Saint Seiya Wiki
Registre-se
Advertisement
Saint Seiya Wiki


A Lenda dos Defensores de Atena (聖闘士星矢 真紅の少年伝説, Shinku no Shōnen Densetsu, "A Lenda dos Jovens Carmesim"). Foi o terceiro filme da série de TV, Cavaleiros do Zodíaco, lançado em 23 de julho no ano de 1988. O filme teve um grande sucesso, tanto no Japão, quanto no Brasil (sendo o de segunda maior bilheteria, superado apenas por Prólogo do Céu). Foi o primeiro longa-metragem da série, lançado durante a Saga de Asgard no anime.

O diretor de filmes (Shigeyasu Yamauchi) não foi trocado e dirigiu esse filme.


História[]

SAORI E ABEL - O ENCONTRO ENTRE IRMÃOS

Atena e Abel; reencontro de irmãos.

A história começa com Atena, à sombra de uma árvore, pressentindo a chegada de catástrofes globais, quando é visitada por alguém; Febo Abel, o Deus Sol e um dos filhos de Zeus, aparece diante de sua irmã Atena. O encontro festivo entre os irmãos dura somente quando Abel revela a intenção de destruir a humanidade, devido a seus atos gananciosos, devolvendo a Terra ao controle dos Deuses. Tal comentário deixa Atena alarmada, tanto quanto Abel ao adivinhar seus pensamentos.

Nesse meio tempo, Seiya, Shiryu, Hyoga e Shun chegam para visitar Atena, encontrando-a em companhia do irmão. Os guerreiros pessoais que servem Abel demonstram conhecer as façanhas dos Cavaleiros de Bronze, se apresentando a estes, além de revelar a presença de outro grupo de guerreiros: Saga de Gêmeos, Máscara da Morte de Câncer, Shura de Capricórnio, Camus de Aquário e Afrodite de Peixes. Os Cavaleiros de Ouro mortos na batalha das Doze Casas, ressuscitados por Abel e também a seu serviço.

Abel ignora a presença dos Cavaleiros de Bronze, continuando com sua afirmação de que a Terra logo seria destruída, convidando Atena a permanecer em seu Templo. A surpreendente aceitação da deusa, faz Seiya desesperar-se. Os guerreiros de Abel, bem como os Cavaleiros de Ouro, barram-lhe o caminho. Afrodite de Peixes insinua que a insistência de Seiya de opor-se a vontade dos Deuses é uma afronta contra Atena. Seiya tenta alcançar Atena, sendo interceptado por Atlas de Quilha. Surrado e humilhado, o Cavaleiro de Pégaso só pode observar enquanto Atena parte com Abel.

De volta a Rozan, na China, Shiryu descobre a história de Abel, por intermédio de Dohko de Libra. Na época da mitologia, Febo Abel era o filho do grande Zeus, com poder igual ao do pai. Suas ambições causam temor mesmo em seu pai, fazendo com que Zeus e Apolo eliminassem Abel, apagando todos os traços de sua existência da história.

No Templo da Coroa do Sol, Atena rebela-se contra as maquinações do irmão, colocando-se como protetora da Terra. Sua decisão afasta os sentimentalismos de Abel, que lança seu cosmo divino na irmã, a pondo num estado similar ao coma. Ao verem a cena, Shura de Capricórnio e Camus de Aquário opõem-se a atitude de Abel e tentam vingar Atena, mas acabam derrotados por um ataque conjunto dos Cavaleiros da Coroa do Sol.

O sumiço do cosmo de Atena faz com que os Cavaleiros de Bronze invadam o Templo da Coroa do Sol.

Início dos Combates[]

Seiya vs Atlas[]

ATLAS 28

Atlas derrota Seiya.

Seiya de Pégaso é o primeiro a penetrar a região. O Templo da Coroa do Sol fica próximo do Santuário de Atena, mas sempre foi tido como território proibido. Seiya entra em conflito com Atlas de Quilha, mas acaba derrotado, perdendo toda a motivação.

Shiryu vs Máscara da Morte[]

Máscara da Morte e Shiryu Filme 3 1

Máscara da Morte vs Shiryu.

