Saint Seiya Wiki
Registre-se
Advertisement
Saint Seiya Wiki

Oricalco (オリハルコン, Oriharukon) é, na obra de  Masami Kurumada, a matéria-prima das Escamas dos Marinas de Poseidon.

Mitologia Grega[]

Oricalco é um tipo de metal que teria sido usado em Atlântida, citado em "Críticas", de Platão. De acordo com Críticas, o oricalco era considerado muito valioso, depois apenas do ouro. Teria sido achado e explorado em muitos lugares da Atlântida em tempos remotos. Na época de Críticas no entanto, só era conhecido por nome. Não se sabe ao certo o que era o oricalco. Traduzindo do grego Ορείχαλκος (de όρος, oros que é montanha e χαλκός, chalkos , que é cobre ou bronze), a tradução literal seria "cobre da montanha" ou "metal da montanha".

É desconhecida também a composição desse metal. Pode ser uma liga de ouro/cobre, cobre/estanho, ou cobre/zinco, ou metal desconhecido.

De acordo com Crítias, as paredes do Templo de Poseidon e Clito (localizado no centro da Atlântida) eram feitas de oricalco, assim como alguns pilares.

Levando-se em conta interpretações mais plausíveis e racionais acerca da existência ou não de Atlântida, duas hipóteses mostram-se razoáveis: uma é pressupor que a citação do Oricalco é uma referência à prata vinda das minas de Láurion, assim como a própria Atlântida tratar-se-ia de uma alegoria ao estado político de Atenas nos tempos de Platão. Outra interpretação diz respeito à Revolução do Bronze ocorrida na suméria, no quarto milênio a.C. O bronze é obtido com a mistura de cobre e estanho, como o estanho era de difícil obtenção e localização, até agora não se sabe, ao certo, como se deu a revolução da Era do Bronze na Suméria. A tradução da palavra titicaca, segundo Zecharia Sitchin, é montanha de estanho. Ele sugere que nos Andes havia minas de estanho para, junto com o cobre, fabricar o bronze usado pelos antigos sumérios.

Na ficção moderna[]

Além de Saint Seiya, aparece em outras obras fictícias, como em mangás da Shonen Jump ("Ring ni Kakero" sendo um exemplo). No Anime Black cat é a matéria prima da arma de Train Heartnet, além das armas de outros membros do Cronos. No anime Yu-Gi-Oh, o Orikalko não é um metal mas sim uma pedra esverdeada que tem poder de corromper a alma das pessoas, e levou a cidade de Atlantis à sua completa destruição.

O metal Oricalco (ou Orichalcum) é mencionado no jogo de computador Indiana Jones: Fate of Atlantis (Destino de Atlântida), como uma poderosa fonte de energia. É retratado como sendo de forma esférica e com cor dourada, e em Lineage 2 como um item valioso de craft. Também é mencionado no jogo de PS2 Castlevania: Curse of Darkness, como um material utilizada na criação de armas. Como também é mencionado no RPG Online Tíbia, como uma forma de transporte dentre cidades do jogo, é apresentado de forma esférica com 2 cores: Azul e Cobre.

Em Saint Seiya[]

ORICALCO

O pedaço de oricalco mostrado em The Lost Canvas.

Oricalco é um dos materiais que compõe diversos trajes sagrados (como as Armaduras de Atena), e o principal componente das Escamas de Poseidon, do grande pilar central e da Ânfora de Atena. É possível que o escudo e cajado de Atena também sejam compostos deste material.

Este metal se mostra extremamente tênsil e resistente, sendo que os fios cortantes da Armadura de Cabeleira de Berenice são compostos deste metal. Em The Lost Canvas, uma peça de oricalco decorada com corais mostra-se uma fonte de imensa energia, podendo dar vida ao navio que levaria o exército de Atena ao Lost Canvas. Isto dá a dica que a fonte de energia e vida das armaduras, e talvez de todos os trajes sagrados (exceto talvez pelas Sobrepelizes de Hades, pois estas não estão "vivas") são na verdade deste metal.

Advertisement