Fandom

Saint Seya Wiki

Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda dos Defensores de Atena

2 348 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Saint Seiya: A Lenda dos Defensores de Atena
A lenda dos cavaleiros de atena.png
Nome Original Pendente
Uma Produção de Toei Animation
Classificação Livre
Filme Anterior Saint Seiya: A Grande Batalha dos Deuses
Filme Sucessor Saint Seiya: Os Guerreiros do Armaggedon
Ano de Produção 1988
Data de lançamento 23 de Julho de 1988
Duração 70 minutos (longa)
Álbum relacionado Original Soundtrack V ~ Shinku no shōnen densetsu
Abertura Nenhuma
Encerramento You are my reason to be

A Lenda dos Defensores de Atena (聖闘士星矢 真紅の少年伝説, Shinku no Shōnen Densetsu, "A Lenda dos Jovens Carmesim"). Foi o terceiro filme da série de TV, Cavaleiros do Zodíaco, lançado em na década de 88. O filme teve um grande sucesso tanto no Japão quanto no Brasil, sendo o de segunda maior bilheteria, superado apenas por Prólogo do Céu. Foi o primeiro longa da série. Foi dançado durante a Saga de Asgard no anime.

O diretor de filmes (Shigeyasu Yamauchi) não foi trocado e dirigiu esse filme.

Sinopse

Abel, filho de Zeus e irmão de Atena, é apresentado como outro deus do sol (na mitologia grega o verdadeiro deus do sol é Apolo ). Abel tenta destronar seu pai e se tornar o deus dos deuses, mas foi derrotado por Zeus e Apolo. Após a morte de Abel, os deuses apagaram todos os registros de sua existência como punição, para que as gerações vindouras jamais soubessem de sua existência.

Porém, devido às blasfêmias humanas nos dias atuais, os deuses revivem Abel,dando-lhe a missão de destruir a humanidade e devolver a Terra para o domínio do Olimpo.

Abel, então, revive três cavaleiros de Atena de constelação indefinida, que viveram na era mitológica, que passam a ser chamados de cavaleiros da Coroa do Sol. Todos eles são protegidos por armaduras de bronze de Atena, reforçadas com armaduras da coroa do sol, por Abel. Os Cavaleiros de Ouro mortos na saga das doze casas também são ressuscitados para que lhe ajudem na sua missão, mas ainda servindo a Atena, que irá se juntar a ele.

Após reencontrar Atena, Abel diz que irá levá-la ao Santuário da coroa do sol com seus guerreiros, o que a leva a abandonar os Cavaleiros de Bronze e os outros cavaleiros de ouro e prata, pra ser protegido pelos novos na nova era. Saori no começo mente para Abel, dizendo que aceita a destruição da Terra pelos deuses, mas depois ataca Abel (pois queria lutar sozinha e sem sacrificar seus cavaleiros, por isso, não atacou Abel antes) e acaba sendo morta por seu irmão que diz que levará sua alma até os Campos Elíseos e isso faz Camus e Shura decidem enfrentar o deus, mas são mortos por Berengue e Jaô respectivamente. Somente Afrodite, Máscara da Morte e Saga resolvem não se rebelar na hora.

Inconformados com a morte de Atena, os cavaleiros de bronze (primeiro Seiya; depois, Shiryu, Hyoga e Shun; e depois, Ikki) também decidem enfrentar os ressuscitados Cavaleiros de Ouro e os Cavaleiros da Coroa do Sol, mesmo que isso signifique pecar contra os deuses. Máscara da Morte e Afrodite permanecem fiéis a Abel, mas são derrotados por Shiryu e Ikki, respectivamente; infelizmente, os cavaleiros da coroa do Sol atacam Seiya e os outros repentinamente, os derrubando, mas deixam Hyoga propositalmente ir ao templo. Saga que aparentemente tinha permanecido leal a Abel, se sacrificou para que Seiya despertasse seu 7º sentido novamente e morreu ao lutar com Jao, se matando para vencer o Guerreiro da coroa do sol.

Ao contrário do que foi dito na revista "Herói" que saiu no Brasil na década de 1990, Abel não tem ligação alguma com o personagem da mitologia babilônica. Ele é um personagem inventado especialmente para o filme, inspirado em relatos de mitologia que diziam que Zeus teria um filho que o superaria se nascesse, sendo Zeus obrigado a impedir o nascimento de tal filho.