A próxima luta é entre Shiryu de Dragão contra Máscara da Morte de Câncer, que busca vingar-se do Cavaleiro de Bronze. Segurando o Cólera do Dragão, Máscara da Morte menciona que desta vez, sua armadura não o abandonaria por estar sob proteção de Abel. Cansado de falar, o Cavaleiro de Câncer usa o Ondas do Inferno e manda Shiryu para o Yomotsu Hirasaka. Chegando lá, o Cavaleiro de Bronze vê Atena caminhando entre os mortos, o que faz o Cavaleiro de Ouro zombar do destino da Deusa, que ela viveria conforme a vontade de Abel. Ao entender que havia chances de resgatá-la, Shiryu eleva seu cosmo e derrota Máscara da Morte. Apesar da fácil vitória, é derrotado em seguida por Berenice de Cabeleira de Berenice.

Shun e Ikki vs Afrodite[]

AFRODITE MORTO, SHUN E IKKI CAMINHAM EM DIREÇÃO O TEMPLO DA COROA DO SOL

Afrodite jaz morto.

Shun de Andrômeda chega a um campo de rosas, sendo ferido por uma rosa vermelha lançada por Afrodite de Peixes. Shun responde as provocações do Cavaleiro de Peixes elevando seu cosmo e lançando sua Tempestade Nebulosa. O ataque falha, e Shun recebe a Rosa Sangrenta que começa a sugar todo sangue de seu coração. Afrodite faz votos para que Shun morra em paz, mas o Cavaleiro de Andrômeda nega-se a desistir. Afrodite lança mais Rosas Brancas, mas estas são destruídas por plumas de Fênix. Ikki de Fênix surge, extraindo a Rosa Sangrenta do peito de Shun, salvando o irmão.

Colocando-se para enfrentar o Cavaleiro de Ouro, Ikki comenta que só o exterior de Afrodite é belo, com o interior sujo como de uma besta. Aplicando o Golpe Fantasma de Fênix, a ilusão mexe com o orgulho de Afrodite que lança suas Rosas Sangrentas enquanto Ikki usa o Ave Fênix. O ataque destrói as rosas e derrota Afrodite, que acaba tendo uma rosa branca fincada em seu peito, terminando por morrer. Ajudando o irmão a levantar-se, Ikki e Shun são atacados por Atlas de Quilha, ficando gravemente feridos.

Seiya vs Saga, e Berenice vs Hyoga[]

Enquanto as lutas se desenrolam, Saga de Gêmeos surge no lugar onde Seiya está, comentando o estado lastimável do Cavaleiro de Pégaso. Revelando a verdade por trás da atitude de Atena, de querer poupá-los indo ela mesma tentar deter Abel. Isso dá alguma motivação a Seiya para reerguer-se e até mesmo desafiar Saga. Mas seu ataque nada faz contra o Cavaleiro de Gêmeos que utilizando a Explosão Galáctica derrota Seiya.

HYOGA DERROTA BERENGUE

Hyoga derrota Berenice.

Hyoga de Cisne chega no ponto mais alto do Templo da Coroa do Sol, sendo recebido por Abel, Atlas de Quilha e Berenice de Cabeleira de Berenice. O Deus Sol pede ao Cavaleiro de Bronze que prepare uma ataúde de gelo para Atena, para preservar sua beleza. Isso revolta Hyoga que jura que irá fazer uma ataúde para Abel. Sua posição enfurece Atlas e Berenice é quem se encarrega de executá-lo.

Berenice se gaba por ter matado Camus de Aquário, dizendo que faria o mesmo com Hyoga. O Cavaleiro de Cisne lança seu Pó de Diamante, sem efeito. Apelando para o uso do Trovão Aurora Ataque, Berenice lança milhares de fios de cabelo cortantes, ferindo Hyoga e destruindo sua Armadura de Cisne. Em situação crítica, Hyoga olha para o crucifixo que ganhou de sua mãe, recordando-se das lições de vida que ela lhe transmitiu. Isso dá-lhe adrenalina para disparar um último ataque que reduz Berenice a lascas de gelo.

Seiya se levanta, decidido a salvar Atena. Elevando seu cosmo ao Sétimo Sentido, derrota Saga cuja atitude desde o início, parecia ser a de devolver-lhe motivação e esperança. Saga pede a Seiya que parta, mas Jao de Lince surge. Saga é quem fica para lutar, utilizando um ataque suicida que derrota Jao.

Batalha contra Atlas[]

SHUN IMPEDE ATLAS DE EXECUTAR HYOGA

Shun impede Atlas de executar Hyoga.

Hyoga chega a entrada do Templo da Coroa do Sol, sendo interceptado por Atlas. Cansado de sua luta anterior, Hyoga não é capaz de reagir, terminando derrotado. Atlas se prepara para cortar-lhe a cabeça, mas é surpreendido pela chegada de Shun, Ikki e Shiryu. Atlas derrota o Cavaleiro de Andrômeda, enfrentando Shiryu e derrotando-o com sua Coroa de Fogo. Seiya une-se a batalha, mas também é derrotado. Atlas então se retira para a entrada do Templo, enquanto tremores sucessivos - em resposta a crescente cosmo-energia de Abel - abalam o mundo.

Em agonia, os Cavaleiros de Bronze lembram-se dos inúmeros obstáculos que tiveram de superar. Seiya inflama seu cosmo, elevando-o ao infinito, vestindo a Armadura de Sagitário. Hyoga e Shiryu fazem o mesmo, vestindo as armaduras de Aquário e Libra, respectivamente. O trio parte para enfrentar Abel, topando novamente com Atlas. Hyoga e Shiryu conseguem desestabilizar Atlas, enquanto Seiya com seu Meteoro de Pégaso, o derrota. Vendo a aproximação dos Cavaleiros de Bronze, Abel lança uma esfera de puro cosmo, derrubando Hyoga e Shiryu.

Batalha final[]

ABEL E ATENA CRIANÇAS

Abel e Atena crianças.

Seiya parte para enfrentar Abel, mas seus ataques são todos bloqueados e devolvidos. No limite de suas forças, o cosmo dos cavaleiros atravessa as dimensões, conseguindo remover de Atena o controle de Abel. De volta ao mundos dos vivos, Abel torna a ameaça-la. Nesse momento, Seiya empunha o arco e flecha de Sagitário, mirando Abel. O mesmo tem sentimentos conflitantes, oscilando entre arrogância e admiração por seu atacante. A flecha é disparada, varando o peito de Abel. Ferido, Abel caminha para a cama de pedra, onde Atena estava, gritando "Eu sou Abel! Eu sou um Deus!", antes de morrer esmagado pela parede do templo. O lugar entra em destruição, mas os Cavaleiros de Bronze são salvos graças ao grandioso cosmo de Atena. Saori jura nunca separar-se de seus amados cavaleiros, reafirmando o compromisso de proteger a Terra.

Personagens[]

Personagens Principais
SAORI - A LENDA DOS DEFENSORES DE ATENA
Atena
SEIYA DE PÉGASO
Seiya de Pégaso
Shiryu 3 255
Shiryu de Dragão
Hyoga 3 cloth
Hyoga de Cisne
SHUN DE ANDRÔMEDA
Shun de Andrômeda
Ikki 3 cloth
Ikki de Fênix
Cavaleiros de Ouro
SagaChara
Saga de Gêmeos
DeathmaskChara
Máscara da Morte de Câncer
ShuraChara
Shura de Capricórnio
CamusChara
Camus de Aquário
AfroditeChara
Afrodite de Peixes
DohkoChara
Dohko de Libra
Personagens exclusivos do Filme
FEBO ABEL
Abel
ATLAS - QUILHA
Atlas de Quilha
JAO-LINCE
Jao de Lince
Berenice
Berenice de Cabeleira de Berenice
Outros Personagens
SHUNREI
Shunrei
NATASSIA
Natassia
Ruinas do Templo do Sol

Ruinas do Templo do Sol

Entrada para o Templo da Coroa do Sol

Entrada para o Templo da Coroa Do Sol


Local de Combate[]

A Morada do Sol, o Templo da Coroa do Sol, o templo do Deus Abel, fica localizada no topo do Monte da Dignidade (Dignity Hill). É um lugar sagrado e proibido dentro do Santuário. Além disso existem inúmeras ruínas de templos rodeando a Morada do Sol, onde reside o Deus Abel. Tais templos representam os inúmeros planetas que ficam envolta do Sol.


Batalhas[]

Batalha Golpes usados Ferimentos/

Fatalidades

Local
Camus e Shura vs Berenice e Jao "Execução Aurora"

"Excalibur"

"Garra Reluzente do Inferno"

Camus é morto por Berenice, e Shura é morto por Jao Templo da Coroa do Sol
Seiya vs Atlas "Meteoro de Pégaso"

"Coroa de Fogo"

Seiya cai desacordado Morada do Sol
Shiryu vs Máscara da Morte "Cólera do Dragão"

"Ondas do Inferno"

Máscara da Morte morre com o Cólera do Dragão Morada do Sol
Shun vs Afrodite "Tempestade Nebulosa"

"Rosa Sangrenta"

Shun é salvo por Ikki Morada do Sol
Ikki vs Afrodite "Golpe Fantasma de Fênix"

"Ave Fênix"

"Rosa Sangrenta"

Afrodite é morto pelo seu próprio golpe devido ao Ave Fênix Morada do Sol
Saga vs Seiya "Meteoro de Pégaso"

"Explosão Galáctica"

Saga é derrubado pelo Meteoro de Pégaso Morada do Sol
Hyoga vs Berenice "Pó de Diamante"

"Trovão Aurora Ataque"

"Cabelos Dourados da Morte"

Hyoga congela Berenice e este é despedaçado, caindo desacordado depois Templo da Coroa do Sol
Saga vs Jao "Explosão Galáctica"

"Garra Reluzente do Inferno"

Saga sobe ao céu com Jao Morada do Sol
Os 5 Cavaleiros de Bronze vs Atlas "Cólera do Dragão"

"Meteoro de Pégaso"

"Cometa de Pégaso"

"Coroa de Fogo"

Seiya derrota Atlas com o Cometa de Pégaso, após vestir a Armadura de Sagitário Templo da Coroa do Sol
Seiya, Shiryu e Hyoga vs Abel

"Meteoro de Pégaso"

"Flecha de Sagitário"

Seiya derrota Abel, com a Flecha de Sagitário

Templo da Coroa do Sol

                 


Curiosidades[]

  • O filme antecipa acontecimentos da Saga de Poseidon (Hyoga e Shiryu vestindo armaduras de ouro), e da Saga de Hades (ressurreição dos cavaleiros de ouro).
  • Ao contrário do que foi dito na revista Herói, que saiu no Brasil na década de 1990, Abel não tem ligação alguma com o personagem da mitologia babilônica. Ele é um personagem inventado especialmente para o filme, inspirado em relatos de mitologia que diziam que Zeus teria um filho que o superaria se nascesse, sendo Zeus obrigado a impedir o nascimento de tal filho.
  • O encerramento só tem uma parte em japonês. O resto tudo é em inglês, diferente das músicas da série de TV, que tem uma só parte em inglês, com o restante em japonês.
  • Cenas do filme foram usadas na primeira abertura de Cavaleiros do Zodíaco exibida no Brasil, abertura essa importada da Espanha (que por sua vez, veio da França, junto com o nome da série) e transmitida na Rede Manchete em 1994 e 1995. Como o anime nunca havia sido transmitido no Brasil antes, e se limitava aos 52 primeiros episódios inicialmente, causava estranheza aos telespectadores, por notarem a diferença entre o formato da Armadura de Pégaso do anime (1ª versão), e o que Seiya vestia na abertura (2ª versão).
  • Atena, como humana, vai ao Inferno, mas o cosmo de Abel a escolhe pra ir para os Campos Elíseos, pois os Deuses escolhem quem vai para lá. O cosmo de Abel tem todas as cores do Sol.
  • Esse filme teve a história fortemente inspirada na Saga de Poseidon, como mostrar a mesma motivação que um Deus tem para destruir o mundo.
  • A Gota Mágica criou uma trilha sonora original para quase todo o filme, só não mudando a harpa de Abel, o som do cosmo de Abel (igual ao que o Shaka faz) e o som dos cavaleiros vestindo as armaduras de ouro, retirado de uma música da trilha original. Mas as músicas originais da Gota Mágica no filme foram todas perdidas pelo estúdio.
Advertisement