Saint Seiya Wiki
Registre-se
Advertisement
Saint Seiya Wiki


A Saga de Hades é um dos arcos principais da série do anime e mangá Os Cavaleiros do Zodíaco criada por Masami Kurumada. Uma antiga Guerra Santa, há 243 anos, renascerá! Atena e Hades...

Produção[]

Mangá e o Antigo Legado[]

Kurumada orginalmente fez essa saga pra ser a última de Saint Seiya, e terminaria com uma possível morte de Seiya. Somente com lançamendo do CD Do Cvidanija, o público pôde saber que Seiya não morreu.

Esta, depois da Saga do Santuário, é a segunda saga mais importante; muitos fãs preferem essa saga, pois foi nesta saga em que Mu e Dohko mostraram o seu poder e lutaram na série pela primeira vez, além de os cavaleiros de ouro terem maior participação; o fato dos cavaleiros de ouro se enfrentarem, fez fãs indagarem se existe diferença de poder entre eles, coisa que não existia antes dessa saga. Tudo nela resume os mistérios da trama, pois foi feita pra ser a saga final. Muitos desejavam uma versão animada dessa saga.

Sua estrutura é muito diferente da saga de Asgard e Poseidon, aonde as batalhas eram mais longas e só existia uma missão (só uma invasão, e não a invasão de 3 locais diferentes, como na Saga de Hades).

Essa saga ganhou um jogo na época em que foi lançada na versão anime pra a popularizar, e apareceu em Brave Soldiers. Ela inspirou Lost Canvas e Next Dimension.

A Saga no Papel....[]

Assim como vários animes, o anime de Saint Seiya terminou antes de toda a sua história ser completada; para a Saga de Hades. foi feita uma trilha sonora pra ser tocada nessa, e um episódio piloto foi feito, mas pelo anime ter alcançado a produção do mangá, eles decidiram o cancelar. O CD com a trilha sonora, chegou até a ser lançado com o nome de "Saint Seiya ~HADES CHAPTER King of Underworld" em 1990. Um possível anúncio da Saga foi feito no final da Saga de Poseidon: depois do encerramento do último episódio, Dohko, assim como no primeiro capítulo da Saga de Hades do mangá, acorda dizendo que "foi so um sonho"; mas, a saga não foi animada após isso.

Um Fã Persistente[]

Diferente de outros animes, Saint Seiya tinha um forte público, equivalente a Dragon Ball (série esta que foi continuada até o final) e por isso, muitos queriam uma versão de anime da Saga cancelada de Hades. Jerome Alquie, um fã francês (país onde este anime era muito famoso), disse que iria comprar os direitos do anime e fazer ele mesmo sua saga; ele chegou a lançar dois trailers de como seria a sua produção, em 2002, e este possuía a trilha sonora antiga e a música "Dead or Dead" como possível abertura, já que esta era pra ser supostamente a abertura da saga cancelada de Hades.

A Grande Produção[]

Ficou decidido que a série seria distribuída como OVA, ou seja, não seria exibida na TV; como ela não era exibida de maneira ininterrupta (ela seria dividida em 3 animes diferentes) e a história do mangá já estava finalizada, os chamados "fillers" não seriam necessários, como havia sido feito nas 3 sagas anteriores; além disso, as lutas agora podiam ser mais curtas, pelo mesmo motivo; entretanto, o fato de se basear mais no mangá, fez existir contradições com o anime clássico, como ser dito que Saga matou Shion, além de Camus ser retratado como mestre de Hyoga na Sibéria. Por não possuir intervalos, nenhum eyecatch existe nessa saga.

Santuário[]

A Toei resolveu fazer o primeiro anime da saga (o arco do santuário), chamando-o de "Saint Seiya: Meiou Hades Juuni Kyuu-hen" (聖闘士星矢 冥王ハーデス十二宮編),, sendo chamado no Brasil de "Os Cavaleiros do Zodíaco: Hades: a Saga do Santuário" (ou seja, apesar de continuar a história da série clássica, tecnicamente esse anime não é parte do anime exibido entre 1986 e 1989, "Saint Seiya"). Esta saga usou a trilha sonora da saga de Hades cancelada (como a música tema de Pandora) e da série clássica; além da abertura e encerramentos novos, foi exibido junto a abertura/encerramento Pegasus Fantasy e Blue Forever, da Saga do Santuário do anime clássico; os seiyuus foram todos trocados em maioria pelos originais estarem velhos demais pra dublar jovens. A abertura e encerramentos, como na maioria dos animes da época, foram cantadas por uma mulher, inovação na série. O diretor, foi Shigeyasu Yamauchi (que dirigiu dois filmes anteriores: "A Grande Batalha dos Deuses" e "A Lenda dos Defensores de Atena"), que fez traços muito inovadores em comparação a série clássica. O desenhista da série, Shingo Araki, foi contratado pra fazer os desenhos dessa saga.

O Mito dos Cavaleiros Renegados[]

Em 2003, foi feita uma compilação de episódios da Saga do Santuário de Hades, dividida em 2 partes, conhecidas como O Mito dos Cavaleiros Renegados. Apesar de ser apenas uma compilação, esta é considerada parte da Saga do Santuário de Hades.

O Inferno[]

O Prólogo do Céu foi feito como continuação da Saga de Hades; apesar do anime "Saint Seiya: Hades: a Saga do Santuário" já ter terminado, o resto dessa saga não havia ganhado nenhuma animação; mas isso não foi problema, pois muitos no Japão já conheciam o final de Saint Seiya. Este filme deu uma aparência diferente a Hades e a armadura divina de Seiya e reaproveitou o personagem Shion, que havia participado da recente Saga de Hades do Santuário.

Porém, o diretor Shigeyasu Yamauchi foi demitido com o insucesso de Prólogo do Céu no Japão, e, por isso, outro diretor (Tomoharu Katsumata) assumiu. O escritor da fase santuário de Hades (Michiko Yokote) que assumiu Prólogo do Céu (por ser o escritor da série na época), também foi demitido e substituído por Yōsuke Kuroda.

A qualidade da animação caiu drasticamente. Por isso, essa saga é quase igual a do mangá, com cenas de luta usando posturas iguais a do mangá, e nenhum efeito especial na ilustração dos golpes. A abertura, possuia apenas personagens parados na animação, e o encerramento, só possuía imagens do episódio e não imagens próprias.

Por ser lançado após o filme "Prólogo do Céu", a trilha sonora do filme é usada como música de fundo.

O rompimento e os Elíseos[]

Masami Kurumada, depois de uma briga com a TOEI, fez muitos fãs acreditarem que o Arco dos Elíseos nunca teria sua saga animada. Após a reconciliação de Kurumada com a TOEI, esta pôde fazer a Saga dos Elíseos, que seguiu com a mesma direção da Saga do Inferno. Essa é a saga com menor diferenças entre o mangá e o anime. O encerramento, continuou mostrando cenas do episódio terminado, com exceção do último encerramento, que mostra imagens próprias.

Trilha Sonora[]

Artigo principal: Trilhas Sonoras

Foram feitos 4 compilações da trilha sonora dessa saga.

  • Saint Seiya ~ Hades Chapter King of Underworld
  • Saint Seiya: Meiou Hades 12 Kyuu hen
  • Saint Seiya: Meiou Hades Meikai hen
  • Saint Seiya: Meiou Hades Hen Special Album

Histórico das Guerras Santas[]

O Senhor das Trevas na mitologia, Hades, foi aprisionado há 243 anos, junto de seu exército. A cada 243 anos, Atena é enviada por Deus pra proteger a terra da ameaça de Hades que sempre volta, sendo que Hades seria o arqui-inimigo de Atena e o único motivo para ela voltar, o que seria a batalha mais forte para os cavaleiros, porém a mais sangrenta guerra santa em vista do enfraquecimento do santuário; mas uma história de milênios poderia ter fim nessa Guerra Santa. Hades assim, volta a Terra toda a vez que Plutão passa pelo mesmo lugar na sua órbita, sendo que Plutão é equivalente a Hades.

. A batalha entre os Cavaleiros e os Espectros na última Guerra Santa ultrapassou todos os limites do imaginável, e muitos dos Cavaleiros perderam suas vidas. Somente dois Cavaleiros de Ouro sobreviveram, o Cavaleiro Lendário Dohko de Libra e o Grande Mestre Shion de Áries. Dohko recebeu de Atena a técnica Misopetha-Menos e viveu até os dias atuais. Shion, descendente do povo de Mu (continente perdido), possui longevidade. Mas Shion foi morto pelo cavaleiro de Saga de Gêmeos. Depois de 243 anos, Hades se liberta, pois o selo de Atena perdeu sua validade, e então tenta dominar o mundo, assim trazendo uma nova Guerra Santa. Mas os cavaleiros de bronze juntamente com os Cavaleiros de Ouro, se ajudam para acabar com Hades, e o Cavaleiro de Ouro que mais se destaca na saga do submundo, é Kanon, irmão gêmeo de Saga e considerado, até então, um traidor.

Atena temendo que os cavaleiros de bronze perdessem a vida, avisa a todos no Santuário que não deixassem em hipótese nenhuma os cavaleiros de bronze entrarem neste lugar, pois sabia que a batalha contra Hades ia ter início e que possivelmente todos eles perderiam a vida. Ikki de Fênix é o único que obedece seriamente a suas ordens, os demais não obedecem essa ordem e vão ao Santuário para saber o que está ocorrendo.

Já foi citado que mesmo um Cavaleiro de Atena, como ser humano, não possui vida eterna, mas essa regra não se aplica ao exército dos Espectro de Hades. Como governador de todo o Mundo dos Mortos, Hades é capaz de conceder um corpo físico para as almas mortas.O conceito de morte não existe entre os soldados de Hades, o que os torna destemidos em luta e guerreiros de força descomunal.

O Mundo dos Mortos dominado por Hades é um mundo inatingível pelo poder de outros deuses, inclusive Atena. Somente aqueles seres reconhecidos por Hades podem possuir os poderes nesse mundo, ou seja, somente os Espectros. Isso impediu desde tempos remotos que os domínios de Hades fossem invadidos por outros exércitos e Atena nunca conseguiu cortar o mal de Hades pela raiz. Contudo,após o segundo despertar de Hades o cavaleiro da casa de Virgem conseguiu descobrir meios de penetrar no mundo dos mortos, através do Arayashiki, O Oitavo Sentido.

Na última Guerra Santa, os Cavaleiros de Atena deram tudo de si para aprisionar o exército de Hades. Contudo, era evidente que o selo que os prendia não duraria para sempre e, um dia, eles voltariam. Por essa razão, Dohko foi designado á vigiar o selo, permanecendo nos Cinco Picos Antigos de Rozan.

Arcos[]

A Saga de Hades se divide em três arcos denominados "chapters" (em inglês) e oficialmente no Brasil em "sagas":

Santuário[]

Artigo principal: Hades (A Saga do Santuário)

A rebelião de Saga de Gêmeos (ocorrida 4 anos antes), as batalhas em Asgard e o despertar de Poseidon logo em seguida enfraqueceram ainda mais o efeito do Selo de Atena, chegando, finalmente, o dia em que o selo da torre se desfez. Assim foram libertados os 108 espectros ou 108 estrelas malignas, os espectros terrestres (ex: Myu de Papillon, Giganto de Ciclope e Miles de Elfo) foram atacar diretamente o santuário, não apareceram de fora e sim atacaram de dentro do santuário ou seja, muitos passaram facilmente pela casa de Áries e Touro, porém encerrando sua jornada na casa de Virgem. A maioria deles foram eliminados sem algum sacrifício com exceção de Niobe de Deep que por atacar Aldebaran de surpresa o matou sendo levado á morte junto com o mesmo. Myu de Papillon, Laime de Verme e Giganto de Ciclope, foram eliminados por Mu, Aioria e Shaka. O dia em que o selo se defez, foi no ano de 1990.

Além dos 108 espectros originais, Hades revive Cavaleiros de Atena e oferta á Shion de Áries o antigo mestre do santuário assassinado por Saga de Gêmeos, aceita imediatamente a oferta de Hades, tendo em sua mente o plano de entregar a Atena sua armadura divina, algo essencial ao rumo da guerra santa. Porém todos eram vigiados por espectros originais, assim tendo que fingir trair Atena.

Inferno[]

Artigo principal: Hades (A Saga do Inferno)

A única maneira de chegar ao Inferno sem se submeter aos domínios de Hades é despertando o oitavo sentido (Arayashiki), Atena e Shaka de Virgem atingem o Arayashiki e vão ao inferno enfrentar Hades.

Ainda no castelo de Hades, Saga, Shura e Camus que deveriam matar Atena, tentam enganar Pandora, a irmã mais velha de Hades com o sangue de Atena em um manto, Shura rapidamente mantêm Pandora de refém, porém uma risada maligna e horrenda escoa na sala onde estavam, A triáde cai, pois seu tempo de vida de até doze horas para matar Atena tinha acabado, Pandora ri, Com a chegada de Seiya e os outros, a morte deles é acompanhada, Pandora sai de lá. Radamanthys joga Mu, Milo e Aioria no mundo dos mortos, o mesmo para os cavaleiros de bronze, Dohko e Kanon, foram divididos em grupos: Shun e Seiya, Kanon Hyoga e Shiryu, e Dohko sozinho.

Elíseos[]

Artigo principal: Hades (A Saga dos Elísios)

Com receio de que seu corpo mitológico original, nascido da relação entre Cronos e Réia fosse ferido, Hades separou sua alma dele e o escondeu no Templo do Eclipse, localizado nos Campos Elíseos.

Atena é trazida por Hypnos e aprisionada pelo deus nos Campos Elíseos. O Inferno e os Elíseos são separados pelo Muro das Lamentações que somente permite a passagem dos deuses ou por alguém com a proteção divina (no caso dos cavaleiros de bronze Shiryu Hyoga Shun e Seiya com armaduras renascidas com o sangue de Athena, e Ikki com uma pulseira de Pandora).

As Estrelas do Mal[]

Aqueles que acolhem a alma de um Espectro adquirem uma armadura protetora chamada Surplices, negra e brilhante como o ébano. Com as Surplices, os Espectros conseguem ir e vir entre o mundo dos vivos e o Mundo dos Mortos, sem que precisem despertar uma energia cósmica maior neles. Além disso, como a Surplices é destinada ao escolhido segundo a Estrela Maléfica que rege sua vida, o Espectro não precisa enfrentar um treinamento como os Cavaleiros de Bronze ou ter alguma qualificação natural como os marinas. A Surplices reagem sobre o corpo daquele ser escolhido pela Estrela Maligna, transformando sua natureza para que aceite o uso da veste. Em outras palavras, o Espectro nada mais é do que um meio para a Surplices exercer sua função, um tipo de marionete. Pode-se até dizer que a Surplices é que controla o Espectro. Essa propriedade de modificar o corpo de quem a veste parece transformar as pessoas em algo não humano, como o exemplo de Myu de Papyllon.

Os planos diabólicos de Hades não pararam quando ele produziu 108 guerreiros com poderes similares aos dos Cavaleiros de Atena. Criando um campo de força em torno do Castelo de Hades localizado na Terra, o Senhor das Trevas restringiu o poder dos Cavaleiros, ganhando território para que a vitória fosse quase completa. Dentro desse campo de força, nem mesmo os Cavaleiros de Ouro são páreo para os Espectros. Isso explica por que três dos Cavaleiros de Ouro foram enviados para o Inferno ainda em vida por Radamanthys, sem ao menos reagirem.

Os dois deuses superiores aos espectros, Thanatos e Hypnos, sempre desprezaram a existência dos Espectros porque sabiam que o poder deles vinha, na realidade, das Surplices. Para os dois, não importava se todos os espectros morressem, pois logo poderiam ser substituídos por outros escolhidos pelas Estrelas Maléficas, sem que houvesse desfalque no exército. Além disso, eles tinham absoluta confiança que o poder dos dois bastaria para resolver todos os problemas, caso fosse necessário.

Por que os espectros são 108? Segundo os ensinamentos budistas, o número 108 representa os 108 sentimentos que atormentam e desorientam a vida dos seres humanos. Os sentidos por meio dos quais compreendemos e percebemos determinadas situações são a base deste cálculo. A natureza desses sentidos origina-se da visão, da audição, do olfato, da gustação, do corpo físico e da mente. Cada qual pode ser qualificada em três sentimentos ou sensações que são: 'agradável', 'desagradável' e 'indiferente'. Para se entender a origem do 108, multiplicamos as seis percepções por esses três sentimentos. Assim, temos que 6 x 3 = 18. Esses 18 sentimentos podem, por sua vez, ser movidos por sentimentos 'puros' e 'impuros' e, assim, multiplica-se novamente por 2, totalizando 36. A existência, no entanto, abrange experiências do Passado, do Presente e do Futuro e, por isso, deve-se multiplicar novamente esses 36 sentimentos pelas 3 dimensões temporais, o que totaliza 108. No Japão, na passagem de ano, há o ritual de se tocar os sinos 108 vezes, que simboliza a purificação desses 108 sentimentos que causam a infelicidade dos homens. Por isso também o rosário do Shaka tem esses 108 sentimentos representados em 108 contas.

Mundo dos Mortos[]

Artigo principal: Meikai

É o reino de Hades e palco da Guerra Santa entre o Imperador das Trevas e Atena. Somente aqueles que despertam o Arayashiki (8° sentido), conseguem adentrar no Mundo dos Mortos sem perder a vida.

Dentro do reino de Hades estão o Inferno, onde os seres humanos são punidos por seus pecados, e os Campos Elíseos, o paraíso reservado para os humanos que alcançaram o perdão dos deuses.

Diferenças entre mangá e anime[]

Mangá[]

Artigo principal: Lista de capítulos da Saga de Hades
  • Somente Shion e os Cavaleiros de Ouro mortos na batalha das Doze Casas são ressuscitados por Hades;
  • Dentre os cinco cavaleiros de bronze principais, Shiryu é o único presente no Santuário durante a invasão dos Espectros de Hades;
  • Shiryu parte dos cinco picos para o Santuário onde se defronta com a luta entre seu mestre e Shion;
  • Ikki só aparece a partir da Fase Inferno onde interrompe o ataque de Minos, a Marionete Cósmica, que é aplicado em Kanon;
  • Os cavaleiros de bronze menores enfrentam alguns espectros no lado de fora do Santuário;
  • Na luta entre Mu de Áries e Myu de Papyllon, eles arremessam pilares um contra o outro, em seguida Myu invoca suas fadas onde não tem nenhum sucesso contra Mu e acaba caindo na Rede de Cristal e derrotado pela Extinção Estelar;
  • Durante o choque das Exclamaçãoes de Atena na Casa de Virgem, com a ajuda de Shiryu, o golpe é rebatido contra Saga, Camus e Shura;
  • No castelo de Hades, alguns espectros estão presentes. Seiya cai no buraco do Mundo dos Mortos junto com Valentine de Harpia;
  • Shion morre logo após os Cavaleiros de Bronze terem suas armaduras restauradas com o sangue de Atena, não chegando a trocar palavras com Dohko antes disto; Saga, Camus e Shura são os últimos Cavaleiros Renegados a morrer.
  • Seiya derrota Valentine de Harpia com um poderoso chute que causa vários ferimentos e danos na surplices do espectro;
  • Seiya e Shun foram os únicos cavaleiros de bronze presentes na destruição do muro das lamentações.

Anime[]

Artigo principal: Lista de Episódios da Saga de Hades
  • Nove cavaleiros de prata também são ressuscitados por Hades;
  • Todos os cavaleiros de bronze estão no Santuário;
  • Ikki tenta impedir Shiryu de entrar no Santuário, mas não tem sucesso, logo depois Shiryu se encontra com Seiya no Coliseu onde Seiya lutou com Cassius pela armadura de Pégaso;
  • Na luta entre Myu e Mu, Seiya está presente e acaba sendo atacado pela telecinese de Myu, mas consegue se libertar da telecinese queimando seu cosmo, depois disso Seiya acaba partindo para a próxima casa a mando de Mu, assim Myu já invoca suas fadas e segue a luta como no Mangá;
  • Seiya, Hyoga, Shun e Shiryu interferem no confronto dos cavaleiros de ouro lançado o choque das Exclamações de Atena para cima;
  • Seiya derrota Valentine com seus Meteoros de Pégaso;
  • Shion ainda está vivo após os Cavaleiros de Bronze saírem do Santuário e aparece no final trocando palavras com Dohko, antes de morrer; Saga, Camus e Shura morrem antes de Shion.
  • Hyoga e Shiryu também aparecem na destruição do Muro das Lamentações.

Jogos[]

Artigo principal: Saint Seiya: The Hades

Foi feito um jogo sobre a saga antes dos animes da Fase Elíseos ser lançada, e, por isso, o jogo não retrata toda a saga; somente os 3 juízes são espectros jogáveis.

Navegação[]

Advertisement