Fandom

Saint Seya Wiki

Oricalco

2 348 pages em
Este wiki
Adicione uma página

Oricalco (オリハルコン, Oriharukon) é, na obra de  Masami Kurumada, a matéria-prima das Escamas dos Marinas de Poseidon.

Mitologia GregaEditar

Oricalco é um tipo de metal que teria sido usado em Atlântida, citado em "Críticas", de Platão. De acordo com Críticas, o oricalco era considerado muito valioso, depois apenas do ouro. Teria sido achado e explorado em muitos lugares da Atlântida em tempos remotos. Na época de Críticas no entanto, só era conhecido por nome. Não se sabe ao certo o que era o oricalco. Traduzindo do grego Ορείχαλκος (de όρος, oros que é montanha e χαλκός, chalkos , que é cobre ou bronze), a tradução literal seria "cobre da montanha" ou "metal da montanha".

É desconhecida também a composição desse metal. Pode ser uma liga de ouro/cobre, cobre/estanho, ou cobre/zinco/latão, ou metal desconhecido.

De acordo com Crítias, as paredes do Templo de Poseidon e Clito (localizado no centro da Atlântida) eram feitas de oricalco, assim como alguns pilares.

Levando-se em conta interpretações mais plausíveis e racionais acerca da existência ou não de Atlântida, duas hipóteses mostram-se razoáveis: uma é pressupor que a citação do Oricalco é uma referência à prata vinda das minas de Láurion, assim como a própria Atlântida tratar-se-ia de uma alegoria ao estado político de Atenas nos tempos de Platão. Outra interpretação diz respeito à Revolução do Bronze ocorrida na suméria, no quarto milênio a.C. O bronze é obtido com a mistura de cobre e estanho, como o estanho era de difícil obtenção e localização, até agora não se sabe, ao certo, como se deu a revolução da Era do Bronze na Suméria. A tradução da palavra titicaca, segundo Zecharia Sitchin, é montanha de estanho. Ele sugere que nos Andes havia minas de estanho para, junto com o cobre, fabricar o bronze usado pelos antigos sumérios.

Na ficção modernaEditar

Além de Saint Seiya, aparece em outras obras fictícias, como em mangás da Shonen Jump ("Ring ni Kakero" sendo um exemplo). No Anime Black cat é a matéria prima da arma de Train Heartnet, além das armas de outros membros do Cronos. No anime Yu-Gi-Oh, o Orikalko não é um metal mas sim uma pedra esverdeada que tem poder de corromper a alma das pessoas, e levou a cidade de Atlantis à sua completa destruição.

O metal Oricalco (ou Orichalcum) é mencionado no jogo de computador Indiana Jones: Fate of Atlantis (Destino de Atlântida), como uma poderosa fonte de energia. É retratado como sendo de forma esférica e com cor dourada, e em Lineage 2 como um item valioso de craft. Também é mencionado no jogo de PS2 Castlevania: Curse of Darkness, como um material utilizada na criação de armas. Como também é mencionado no RPG Online Tíbia, como uma forma de transporte dentre cidades do jogo, é apresentado de forma esférica com 2 cores: Azul e Cobre.

Em Saint Seiya Editar

ORICALCO.png

O pedaço de oricalco mostrado em The Lost Canvas.

Oricalco é um dos materiais que compõe diversos trajes sagrados (como as Armaduras de Atena), e o principal componente das Escamas de Poseidon, do grande pilar central e da Ânfora de Atena. É possível que o escudo e cajado de Atena também sejam compostos deste material.

Este metal se mostra extremamente tênsil e resistente, sendo que os fios cortantes da Armadura de Cabeleira de Berenice são compostos deste metal. Em The Lost Canvas, uma peça de oricalco decorada com corais mostra-se uma fonte de imensa energia, podendo dar vida ao navio que levaria o exército de Atena ao Lost Canvas. Isto dá a dica que a fonte de energia e vida das armaduras, e talvez de todos os trajes sagrados (exceto talvez pelas Sobrepelizes de Hades, pois estas não estão "vivas") são na verdade deste metal.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória