o exército de Atena saiu vencedor ao final do conflito, no entanto, tanto Itia quanto Krest foram novamente os únicos Cavaleiros a sobreviverem. Algum tempo após o confronto, o libriano encontrou o aquariano descansando embaixo de um salgueiro na região desolada onde batalharam contra o exército do deus do mar. Já sabendo que o garoto havia sido agraciado por Atena com o Misopethamenos para que pudesse vigiar Hades e Poseidon, Itia abordou Krest a fim de verificar o que ele sabia sobre a técnica da deusa. Ao então descobrir que o jovem acabara de fazer 13 anos e se considerava um adulto, Itia comenta que Krest ainda era uma criança, levando o mesmo a se revoltar e pedir para não ser tratado como tal, dado o grande dever que carregava afora o fato de também ter sobrevivido a duas Guerras Santas. Vendo o comprometimento do jovem com a missão que lhe fora confiada, Itia se senta ao seu lado e pede desculpas se o ofendeu, porém ainda ressalva que a tarefa imposta a ele era inadequada e comenta que não esperava que esse terrível fardo de recaísse sobre o garoto, lamentando que o futuro fosse diferente do que havia imaginado. O libriano então é consolado por Krest que compara as decisões que tomaram com as histórias mitológicas sobre a vida e morte ligadas ao salgueiro que estavam sentados, afirmando sem rodeios que juntos encarariam a próxima geração. Comovido com o discurso do garoto, Itia retira um ramo da árvore e entrega a Krest, como símbolo de que a amizade de ambos fosse muito longa.

A partir dali, devido ao relato de Krest sobre ter participado de diversas batalhas contra outras ameaças no mundo em sua época tais como os Cavaleiros Negros e Ares com seus berserkers, é presumido que Itia também tenha lutado a seu lado.[14] Em todo caso, seus feitos neste período fizeram com que o libriano fosse reconhecido como o mais forte e leal Cavaleiro daquele período, que graças a sua nobreza, seu amor sem igual pela harmonia e igualdade fariam com que fosse nomeado como o futuro Grande Mestre, algo que ninguém em todo Santuário discordou, pois realmente acreditavam que ele os conduziria para verdadeira paz.

Reinado como Grande Mestre[]

Itia nomeado a Grande Mestre

Itia ao ser nomeado a Grande Mestre.

Após o fim de tantas batalhas, Itia, ao lado de Krest, foram os únicos de sua época a continuarem vivos. Posteriormente, ele assumiu o posto de Grande Mestre do Santuário enquanto Krest rumou para as terras do norte, próximo a Bluegraad, para que pudesse vigiar o selo que prendia a alma de Poseidon e Hades. Durante seu mandato ao longo dos próximos dois séculos e meio que vieram, Itia se encarregou de reerguer e reestruturar o exercito de sua deusa, enquanto também esperava o regresso da mesma, sendo que nesse período se comprometeu a destruir a maldade no planeta pregando seu ideal de que os homens seriam capazes de criar uma era de harmonia e paz duradoura, acreditando também que no fundo, as pessoas desejavam o mesmo que ele. Itia também faria viagens pela Grécia para compensar o dano que as Guerras Santas causaram ao mundo durante a luta entre os deuses.

Século XVI[]

Até a chegada da época de uma nova Guerra Santa contra Hades, a identidade de Itia como antigo Cavaleiro de Libra fora esquecida por todo o Santuário, sendo que apenas Krest e a própria Atena sabiam de seu posto anterior.

Encontro com Gateguard[]

Itia salva Gateguard

Itia encontra Gateguard.

Quando Itia e alguns soldados investigavam um pequeno vilarejo devastado a pouco tempo por um ataque inimigo causado por um deus maligno, eles encontraram dentro das ruínas da igreja no centro uma criança cujo nome era Gateguard que era o único sobrevivente da destruição.

Ao ver o jovem cheio de ódio se questionar o porque daquilo ter acontecido e o motivo de Deus não ter atendido suas preces, Itia se recorda de como era bela aquelas terras em seus dias mais jovens e lhe informa que apesar de terem sofrido baixas terríveis, conseguiram libertar aquele lugar da influência do deus maligno. Vendo que a criança começou a chorar e se desesperar ao ponto de preferir ter morrido, já que acreditava que a paz era impossível de se alcançar devido a natureza dos homens em destruir tudo bem como odiar por estar na mesma condição que eles, Itia o conforta e o previne de não atrair isso para si, como o fato dele ter sobrevivido pode ser considerado um milagre e portanto uma obra da divina providência, sendo que sem ela, não haveria motivo para os Cavaleiros de Atena continuarem a lutar.

Posteriormente, Gateguard decidiu segui-lo e se tornou seu pupilo.

Os Gêmeos Muvianos[]

Itia Sage Hakurei

Sage e Hakurei se tornam discípulos de Itia.

Quando Itia soube das habilidades provenientes dos gêmeos Muvianos Hakurei e Sage em Jamiel, os convidou para ir ao Santuário. Ao chegarem, ambos foram recebidos por Itia na Sala do Grande Mestre que lhe dá as boas vindas e se impressiona com seus cosmos, todavia diz que apenas precisaria de um deles. Notando tais palavras, ao sentirem que seriam atacados por dois sentinelas, os jovens rapidamente os derrotam. Querendo saber o motivo daquele ataque, ambos se voltam contra o Grande Mestre que os imobilizou com seu cosmo, forçando-os a escolher qual dos dois deveria morrer, uma vez que os fracos eram inúteis para lutarem na nova Guerra Santa. Quando Hakurei se adianta ao irmão e decide poupar Sage inferiorizando a si mesmo, ambos começam a discutir advogando o próprio sacrifício até que Itia, rindo, os liberta de sua imobilização e aceita ambos como discípulos, parabenizando os irmãos pelo amor mútuo que nutriam um pelo outro. Itia os congratula por passarem em seu teste e os apresenta aos valores de seu sonho de proteger a paz na terra, alertando-os para que jamais percam seus laços de companheirismo.

O Sucessor[]

Itia ensinando Sage Hakurei Gateguard

Itia ensinando Gateguard, Sage e Hakurei.

Durante os treinamentos, Itia teve o auxílio de Krest para educar seus discípulos. Enquanto não teve problemas com a formação de Sage e Gateguard, Itia teve dificuldade em impor disciplina em Hakurei devido sua exuberância, impulsividade e falta de compromisso com o treinamento - embora, em última análise, ele ainda estivesse orgulhoso do garoto por seu desempenho. Tempos depois, quando Itia fez a nomeação de quais armaduras seriam legadas a seus alunos, por terem nascido sob a mesma constelação, tanto Sage quanto Hakurei eram ambos candidatos competentes para trajar a Armadura de Câncer e sendo assim deveriam fazer provas para ver quem era digno dessa honra, sendo que o desafio final acabou se revelando um combate entre os irmãos.

Itia revela Hakurei como seu sucessor

Itia revela a Hakurei que ele será seu sucessor.

Quando a última etapa chegou, Itia convocou Hakurei e o notificou sobre sua decisão de nomeá-lo como seu sucessor mesmo que perdesse já que o amor incondicional que sentia pelas pessoas fazia com que o jovem estivesse mais próximos dos ideais do próprio Itia. Todavia, ao ver a hesitação de Hakurei ao anunciar sua decisão, Itia confessa a Hakurei que não mais conseguia ver a bondade nas pessoas e como tal, era necessário que transmitisse seu cargo para alguém que verdadeiramente mantinha sua fé nos seres humanos e que através desse sentimento poderia unir o Santuário. Ele então pede para que o jovem reflita sobre seu pedido e o dispensa para começar a prova final. Sage e Hakurei então finalmente se enfrentaram, onde Hakurei é vencido e abdica da posição de Cavaleiro de Ouro em benefício de seu irmão Sage, enquanto ele próprio se tornaria o guardião da Armadura de Altar, bem como assistente do Grande Mestre. Já Gateguard ocupou o posto como Cavaleiro de Áries e com o passar do tempo, se tornaria seu Cavaleiro mais leal ao Grande Mestre, estando disposto a fazer tudo por seu ideal, atuando inclusive como guarda-costas pessoal de Itia em suas viagens.

Conspiração das Fadas[]

Itia tormento

Itia sendo atormentado por Hypnos, Thanatos e Papillon.

Pouco antes da Guerra Santa do Século XVI contra Hades oficialmente começar, Itia continuava com sua fé na raça humana abalada e seu desgosto crescia cada vez mais, o que por sua vez o fez acreditar que era melhor morrer logo já que tais pensamentos eram errados para alguém em seu cargo. Graças a isso, em seu último sopro de vida, a alma do velho Mestre viajou para o Yomotsu, mas antes de cair no inferno, ele é abordado pelos deuses gêmeos, Hypnos e Thanatos, e o espectro Papillon, que utilizaram o desespero em seu coração para atormentar sua mente, o fazendo cair sobre o controle das Fadas do Submundo.

Ao despertar novamente vivo, Itia decidiu usar seu poder para julgar o mundo e também seduziu Gateguard para servi-lo a fim de alcançar o "Mundo Ideal". Itia então fora incumbido de levar as Fadas ao Santuário para dominar a mente de todos os demais Cavaleiros de Atena, principalmente os de Ouro, já que assim nada poderia impedir seus planos em dominar todo o mundo e dividi-lo em doze partes a fim de cada Cavaleiro de Ouro pudesse governá-lo e manter a paz. A fim de que ninguém soubesse que era o cérebro por trás da operação, Itia ordenou a Gateguard que espalhasse as Fadas em seu lugar.

Gateguard prestes a matar Itia

Gateguard prestes a matar Itia.

A partir do momento que todos os Cavaleiros de Ouro e boa parte dos de Prata já foram dominados pelas Fadas do Submundo, Itia orquestrou sua morte quando Gateguard atravessou seu peito na Sala do Grande Mestre a fim de iniciar seu processo de ressurreição através do casulo de seda formado pelas Fadas. Mais tarde, ciente do que ocorria no mundo dos vivos, Itia usou seu cosmo para ativar a Armadura de Libra e intervir na batalha feroz entre Hakurei e Gateguard que estava para ser morto, terminando assim com o Cavaleiro de Altar deixado a beira da morte e Itia carregando o ariano inconsciente para dentro das Doze Casas, deixando todos os Cavaleiros chocados após sua abrupta aparição. Enquanto retornara do buraco do Yomotsu acompanhado por várias Fadas, a alma de Hakurei o havia visto e percebeu que o libriano era o real responsável por tudo aquilo.

Itia renasce

Itia emerge rejuvenescido do Casulo das Fadas.

Após sua projeção astral deixar seu aluno na Sala do Grande Mestre, Itia devaneia sobre seu sonho de alcançar o mundo onde a paz era perpetua e finalmente emerge em uma forma rejuvenescida do casulo das Fadas, afirmando seu compromisso em dominar o mundo dos homens a fim de mudá-lo. Gateguard então promete tomar medidas para eliminar os conflitos da Terra e corrigir a paz no Mundo. Vendo então que precisava estabilizar seu cosmo em seu novo corpo, Itia ordenou que Gateguard impedisse que Sage e Hakurei chegassem a ele até estivesse pronto. Neste período de meditação, ele conversou telepaticamente com Krest, que após dizer sua opinião sobre suas ações e que o correto seria confiar o futuro a nova geração já que um dia eles teriam que partir assim como os Deuses fizeram, Itia, enquanto chora lágrimas de sangue, repudia a ideia e firma mais ainda seu desejo de tornar seu ideal em realidade e não parará até alcançar a harmonia de todos no planeta.

Itia vs Sage Hakurei

Itia ataca Sage e Hakurei.

Quando Hakurei abre as portas que dão acesso a Sala do Grande Mestre para confrontá-lo após a morte de Gateguard, Itia já havia se restabelecido totalmente e o ataca com suas Armas de Libra, quase conseguindo acertar os muvianos com seus ataques. Aproveitando a brecha dada por seus alunos em vê-lo com sua juventude restaurada, Itia dá inicio a sua técnica suprema que destrói a ante sala e vários lugares do Santuário. Quando a resplandecência desaparece e ele não vê sinal de seus alunos, Itia acaba acreditando que acabaram sendo pulverizados por sua falta de força. Novamente em seu trono, Itia declama sobre seu objetivo de destruir o mal das pessoas usando a força, entretanto, ele é interrompido pelo abrupto aparecimento das Chamas Sagradas de Altar e do Fogo do Inferno de Câncer que o envolvem, percebendo em seguida o retorno de Sage e Hakurei que conseguiram se proteger via Sekishiki.

Após os muvianos declararem que o Grande Mestre não poderia derrotá-los como suas Chamas o inibiriam, Itia ri e os zomba por sua falta de tato, lhes revelando que as técnicas de Altar e Câncer são inúteis contra ele, já que ainda é líder do Santuário e em seguida faz com que as chamas de ambos os Cavaleiros se voltem contra seus usuários que ficam impotentes diante da reviravolta. Conforme a luta prosseguia com Itia subjugando Sage e Hakurei, a voz desesperada do libriano alcança seus antigos alunos, contando-lhe como os deuses gêmeos e Papillon abalaram sua fé nos homens. Todavia, os muvianos ainda firmam seus ensinamentos originais e acreditam que ele ainda poderia consertar a situação, como o Santuário sempre deveria estar acima da desesperança. Ouvindo então esses ideais supracitados por Sage e Hakurei, Itia afirma que eles são apenas efêmeros e só lhe trouxeram desespero. Dito isso, ele se prepara para concluir sua técnica e dar fim aos muvianos. Entretanto, quando parece que estava para derrotá-los, Itia fica chocado ao ver o cosmo de Gateguard protegendo Hakurei de sua técnica.

Itia despedida

Itia se despede de seus alunos.

Por causa dessa distração, Sage consegue pegar seu elmo de Grande Mestre e reivindicar o título para si, fazendo com que logo em seguida, o libriano e as Fadas que tinha trazido fossem consumidos pelo Fogo Sagrado de Altar e pelas Chamas Demoníacas. Enquanto desaparecia e finalmente livre da influência das Fadas, Itia diz que confia que os irmãos irão continuar carregando o legado do Santuário de jamais perder a fé nos humanos, demonstrando muito orgulho por eles terem se tornado mais fortes que sua vontade poderia querer. Por fim, seu corpo finalmente desaparece, deixando para traz sua armadura e algumas Fadas ao seu redor, dando um fim definitivo da conspiração.

Legado[]

Apesar de seus feitos finais mancharem um pouco o respeito a sua memória, os ensinamentos de Itia para a paz continuariam sendo transmitidos por Sage, Hakurei e Krest para as futuras gerações de Cavaleiros no Santuário, a fim de que nunca perdessem a fé nos homens ou nunca lutassem entre si.[15] Seu futuro sucessor, Dohko, iria ainda se compadecer por sua história e entendeu que o motivo de Itia ter falhado em sua demanda fora por não suportar ter vivido tanto sem ver uma real mudança no mundo, algo que ele próprio usaria para se fortalecer a fim de superar esse limite e garantir a prosperidade da próxima geração.[3]

Habilidades[]

Itia poder

O poder devastador de Itia se espalha pelo Santuário.