O filme antecipa acontecimentos da Saga de Poseidon (Hyoga e Shiryu vestindo armaduras de ouro), e da Saga de Hades (ressurreição dos cavaleiros de ouro).

Personagens

Abel

Vlcsnap-2013-01-14-09h07m56s213.png

Abel

  • Nome em Japonês: アベル
  • Origem do Nome: Termo não definido ao certo, provável alusão a Bel, do hebraico "senhor", deus do sol no Oriente Médio.
  • Referência: Bel
  • Local de Nascimento: Grécia
  • Data de Nascimento: Desconhecido; por ser um deus e ter uma data indefenida.
  • Título: Febo, deus Sol
  • Reencarnação Atual: Corpo próprio
  • Guerreiros Protetores: Cavaleiros da Coroa do Sol
  • Golpe: Abel lança uma rajada de luz verde no adversário que tira a força vital.
  • Histórico: Febo Abel, antigo deus sol, que no passado mesmo sendo filho de Zeus seu poder era semelhante ao de seu pai. Numa estratégia para governar a Terra, que era uma comunidade e propriedade dos deuses, ele mesmo assumiu o posto de deus do Sol; e com o tempo fez com que outros deuses como seu pai Zeus e seu irmão Apolo tivessem medo de suas ambições e fúria. Portanto Zeus e Apolo o eliminaram deixando o no esquecimento da história. Na época atual, ressurge em nome dos deuses do Olimpo, afim de varrer a humanidade da Terra e devolvê-la nas mãos dos deuses.
  • Observação: Abel teve seu visual elaborado pelo próprio criador da série Masami Kurumada.

Cavaleiros da Coroa do Sol

Cavaleiros da Coroa do Sol são aqueles que foram escolhidos entre os 88 cavaleiros para proteger o deus Abel. A armadura que vestem é a armadura da Coroa do Sol, concedida pelo próprio deus Abel. Eles não pertencem a nenhuma das classes de Cavaleiros, seja bronze, prata ou ouro, determinadas pelo Santuário!

Atlas de Carina

Atlas de Carina.jpg

Atlas de Carina

  • Nome em Japonês: 竜骨座カリナのアトラス
  • Origem do Nome: Do grego, Forte Sustentador. Referência ao titã Atlas, aquele que foi condenado a carregar o mundo nas costas.
  • Referência: Atlas
  • Armadura: Carina
  • Golpe: Coroa de Fogo (Burning Corona): Atlas cria uma galáxia de fogo e dispara contra o seu adversário. O golpe é capaz de queimar e destruir a armadura do seu inimigo.
  • Descrição: "O invencível guerreiro das chamas!"
  • Histórico: Atlas é o cavaleiro da constelação de Carina, o mais forte Cavaleiro da Coroa do Sol. Impõe respeito só pela sua postura agressiva. Logo no primeiro encontro com os Cavaleiros de Atena, ele humilha Seiya de Pégaso, obrigando-o a se ajoelhar perante o deus Abel. No final, Atlas luta contra os cinco cavaleiros de bronze e vence um por um (exceto Ikki). Porém, o Cavaleiro da constelação de Carina não conseguiu ser páreo para Seiya de Pégaso trajando a armadura de ouro de Sagitário, juntamente com Shiryu e Hyoga com as armaduras de libra e Aquário, sendo derrotado com um Cometa de Pégaso.                                                            
    Arquivo:Atlas De Carina.png

Jaô de Lince

Lince.jpg

Jaô de Lince

  • Nome em Japonês: 山猫座リンクスのジャオウ
  • Origem do Nome: Termo não definido ao certo, possível referência a Yaw (Jaô), do aramaico "Lua", deus fenício da lua e do mar.
  • Referência: Yaw
  • Armadura: Lince
  • Golpe: Garra Reluzente do Inferno (Shining Hell Claw, chamado de Hércules Reluzente na dublagem brasileira): Com a agilidade de um verdadeiro lince, Jaô parte para cima do seu adversário com um golpe de fogo.
  • Descrição: "A besta do fogo com os punhos que rasgam as trevas!"
  • Histórico: Jaô de Lince tem um poder semelhante ao dos Cavaleiros de Ouro. Lutou e venceu com certa facilidade o Cavaleiro de Ouro Shura de Capricórnio, quando este se revoltou ao ver Abel matando a deusa Atena. Demonstrou ser um cavaleiro um tanto quanto prepotente, talvez pelo fato de confiar demais no seu poder e achar que poderia vencer qualquer combate a qualquer momento. Quando iria enfrentar Seiya de Pégaso, foi provocado pelo Cavaleiro de Ouro Saga de Gêmeos e acabou aceitando o desafio. Como Saga estava muito ferido, Jaô achou que venceria a luta facilmente , porém recebeu um ataque suicida do cavaleiro de gêmeos que levou ambos a morte.

Berenice de Cabeleira de Berenice

Berengue.JPG

Berengue

  • Nome em Japonês: 髪毛座コーマのベレニケ
  • Origem do Nome: Berenice era o nome da rainha egípcia de cujas tranças foi criada a constelação de Cabeleira de Berenice, ou Coma Berenices.
  • Referência: Berenice
  • Armadura: Coma Berenices
  • Golpe: Cabelos Dourados da Morte (Golden Death Hair): Berenice lança vários fios de cabelo, que prendem o inimigo. É capaz de estrangular o seu adversário mas os cabelos também pode queimá-lo até os ossos.
  • Descrição: "Os fios de cabelo dourado que centilam o vento!"
  • Histórico: Berenice é um cavaleiro da Coroa do Sol que serve com lealdade o deus Abel. Aparentemente não é um cavaleiro com personalidade má porém ele luta contra os Cavaleiros de Atena para proteger Abel. Foi ele que apresentou os Cavaleiros de Ouro novamente para os Cavaleiros de Bronze, causando espanto em Seiya e seus amigos. Chegou a derrotar Shiryu logo que o Dragão venceu Máscara da Morte. Por ser muito orgulhoso e não aceitar desaforos, lutou contra Hyoga de Cisne quando este não quis construir um túmulo de gelo para Atena, desafiando Abel. Logo depois revela que matou seu mestre Camus, causando muita raiva para Hyoga. Foi vencido com o golpe Execução Aurora do Cisne.
Ruinas do Templo do Sol.png

Ruinas do Templo do Sol

Entrada para o Templo da Coroa do Sol.png

Entrada para o Templo da Coroa Do Sol

Local de Combate

A Morada do Sol, o Templo da Coroa do Sol, o templo do deus Abel, fica localizada no topo do Monte da Dignidade (Dignity Hill). É um lugar sagrado e proibido dentro do Santuário. Além disso existem inúmeras ruínas de templos rodeando a morada do Sol, onde reside o deus Abel. Tais templos representam os inúmeros planetas que ficam envolta do Sol.                                                                                                                                                                                                          
Ruinas Da Coroa do Sol.png
                               
Vlcsnap-2013-01-15-10h53m49s89.png

Curiosidades

  • O encerramento só tem uma parte em japonês. O resto tudo é inglês, diferente das músicas da série de TV, que tem uma só parte em inglês e o resto era japonês
  • Cenas do filme foram usadas na primeira abertura de Cavaleiros do Zodíaco exibida no Brasil, abertura essa importada da Espanha (que por sua vez, veio da França, junto com o nome) e transmitida na Rede Manchete em 1994 e 1995. Como o anime nunca havia sido transmitido no Brasil antes e inicialmente se limitava aos 52 primeiros episódios (indo até uma parte da luta entre Seiya e Aiolia na Saga das 12 Casas), causava estranheza aos telespectadores a diferença entre o formato da armadura de Pégaso do anime (V1) e o da que ele vestia na abertura (V2).
  • Atena, como humana, vai ao Inferno, mas o cosmo de Abel a escolhe pra ir pros Elíseos, pois os deuses escolhem quem vai pra lá. O cosmo de Abel tem todas as cores do Sol.
  • Esse filme teve história fortemente inspirada na Saga de Poseidon, como a mesma motivação que um Deus tem pra destruir o mundo, os 3 vestindo armaduras de ouro no final
  • A Gota Mágica criou uma trilha sonora original pra quase todo o filme, só não mudando a harpa de Abel e barulhos do cosmo de Abel (igual ao que o Shaka faz) e o barulho ao eles vestirem as armaduras, retirado da trilha original, porém, que passou na série e não no filme. Mas as músicas da Gota Mágica do filme foram todas perdidas pelo estúdio
Filmes

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória