Fandom

Saint Seya Wiki

Mensa

2 354 pages em
Este wiki
Adicione uma página

Mensa (Men), a Meseta, é uma constelação do hemisfério celestial sul. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Mensae. O nome se originou do Monte Mesa, na Cidade do Cabo, África do Sul. Esta constelação contém parte da Grande Nuvem de Magalhães, a outra parte está em Dorado.

As constelações vizinhas, são Volans, Dorado, Hydrus, Octans e Chamaeleon.

Esta constelação, além de outras 13, foram criadas pelo astrônomo francês Nicolas Louis de Lacaille, que passou os anos de 1751-1752 catalogando as estrelas do hemisfério sul na Cidade do Cabo, que observava os céus do alto da Table Mountain, ou Monte Mesa (Mons Mensa). Em homenagem a esta montanha, Lacaille acabou por batizar uma de suas constelações com este nome, que é a única que não se refere a instrumento científico ou artístico. De referir que Mons Mensa pertence a uma cadeia de promontórios que termina, junto à costa, no famoso "Adamastor" da lenda Portuguesa ligada ao próprio Cabo da Boa Esperança, onde se situa a Cidade do Cabo.

É uma constelação com estrelas muitas fracas. A estrela mais brilhante α Mansae possui magnitude 5.

Meseta
539px-Mensa constellation map.png
Mensa

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória