Saint Seiya Wiki
Advertisement
Saint Seiya Wiki
Saint Seiya: O Santo Guerreiro
O santo guerreiro 001
Nome Original 聖闘士星矢 (Seinto Seiya) - traduzido como "Santo Seiya".

Renomeado para:

聖闘士星矢 邪神エリス (Seinto Seiya: Jashin Erisu) - Traduzido como "Santo Seiya: A deusa do mal Éris"

Uma Produção de Toei Animation
Classificação Livre
Filme Anterior Nenhum
Filme Sucessor Saint Seiya: A Grande Batalha dos Deuses
Ano de Produção 1987
Data de lançamento 18 de Julho de 1987
Duração 45 minutos (curta)
Álbum relacionado TV Original Soundtrack II
Abertura Pegasus Fantasy
Encerramento And The Era Of Holy Wars

O Santo Guerreiro (em Portugal: A Lenda da Maçã de Ouro) é o primeiro filme dos Cavaleiros do Zodíaco ( ver o trailer e mais coisas) Foi lançado  em 1987 ,de forma independente, não seguindo a cronologia do anime nem do mangá. Esta foi a primeira história especial dos Cavaleiros do Zodíaco. O curta conta a história da deusa Éris que encarna na jovem Eiri, e sequestra Saori Kido para tomar seus poderes, usando seu pomo dourado. Os Cavaleiros de bronze vão ao santuário de Éris resgatá-la. No santuário acontece lutas contra cavaleiros de Atena traidores, agora como fantasmas de Éris. Assim como muitos animes do Japão, o primeiro filme de uma série tem só o nome da série, logo o nome desse filme é apenas "Saint Seiya" no original, e pra não gerar confusão, a Gota Mágica traduziu pra "Os Cavaleiros do Zodíaco: O Santo Guerreiro" (não tirou a palavra "Santo"), mas o narrador só chama de "Saint Seiya" (afinal, ninguém conhecia esse nome aqui).

O diretor foi o mesmo da saga do Santuário e oficial do anime na época (Kōzō Morishita)

No Brasil só foi lançado em VHS,durante a primeira exibição de Cavaleiros do Zodíaco no Brasil (1994). Posteriormente foi redublado para ser lançado em DVD.

História

A deusa da discórdia, Éris,que ama o caos e a discórdia, foi aprisionada no passado dentro da Maçã de Ouro (É de onde vem o termo pomo da discórdia) que acaba caindo na Terra guiada pelo cometa Leparus. Ergue seu santuário e ressurge na época atual com o propósito de tramar contra a vida de Saori Kido, que é a reencarnação 

Arquivo:Vlcsnap-2013-01-11-11h38m59s93.png

Eris e seus Cavaleiros Fantasmas

da deusa Atena.Éris reencarna temporariamente no corpo da jovem Eiri e sequestra Saori Kido com o objetivo de sugar todo seu cosmo. Para isso, coloca a maçã dourada no peito de Saori e começa a retirar a energia vital de Atena. Para evitar isso os cinco Cavaleiros de Atena levantam-se contra os cinco Cavaleiros Fantasmas, antigos cavaleiros de Atena, ressuscitados por Éris. Os cavaleiros de Atena têm até o pôr do sol para salvá-la e por fim as ambições da deusa do mal, que pretende ressuscitar se por completo e trazer a vida todos os guerreiros mortos no passado e condenados por Atena por cometerem atos diabólicos. Se Éris ressuscitar por completo este mundo estará perdido! Só os cavaleiros da esperança podem por fim a seus intentos malignos!

Personagens

Éris

Arquivo:Vlcsnap-2013-01-11-15h23m35s20.png

Éris

  • Histórico: É a deusa da discórdia na mitologia grega, foi causadora indireta da Guerra de Tróia já que usou sua maçã para pregar a discórdia entre Hera,Atena e Afrodite que discutiram para decidir qual era a mais bela e por fim a decisão coube a Páris, príncipe de Troia que em troca do amor de Helena, escolheu Afrodite, mas Helena era casada com o Rei de Esparta e assim iniciou-se a guerra. Mesmo tendo sido aprisionada na maçã de ouro, Éris ressurge nesse mundo na era atual. Ela ressuscita os Cavaleiros Fantasmas com a intenção de trazer o caos e a discórdia para Terra. Reencarnou se no corpo da Eiri, a garota do orfanato, para tentar matar Atena e seus Cavaleiros, porém foi derrotada pelos cavaleiros da esperança.
  • Combateu: Atena, Hyoga de Cisne, Seiya de Pégaso
  • Derrotado por: Seiya de Pégaso

Eiri

Arquivo:Vlcsnap-2013-01-11-14h47m57s8.png

Eiri

  • Histórico: Ela trabalha de babá no orfanato "Filhos da Estrelas" cuidando das crianças. Uma garota carinhosa, muito amada pelas crianças, é salva por Hyoga de ser atropelada por um carro. Ela vai ao cemitério, toca a maçã de ouro, e fica possuída por Éris, que começa a utilizar seu corpo para lutar contra Atena. Mesmo que embora tenha sido salva por Atena e seus cavaleiros, revela ter criado outros sentimentos por Hyoga, da mesma forma como ele próprio.

Jaga de Órion

Arquivo:Jaga de Orion.png

Jaga de Órion

  • Histórico: Tido como o mais forte fantasma de Éris. Derrubou Ikki e humilhou Seiya, mas acabou sendo derrotado pelo cavaleiro de Pégaso usando a armadura de ouro de Sagitário.
  • Combateu: Seiya de Pégaso e Ikki de Fênix.
  • Derrotado por: Seiya de Pégaso.

Kraisto de Cruzeiro do Sul

Arquivo:Vlcsnap-2013-01-11-15h08m33s246.png

Kraisto de Cruzeiro do Sul

  • Histórico: Khaisto lutou contra Hyoga e quase foi derrotado por ele mas por uma distração do Cavaleiro de Bronze, ele conseguiu virar o jogo e quase venceu. Kraisto foi morto pela própria deusa Éris, na tentativa de matar Hyoga.
  • Combateu: Hyoga de Cisne
  • Derrotado por: Hyoga de Cisne (momentaneamente) e atingido pela lança de Éris

Yan de Escudo

Arquivo:Vlcsnap-2013-01-11-15h00m27s219.png
  • Histórico: Além de possuir um escudo quase tão poderoso quanto o de Shiryu, Yan possui um golpe que se assemelha a uma broca.
  • Combateu: Shiryu de Dragão
  • Derrotado por: Shiryu de Dragão

Maya de Sagita

Histórico: Conseguiu ferir Seiya com uma flecha envenenada, porém foi derrotado por pégaso. Não confundir com o cavaleiro Ptolemy de Flecha, que apesar de usar a mesma armadura, é outra pessoa.

  • Combateu: Seiya de Pégaso
  • Derrotado por: Seiya de Pégaso

Orfeu de Lira

Arquivo:Vlcsnap-2013-01-11-14h57m35s42.png

Orfeu de Lira

*Histórico: Enquanto toca sua harpa, os fios do instrumento musical atacam o adversário, com essa técnica Orfeu quase mata Shun, no entanto Ikki aparece para ajudar o irmão e derrota o cavaleiro fantasma. Orfeu se assemelha a Orfeu de Lira (saga de Hades),e a Mime de Benetnasch, (saga de Asgard).

  • Combateu: Shun de Andrômeda e Ikki de Fênix
  • Derrotado por: Ikki de Fênix

Local de Combate

Santuário de Éris

No alto das montanhas da ilha Hokkaido, no Japão, ao passar do cometa Leparus, reergue se um antigo santuário do mal da deusa Éris. o Santuário de Éris, Um santuário com diversos templos em ruínas onde foi o cenário das lutas entre os cavaleiros de Atena contra os Cavaleiros Fantasmas. No topo do monte se encontra o templo da deusa da discórdia. Lá possui uma monumental cruz de pedra, onde Atena foi presa para ser sugado sua energia vital pela maçã de ouro de Éris.

Curiosidades

  • Seiya enfrentou Maiya pois os nomes são opostos (flecha do bem e flecha do mal; e ambos usam flechas; tanto que todos terminam em "-iya"); Shiryu enfrenta Yan pois ambos possuem escudo; e Hyoga enfrenta Kraisto pelo fato de Hyoga ser cristão, pois ele representa a cruz do Norte, além do fato de Kraisto ser da constelação oposta (Cruz do Sul)
  • O filme foi lançado no mesmo dia do episódio "A Crise de Atena" ou seja, após esse filme, iniciou-se o arco da Batalha das Doze Casas.
  • O filme foi baseado na mitologia grega assim como a série e resolveram por um Deus rival pra Atena, ou seja, do sexo feminino, e por isso, eles resolveram por Éris como deusa rival perfeita (Pallas e Artemis apareceram depois). Ou seja, foi o primeiro Deus que os santos enfrentaram; talvez por isso,, Éris foi vencida tão facilmente, pois foi tão fraca como Atena, e os golpes dos mortais não eram refletidos contra os que atacavam a tal deusa, pois o conceito não foi definido na época.
  • Não se sabe o motivo de cavaleiros de Atena terem sido revividos; talvez, pelo fato de o diretor pensar que só existiam cavaleiros que tinham armaduras de constelações; talvez pelo mesmo motivo dos guerreiros deuses também não terem robes definidas no segundo filme; só na Saga de Poseidon, foi revelado que existiam vestimentas sem constelação, como a de Sirene.
  • Esse filme inspirou muito Saintia Sho, apesar de ser considerado por muitos o terceiro pior filme da série pela crítica. O primeiro filme a fazer sucesso foi o "A Grande Batalha dos Deuses". O pomo de Éris, os cavaleiros fantasas e um deles o de órion a servindo, tudo é colocado em Saintia Sho.
Advertisement