Saint Seiya Wiki
Registre-se
Advertisement
Saint Seiya Wiki

O Submundo (冥界, Meikai) é o mundo que Hades governa e é para lá onde as pessoas vão depois de mortas. É composto de 8 Prisões3 Vales10 Fossos,4 Esferas e 4 rios.

Não podemos confundir "Meikai" como "Mundo dos Mortos" sendo que o Meikai, os Elíseos (e o Yomotsu não é de nenhum) são 2 partes que formam o Mundo dos Mortos, todos governados por Hades. Todos que morrem no Sekai, vão pro Meikai, como seres fracos e sem sentido, usando outros meios de sentir os mortos e dor; quem está morto lá,não pode voltar a vida (tendo os sentidos de volta) mesmo ao despertar o Arayashiki. Existem dois jeitos de chegar ao Elíseo: pela hiperdimensão, ou pelo outro lado do Rio Aqueronte, seguindo as margens do Rio Lethe, coisa quase impossível (até pra Atena) de se fazer.

Os encarregados de o proteger são as estrelas celestes e o Inferno é tão grande que pode se perder lá, não se limitando as prisões e a maioria dos espectros ficam em vários locais (não fixos) não se limitando a prisões também; eles se teletransportam livremente por lá. Os deuses gêmeos tem controle sobre quem está lá e no Sekai, fazendo todos morrerem ou dormirem.

Não se sabe como sair de lá, mas Caronte diz que é acessando o começo dele, e por isso, Orfeu estava indo de Giudecca até o Aqueronte provavelmente e passou no caminho pela 2ª prisão (que ficava no meio).

Foi baseado no Inferno de Dante (do livro "Divina Comédia", onde o papa da época apareceu no Inferno), ou seja, diferente do Inferno cristão e outros (onde só há um local onde mortos sofrem), possui vários sub-infernos (que são diferentes um dos outros e são locais onde ficam pessoas sendo castigadas), cada um pra um pecado e quanto mais se sobe, mais ruim é o pecado dos que estão lá . As prisões foram baseadas nos círculos do Inferno desse livro, com exceção do 2º círculo (que virou o vale da ventania negra, fazendo assim ter 8 prisões e não 9, como no livro; isso explica o porquê se só naquele trecho existir um local a parte entre duas prisões e o resto das prisões serem encostadas uma na outra), e assim como no tal livro, seres gregos existem lá, e por isso Kurumada achou melhor se basear nesse Inferno. Assim como a Divina Comédia se divide em 3 capítulos baseados no nome dos locais em que se passam, a saga de Hades também se divide em 3 capítulos baseado também no nome de lugares, mas o Inferno seria o segundo e não o primeiro, já que o Purgatório não aparece.

Os cavaleiros o tempo todo odeiam punição eterna a quem é criminoso ao verem o Inferno (pregam assim contra prisão perpétua e pena de morte) e Hades assim é visto como quem não se importa com humanos, apesar de Pandora dizer o contrário e dizer que ele ama seus espectros.

Devido ao fato de ele gastar tempo, não apareceu inteiro no mangá (nem a 7ª, nem os dois últimos vales da 6ª prisão, nem as 3 primeiras esferas) e pra explicar melhor, o mangá mostra pra que serve cada prisão do Meikai (na brasileira, aparece na edição 41 em seu início e na japonesa não se sabe onde) . No anime, isso ia gastar tempo também e por isso não foi citado e nem mostrado (pois como dito, o mangá não mostrou ele todo).

Histórico[]

Divisão

O Inferno é um dos três marcos que dividem a Saga de Hades em mini-sagas, sendo que os outros dois são O Santuário de Atena na Grécia e Os Elísios. É baseado no Inferno de Dante, com algumas alterações, e dividido em 8 Prisões, 3 Vales, 10 Fossos e 4 Esferas.

Cada prisão, tem um sub-inferno, um local onde a pessoa é torturada e presa; tem uma prisão pra cada pecado e o maior deles, é desafiar um Deus, pecado que anula os outros e já o leva diretamente ao Cocytos.

Buraco dos mortos[]

Yomotsu Scenery

Se você morre, você vai ou pro Inferno ou pros Elíseos. Da terra, vivo, só dá pra entrar no Inferno e não nos Elíseos (apesar de Alone conseguir entrar). Pra entrar no inferno vivo, é necessário entrar por um buraco dos mortos. Existem 3 buracos: um na colina de Yomotsu Hirasaka (o normal, pra onde a alma [e só a alma] dos mortos também vão. Quem é levado por esse buraco, vai pra entrada do inferno. As pessoas "recém-mortas" andam sem consciência até o buraco Yomotsu Hirasaka, e de lá, são mandados para o "Mundo de Hades". Este local pode ser ativado pelo golpe do Máscara da Morte, ou pelos 3 Juízes do Mundo Inferior.), um do lado de fora do castelo de Hades (é usado pra jogar quem invade o castelo e quem é jogado de lá, vai pro Cocitos por enfrentar os deuses; no mangá, ele é um buraco meio longe do castelo; no anime, esse buraco era na verdade uma fossa em volta do castelo, perto dele, sendo um grande precipício [todo o buraco nesse castelo leva pro Inferno e estão ligados], assim como no jogo de PS2 ele era uma fossa em volta do castelo; sai luz verde desse precipício no anime e no jogo) e um dentro do castelo (com escada, usado por espectros pra poder ir da terra ao meikai [espectros não podem ir aos Elíseos] e fazer o caminho contrário; só espectros vão por esse buraco [por ficar dentro do castelo, sendo mais confortável pra eles] a menos que os invasores consigam entrar lá dentro do castelo; quem é levado por esse buraco, vai pra entrada do inferno, pois espectros a usam). Caso você entre os 3 buracos e o Inferno não consiga elevar o oitavo sentido, você morre no caminho (o oitavo sentido pode durante o caminho pro Inferno, ou pode ser ativado mesmo se sua alma se separar do seu corpo, criando um novo corpo pra sua alma e seu outro corpo fica na Terra, como Atena fez; mas ele também pode ser ativado se você morrer e nesse caso seu corpo e sua alma somem da Terra e não vão pro Yomotsu, pois só almas entram alí).

O yomotsu por ser o limite do mundo de Atena com o de Hades e a casa de câncer levar pra lá, faz com que a Barreira de Atena não permita que os espectros adentrem lá através do buraco da morte (que sem a barreira, pra eles é fácil acessar).

O Portal do Inferno[]

Portal do Inferno

É a entrada para o submundo.

O Portal do Inferno não tem portas ou cadeados, somente um arco com um aviso onde é possível ler a seguinte mensagem antes de atravessá-lo: “Aqueles que aqui entrarem, devem perder todas as esperanças.” (ОПΟΙΟΣ МПАІΝΕΙ ΕΔΩ ΝΑ ΠΡΑΤΑ ΚΑΘΕ ΕΛΠΙΔΑ em grego, língua do Deus Hades).

Rio Aqueronte (Rio da Morte)[]

Aqueronte Scenery

É o local onde O Barqueiro das Almas pode atravessar os mortos que pagarem uma certa quantia. Ele é marrom como se fosse poluído, ao contrário do Rio Lethe. Ele é largo como um mar, mas tem correntesa de rios. Nele, estão mortos que não tiveram dinheiro pra pagar a viagem e tentaram atravessar, mas como é imposível nadar no rio, o rio e os mortos puxam quem vai lá; na sua margem (baseado no Vestíbulo do Inferno, do Livro Divina Comédia, apesar de seu nome não aparecer), estão todos que não ficaram decididos entre ir morrer e viver e também os que ficaram indecisos na sua vida na Terra (ou não tem dinheiro pra pagar ou não sabem que se querem dar dinheiro ou não devem) e ficam indecisos lá pra sempre; também fica na margem quem não fez nem bem (pra entrar nos Elíseos) ou mal (pra ir pro Inferno) e ficam lá, podendo até voltar a Terra (como fantasmas) por engano, segundo o mangá. O lugar mais fundo e frio é o meio e quem cai lá, não pode nadar e é puxado por quem ficou lá, sofrendo afogamento e frio pra sempre.

1ª Prisão[]

1ª Prisão

Local onde os juízes julgam os mortos. Mesmo se você mentir, será descoberto. O purgatório das almas dos mortos.

