FANDOM


Pegasus, o Pégaso, é uma constelação do hemisfério celestial norte. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Pegasi.

Mitologia

Pégaso (Πήγασος) é um cavalo alado símbolo da imortalidade.

Pégaso nasceu do sangue de Medusa quando esta foi decapitada por Perseu. Medusa estava grávida de Poseidon naquela época. Havendo feito brotar com uma patada a fonte Hipocrene, sagrada para as musas, Pégaso tornou-se o símbolo da inspiração poética.

Belerofonte matou a poderosa Quimera, montando Pégaso após domá-lo com ajuda de Atena e da rédea de ouro, em seguida, tentou usá-lo para chegar ao Olimpo, masZeus fez uma vespa picar Pégaso, fazendo com que ele derrubasse seu cavaleiro, que morreu devido à grande queda. Zeus o recompensou transformando-o na constelação de pegasus, onde deveria dali em diante ficar à serviço do deus dos deuses. Outra história diz que Atena ordenou que o chão ficasse macio, permitindo a ele sobreviver à queda.

Mapa

PegasusMap

Chuva de meteoros

A chuva de meteoros dos pegasídeos ocorre anualmente entre os dias 7 e 13 de julho, ela atinge seu máximo no dia 9, tendo uma THZ de 3 meteoros por hora.

Estes meteoros possuem uma velocidade de reentrada de cerca de 70,000 m/s (superior a mach 2).

O golpe "Meteoro de Pégaso" se baseia nesta chuva de meteoros.

Objetos Messier

M15

Messier 15 (M15, também catalogado como NGC 7078) é um dos aglomerados globulares mais densos da Via-Láctea.

M15 está a cerca de 33,600 anos-luz da Terra, e possui um diâmetro de 175 anos-luz de diâmetro. Este objeto possui uma magnitude absoluta de -9.2, o que lhe dá uma luminosidase 360,000 vezes a do Sol

Seu núcleo sofre uma contração conhecida como "colapso de núcleo", e tem uma densidade estelar elevada, com uma quantidade enorme de estrelas orbitando, o que pode significar um buraco negro central.

Messier 15 contém 112 estrelas variáveis em brilho, o que é, segundo astrônomos, um número elevado. O sistema contém pelo menos 8 pulsares, incluindo um sistema binário de estrelas de nêutron, catalogado como M15C. Além disso, o aglomerado contém o sistema conhecido como "Pease 1", descoberto em 1928, uma das quatro nebulosas planetárias conhecidas contidas em aglomerados globulares.

Cavaleiro de Pégaso

Pegasus protege o Cavaleiro de Pégaso, um dos mais valiosos guerreiros do exército da deusa Atena.

Este cavaleiro traja a Armadura de Pégaso e possui um cosmo capaz de ferir os deuses, o que lhe rende o título de Assassino de Deuses (神々の殺人; Kamigami no satsujin).

Todos os cavaleiros de Pégaso costumam ser protagonistas.

Cavaleiros protegidos

SS = Saint Seiya ND = Next Dimension LC = Lost Canvas Ω = Omega

Era desconhecida:

Século XVIII:

Século XX:

Século XXI:

Pegasus
O Pégaso
Pegasus
Dados básicos
Simbologia Pégaso, o cavalo alado
Objetos Messier 1
  • M15
Estrelas com planetas 10
Chuvas de meteoros Pegasídeos (julho)
Status Constelação moderna

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória