Saint Seiya Wiki
Registre-se
Advertisement
Saint Seiya Wiki
Artigo
Galeria


Poseidon ( P セ イ ド ン , Poseidon ) é o deus dos oceanos e um dos Doze Deuses do Olimpo. Foi selado por Athena na era mitológica durante a Primeira Cruzada. Depois de vários séculos, seu selo sobre o tridente foi removido por Kanon enquanto ele estava preso no Cabo Sounion treze anos atrás; depois de acordar de forma imperfeita, toma como Yorishiro, Julian, só quando ele tinha 3 anos. Depois de treze anos, ele inicia uma cruzada contra Atena sob a manipulação de Kanon, porque ele não estava totalmente acordado.

Características

Personalidade

É difícil determinar a personalidade de Poseidon, uma vez que em suas aparições ele não mostrou totalmente sobre o seu modo de pensar, embora assim como a maioria dos deuses ele tenha o pensamento que os humanos devem se curvar aos deuses, porém mesmo com essa concepção, ele valoriza aqueles guerreiros que não desistem de seus objetivos e que conseguem impor uma pequena resistência a seus ataques, bem como se importa com as vidas de seus servos e acredita firmemente que as pessoas poderiam ser puras acaso havesse uma nova era (Criada por ele mesmo, no caso matar os ruins e salvar os bons). Dado isso, constata-se que Poseidon à sua maneira possui uma personalidade digna de um Deus benevolente que almeja a paz duradoura sobre a Terra.

Decorrente de tal posição como Deidade, Poseidon age de forma autoritária e ávida por fazer impor sua justiça, indo ao extremo para conseguir seu desejo de paz, aplicando a justiça que ele acha que a humanidade merece, mostrando-a com serenidade.

Mas mesmo com isso em suas diversas reencarnações foi descrito que ele sempre dava uma chance de rendição à aqueles que eram mais fracos, como foi o caso de Shaina de Ofiucco.

Se mostrando um deus muito leal a seus ideais, foi capaz inclusive de ajudar seus inimigos quando o destino do mundo estava em jogo, como visto na Saga de Hades: “O Grande Eclipse conjurado por Hades não estava predestinado pelos princípios do universo e ele não tem o direito de destruir um mundo que não lhe pertence.”

Aparência

Hospedeiro Julian Solo

Poseidon como Julian Solo no Clássico

Poseidon perfil

A representação Divina de Poseidon

Uma vez que seu corpo divino nunca for mostrado, a verdadeira aparência de Poseidon nunca foi realmente vista; muitas vezes, ele escolhe a linha da família apenas como hospedeiros, mas apenas visto como Julian. Só assim é conhecido fisicamente.

Poseidon 1 epga

Poseidon no spinoff de Saint Seiya: Episode.G Assassin

Hospedeiro Serafina

Poseidon como Serafina em The Lost Canvas

No mesmo raciocínio, sua aparência adere a da família solo: Corpo Saudável com comumente musculado; alta estatura, pele e olhos cuja a tonalidade pode variar a cada século, mas precisamente ficando no tom branco e na cor azul marinho, respectivamente.

Em The lost Canvas, Serafina de modo anormal é atribuída como hospedeira de Poseidon o que muda drasticamente seu porte físico uma vez que ele agora reencarnou em uma mulher. Notavelmente ela tem as mesmas características de um membro da Família Solo embora não seja.

Histórico

Era Mitológica

Na mitologia grega, Poseidon é um dos Doze Deuses do Olimpo e irmão de Zeus, dotado de grande poder e conhecimento por ter originado vários monstros mitológicos. Todos esses monstros são representados como símbolos nas Escamas, mas há suposições de que foram essas figuras que serviam de inspiração posteriormente para as lendas mitológicas.

O Deus dos Mares passa toda a sua vida sob as sombras de seus irmãos. Zeus agiu como o Supremo Governante do Universo, controlando os céus e a terra; e Hades permaneceu como Imperador do Submundo, controlando Hades e Elísios. Enquanto isso, Poseidon recebeu o governo dos oceanos e o reino dos mares abaixo, praticamente nada em comparação. Para aumentar ainda mais sua raiva, Zeus sempre favoreceu sua filha mais nova, Atena, em vez de seu irmão, sempre concedendo títulos e terras inteiras para ela, ao invés de seu irmão. Durante toda a Era Mitológica, as duas divindades permaneceram como rivais constantes, mas Poseidon quase sempre perdeu as disputas. Quando Zeus abandonou a Terra, deixando Atena governar e vigiar a humanidade, o Deus dos Mares imediatamente se rebelou contra a Deusa, iniciando a primeira Guerra Santa. Os dois têm sido inimigos mortais desde então.

A PRIMEIRA GUERRA SANTA DE POSEIDON

A primeira Guerra Santa de Poseidon

Apesar de ter construído seu reino nas profundezas do mar, Poseidon sempre sonhou em ser o governante da superfície da Terra. Na mitologia grega, afirmava-se que Poseidon tinha a habilidade de criar diversas formas de vida.[1]

Poseidon, atento ao desaparecimento de Zeus, começa a se preparar para destronar Atena como divindade principal da superfície da Terra. Para isso, poderosos guerreiros foram reunidos dos sete mares, sendo denominados de Marinas.[2]

Para um Marina é destinado uma proteção nomeada Escama, produzida com Oricalco, não permitindo que qualquer arma da superfície da Terra os penetre ou os fira. Como nenhuma arma permitia aos guerreiros da Terra se protegerem dos golpes dos Marinas, eles tombavam ante os soldados de Poseidon.[3]

Os guerreiros da Terra não tinham chance perante a opressiva capacidade militar dos Marinas. Neste momento, diz-se que Hades vislumbrava, das profundezas do Mundos das Trevas, o cenário desastroso desta guerra.[4]

Devido ao seu tamanho colossal, Atlântida ficou conhecida como a “fortaleza continental”. Dizia-se que o poder de defesa de suas impenetráveis muralhas “faria o esforço de milhares de soldados em vão”. Sua existência é contada na História até hoje, como o famoso continente perdido de Atlântida.[5]

A maioria dos guerreiros da Terra morreram durante os ataques violentos de Poseidon. Por consequência, não houve outra solução: jovens e crianças teriam de lutar também. Como Atena detestava armas, estes jovens utilizavam os corpos para lutar, rasgando o céu com seus punhos e rompendo a terra com seus pés. A Deusa da Sabedoria, compadecida pelos ferimentos que os jovens recebiam, resolveu dar-lhes proteções denominadas Armaduras. Os que as trajavam eram chamados de Cavaleiros de Atena.[6]

Devido ao nascimento dos Cavaleiros, a situação da guerra mudou e Atena superou a inferioridade numérica, acabando com as ambições de Poseidon. Diz-se que ela tentou persuadi-lo a retornar para seus oceanos, porém Poseidon recusou a oferta de Atena, trancando-se em Atlântida com os Marinas, provocando um grande Dilúvio que inundou toda a Terra. O grande número de mortos causou a ira da Deusa, que enviou oito Cavaleiros até Atlântida. Ao final da violenta batalha, Atlântida foi destruída, sendo submersa pelos oito cavaleiros nas profundezas do mar.[7]

Após ter vencido Poseidon, Atena selou sua alma e enviou-a para o Polo Norte, em seguida escolhendo alguns Cavaleiros para vigiá-la. Estes Cavaleiros criaram um reino nestas terras, onde mais tarde renunciaram ao cargo de Cavaleiros de Atena e se tornaram os Guerreiros Azuis.[8]

Guerra Ática

No início de nossa era, em torno do primeiro século, Poseidon começou outra Guerra Santa contra Atena e seus Cavaleiros. Poseidon, o Imperador dos Mares, lutou contra Atena pela posse das terras Áticas e acabou sendo aprisionado pela Deusa logo após a Guerra Santa, ocorrida há milhares de anos.