Recebe o nome de “A Casa do Julgamento”(ΔΙΚΑΣΤΗΡ ΙΟΝ ΟΥ ΤΟ em grego). É onde as almas dos mortos que chegam ao submundo são julgadas por um dos Três Juízes (Meikai San Kyoto), o Minos. Suas escadas de entrada são muito longas. A construção faz uma referência ao Castelo da ciência humana, que existia no primeiro cíclo do inferno de Dante.

Durante a invasão dos Cavaleiros de Atena, Lune de Balron é quem está encarregado de julgar as almas no lugar de Minos de Grifon.

Vale da Ventania Negra[]

ValeVentania Scenery

Inferno do vento que penaliza os condenados de luxúria a ficarem pendendo sob os ventos de um furacão para sempre. Aqui estão os que cometeram o pecado da Luxúria.

Um dos quatro vales do submundo, é uma ponte que liga a 1ª e a 2ª Prisão. Neste local Kanon de Gễmeos facilmente derrota Lune diante de Seiya e Shun. O vento de lá o faz voar infinitamente ou cair no buraco infinito (único buraco do Inferno que leva ao fundo dele, que é infinito e negro, ao mundo dos demônios governado por Satanás nas profundezas abaixo do mundo dos mortos, sendo assim, fica difícil lutar lá contra o inimigo (ou desvia ou cai). Neste vale estão os mortos condenados a luxúria que sofrem e são atormentados e arrebatados por um furacão que não para nunca, arrastando os espíritos com violência, atormentando-os, ferindo-os e rolando-os ou caindo em um abismo infinito coberto pela as trevas.

2ª Prisão[]

2ª Prisão

Os condenados por gula são golpeados por uma chuva de granizo, mergulhados em fezes e se tornam alimento do cão de guarda do inferno Cérbero. Aqui estão os que cometeram o pecado da Gula.

Sua entrada é uma chuva de granizo; ela foi baseada em arquitetura egípcia.

É o local onde Cérbero, o cão de três cabeças que guarda a entrada do submundo na mitologia grega, devora os mortos. O local, que lembra um monumento egípcio, é guardado pelo Espectro Faraó de Esfinge. Pra lá, vão quem é guloso e eles sofrem ou com a chuva, ou com Cérbero ou a Balança da Maldição.

Arredores da 2ª Prisão[]

CamposFloridos Scenery

O único lugar do Inferno onde nascem flores; está cheio de fadas. Também é o lugar onde Eurídice ficou presa ao ter parte do corpo transformado em pedra.

No anime, é citado um caminho onde Orfeu usa pra ir da 2ª prisão a 8ª, pois ele não pode passar em outro lugar (no mangá é assim) e só pode ficar nesses dois locais.

3ª Prisão[]

Tercera

Aqueles que abusaram da Cobiça ficam aqui condenados a empurrar pedras por toda a eternidade. Aqui estão os que cometeram o pecado da Ganancia.

É o lugar onde os mortos pagam sua penitência rolando enormes rochas por toda a eternidade. Esta prisão era guardada pelos espectros Rock de Golem e Iwan de Troll. Antes mesmo de conseguir dizer seu nome, Iwan foi destruído por Hyoga. Já Rock foi morto pelo Cólera do Dragão de Shiryu. Este lugar aparenta ser um lugar de sofrimento e dor, o interessante é que o seu guardião tem o nome de Rock - que em inglês significa rocha ou pedra.

Ficam aqui quem na vida foi ganancioso e pródigo(pessoal que gasta mais do que o necessário) e seus desejos são do tamanho das pedras que devem rolar para sempre.

4ª Prisão[]

Cuarta

Pântano das Trevas. Os condenados cheios de ódio entram em conflito uns aos outros. Aqui estão os que cometeram o pecado da Ira.

Protegida por Flégias de Lycaon, é onde está localizado o Pântano do Rio Estige, também conhecido por Pântano das Trevas. Flégias batalhou contra os cavaleiros naquele lugar sombrio. O pântano das trevas tem a aparência de ser um dos lugares mais calmos do inferno. O rio demonstra ser de algo pegajoso e muito frio. Estão amontoados os acusados de ira, onde estão juntos com seus semelhantes que se batem e se torturam, no fundo do pântano estão os rancorosos que nunca demonstraram a sua ira, eles não podem subir a superfície e ficam na lama do fundo do Estige, soltando as bolhas que se veem na superfície. Flégias foi derrotado rapidamente mas demonstrou ter talento no sofrimento.

