FANDOM

Oneiros
O Deus dos Sonhos
OneirosdosSonhos
Nome
Títulos "O deus do sonho"
Original 夢神・オネイロス
Romanização yumeshin oneirosu
Tradução Oneirus (Dubrasil)
Grego Ὄνειρος
Simbologia Oneiros
Dados Gerais
Classificação Deus dos Sonhos
Sobrepeliz Sobrepeliz de Oneiros
Reino Mundo dos Sonhos
Divindade Hypnos
Dados Pessoais
Raça Divindade
Gênero Masculino
Tipo Sanguíneo Ichor
Séculos Ativo(a)  ??? até XVIII
Dados do Treinamento
Local de Treinamento Não aplicável
Dados do Mangá/Anime
Estréia TLC: Cap. 70 / Ep. 19
Aparições The Lost Canvas
The Lost Canvas Gaiden
Seiyū Hideo Ishikawa
Dublador Roberto Rocha

Oneiros, o Deus dos Sonhos (夢神ゆめしん・オネイロス Yumeshin Oneirosu?) é o líder dos deuses dos sonhos, filhos de Hypnos, que aparecem em The Lost Canvas.

Etimologia

  • 夢神 (Yumeshin) é um termo japonês, que pode ser traduzido para "deus do sonho", uma vez que 夢 (ゆめ Yume) significa "sonho" e 神 é utilizado para traduzir a palavra "deus" ou "divindade". Curiosamente, Teshirogi não utilizou a leitura padrão de 神, que seria かみ (Kami, "deus" ou "espírito"), mas decidiu usar しん (Shin, que geralmente é traduzido como "deuses", "mente" ou "alma"). Isso pode ser uma referência à etimologia do termo "oneiros", ou uma referência à capacidade do deus de unificar as almas dos outros deuses dos sonhos em seu corpo.
  • オネイロス (Oneirosu) é o termo japonês para ὄνειρος (Grego Antigo: Óneiros, "sonho" ou "algo que causa sensação de irrealidade"). A escrita alternativa mais utilizada é Ὄνειροι ‎(Grego Antigo: Óneiroi, "sonhos"), que se refere especificamente aos "elementos" dos sonhos que eram considerados na Grécia Antiga: Morpheus ("sonhos"), Phobetor ("pesadelos"), Phantasos ("objetos inanimados nos sonhos proféticos"), e Ikelos ("pessoas nos sonhos proféticos").

Aparência e Mitologia

Ele está ausente na mitologia grega, por seu próprio nome no mito é grafado como "Oneiroi", o termo coloquial que se refere Morpheus, Icelos e Phantasos. Isto sugere o seu verdadeiro poder, uma vez que Oneiros é o único filho de Hypnos, sem poder próprio. Em vez disso, depois de desafiar El Cid e Tenma de Pégaso, ele se fundiu com o poder de seus irmãos (cumprindo seu papel como a união dos três Oneiroi, Phantasos, Icelos e Morpheus). Neste estado o corpo de Oneiros, termina em seus quadris, e em vez de pernas, ele tem uma enorme criatura blindada na forma de um centauro, mais dois braços adicionais sobre os ombros.

Habilidades de luta

Oneiros é imune ao corte de Excalibur de El Cid, como ele mostra, ao reunir seu corpo novamente após ser cortado ao meio. Acabou, contudo, derrotado com sucesso por um esforço combinado entre a flecha de Sísifo, o poder de Atena e o sacrifício de El Cid.

Técnicas secretas

Oráculo do Guardião (ガーディアンズ・オラクル Gādianzu Orakuru?)
(Guardian's Oracle)
Guardian's Oracle
Com esse golpe, ele pode extinguir as almas de seus inimigos, o que os impede de reencarnar. É dito que Oneiros uma vez destruiu uma nação inteira com esta técnica.

Galeria

Divindades
Deuses Primordiais
(Episódio G)
Clã dos Titãs
(Episódio G)
Clã dos Gigas
(Episódio G)
LyaxPhloxAnemosBronteSpateZugilosHoplismaDrakonThêr
Deuses dos Sonhos
(The Lost Canvas)
OneirosMorfeuFântasoÍceloFobetor
Panteão Egípcio
(Episódio G)
AnubisApófis
Panteão Celta
(The Lost Canvas)
LugBalorEthlinn
Panteão Asteca
(The Lost Canvas)
TezcatlipocaQuetzalcóatl
Panteão Romano MarteSaturnoDianaVulcanoBacoRômuloCupidoPlutão
Panteão Nordico OdinLoki
Outras Divindades TártaroCaosCronosKairosHypnosPallasThanatosDeimosFobosTifãoAbelNikéÉrisDeusEuríbiaPerséfoneApsu
Pseudodeuses AriaCavaleiro de OfiúcoFeiyanSagaBalder