Saga de Poseidon

Poseidon trident

Kanon descobre o tridente de Poseidon

Tudo se inicia com a prisão de Kanon no Cabo Sunion. Após várias tentativas de escapar e todas sem sucesso, ele vê um estranho brilho no rochedo dentro da caverna. Ele decide investigar quebrando-a, sem acreditar no que estava vendo. Kanon encontra o tridente do Deus dos Mares trancafiado pelo selo de Atena. Kanon tenta arrancar o tridente do rochedo e com sucesso, faz com que o cosmo contido no tridente destrua a rocha junto com o selo. Um buraco se abre no chão e ambos despencam até parar no Templo Submarino de Poseidon. Kanon entra no palácio e chega em um grande salão, onde encontra as Escamas, todas juntas com a Escama de Poseidon. No mesmo lugar está a Ânfora que foi usada na Guerra anterior para selar Poseidon com o selo de Atena.

Poseidon free

Poseidon é libertado da Ânfora

Kanon consegue retirar o selo fazendo com que Poseidon despertasse e pousasse sobre sua escama. Ele questiona Kanon sobre o porquê de ele tê-lo acordado e Kanon responde que o lacre se rompeu sozinho. Orgulhoso de si, Poseidon diz que sairia por conta própria e Kanon menciona sobre Atena ter despertado na terra, o que traz fúria ao Deus dos Mares. Poseidon iria despertar só quando Atena acordasse para a derrotar, mas não pensou que iria acordar tão cedo e por isso, deveria agir como nos planos. Após uma breve conversa, Poseidon além de descobrir que Atena reviveu para enfrentar Hades, menciona que sempre que vem à terra, ele usa um corpo de um dos membros da família Solo como recipiente e que naquele momento havia um menino de 3 anos na família. Então, ele decide entrar no corpo do garoto e dormir até que ele complete dezesseis anos. Poseidon pede para Kanon acordá-lo quando o garoto completar seus dezesseis anos. Após sua conversa com Kanon, Poseidon dorme no corpo de Julian Solo, porém Kanon tinha outros planos para Poseidon e seus Marinas.

Anos depois, Julian acaba de completar 16 anos e ele encontra o tridente e o toma para si, despertando parte do cosmo de Poseidon que havia nele. Desse evento até os próximos, Poseidon fica parcialmente adormecido e sem muitas ações até o fim da saga, onde ele desperta totalmente após um ataque em conjunto dos Cavaleiros de Atena. Depois de acordar, Poseidon mostra seu real poder e um cosmo que chega a tomar todo o Templo Submarino.

Poseidon extract

Poseidon é retirado do corpo de Julian

Com muita dificuldade, Seiya derruba o Pilar Principal, libertando Atena e sua Ânfora. Poseidon, vendo que tudo havia se perdido, começa uma onda de ataques contra Saori. Depois de desferir os golpes, ele resolve usar o tridente contra ela. Assim que Poseidon lança seu Tridente, Kanon se coloca na frente, protegendo Atena. Após isso, Atena sela novamente a alma de Poseidon em sua Ânfora.

Saga de Hades

Com uma breve participação, Poseidon toma novamente o corpo de Julian Solo para ajudar os Cavaleiros nos Campos Elísios. Ele comenta que o máximo que pode fazer é mandar as Armaduras de Ouro para que Seiya e os outros pudessem ter uma chance e que ele gostaria de fazer mais, mas que não podia devido ele estar selado na Ânfora de Atena. Nesse momento, Poseidon volta a dormir novamente.

Outras Aparições

Filmes

A Lenda dos Defensores de Atena

Nesse filme, Poseidon é mencionado pelo Mestre Ancião como um dos responsáveis diretos pelo destronamento de Abel e de seu súbito renascimento no século XX.

Os Guerreiros do Armagedon

Lúcifer diz que Poseidon, Abel e Éris uniram forças com ele para terem a sua vingança contra Atena.

Séries

Poseidon EPGA

Poseidon no spinoff Saint Seiya: Episode.G Assassino (Ilustração)

Episódio G

No Episódio G é mencionada a ira de Poseidon contra o Rei Minos.

Episodio G: Assassin

Poseidon aparece pela primeira vez quando o universo está em colapso causado por Aioros de Sagitário e então desafia o Patriarca do caos para uma batalha, afirmando que protegerá o mundo à qual reside.

The Lost Canvas

Poseidon acordou novamente por volta do século XIII, e iniciou uma nova Guerra Santa, na qual Krest participou. Não há registros dessa luta.

Durante o século XVIII, na Guerra Santa de Atena contra Hades, o Deus dos Mares não iria acordar, porém foi forçado pelo então líder dos Guerreiros Azuis, Unity. Poseidon não tinha a intenção e não podia acordar nessa época devido ao Selo de Atena que não permitiria que Poseidon acordasse. Por esse motivo, Poseidon não tinha preparado um corpo para ele possuir e assim, Unity ofereceu o corpo de sua irmã Serafina para Poseidon mover gradualmente o seu cosmo divino da Ânfora de Atena para o corpo de Serafina com a ajuda do Oricalco.

Após o confronto entre Unity e Dégel, a proteção do Oricalco foi destruída por Pandora e, em seguida, o cosmo dos Deus dos Mares que estava no Oricalco, juntou-se ao corpo de Serafina e atacou todos os presentes no local. O Cavaleiro de Aquário sacrifica sua vida para conter o poder de Poseidon e aprisiona Poseidon, que estava no corpo de Serafina, e toda a cidade de Atlantis em um esquife de gelo gigante. Durante a despedida de Dégel, ele vê Serafina sorrindo, como se tivesse recuperado suas memórias e acalmado o cosmo instável de Poseidon.

Ômega

Poseidon foi mencionado em uma conversa entre Atena e seus Cavaleiros sobre sua irmã mais nova, Pallas. Ela descreve os Deuses que vieram à terra e fala como não sabia o destino que ela havia tomado.

Soul of Gold

Poseidon, através de Telepatia, oferece ajuda ao Cavaleiros de Ouro, enviando cinco Armaduras de Ouro para os Campos Elísios para ajudar os Cavaleiros de Bronze.

Jogos

Saint Seiya Online

No prólogo do jogo, Poseidon aparece ao lado de Hades e Ares diante dos demais Cavaleiros.

Saint Seiya Ω: Ultimate Cosmos

No primeiro jogo de Os Cavaleiros do Zodíaco Ômega, Poseidon aparece como o antagonista principal.

Habilidades de Luta

Poseidon demostrou ter um cosmo muito maior do que o de Atena, a julgar que na luta contra Shina a mesma diz que Poseidon tem um cosmo no nivel de Atena, e quando Poseidon desperta completamente, seu cosmo apenas aumenta a cada momento. Poseidon é capaz de controlar grandes quantidades de água, como os oceanos e as chuvas e com isso, ele pode causar grandes inundações no mundo. Poseidon também possui um vasto e impressionante cosmo divino, muito superior ao dos humanos. Com seu cosmo, Poseidon pode criar uma espécie de barreira que pode repelir os ataques de seus oponentes e também paralisá-los. Ele possui um Tridente que possui um incrível poder e ele o costuma lançar em seus oponentes. Mesmo o ataque mais poderoso de Hyoga, a Execução Aurora, não conseguiu deter o poder de seu Tridente. Além disso, Poseidon consegue destruir Armaduras facilmente com seu poder telecinético como visto em sua luta contra os Cavaleiros de Athena. Mesmo estando selado na Ânfora de Atena, Poseidon foi capaz de enviar cinco Armaduras de Ouro para os Campos Elísios.


Hospedeiros

Diferente de Atena, Poseidon opta por possuir corpos ao invés de reencarnar com um corpo próprio. Não se sabe os motivos e nem onde seu verdadeiro corpo se encontra.

Hospedeiro Julian Solo
Julian Solo
Hospedeiro Serafina
Serafina
Hospedeiro Desconhecido
Desconhecido

Mitologia

Poseidon era filho de Cronos e Rhea. Na versão mais antiga, contada por Hesíodo na Teogonia, é engolida por Cronos ao nascer, mas depois foi salva, junto com seus outros irmãos por seu irmão mais novo, Zeus. No entanto, em outras versões do mito, Poseidon, como seu irmão Zeus, ele evitou o destino de seus irmãos para ser salvo por sua mãe, que se escondeu em um rebanho de ovelhas e fingir ter dado à luz um potro, que ela deu a Cronos para devorar. De acordo com Tzetzes, a ama de leite de Poseidon era Arne, que negou ser quando Kronos veio procurá-la. De acordo com Diodorus Siculus, Poseidon foi criado pelos Telquines em Rodes, assim como Zeus foi criado pelos Korybantes em Creta.

Como única referência na Ilíada, quando o mundo foi dividido em três, Zeus recebeu a terra e o céu, Hades, o submundo e Poseidon, o mar. Na Odisseia (v, 398), Poseidon tinha uma casa em Egas (Acaia). Atena tornou-se a deusa padroeira da cidade de Atenas depois de competir com Poseidon, embora permanecesse uma presença numerosa na Acrópole na forma de seu substituto, Erecteu. Na festa da dissolução no final do ano civil em Atenas, a Esciroforia, os sacerdotes de Atena e Poseidon a procissão sob um dossel para Eleusis. Ambos concordaram que cada um faria um presente para os atenienses e escolheria o que preferissem. Poseidon bateu no chão com seu tridente e uma mola saltou, mas a água era salgada e não muito útil, enquanto Atena ofereceu uma oliveira. Os atenienses (ou seu rei, Cecrops) escolheram a oliveira e, junto com ela, Atena como seu patrono, pois a árvore trouxe madeira, óleo e comida. Depois disso, enfurecido por sua perda, Poseidon enviou um monstruoso sótão de inundação, punindo assim os atenienses. A depressão feita pelo tridente de Poseidon e cheia de água do mar estava cercada pela entrada norte do Erechtheum, permanecendo aberta para o céu. "No culto, Poseidon foi identificado com Erechtheus", disse Burkert. "O mito transforma isso em uma seqüência temporal-causal: em sua ira contra a derrota, Poseidon levou seu filho Eumolpus contra Atenas e matou Erechtheus." O concurso de Atena e Poseidon foi objeto de relevos no frontão oeste do Parthenon. A primeira visão que tive quando o visitante chegou. Este mito é considerado por Graves e outros como um reflexo de um choque entre os habitantes durante os tempos micênicos e os novos imigrantes. É interessante notar que Atenas, no seu auge, era uma grande potência marítima, derrotando a frota persa na Batalha de Salamina. Poseidon e Apolo, tendo ofendido Zeus, foram enviados para servir o rei Laomedon. Ele mandou construir enormes muros ao redor da cidade e prometeu recompensá-los, uma promessa que ele se recusou a cumprir. Em vingança, antes da Guerra de Tróia, Poseidon enviou um monstro marinho para atacar Troy (que mais tarde foi morto por Heracles). Sua esposa era Amphitrite, uma ninfa e antiga deusa do mar, filha de Nereus e Doris. Poseidon foi o pai de muitos heróis, incluindo o famoso Teseu. Uma mulher mortal chamada Tyro era casada com Cretheus (com quem ele tinha um filho, Aeson), mas amava Enipeus, um deus do rio. Perseguiu Enipeus, que recusou seus avanços. Um dia, Poseidon, cheio de luxúria por Tyro, disfarçado de Enipeus e sua união com seus heróis, nasceram Pelias e Neleus. Poseidon também teve um caso com alopecia, sua neta através de Cercyon, o herói nasceu sótão Hipotoonte. Cercyon sua filha enterrada viva, mas Poseidon transformou-a em uma fonte perto de Eleusis. Poseidon resgatou Amymone de um sátiro lascivo e depois gerou uma criança com ela, Nauplius. Depois de estuprar Dine, Poseidon deu a ele o desejo de se tornar um homem.

Nem todos os filhos de Poseidon eram humanos. Em um mito arcaico, Poseidon perseguiu Deméter uma vez. Ele rejeitou seus avanços, transformando-se em uma égua para se esconder em uma manada de cavalos, mas disse que a decepção Poseidon se tornou um garanhão e seqüestrado. Seu filho era um cavalo, Arion, que tinha o dom da fala. Poseidon estuprou Medusa também no chão de um templo para Atena. Medusa foi então transformada em um monstro por ela. Quando ela mais tarde foi decapitada por Perseu, Chrysaor e Pegasus emergiram de seu pescoço. Outros filhos de Poseidon eram Tritão, o Ciclope Polifemo e o Aloadae.

Curiosidades

  • Quando Saint Seiya foi adaptado para a língua italiana, Poseidon foi rebatizado para Netuni, seu nome romano.
  • O verdadeiro corpo de Poseidon nunca chegou a ser mostrado. No filme os Guerreiros do Armagedon, ao invés de Poseidon aparecer com seu verdadeiro corpo, ele aparece no corpo de Julian. E nesse mesmo filme, Poseidon é classificado como morto, sendo que canonicamente, Poseidon está preso na Ânfora de Atena.
  • Na mitologia grega Poseidon se casou com Anfitrite, com quem teve dois filhos, Tritão e Cimopoleia.
    • No entanto, assim como seu irmão Zeus, Poseidon teve vários filhos vindos de relacionamentos extra-conjugais.
  • O corpo verdadeiro de Poseidon nunca foi mostrado em Saint Seiya, mas especula-se que ele tenha cabelo azul, pois seus hospedeiros são retratados tendo esta cor de cabelo. Se isso for verdade Poseidon (em seu corpo verdadeiro) deve ter herdado esta característica de sua mãe Reia.
  • Às vezes, Poseidon e Hades são descritos como deuses perversos, simplesmente por desejarem o controle sobre a Terra. Entretanto, ambos desejavam alcançar a paz e fazer justiça às suas próprias maneiras.
  • De acordo com as palavras de Thanatos, Poseidon tem um poder equiparado ao de Zeus e Hades

Referências

  1. O Hipermito
  2. O Hipermito
  3. O Hipermito
  4. O Hipermito
  5. O Hipermito
  6. O Hipermito
  7. O Hipermito
  8. O Hipermito

Navegação

Marinas de Poseidon
Deus Poseidon
Marinas Soldados Rasos
Comandantes Thetis de Sereia
Generais Bian de Cavalo MarinhoIo de ScyllaKrishna de ChrysaorKasa de LymnadesIsaak de KrakenSorento de Sirene (Ω) • Unity de Dragão MarinhoKanon de Dragão Marinho
Divindades
Deuses Primordiais
(Episódio G)
Urano (o Céu) • Pontos (o Mar) • Érebo (a Escuridão) • Eros (o Amor) • Gaia (a Terra)
Deuses Olímpicos ZeusPoseidonHadesAtenaApoloÁrtemisAresHermesAfrodite
Clã dos Titãs
(Episódio G)
CronosHyperionCéosIapetoCréosOceanoRéiaTêmisMnemôsineTéiaTétisFebePrometeu
Clã dos Gigas
(Episódio G)
LyaxPhloxAnemosBronteSpateZugilosHoplismaDrakonThêr
Deuses dos Sonhos
(The Lost Canvas)
OneirosMorfeuFântasoÍceloFobetor
Panteão Egípcio
(Episódio G)
AnubisApófis
Panteão Celta
(The Lost Canvas)
LugBalorEthlinn
Panteão Asteca
(The Lost Canvas)
TezcatlipocaQuetzalcóatl
Panteão Romano MarteSaturnoDianaVulcanoBacoRômuloCupidoPlutão
Panteão Nordico OdinLoki
Outras Divindades TártaroCaosCronosKairosHypnosPallasThanatosDeimosFobosTifãoAbelNikéÉrisDeusEuríbiaPerséfoneApsu
Semideuses e portadores de Ikhor KardiaTenmaDohkoRadamanthysEdenShura (G) • Sigurd
Pseudodeuses AriaCavaleiro de OfiúcoFeiyanSaga de GêmeosBalder
Advertisement