Saint Seiya Wiki
Registre-se
Advertisement
Saint Seiya Wiki
Artigo
Galeria


Ox de Touro (牡牛座のオックス, Taurasu no Okkusu?) era um dos Cavaleiros de Ouro durante a Guerra Santa contra Hades no século XVIII que fora reconhecido em todo exercito por ter uma grande lealdade para com a deusa Atena e não hesitar em punir traidores ou se sacrificar ante o inimigo.

Etimologia[]

'Ox' em inglês significa "Boi", que é uma versão alternativa do nome dos machos do animal conhecido como "Touro", o que pode ser visto como uma alusão a sua constelação.

Características[]

Aparência[]

Ox é de longe o maior Cavaleiro que o exercito de Atena já viu, sendo um homem de uma estatura gigantesca, corpulenta e desenvolvida, de pele bronzeada, olhos verdes-claro, grossas sobrancelhas louras e cabelos louros curtos. Quando jovem, Ox era basicamente igual como ele é atualmente, só que muito menor, sendo seu cabelo e sobrancelhas muito mais curtos, mas ainda era maior que seus companheiros.

Personalidade[]

Ox é individuo estoico e disciplinado cuja principal característica era sua intolerância para aqueles que transgridem as regras do Santuário ou do Grande Mestre, sempre garantindo que os transgressores fossem severamente punidos. Ele também fora descrito como um guerreiro honrado, destemido e confiante de seu poder, o levando a subestimar seus adversários em uma batalha, o que em última análise fora o principal fato que causou sua derrota nas mãos de Suikyo de Garuda. Neste quesito, embora tenha mostrado ser implacável contra traidores, Ox era capaz de discernir os pensamentos das pessoas ao seu redor como logo após ser trazido de volta a vida, revelou saber que Suikyo não havia realmente traído Atena.

Como todos que viviam no Santuário, Ox era um leal devoto a vontade de Atena bem como a sua deusa, sendo incapaz de traí-la razão ou causa que fosse. Mesmo depois de ser ressuscitado por Odisseu de Ofiúco e apesar de se sentir em débito com o cavaleiro por tê-lo curado no passado inúmeras vezes, ele se recusou a servi-lo e ainda tentou impedi-lo de passar por seu templo, permanecendo obstinado em sua convicção mesmo após ser afligido pelas dores ressurgidas de seu passado causadas por Odisseu.


Historia[]

Afora o fato dele ter sido candidato aspirante a Armadura de Touro desde tenra idade, quase nada se sabe sobre o passado de Ox.

Formação para Cavaleiro[]

Regresso de Shijima []

Ox esta presente junto dos outros aspirantes a Cavaleiros de Ouro ao lado de Odisseu de Ofiúco quando Shijima regressa de seu treinamento na India e desmaia de exaustão diante deles após tentar dizer que estava ficando surdo.

Incidente na Ilha Canon & Morte de Odisseu[]

Os jovens cavaleiros de ouro ao redor do corpo queimado de Odisseu

Os jovens Cavaleiros de Ouro ao redor do corpo queimado de Odisseu.

Ao fazerem uma excursão de treino na Ilha Canon supervisionada por Odisseu junto com os demais aspirantes a Cavaleiros de Ouro, Shion e Dohko se separaram do grupo, levando Odisseu a procurá-los dentro da boca do vulcão da ilha. Quando o vulcão então começa a entrar em fase de erupção, os aspirantes dourados vão ao topo e conseguem encontrar Odisseu acuado pelo magma enquanto carrega os inconscientes Shion e Dohko, os levando a gritar para sinalizar que estavam ali também. Os aspirantes então agarram os jovens quando Odisseu os lança para cima, porém isso o impede de se proteger das rochas derretidas, que atingem seu corpo e o enterram no magma. O corpo de Odisseu extremamente ferido e com graves queimaduras então seria retirado do lugar pelos Cavaleiros aspirantes. Não vendo nenhum sinal de consciência do cavaleiro, os jovens começam a gritar e chorar ao redor do corpo de Odisseu implorando para que ele não morresse. Recuperando parcialmente sua consciência, Odisseu com um sorriso responde que ele ainda não morreu e que não deviam chorar, pois aquela era a missão dele.