Rio Estige[]

O Rio Estige é um dos 4 rios infernais do submundo de Hades. Estige era conhecido na mitologia grega original, sendo um rio que tinha a capacidade de dar a invulnerabilidade a quem fosse mergulhado nele. Na série o rio não possui essa habilidade, ele forma um pântano de águas escuras que dá origem a 4° prisão do inferno.

5ª Prisão[]

Quinta

Aqueles que não seguiram a doutrina divina ficam sofrendo confinados em túmulos queimando. Aqui estão os que cometeram o pecado da Heresia.

É o local onde os mortos queimam em seus túmulos. Esta prisão era guardada pelo espectro Stand de Besouro Mortal. Ele é derrotado por Kanon. Logo quando Hyoga e Shiryu chegam lá eles se surpreendem com a dor e o sofrimento que os mortos se encontram, mesmo ja mortos eles mostram ter fome e muito nervosismo. Este lugar é para as pessoas que profanaram os deuses lá eles vivem a sofrer eternamente, lá também o juiz Radamanthys de Wyvern confrontou Kanon que decidiu batalhar contra os juízes, para dar mais tempo para Hyoga e Shiryu. Lá é também um lugar para aqueles que não aceitaram os ensinamento dos deuses.

Labirinto do Minotauro[]

É um labirinto que pode ser visto no mapa do submundo de Hades em saint seiya, possivelmente este local que se encontra ao final da 5° prisão, pode ser guardado pelo espectro Gordon de Minotauro. Ainda não se sabe para que serve esta estrutura, mas possivelmente a tortura neste local seja de ser perseguido por Gordon e torturado psicologicamente por não encontrar a saída.

6ª Prisão[]

A 6ª prisão é constituída pelos outros três vales. Protegida por 6 espectros desconhecidos. Ela tem uma parte que é chão sólido. Aqui estão os mortos que em vida cometeram diversos tipos de violência.

1º vale do rio flegetonte (Inferno de Sangue)[]

Vale para onde vão os criminosos que, em vida, utilizaram incessantemente da violência contra o próximo. Nela se encontra um mar de sangue, quente como lava, onde as pessoas sofrem pela eternidade.

Um dos 3 Vales do submundo, o lago de sangue escaldante, fica na 6ª Prisão, é a nascente do rio flegetonte. Estão aqui os mortos que em vida, utilizaram da violência contra as pessoas e seus bens, onde ficam mergulhados no rio de sangue escaldante daqueles que oprimiram, quanto mais grave o crime, maior é a parte submersa. Os tiranos mantem acima da superfície somente as sobrancelhas, por terem atentado contra a vida das pessoas e seus bens. Os assaltantes mantem apenas o peito na superfície, por terem praticado a violência contra os bens das vítimas. Os homicidas mantem somente a cabeça, por terem atentado contra a vida das vítimas.

2º vale da floresta dos suicidas (Inferno Florestal)[]

Inferno florestal para onde vão os criminosos que se suicidaram.

Os violentos que se suicidaram, são transformados em árvores sombrias, onde a folhagem não é verde e sim escura, os ramos não são lisos e sim nodosos e torcidos, não a frutos mas sim espinhos venenosos. É onde se encontra o ninho das Harpias que se alimentam das folhas, causando dor e sofrimento aos mortos transformados, onde é possível ouvir o grito dos mortos por toda a floresta.

.

3º Vale do deserto abominável (Inferno desértico)[]

Os violentos contra os deuses são condenados a um deserto escaldante.

O deserto escaldante é o oposto do mundo criado pelos deuses, ele é árido, estéril, sem vida e são bombardeados por uma chuva de fogo sem fim. Os mortos vivem um mundo sem cor, sem conforto e sem esperança por terem rejeitado tudo o que os deuses lhes ofereceram, preferindo dar maior valor as coisas materiais. Aqui se encontram quatro tipos de violentos contra os deuses:

  • Os blasfemadores: são os violentos contra a palavra dos deuses.
  • Os intelectuais: são os violentos contra o espírito dos deuses.
  • Os sodomitas: são os violentos contra a natureza dos deuses.
  • Os usarários: são contra a sabedoria dos deuses.

Rio Flegetonte[]

O rio flegetonte é um dos 4 rios infernais do submundo de Hades, na mitologia original o rio era composto de lava e era conhecido também como o rio de fogo. Em saint seiya o rio é composto de sangue, o sangue de todos aqueles que foram julgados e condenados ao inferno, ele tem sua origem no 1° vale da sexta prisão e ele percorre todos os outros dois vales, até chegar no final do 3° vale e formar a cachoeira de sangue.

7ª Prisão[]

7thprision

É a maior de todas as prisões do inferno é formada por dez fossos. É o próprio inferno dentro do inferno. Assim como a 6ª, essa prisão tem uma parte de chão sólido.

Os Cavaleiros de Bronze não precisaram passar por aqui.

1º Fosso[]

Os rufiões (pessoas que brigam por causa de mulheres de má reputação) e sedutores são açoitados por demônios, por terem explorado as paixões dos outros, controlando-os para benefício próprio, são levados com chicotadas a cumprir os desejos dos demônios.

2º Fosso[]

Os aduladores e lisonjeios são submergidos em um fosso de fezes e esterco. Em vida eles exploravam os outros através de seus medos e desejos, sua ferramenta era a linguagem fraudulenta, através de raciocínios falsos, sendo assim submersos na própria sujeira que deixaram em vida.

3º Fosso[]

Os simoníacos( traficantes de artefatos sagrados) são enterrados de cabeça para abaixo e suas pernas são queimadas por velas. Estão aqui aqueles que roubaram a igreja ou templos sagrados, os buracos para enterrarem as cabeças se assemelham as fontes de batismo, onde os mortos são batizados ao contrário, em vez de óleo é utilizado o fogo que é aplicado aos pés.

4º Fosso[]

Os adivinhos tem suas cabeças torcidas, voltada para as costas, de modo que não consigam olhar para a frente. É a punição por alegarem que sabem o futuro que somente os deuses sabem.

5º Fosso[]

Os corruptos estão submergidos no piche fervente, os que tentam ficar com a cabeça para fora são golpeados por demônios.

6º Fosso[]

Os hipócritas são vestidos com roupas brilhantes, atraentes, porém pesadas como chumbo, este é o peso que não sentiram na consciência ao fazerem as maldades, sentindo o peso do seu falso brilho no inferno.

7º Fosso[]

Os ladrões são mordidos por serpentes, tem seus corpos roubados constantemente por répteis que os atravessam e os desintegram, roubando os seus traços humanos.

8º Fosso[]

Os maus conselheiros estão envoltos por chamas, oceanos de lava e uma tempestade de raios contínua. Em vida eles induziram ao próximo a praticar a fralde.

9º Fosso[]

Os semeadores de discórdia são esfaqueados pelas as espadas de demônios, os demônios que os punem causam mutilações em partes do corpo representativas do tipo de discórdia provocada. A três tipos de semeadores de discórdia são eles:

  • criadores de cismas religiosas
  • instigadores de conflitos sociais
  • semeadores de desunião familiar

10º Fosso[]

Pecadores que cometeram qualquer tipo de falsificação, são cobertos de lepra e sarna. Aqui seus corpos se tornam falsos, ao apodrecerem cobrem-se de lepra. A quatro tipos de fraudulentos sendo eles:

  • Alquimistas: onde irão possuir uma sede abrasadora
  • Simuladores: que serão atacados e se tornaram hidrópicos( pessoas que possuem algum tipo de edema)
  • Falsos: que serão decapitados
  • Mentirosos: que sofrerão uma febre altíssima

Cachoeira de Sangue[]

Bloodfall Scenery

Uma grande queda de sangue localizada entre o Terceiro Vale da 6ª prisão e o Primeiro Fosso da 7ª prisão. Todo o sangue dos pecadores julgados no Inferno desemboca aqui. É o termino do rio Flegetonte.

Em The Lost Canvas é mostrado que no topo da cachoeira fica a Mokurenji, a árvore que fornece os 108 frutos necessários para construir o “Rosário de 108 Contas”, que impede que os Espectros retornem à vida.


8ª Prisão[]

Cocytus Scenery

Aqui ficarão afogados neste Inferno de Gelo os criminosos mais sérios e que planejaram se rebelar contra os deuses. Aqui estão os mortos que cometeram o pecado da traição.

Cocyto (ou Kokyutos), O submundo de Gelo (e muita neve e nevasca) é o maior de todos e é para onde são enviadas as almas daqueles que se voltaram contra os deuses, e são enterrados vivos, só de cabeça para fora; por isso é tão perto de Giudecca, pois quem invade para matar Hades, é jogado lá; ou seja quem traiu Hades, e isso inclui todos os cavaleiros que morreram nas guerras santas anteriores, são jogados vivos e morrem, virando esqueletos, mas muitos estam já mortos e são julgados na primeira prisão (pois quem morre vai pro Inferno) e colocados lá (provavelmente pode existir marinas e espectros traíras). Também é onde estão localizadas as 4 Esferas. A força de quem está lá é drasticamente reduzida; ao contrário do que muitos pensam, Valentine não guarda a prisão, mas sim, ele é um espectro que foi para a mesma (assim como os 4 que Milo, Aiolia e Mu mataram)

1ª Esfera[]

Esferas Inferno

Caína: a morada de Radamanthys de Wyvern. Em seus arredores estão os mortos que trairam os seus parentes e amigos. Aqui as almas permanecem com seu tórax e a cabeça para fora do gelo.

2ª Esfera[]

Antenora:a morada de Aiacos de Garuda. Em seus arredores estão os mortos que trairam sua pátria ou partido político. As almas ficam submersas no nível do pescoço, com apena a cabeça fora do gelo.

3ª Esfera[]

Ptolomeia: a morada de Minos de Griffon. Em seus arredores estão os mortos que trairam os seus hóspedes. As almas estão apenas com a cabeça emergida do gelo, de modo que quando chorem suas lágrimas congelem e cubram os seus olhos.

4ª Esfera[]

Giudecca

Giudecca, o palácio de Hades no submundo. É o local onde ocorre boa parte dos eventos mais importantes da Saga de Hades, tais como: a morte de Orpheé, a possessão de Shun e o tão aguardado momento em que Ikki deve matar o irmão para poder libertá-lo do domínio do Imperador do submundo. Em seus arredores estão os mortos que em vida trairam o seus mestres, reis e deuses. Eles sofrem eternamente conscientes por estarem submersos totalmente no gelo do rio Cócytos.

Ao final fica localizado o Muro das Lamentações (o fim do Inferno), logo depois, a Hiperdimensão (que só liga os mundos mas não faz parte de nenhum, podendo levar a vários mundos) e, por último, os Elísios. Esse muro é gigante (largo, alto e profundo) e é chamado assim por ser um muro dos que lamentam não poder ir aos Elíseos e ficam no inferno (de onde não podem sair, pois o muro não pode ser destruído por mortais e só deuses passam sem destruir; para humanos passarem, o muro precisa ser destruído e a única coisa que o destroi, é a luz do sol, inexistente no Inferno; por isso esse muro é motivo de lamentação, pois os mortos são bloqueados por ele e só a luz do Sol, que dá esperança aos vivos depois de uma noite, dá esperança a eles, cessando a sua lamentação). Minos parecia saber desse muro, mas não da hiperdimensão, caindo nela e morrendo pois viu que os cavaleiros de bronze passaram lá ilesos e achou que também podia. Talvez visto de fora, o muro não é grande pois o Inferno termina em Giudecca e atrás dela nada parece ter, logo, ele só é longo ao você entrar nele e ser transportado pra outra dimensão.

Rio Cocítos[]

O rio cocítos é um dos 4 rios infernais do submundo de Hades. Na mitologia original o rio não era congelado e toda a lamentação dos mortos de não poderem ver o paraíso eram depositadas no rio, onde ficou conhecido como o rio do lamento. Em saint seiya o rio é congelado e forma toda a 8° prisão infernal do submundo.

Curiosidades[]

Mundos
Planetas TerraPlaneta MartePlaneta Saturno
Reinos TenkaiSekaiKaikaiMeikaiYumekaiMakai
Dimensões UniversoConfins do Tempo • Hiperdimensão
Advertisement