Fandom

Saint Seya Wiki

Máscara da Morte de Câncer

2 347 pages em
Este wiki
Adicione uma página

Lutar é sua vida! Matar é sua alegria!

Enciclopédia Oficial.[1]

Máscara da Morte de Câncer (蟹座キャンサーのデスマスク Kyansā no Desumasuku?) é o Cavaleiro de Ouro de Câncer e protetor da quarta Casa do Zodíaco do século XX. Adora lutas, matança e acredita que, para um objetivo maior, alguns sacrifícios são inevitáveis. As paredes da Casa de Câncer são enfeitadas com os rostos das pessoas que foram mortas até hoje por Máscara da Morte. Emite uma aura branca do seu dedo indicador que envia a alma do oponente para a entrada do Mundo dos Mortos – é a "Ondas do Inferno", seu golpe secreto. Ele morre na batalha contra Shiryu, mas retorna do Mundo dos Mortos como um Espectro. Nessa ocasião, falha na missão de assassinar Atena e acaba novamente no Mundo dos Mortos pelas mãos de Radamanthys de Wyvern. Apesar disso, participa da derrubada do Muro das Lamentações junto com os Cavaleiros de Ouro.[1]

Origem do Nome

Seu verdadeiro nome, até hoje não foi revelado, sendo somente chamado de Máscara da Morte (Deathmask; seu apelido original). Esse apelido, se deve ao fato de colecionar os rostos das pessoas mortas por ele como troféus em sua casa, e o fato de ser um assassino cruel, não medindo esforços para ganhar. Na dublagem inglesa, ficou conhecido como Mephisto, em alusão à Mefistófeles, um demônio medieval comparado ao próprio Lúcifer.

Características

Aparência

Máscara da Morte é um homem de estatura alta e pele clara. Possui olhos azul escuro e cabelo cinza (azul escuro no Anime). Fazendo jus a seu apelido, Máscara da Morte sempre é visto com uma expressão agressiva, sempre mostrando um sorriso sádico, estando de bom ou mal humor. Ele raramente é visto sem o elmo da sua Armadura de Câncer, que com o passar do tempo tornou-se uma marca registrada sua. Ele é um homem de estatura elevada e possui um porte físico avantajado, o que é comum nos Cavaleiros de Atena. Na Saga de Hades, ele aparece mais magro.

Personalidade

Máscara da Morte é um homem extremamente violento, sanguinário, forte, sádico, adora lutas, matanças e acredita que, para um objetivo maior, alguns sacrifícios são inevitáveis e por isso acabou seguindo o Grande Mestre, mesmo conhecendo suas verdadeiras intenções malignas.

Histórico

Saga do Santuário

Os Cavaleiros de Ouro

Máscara da Morte aparece para matar o Mestre Ancião.png

Máscara da Morte aparece para matar o Mestre Ancião

Seguindo as ordens do Grande Mestre, Máscara da Morte vai aos Cinco Picos Antigos de Rozan para eliminar o Mestre Ancião, o Cavaleiro de Ouro de Libra.[2] Ao tentar matar o Mestre Ancião, Máscara da Morte é interrompido por Shiryu de Dragão, que aparece de repente. O Cavaleiro de Dragão ataca Máscara da Morte com o seu “Chute do Dragão”, mas tem sua técnica bloqueada por um único dedo do Cavaleiro de Câncer, que joga Shiryu no fundo da Cachoeira de Rozan. Ao tentar, novamente, matar o Mestre Ancião, Máscara da Morte é surpreendido por uma coluna de água, que emerge do fundo da cachoeira. Shiryu surge logo em seguida da coluna de água e ataca Máscara da Morte com o seu “Cólera do Dragão”, que desestabiliza o Cavaleiro de Câncer. Máscara da Morte decide usar sua técnica secreta, mas com a chegada de Mu de Áries, o Cavaleiro de Câncer resolve se retirar, dizendo que não é louco de enfrentar dois Cavaleiros de Ouro sozinho.[2]

Batalha das Doze Casas

Máscara da Morte ataca Shiryu.png

Máscara da Morte ataca Shiryu

Seiya e Shiryu chegam na Casa de Câncer e veem as paredes e o chão do interior dela cheia de rostos. Máscara da Morte aparece e diz que são rostos de todos aqueles que ele matou.[3] Shiryu fica para lutar contra o Cavaleiro de Câncer, enquanto Seiya parte para a Casa de Leão. Máscara da Morte ataca Shiryu com o seu “Ondas do Inferno”, que envia a alma do Dragão para a entrada do Mundo dos Mortos. Shiryu consegue voltar com a ajuda de Atena e ataca Máscara da Morte com seu “Cólera do Darão”, porém sua técnica é defendida por uma só mão do Cavaleiro de Câncer, que contra-ataca jogando Shiryu no chão.[3]

As Orações de Shunrei irritam Máscara da Morte.png

As Orações de Shunrei irritam Máscara da Morte

Máscara da Morte ataca Shiryu novamente com o seu “Ondas do Inferno” e, nesse momento, Shunrei percebe que algo está errado e começa a orar incessantemente por Shiryu dos Cinco Picos Antigos de Rozan.[3] Máscara da Morte decide ir até Yomotsu, pois as orações de Shunrei podem trazer Shiryu de volta. O Cavaleiro de Câncer arrasta Shiryu até a Colina do Yomotsu e quando estava prestes a jogar o Cavaleiro de Dragão no buraco da Colina do Yomotsu, as orações de Shunrei começam a irritá-lo. Máscara da Morte, usando sua telecinesia, joga Shunrei na Cachoeira de Rozan. Tal ação enfurece Shiryu, que desfere vários golpes no Cavaleiro de Câncer.[3]

Com o “Cólera do Dragão”, Shiryu ataca Máscara da Morte, mas este se defende fácilmente e contra-acata, fazendo Shiryu quase cair no buraco da Colina do Yomotsu. Em seguida, as vítimas inocentes do Cavaleiro de Câncer começam a agarrá-lo, mas Máscara da Morte facilmente se livra delas.

Máscara da Morte caindo no buraco da Colina do Yomotsu.png

Máscara da Morte caindo no buraco da Colina do Yomotsu

Quando Máscara da Morte estava prestes a matar Shiryu, sua Armadura começa a rejeitá-lo, devido às atrocidades cometidas por ele, e o abandona.[3] Shiryu explica sobre a vontade da Armadura de Câncer e logo depois, remove a sua Armadura de Dragão para lutar nas mesmas condições que seu adversário.[3]Cólera do Dragão” contra “Ondas do Inferno”. Shiryu atinge o sétimo sentido se sobressaindo sobre o cosmo de Máscara da Morte, atingindo-o e consequentemente, derrubando-o no buraco da Colina do Yomotsu. Com a morte do Cavaleiro de Câncer, a alma de Shiryu retorna para seu corpo na Casa de Câncer.[3]

Saga de Hades

Santuário

Máscara da Morte Espectro.png

Máscara da Morte retorna como um Espectro de Hades

Posteriormente, Máscara da Morte, junto com Afrodite, ressurge na Saga de Hades, com a missão de matar Atena.[4] Máscara da Morte e Afrodite lutam contra o guardião da primeira Casa Zodiacal, Mu de Áries. A dupla é liderada por Shion, antigo mestre do Santuário que está presente na luta contra Mu.[4] Afrodite e Máscara da Morte atacam com suas técnicas "Ondas do Inferno" e "Rosas Piranhas", porém, Mu as repele, com a sua "Muralha de Cristal".[4] Após a Muralha ser destruída por Shion, Mu fica exposto aos golpes de Máscara da Morte.[4] Seiya então chega e interrompe a batalha, criando um pequeno confronto com Máscara da Morte.[5] Após Mu teletransportar Seiya para longe, o Carneiro Dourado se entrega a ira e diz que matará Máscara da Morte e Afrodite com suas próprias mãos. Mu então lança a sua "Extinção Estelar" e, aparentemente, derrota-os, fazendo com que eles desapareçam da Casa de Áries.[5]

Pouco tempo depois, Máscara da Morte e Afrodite aparecem no Castelo de Hades, que reduz o cosmo dos Cavaleiros de Ouro à 10%. Lá, são atacados por Radamanthys de Wyvern e pedem mais uma chance de tentar assassinar Atena.[6] No entanto, Radamanthys diz que Hades jamais aceitaria fracassados e os derrota facilmente com um único ataque, jogando-os, em seguida, no Mundo dos Mortos.[6]

Afrodite e Máscara da Morte se reúnem com Shion e os outros Renegados.png

Máscara da Morte e Afrodite após reviverem

Mais tarde, é revelado as verdadeiras intenções dos Cavaleiros Renegados (Afrodite, Máscara da Morte, Saga, Shura e Camus): todos os Cavaleiros ressuscitados ainda eram leais a Atena e fizeram tudo em nome dela.[7] Eles estavam fingindo serem fiéis a Hades para avisar Atena sobre sua Armadura, e não podiam falar suas reais intenções, pois estavam sendo vigiados pelos Espectros de Hades.[7]

Inferno

Mu une seu cosmo com os Cavaleiros de Ouro.png

Máscara da Morte une seu cosmo com o dos outros Cavaleiros de Ouro

No Inferno, ao despertar o seu oitavo sentido (o qual permite que a pessoa fique em estado perfeitamente animado e racional, mesmo no mundo dos mortos, também chamado de Arayashiki), Máscara da Morte aparece no Muro das Lamentações junto com os outros Cavaleiros de Ouro e se sacrifica para derrubá-lo.[8]

Next Dimension

Máscara da Morte é citado por Shun de Andrômeda, ao adentrar na Casa de Câncer junto com Tenma de Pégaso. Ele explica sobre o Aglomerado de Presépio da Constelação de Câncer, sobre a manipulação dos Espíritos e sobre o caráter do Cavaleiro.[9] Diz também que se o Cavaleiro daquela época também for inimigo, será um adversário terrível, assim como Máscara da Morte foi em seu tempo.[9]

Filmes

A Lenda dos Defensores de Atena

Máscara da Morte ressuscitado por Abel.png

Máscara da Morte ressuscitado por Abel

Máscara da Morte é ressuscitado pelo deus Abel junto com Afrodite, Camus, Saga e Shura. Posteriormente, Máscara da Morte encontra Shiryu e os dois começam a lutar. Máscara da Morte ataca o Cavaleiro de Dragão e em seguida o joga dentro de um rio. Logo depois, Shiryu ataca Máscara da Morte com o seu "Cólera do Dragão", que é facilmente
Máscara da Morte Filme 3 20.png

Máscara da Morte prestes a lançar suas "Ondas do Inferno"

bloqueado por uma única mão do Cavaleiro de Câncer, que diz que Shiryu jamais o teria vencido se sua Armadura não o tivesse abandonado e que agora, a Armadura de Câncer é protegida pelo Cosmo de Abel, o que significa que sua Armadura não o abandonará novamente. Logo depois, Máscara da Morte devolve o ataque de Shiryu com mais potência e com as "Ondas do Inferno", joga o Cavaleiro de Dragão na entrada do Mundo dos Mortos, onde o Cavaleiro de Dragão encontra Saori.[10]
Máscara da Morte e Shiryu Filme 3 10.png

Máscara da Morte vs Shiryu

Máscara da Morte revela a Shiryu que Saori está sendo guiada pelo Cosmo de Abel e que ela passará do Mundo dos Mortos para os Campos Elísios, onde viverá eternamente no Paraíso. Em seguida, o Cavaleiro de Câncer desfere vários ataques em Shiryu e quando estava prestes, aparentemente, a
Máscara da Morte morto.png

Máscara da Morte morto

dar o golpe final no Cavaleiro de Dragão, este agradece ao Cavaleiro de Câncer, pois graças a ele, Shiryu sabe que Saori não foi para o Mundo dos Mortos e que ainda há esperanças. Máscara da Morte então percebe que Shiryu se jogou contra as "Ondas do Inferno" de propósito para verificar se Saori realmente estava morta. Em seguida, Shiryu derrota o Cavaleiro de Câncer com o "Cólera do Dragão".[10]

Prólogo do Céu

Afrodite e Máscara da Morte Filme 5 3.png

Máscara da Morte ao lado de Afrodite em Prólogo do Céu

No filme Prólogo do Céu, Máscara da Morte e os demais Cavaleiros de Ouro (com exceção de Aiolos), têm suas almas seladas, após suas mortes no Muro das Lamentações, como castigo por terem se rebelado contra os deuses, podendo apenas observar os Cavaleiros de Bronze fazerem milagres nas suas lutas contra os Anjos Celestes e contra os deuses Ártemis e Apolo. Em sua única cena no filme, Máscara da Morte aparece ao lado de Afrodite.[11]

A Lenda do Santuário

Artigo principal: Máscara da Morte de Câncer (Lenda do Santuário)
Máscara da Morte Perfil LOS.png

Máscara da Morte em A Lenda do Santuário

Máscara da Morte de Câncer aparece na reunião organizada no Templo de Atena, onde o Grande Mestre fala aos muitos Cavaleiros e habitantes do Santuário de Atena sobre Saori Kido, que fora entregue aos cuidados de Mitsumasa Kido por Aiolos de Sagitário há 16 anos. Posteriormente, o Cavaleiro de Câncer enfrenta Shiryu de Dragão na Batalha das Doze Casas e perde a vida.[12]

Habilidades de Luta

Máscara da Morte é um dos Cavaleiros mais poderosos do Exército de Atena. Ele é um Cavaleiro de Ouro com a habilidade de enviar seus oponentes para a entrada do Mundo dos Mortos, lugar onde Máscara da Morte consegue entrar e sair facilmente.[1][3]

Capacidades

  • Domínio do Cosmo: Máscara da Morte utiliza o Cosmo como sua fonte de energia.
Máscara da Morte 15.png

Máscara da Morte para o ataque de Shiryu com um único dedo

  • Força Sobre-humana: Máscara da Morte possui força sobre-humana. Por ser da patente de Ouro, sua força é superior à dos Cavaleiros de Bronze e Prata. A força de apenas um de seus dedos é o suficiente para parar facilmente um golpe de um Cavaleiro de Bronze.[2]
  • Domínio do Sétimo Sentido: Máscara da Morte possui o domínio completo do cosmo, que lhe dá força e habilidades superiores às dos Cavaleiros de Bronze e Prata.
  • Velocidade da Luz: Máscara da Morte é capaz de atacar e se mover na Velocidade da Luz. Pode percorrer 300.000 km e dar sete voltas e meia na Terra em um segundo.[13]
Máscara da Morte 90.png

Máscara da Morte usando sua Telecinesia

  • Telecinesia: Máscara da Morte possui poderes telecinéticos. Com a força de seu pensamento, o Cavaleiro de Câncer conseguiu arremessar Shunrei do alto da Cachoeira de Rozan.[3]
  • Controle do Sekishiki: Sua principal habilidade está no controle do Sekishiki, que é a denominação da constelação de Câncer na China. Significa “buraco por onde as almas da terra sobem para o além”.[1] Máscara da Morte é capaz de gerar e manipulá-lo.
  • Yomotsu Hirasaka: Máscara da Morte consegue ir e vir do Yomotsu Hirasaka mantendo sua condição humana.[3]
  • Arayashiki: Máscara da Morte pode manter perfeitamente seu estado animado e racional após a morte, demonstrando poder sobre o oitavo sentido.