Funeral de Odisseu

Funeral de Odisseu.

Após os acontecimentos na Ilha Canon, nos anos que se sucederam, é dito que tanto Ox quanto os outros aspirantes a Cavaleiros de Ouro seriam mais de uma vez salvos ou curados pelo auxílio de Odisseu, cuja fama como curandeiro começou a se espalhar por todo o Santuário, a ponto deles deverem suas vidas e o considerarem junto com as demais pessoas do lugar como um homem santo.

Quando Odisseu morreu em decorrência de suas doações de sangue, Ox estava presente junto com todos do Santuário no funeral do Cavaleiro para prestar homenagem a ele.

Guerra Santa contra Hades[]

Até o tempo do ressurgimento do Imperador dos Mortos e seus espectros, Ox já havia se graduado como Cavaleiro de Ouro de Touro.

A chegada de Atena[]

Oxizo

Ox e Izo conversando.

Ox aparece castigando Dohko de Libra, Shion de Áries e Tenma de Pégaso, pela imprudência de terem saído do Santuário sem permissão, justo no momento que o local esta a ponto de ser invadido. Ele então se prepara para aplicar seu golpe máximo a fim de puni-los por suas transgressões. Todavia, Izo de Capricórnio aparece, interrompendo o golpe do Touro e ataca os cavaleiros com a Excalibur, cortando o chão e fazendo Dohko, Tenma e Shion caírem em uma das partes baixas do Santuário.

Izo então fala para Ox que se tentasse castigá-los realmente, ele os mataria com todo o seu poder. Enquanto discutiam sobre o surgimento de Atena e olhavam para a Armadura de Taça deixada por Tenma, Shijima de Virgem se comunica telepaticamente dizendo que o nascimento da deusa esta próximo e que eles só devem esperar. Logo após isso os cavaleiros sentem um cosmo gigantesco se aproximando e pousando no Templo de Atena, os levando a correr para lá e testemunharem a chegada da deusa em forma de uma recém nascida. Quando então o Grande Mestre aparece e ordena para que os três retornem cada um para suas respectivas casas zodiacais, Ox e Izo vão na frente, deixando Shijima para trás.

Uma vez chegando a Casa de Capricórnio, Ox ignora Izo quando o mesmo diz que sentiu Shijima tentando contactá-lo telepaticamente e continua seu caminho para a Casa de Touro.

Invasão de Suikyo[]

Ox vs Suikyo

Ox confronta Suikyo.

Casa de Touro - Tenma de Pégaso e Shun de Andrômeda, que havia chegado junto com Saori, chegam a segunda casa com intuito de avisar sobre o que estava ocorrendo. Chegando lá, são barrados por Ox e mesmo os golpes dos Cavaleiros de Bronze são inúteis contra o poder do Cavaleiro de Ouro, que só os deixa passar ao ver Suikyo de Garuda. Ox então mata alguns espectros rasos e assume a posição de Iai. Com apenas uma das mãos, o Cavaleiro de Touro arremessa o espectro, avariando sua Soprepeliz.

Pic13f-1-

O corpo de Ox encontrado por Ikki.

Passado um curto período de tempo, Suikyo volta para derrotar Ox, parando o ataque do taurino com a umidade do ar condensada em forma de barreira, sendo que antes de aplicar seu golpe, diz a Ox que o motivo de sua derrota foi não ter lutado a sério desde o início. Em um rápido movimento, o Espectro de Garuda aplica sua técnica, assassinando Ox, e se dirigindo à próxima Casa. Mais tarde, Ikki de Fênix, ao passar pela Casa de Touro se depara com o corpo de Ox, em posição de batalha, significando que mesmo morto, ainda estaria ali, protegendo o Templo.

Ressurreição de Odisseu[]

Ox em animação suspensa

Alma de Ox em animação suspensa.

É revelado que quando fora morto por Suikyou, a alma de Ox fora deixada em animação suspensa nas margens do Rio Aqueronte, o impedindo assim de morrer e levando a espectro Nyan de Aqueronte a estranhar seu comportamento silencioso, sendo que até tenta atacá-lo, porém, Odisseu de Ofiúco surge para levá-lo, o despertando de sua condição. Inicialmente assustado, Ox pensa estar no inferno por ver seu velho amigo, entretanto, Odisseu explica que o mesmo não estava realmente morto dado que sua alma ainda não havia cruzado o rio do Submundo. Estranhando rever o antigo companheiro, Odisseu revela ao Cavaleiro de Touro que havia revivido como o décimo terceiro Cavaleiro de Ouro, o deixando por sua vez chocado. Sem mais delongas, ambos fazem o trajeto de volta ao mundo dos vivos.

Ox é ressuscitado por Odisseu

Ox é ressuscitado por Odisseu.

Odisseu então regressa ao Santuário, surgindo na Casa de Touro e comenta admirado a postura do Cavaleiro de Touro de morrer em pé para impedir a passagem de inimigos, restabelecendo assim a alma de Ox em seu corpo. Ainda abalado pela experiencia de morrer e ressuscitar, o taurino conta a Odisseu que fora Suikyo quem fizera isso com ele, revelando também que apesar do mesmo agir como espectro de Hades, era um verdadeiro Cavaleiro de Atena e que o deixou vivo para quando o verdadeiro inimigo viesse. Ao ouvir então Odisseu se perguntar se o verdadeiro inimigo seria Hades ou ele, Ox toma a declaração como uma piada de mau gosto dado a situação terrível que o Santuário enfrentava. Entretanto, Odisseu afirma que não estava brincando e explica que fora revivido para matar Atena, perguntando em seguida se o taurino o seguiria. Surpreso, Ox não consegue acreditar que Odisseu estava querendo fazer isso, dado seu grande censo de justiça que detinha em vida. Entretanto, Odisseu novamente pergunta a Ox se ele o seguiria, levando o Cavaleiro de Touro a responder que jamais permitiria que alguém com intenção de matar Atena passasse, passando assim a ficar em posição de batalha e deter uma postura agressiva.

Lei do Despertar (Odisseu)

Odisseu "derrota" Ox.

Projetando então um ataque, Ox repentinamente nota que seu braço esquerdo estava quebrado. Sem entender a situação, Odisseu explica que trata-se de uma dor do passado, já que foi ele quem curou o braço de Ox há muito tempo atrás e que agora ele estava trazendo esta dor de volta ao Touro. De repente, Ox começa a sentir dores na sua perna esquerda, na mão direita e no seu pescoço, machucados da época do seu treinamento que voltam a tona todos ao mesmo tempo, o levando a ter uma dor incapacitante que faz seu corpo desabar. Odisseu então pergunta mais uma vez se Ox abandonará Atena e passará segui-lo, porém, Ox declara que permanecera fiel a Atena, mesmo que seu corpo seja despedaçado. Admirado pela obstinação de Ox, Odisseu o elogia e o faz cair em um estado adormecido a fim de que não sentisse mais dor. 

Final da Guerra[]

Até o final da Guerra Santa, é dito por Dohko que Ox morrera lutando.[1]

Habilidades de luta[]

Ox vs Espectros

Ox derrotando vários espectros.

Como Cavaleiro de Ouro, Ox fora um dos mais poderosos Cavaleiros de Atena de sua época. Sua força era tamanha que mesmo sem lutar a sério, ele poderia ferir simultaneamente Tenma de Pégaso, Shion de Áries e Dohko de Libra, sendo que se não fosse interrompido por Izo, era provável que os teria matado, apesar de dois dos transgressores serem recém nomeados Cavaleiros de Ouro. Mais tarde, com a eclosão da Guerra Santa, Ox poderia facilmente dominar de uma vez Tenma e Shun de Andrômeda, além de vários espectros, quase que simultaneamente. Mesmo após ter sido "morto" por Suikyo de Garuda, o espectro admite que Ox poderia tê-lo matado de uma só vez se tivesse lutado a sério contra ele desde o inicio. O taurino também pareceu confiante que poderia enfrentar Odisseu de Ofiúco ressurgido como o décimo terceiro Cavaleiro de Ouro, mas fora facilmente derrotado por ele.

Capacidades[]

  • Domínio do Cosmo: Sendo um Cavaleiro de Atena, Ox utiliza o cosmo como sua fonte de energia e por ser Cavaleiro de Ouro, ele tem um controle ainda mais refinado que os demais.
  • Domínio do Sétimo Sentido: Como um Cavaleiro de Ouro, Ox possui o domínio completo do Cosmo, dando-lhe força sobre-humana e habilidades superiores às dos Cavaleiros de Prata, além de ser capaz de se mover na velocidade da luz.
  • OxGigante

    Ox impede o golpe de Suikyo com uma mão.

    Aptidão física: Como manda a tradição dos Cavaleiros de Touro, Ox possuía uma imensa força capaz de destruir tudo a seu redor, sendo que poderia prejudicar e ferir Tenma, Shion e Dohko ao mesmo tempo sem lutar a sério, e como indicado por Izo, se ele tivesse usado sua real força contra eles, poderia tê-los matado. Mais tarde, durante o ataque dos Espectros ao Santuário, mostrou-se capaz de derrotar Tenma e Shun em o mesmo tempo com um único movimento de suas mãos enquanto estava sentado sem se levantar para lutar, e da mesma forma ainda fora capaz de aniquilar um esquadrão de Espectros. Na realidade, sua força destrutiva é tão impressionante que um ataque com um aceno de mão foi capaz de criar um impacto bem um rastro de destruição que foi sentido em todo o Santuário e enviou o Juiz do Inferno Suikyo voando para longe da Casa de Touro, o ferindo gravemente e danificando sua Sapuris severamente. Ele também mostrou uma durabilidade tremenda, sendo capaz de manter a consciência mesmo após se acometido por todos os ferimentos de seu passado de uma só vez, embora fora incapaz de fazer algo mais.
  • Oxpro

    Ox em postura Iai.

    Estilo de Luta: Em batalha, Ox utiliza a chamada "Posição de Iai" (居合術, Iaijutsu), coloca-se com os braços cruzados ficando em posição de defesa assim como um samurai aguardando o movimento de ataque do adversário, e no momento que o adversário se prepara para atacar, Ox o ataca antes mesmo do oponente concluir seu movimento.

Técnicas Secretas[]

Taurus no ox

Grande Chifre


Patentes[]

Cavaleiro de Ouro de Touro
Antecessor
Desconhecido
Sucessor
Aldebaran


Curiosidades[]

  • Ox é até a presente data o mais alto Cavaleiro de Ouro conhecido, bem como também o maior dentre os de Touro. Ele também é o único conhecido a não perder seu capacete em batalha.
  • Ox é o único Cavaleiro conhecido a ser ressuscitado plenamente por um mortal e não uma divindade.
  • Ox compartilha algumas semelhanças dentre os demais Cavaleiros de Touro:
    • Em termos de aparência física, ele carrega uma semelhança assombrosa com seu sucessor, Aldebaran.
      • No mangá, ambos também tem em comum a cor de cabelo e sobrancelhas, bem como também foram derrotados por guerreiros de elite dos exércitos de deuses opositores a Atena.
    • Tanto ele, quanto Aldebaran e Hasgard, ao morreram, deixaram seus corpos em posição de combate.
  • Seu nome é muitas vezes confundida com espectro Ox de Górgona, no entanto, a diferença está no kanji:
    • O nome do Cavaleiro: オックス = Ox.
    • O nome do espectro é: オクス = Ochs.

Classificação[]

Patentes conhecidas
Antecedido por
Desconhecido
Cavaleiro de Touro Sucedido por
Aldebaran

Referências Bibliográficas e Notas[]

  1. Sain Seiya: Origin, Capítulo 1, páginas 16-17

Navegação[]

Cavaleiros de Atena
Deus
Grandes Mestres
Cavaleiros e Amazonas de Ouro
Cavaleiros e Amazonas de Prata
Cavaleiros e Amazonas de Bronze
Cavaleiros e Amazonas de Patente Desconhecida
Cavaleiros e Amazonas de Aço
Cavaleiros e Amazonas sem Constelação
Soldados, Aprendizes e Subordinados
Advertisement