Segundo Krest de Aquário, Itia fora renomado como o mais poderoso dos Cavaleiros de Atena no século XIII, sendo considerado pelos demais habitantes do Santuário da época como o ocupante ideal para o cargo de Grande Mestre, uma vez que seu amor pela harmonia e igualdade era incomparável.[16] Mesmo antes de assumir o posto de líder do Santuário, ele fora creditado como a força central que garantiu a vitória de Atena durante a Guerra Santa contra Hades em sua geração e, junto de Krest, foram os únicos a sobreviverem - a exemplo do que ocorreria nas guerras posteriores.[3][14]

Já no século XVI, durante a Conspiração das Fadas, foi dito que a proeza de Itia, mesmo em idade avançada, não poderia ser enfrentada por alguém despreparado uma vez que seu poder ainda era visto como lendário entre os habitantes do Santuário. Sage de Câncer chegou a especular que caso a Armadura de Libra e suas armas caíssem em mãos inimigas, isso poderia alterar o rumo da nova guerra santa da época drasticamente.[17] Após o seu regresso da morte e restaurar seus poderes plenamente, ele foi capaz de enfrentar com facilidade seus discípulos Sage e Hakurei de Altar, tendo sido apenas derrotado quando os irmãos o distraíram tempo o suficiente para que o depusessem de seu posto de Grande Mestre de forma que as Chamas Sagradas de Altar pudessem enfim expurgá-lo.[18]

Capacidades[]

  • Itia cosmo paralisa Sage Hakurei

    O cosmo de Itia imobiliza Sage e Hakurei completamente.

    Domínio do Cosmo: Sendo um Cavaleiro de Atena, Itia utiliza o cosmo como sua fonte de energia principal e por ter sido um Cavaleiro de Ouro, ele detinha um controle maior que a média. Em seu caso particular, mesmo em sua velhice, seu cosmo ainda era muito forte ao ponto de quando incitado poderia gerar uma energia invisível capaz de imobilizar completamente tanto Sage quanto Hakurei quando crianças com apenas um movimento de seu cajado.[19] Ao recuperar sua juventude, a cosmo energia de Itia se tornara ainda mais poderosa e poderia ser sentida até mesmo fora das Doze Casas quando emanada em sua máxima potência, sendo aterrador o suficiente para deixar qualquer um que a sinta atônita.[20][21] Ele também passou a emanar raiva e tristeza ao elevar seu cosmo.[22]
  • Domínio do Sétimo Sentido: Como Cavaleiro de Ouro, Itia possui o domínio completo do Cosmo, dando-lhe grande resistência física, vitalidade, estamina, velocidade e força sobre-humana e habilidades superiores às dos Cavaleiros de Prata.
  • Inteligência: Desde sua juventude, Itia era reconhecido como um líder nato em batalhas por reunir seus companheiros para lutarem como um só e ao se tornar Grande Mestre, ele fora tido como um dos mais sagazes e inteligentes líderes do Santuário. Sua percepção excepcional para com o mundo e sua história permitiu-lhe desenvolver sua doutrina para alcançar um "Mundo Ideal". Ao se aliar a "Hades", Itia fora capaz de elaborar um plano tão perfeito para dominar os Cavaleiros de Ouro através de Gateguard e as Fadas que até parte do conhecimento da trama ter sido exposta, já era muito tarde como todos os de Ouro e a maioria dos Cavaleiros de Prata já estavam sob seu domínio.
  • Aptidão física: Itia tinha uma vitalidade extremamente forte, visto que fora capaz de viver mais de dois séculos e ainda ser capaz de treinar junto com seus alunos, embora ainda precisava de um cajado de apoio para se manter de pé por muito tempo. Presume-se que como Cavaleiro de Libra, Itia fosse muito atlético e acrobático.
  • Controle sobre as Fadas do Submundo: Após ter sua mente ludibriada pelos Deuses Gêmeos e Papillon, Itia demonstrou ter a capacidade de controlar as Fadas do Submundo, as utilizando para dominar a mente dos outros Cavaleiros do Santuário. Ele também fora capaz de passar essa habilidade para Gateguard, bem como utilizar a seda produzida por elas para criar um casulo para envolver seu corpo a fim de restaurar sua juventude após retornar do buraco do Yomotsu.
  • Hakurei ve Itia sair do Yomotsu

    Itia saindo da Colina do Yomotsu.

    Transmigração entre a Vida e a Morte: Devido a influência dos Deuses Gêmeos e Papillon, Itia era não só capaz de retornar do buraco do mundo dos mortos pelo Yomotsu depois de ter sido morto, mas também fora capaz de reviver. Ele também detinha o conhecimento sobre o funcionamento do Fogo do Inferno e como não ser afetado por ele.
  • Itia projeção astral interrompe batalha

    Projeção astral de Itia interrompe a batalha de Hakurei e Gateguard.

    Domínio Extrassensorial: Itia demonstrou ter habilidades paranormais como evidenciado por sua psicocinese, sendo capaz de materializar uma projeção de si mesmo em sua juventude trajando sua Armadura de Ouro cujo poder poderia anular as técnicas de Hakurei e Gateguard em seu ápice, bem como foi capaz de deixar o Cavaleiro de Altar a beira da morte com um único ataque enquanto estava de guarda baixa.[8] Surpreendentemente, ele fora capaz de realizar esse feito enquanto ainda estava saindo do buraco do Yomotsu.[23] Itia também mostrou saber usar telepatia a longas distancias, conversando mentalmente com Krest enquanto se restabelecia no trono do Sala do Grande Mestre.[24]

Armas de Libra[]

Itia armas de libra

Itia usando as Armas de Libra.

Como Cavaleiro de Libra, "a balança que julga o bem e o mal", Itia tem permissão de Atena para utilizar armas em combate, no entanto, tal como seus antecessores, ele só as utiliza em caso de extrema necessidade e por uma causa justa. Tais armas carregam a fama de poderem cortar as estrelas e são todas muito resistentes. Em seu caso em especial, Itia fora capaz de lançá-las todas de uma só vez com sua emanação cósmica a fim de dar início a sua técnica secreta ou gerar ondas de impacto que eram capazes de gerar uma gigantesca massa de destruição.[25] Ele demonstrou ter uma proficiência especial com as Espadas de Libra, as usando em conjunto com sua projeção astral para anular as técnicas de Hakurei e Gateguard em um único movimento.[8]

Outras Habilidades[]

Tendo sido Grande Mestre do Santuário por mais de 250 anos, Itia detinha o conhecimento e funcionamento de inúmeras técnicas e é presumido que possuía o conhecimento para despertar a Armadura de Atena. Seu título também lhe proporcionou imunidade as Chamas Sagradas de Altar, sendo que poderia fazê-la se voltar contra seu usuário.[26]

Técnicas Secretas[]

Juízo Final

Juízo Final
(最後に正義, Saigo ou Seigi, do grego, Telos Dikaiosyni)
Técnica suprema de Itia e considerada a mais mortal das técnicas empregadas pelas Armas de Libra. Depois de estar plenamente restabelecido, ele é capaz de enviar o adversário para os eixos da balança, que lhe outorgam o poder de julgar os méritos do oponente, e, em seguida, lançar as armas da Armadura de Libra como estrelas cadentes com grande poder de devastação capazes de alterar drasticamente a paisagem local. Ao lançar todas as armas em uma só direção, ele poderia destruir metade do exército de Hades no século XIII.

Frases[]

Sinto-me mal por tratá-lo como um garoto. Porém, creio que este importante dever não é para você. Nesta Guerra, entre os Cavaleiros de Prata e de Bronze, você era o mais jovem. Acreditei que você viveria livre para erguer a próxima geração. Não queria que tamanha crueldade recaísse sobre você. Não pensei que seria assim...

Itia para Krest

Impressionante como vós se complementais bem. Respeitam suas diferenças e fortalecem os laços existentes entre vós... Estes laços serão provavelmente essenciais para a guerra santa que nos aguarda... Vamos, inclusive, para o futuro deste mundo. Vós sedes meu ideal... A chave para a paz.

Itia para Sage e Hakurei

A paz não se limita aquilo que se pode ganhar lutando para proteger certas coisas. Não há sentido se aquilo que protegeis não serve a outras sem discriminação. E é um ideal para alcançar mais complicado que simplesmente derrotar a teu inimigo e ganhar! Não percam este vínculo entre vós. Quaisquer que sejam as provas que vos aguardem... Acreditai um o outro... E acreditai também em seus companheiros.

Itia para Sage e Hakurei

Já não posso mais ver a pureza nas pessoas. Vivi por muito tempo... Confiando nas pessoas. Eu devo abandonar esse posto.

Itia para Hakurei

Pelos últimos 250 anos, eu acreditei... Eu pensei que os homens poderiam ser capazes de criar uma harmonia e paz... Mas a realidade é diferente dos sonhos...! Mesmo que possamos salvá-los de desastres, os homens continuam a matar uns aos outros!

Itia para Gateguard

Dividir o mundo em doze regiões... Cada uma governada por um Cavaleiro de Ouro! E se surgir algum incômodo... Alguém que decida ameaçar nossa harmonia... Será abatido sem piedade! Com este corpo, eu poderei corrigir meus erros de 250 anos!! Se os homens se recusarem a mudar, então eu vou mudar o mundo para trazer a verdadeira paz!!!

Itia para Gateguard

Partir... Como os Deuses...? Confiando irresponsavelmente neste mundo imaturo... A humanos imperfeitos que só vão envelhecer... Dessa forma, o mundo não irá mudar!! Nunca!! Seres humanos resolvem tudo entre si com combates. Eles realmente são como crianças abandonadas à própria sorte... Eles aprendem a lutar apenas para atacar uns aos outros. Não há harmonia entre eles. É por isso que não vou abandoná-los! É por isso que eu vou... Acreditar neste caminho... Para a paz!!!

Itia para Krest

Então é assim... Sage será o Grande Mestre... Os dois juntos, conseguiram realizar isso com o tempo... Eu estou orgulhoso, não perderam a sanidade, mesmo com meus olhos em vocês. Meu cosmo possuído pelas Fadas esta se extinguindo. Muito bem. Agora o Santuário viverá a era dos jovens. Vocês me mostraram... Que de nenhuma maneira o Santuário... Deixará de acreditar nos ideais das pessoas. Vocês dois podem fazer isso. Este mundo ainda é imaturo... O mundo ainda gerará muitas pessoas como Gateguard e eu... Mas apesar disso... Mas apesar disso, as pessoas são... Valiosas!

Últimas palavras de Itia

Curiosidades[]

  • Itia é o único Cavaleiro de Libra conhecido a não ter nenhuma ligação com seu sucessor, Dohko.
  • Itia é o terceiro libriano conhecido a exercer a função de ser líder dos Cavaleiros em batalha na ausência do Grande Mestre ou Atena, sendo os outros dois, Dohko e Genbu. Ele também é o segundo conhecido a usar as Armas de Libra como sua técnica secreta suprema, sendo o primeiro, Genbu (apenas em jogo).
  • Tanto Itia quanto Krest são a primeira dupla de sobreviventes de uma Guerra Santa a terem traído o Santuário e Atena em intervalos diferentes de tempo por serem motivados pelo mesmo intento, embora em última análise, se redimiram de seus atos antes de morrerem.
  • Itia é quinto Cavaleiro de Atena conhecido que fora capaz de viver séculos sem ser muviano, sendo os outros a alcançar esse feito foram Dohko, Krest, Ionia de Capricórnio e Lancelot de Câncer.
    • Referente a isso, tanto ele quanto Krest são até a presente data os mais antigos Cavaleiros cujo século de origem é confirmado.
      • Além disso, Itia é o primeiro (e até agora único) humano visto em toda franquia que permitiu estipular o limite de idade que um Cavaleiro pode chegar usando apenas o cosmo como sua fonte de vida.
  • Apesar de tanto ele quanto Gateguard terem utilizados os poderes e recursos oriundos do servos de Hades para levar adiante seus planos, nenhum dos dois jamais mostraram ser coniventes ao Imperador dos Mortos.

Referências Bibliográficas e Notas[]

  1. The Lost Canvas - Gaiden # 15: Capítulo # 87, página 25
  2. 2,0 2,1 2,2 2,3 The Lost Canvas - Enciclopédia
  3. 3,0 3,1 3,2 3,3 Saint Seiya: The Lost Canvas - Gaiden # 16: Capítulo Especial
  4. Saint Seiya: The Lost Canvas - Gaiden # 15: Capítulo # 84, páginas 08-19
  5. 5,0 5,1 Saint Seiya: The Lost Canvas - Gaiden # 15: Capítulo # 84, páginas 17-20
  6. Saint Seiya: The Lost Canvas - Gaiden # 16: Capítulo # 86, páginas 30-32
  7. Saint Seiya: The Lost Canvas - Gaiden # 15: Capítulo # 84
  8. 8,0 8,1 8,2 Saint Seiya: The Lost Canvas - Gaiden # 16: Capítulo # 86, páginas 39-41
  9. Saint Seiya: The Lost Canvas - Gaiden # 15: Capítulo # 85.5, páginas 39-41
  10. Saint Seiya: The Lost Canvas - Gaiden # 16: Capítulo # 86, páginas 31-32
  11. Saint Seiya: The Lost Canvas - Gaiden # 16: Capítulo # 87, página 25
  12. Saint Seiya: The Lost Canvas - Gaiden # 16: Capítulo # 88, páginas 30-34
  13. Saint Seiya: The Lost Canvas - Gaiden # 16: Capítulo # 89, páginas 25-28
  14. 14,0 14,1 Saint Seiya: The Lost Canvas - Gaiden # 3: Capítulo # 23, páginas 08-19
  15. Saint Seiya: The Lost Canvas - Gaiden # 16: Capítulo 89, páginas 40-45
  16. Saint Seiya: The Lost Canvas - Gaiden # 16: Capítulo # 87, página 17
  17. Saint Seiya: The Lost Canvas - Gaiden # 16: Capítulo # 87, página 11
  18. Saint Seiya: The Lost Canvas - Gaiden # 16: Capítulo 89, página 36
  19. Saint Seiya: The Lost Canvas - Gaiden # 15: Capítulo # 84, páginas 12-13
  20. Saint Seiya: The Lost Canvas - Gaiden # 16: Capítulo # 87, página 27
  21. Saint Seiya: The Lost Canvas - Gaiden # 16: Capítulo # 89, página 14
  22. Saint Seiya: The Lost Canvas - Gaiden # 16: Capítulo # 87, página 28
  23. Saint Seiya: The Lost Canvas - Gaiden # 16: Capítulo # 87, páginas 03-04
  24. Saint Seiya: The Lost Canvas - Gaiden # 16: Capítulo # 88, páginas 30-34
  25. Saint Seiya: The Lost Canvas - Gaiden # 16: Capítulo # 89, páginas 11-13
  26. Saint Seiya: The Lost Canvas - Gaiden # 16: Capítulo # 89, página 19
  27. The Lost Canvas: Gaiden # 13 - Capítulo 75, página 20

Classificação[]

Patentes conhecidas
Antecedido por
Desconhecido
Cavaleiro de Libra Sucedido por
Dohko
Antecedido por
Desconhecido
Grande Mestre Sucedido por
Sage

Navegação[]

Cavaleiros de Atena
Deus
Grandes Mestres
Cavaleiros e Amazonas de Ouro
Cavaleiros e Amazonas de Prata
Cavaleiros e Amazonas de Bronze
Cavaleiros e Amazonas de Patente Desconhecida
Cavaleiros e Amazonas de Aço
Cavaleiros e Amazonas sem Constelação
Soldados, Aprendizes e Subordinados
Advertisement