Dados da Enciclopédia Oficial

Soco
4/5
Chute
3/5
Técnica com Arma
1/5
Golpes Psíquicos
5/5
Arremesso
3/5

Técnicas Secretas

Ondas do Inferno
(Sekishiki Meikai Ha)
Ondas do Inferno.gif
Golpe secreto de Máscara da Morte. Ele abre um buraco chamado Sekishiki, por onde as almas das pessoas sobem quando mortas, envolve a alma do inimigo com uma aura branca e a arrasta para a entrada do Mundo dos Mortos.[1] Segundo Máscara da Morte, se ele lançar suas "Ondas do Inferno" na entrada do Mundo dos Mortos, a alma de seu oponente provavelmente irá parar em uma outra dimensão e, caso isso ocorra, a alma nunca mais retornará para seu corpo.[3]

Trajes

Predefinição:Trajes Predefinição:Trajes

Frases

Por favor, as definições de justiça mudam com o passar do tempo. Isso é uma coisa que a história já provou! O que Ares pretende fazer agora pode ser diabólico, mas vencendo, ele será o justo. Ou seja, o errado pode se tornar o certo. Se o senhor perder, o injusto passa a ser o senhor. Está entendendo, Mestre Ancião?

Máscara da Morte para o Mestre Ancião.[14]

Curiosidades

Reunião no Santuário.png

Reunião no Santuário

  • Há outras explicações para a aparente lealdade à Hades, como a que o próprio Masami Kurumada interpretando Shion explicou nesta imagem a seguinte pergunta:
Pergunta: Máscara da Morte e Afrodite chegaram com você ao santuário. Eles realmente estavam fingindo se curvarem a Hades como Saga e os outros? Não parece ser assim...
Shion/Masami Kurumada: Aqueles dois tem o orgulho maior do que os outros. Eles perderam como cavaleiros de ouro para cavaleiros de bronze. Eles podem ter guardado um insuportável ressentimento. Sendo assim, eles se entusiasmaram demais na encenação. Para mim que estou apto a ler o caráter, a sabedoria e a coragem as atitudes deles são meras brincadeiras e eles se deixam levar por suas emoções. Mesmo mortos, eles são cavaleiros de Atena. Eles não são cavaleiros que se curvam a Hades e etc. assim como nenhum outro.
  • Máscara da Morte foi o único Cavaleiro de Ouro a não ter nenhum diálogo durante a queda do Muro das Lamentações.

Outras Versões

Máscara da Morte (Assassin).png
Assassin
Máscara da Morte (Episódio G).png
Episódio G
Máscara da Morte (Legend of Sanctuary).png
Lenda do Santuário
Máscara da Morte (Saintia Sho).png
Saintia Shô
Máscara da Morte (Soul of Gold).png
Soul of Gold

Referências

  1. 1,00 1,01 1,02 1,03 1,04 1,05 1,06 1,07 1,08 1,09 1,10 1,11 Enciclopédia Oficial
  2. 2,0 2,1 2,2 Mangá Os Cavaleiros do Zodíaco - Volume 8, Capítulo 28
  3. 3,00 3,01 3,02 3,03 3,04 3,05 3,06 3,07 3,08 3,09 3,10 Mangá Os Cavaleiros do Zodíaco - Volume 9, Capítulo 33
  4. 4,0 4,1 4,2 4,3 Mangá Os Cavaleiros do Zodíaco - Volume 19, Capítulo 68
  5. 5,0 5,1 Mangá Os Cavaleiros do Zodíaco - Volume 19, Capítulo 69
  8. Mangá Os Cavaleiros do Zodíaco - Volume 26, Capítulo 98
  9. 9,0 9,1 Mangá Os Cavaleiros do Zodíaco: Next Dimension - Volume 5, Capítulo 36
  10. 10,0 10,1 Filme Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda dos Defensores de Atena
  11. Filme Os Cavaleiros do Zodíaco: Prólogo do Céu
  12. Filme Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário
  14. Anime Os Cavaleiros do Zodíaco: Episódio 39

Navegação

Cavaleiros de Atena
Deus
Grandes Mestres
Cavaleiros e Amazonas de Ouro
Cavaleiros e Amazonas de Prata
Cavaleiros e Amazonas de Bronze
Cavaleiros e Amazonas de Patente Desconhecida
Cavaleiros e Amazonas de Aço
Cavaleiros e Amazonas sem Constelação
Soldados, Aprendizes e Subordinados

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória