Fandom

Saint Seya Wiki

Papa

2 317 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Comentários23 Share

No Santuário de Atena, o cargo de Papa (教皇 (きょうこう), Kyōkō ) (conhecido no Brasil como Grande Mestre para evitar menções religiosas) é dado ao representante de Atena na Terra, comandante de seus cavaleiros e conselheiro da deusa em épocas em que reencarna. O papa deve ser alguém puro de corpo, mente e alma, e deve zelar pela paz na terra junto com Atena.[1]

Geralmente os papas são cavaleiros de ouro em não-canônes (ou de Altar, auxiliar do mestre), visto que esses possuem o domínio sobre o sétimo sentido. Esta habilidade confere uma longevidade muito mais alta que um ser humano normal. Na obra canônica, só cavaleiros de ouro velhos podem concorrer ao cargo, e o nome do mestre não é dito nunca, e é só chamado de "Papa" e isso é só retratado em Legend of Sanctuary e Saintia Sho. 

Traje

Itens do papa TLC.png

Elmo, manto e acessórios usados pelo papa Sage, em cima do trono do Santuário.

Estando no topo da hierarquia dos cavaleiros, o papa é geralmente visto apenas em seu traje cerimonial. Embora ornamentado de forma diferente de acordo com quem o usa, o traje consiste de um elmo, geralmente dourado, adornado com uma figura alada semelhante a um dragão em seu topo. Um longo manto é usado em conjunto com o elmo, muitas vezes incluindo itens decorativos como estola, colares e talismãs. Dois tipos de mantos diferentes foram vistos: um branco, usado nas áreas comuns do Santuário e em seu exterior, e o manto formal negro. Uma máscara pode ser usada em conjunto se o papa optar por fazê-lo, mas o ato é geralmente evitado.

Elmo Papa G Close-up.png

Detalhe do elmo em Episódio G.

No anime clássico houve uma mudança no manto com a sucessão do papa; ao se passar por Ares, Saga de Gêmeos vestia um traje completamente diferente de seu antecessor, incluindo ombreira e capacetes num tom vermelho-sangue, longos espinhos nos ombros, uma máscara metálica escura e um grande manto branco ocultando uma túnica escura com detalhes dourados. Vale notar que no mangá o traje não sofreu alterações.

A versão de Saga do universo de Episódio G usa um traje azulado quando se passa por Shion, com um elmo legionário dourado unicamente longo, com a imagem de uma serpente bicuda e sem asas.

Morada

O Templo de Atena, (em que se localiza o palácio do papa acoplado a ele) localiza-se no topo do Santuário, próximo da Estátua de Atena, e é protegido pelas Doze Casas (seção do Santuário conhecida como "Zodíaco Dourado"). Pelo menos em duas gerações (séculos XVIII e XX), um jardim de rosas venenosas também protegia o local, servindo de defesa final no caso de alguém ser capaz de atravessar a Casa de Peixes. A construção serve como morada para o Mestre e Atena; o salão do trono é o principal local de trabalho do Grande Mestre, e também é utilizado como câmara de audiências em numerosas ocasiões. Dohko só não foi pro Santuário, por ele vigiar a torre dos espectros.

Privilégios

Saga banho purificador.png

Saga no salão para o banho purificador, antes de uma suposta (mas falsa) comunhão com Atena.

O papa é o único cavaleiro que pode entrar em comunhão com Atena em situações normais (após um Banho Purificador[2]), e goza da confiança da deusa e devoção de todos no Santuário e Rodorio, sendo chamado ao vilarejo para abençoar cidadãos e conforta-los antes da morte.[2] Ele está sempre cercado de servos, guardas e assistentes, já que não faltam pessoas com vontade de servir à figura mais importante de todo o Santuário depois de Atena. Ele pode enviar qualquer cavaleiro de patente média para completar missões e, com a aprovação de Atena, pode até mesmo enviar duplas de Cavaleiros de Ouro ou mesmo mobilizar todo o exército para batalhas. O papa também é uma figura de autoridade reconhecida pelos governantes de grandes nações, como os presidentes dos Estados Unidos e da Itália.[3]

StarHillLCA2.png

Papa Sage reflete sobre a Guerra Santa no topo de Star Hill.

O papa também é, via de regra, o único com acesso a Star Hill, a colina em cujo topo se encontra uma edificação que abriga vários dos segredos mais antigos e protegidos do Santuário. O local também foi projetado para ser ideal para a leitura de estrelas, atividade na qual o Mestre aparentemente pode nomear assistentes dentre os cavaleiros (um dos quais fora Camus de Aquário) e permitir sua entrada na colina.

O papa é também o único que tem o controle sobre os selos de Atena e a qual é confiada a perigosa técnica secreta conhecida como Satã Imperial, pela grande capacidade que esta possui para o mal. Ele também conhece o modo de se libertar a Armadura de Atena.

Exigências

O cavaleiro escolhido deve ser manso, puro e honesto. Ter sabedoria, é fundamental para ser o último protetor de Atena. Ademais, o poder de ler as estrelas se é desenvolvido ao longo do cargo. Em resumo, para se conseguir esse cargo, deve-se ter muito conhecimento sobre os cosmos e ter uma incansável sede de paz e justiça. Ele sabe de várias coisas que os cavaleiros não sabem, como a Armadura de Atena, e que o escudo de Atena pode curar feridas (por isso diziam que o mestre era o único que poderia salvar Atena[1]).

Lista de Papas

Lost Canvas

Série Clássica

  • Shion de Áries - (no mangá)
  • Aiolos de Sagitário (de jure herdeiro, até sua morte)
  • Mestre Ares - (de jure, no anime, após a morte e desaparecimento dos pretendentes Aiolos e Saga)
  • Saga de Gêmeos - (de facto, após matar o mestre anterior)
  • Dohko de Libra - (após a morte de Saga)
  • Shion de Áries - (Chefiou os cavaleiros renegados o ajudar a voltar a chefia por ser legítimo, e depois assumiu o cargo reconhecido pelos 4 de bronze por ser legítimo e não-traidor)
  • Dohko de Libra - (Volta a ser mestre após a morte de Shion e em Soul of Gold)
  • Interregno - (Após a morte dos dourados, houve interregno)

Lenda dos Defensores de Atena

Gigantomaquia

Next Dimension

Ômega

  • Marte - (em sua conquista do santuário, se auto declarou como Papa Supremo, 大教皇 daikyōkō, cargo novo);
  • Éden de Órion - (herdeiro a novo cargo de Rei da Terra)
  • Ionia de Capricórnio - (na conquista do santuário por Marte, Ionia recebeu o antigo título de Grande Mestre, ficando assim, abaixo apenas de Marte);
  • Interrgno - Após a morte de Ionia, não existe papa
  • Harbinger de Touro - (foi escolhido por Atena e aclamado por todos os cavaleiros de ouro, após a Guerra Santa contra Saturno).

Lenda de Ouro

Legendy of Sanctuary

Referências Bibliográficas e Notas

Cavaleiros de Atena
Deus
Grandes Mestres
Cavaleiros e Amazonas de Ouro
Cavaleiros e Amazonas de Prata
Cavaleiros e Amazonas de Bronze
Cavaleiros e Amazonas de Patente Desconhecida
Cavaleiros e Amazonas de Aço
Cavaleiros e Amazonas sem Constelação
Soldados, Aprendizes e Subordinados

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória