FANDOM


Sasha (サ ー シ ャ Sāsha) é a reencarnação de Atena no século XVIII, e uma das personagens principais do mangá Saint Seiya: The Lost Canvas, de Shiori Teshirogi. Passou a infância em um orfanato na Itália com seu amigo Tenma e seu irmão Alone (o hospedeiro do Deus Hades), antes de ser levada para o Santuário por Sísifo de Sagitário.

Origem do nome

Sasha é o diminutivo do nome "Alexander" e "Alexandra", que em grego significa "defensor da humanidade."

Características

Aparência

Sendo a encarnação anterior da Deusa Atena, Sasha é muito parecida com Saori Kido, tem o mesmo cabelo lilás, olhos verdes e uma longa túnica branca. As Diferenças com Saori são sutis, como a pulseira em sua mão direita, o cabelo num tom mais claro, os olhos têm uma tonalidade mais esverdeada (os de Saori têm um tom azulado), além de ter um busto mais desenvolvido do que Saori.

Ele usa um vestido branco sem mangas durante o ataque de Hades ao Santuário. Depois são agregados detalhes extra: é adicionado um pescoço alto e longo, mangas soltas deixando os ombros nus. Isto dá-lhe uma aparência mais elegante. Ela corta brevemente seus cabelos no mangá.

Personalidade

Sasha é uma pessoa muito doce e muito gentil (uma característica comum de Atena). Ao contrário de Saori, Sasha teve uma vida simples como uma orfã, isso fez dela uma pessoa bem humilde e simpática, conseguindo facilmente criar laços de amizade com seus cavaleiros, tendo vivido com Tenma e Alone durante sua infância, Sasha possuí um vínculo especial com estes dois, chorando muito quando foi levada ao santuário por Sísifo

Ela mostrou várias ser uma pessoa empática, muitas vezes sendo comovida pela morte dos seus Cavaleiros, e chorando quando Shion e Dohko matam os três Cavaleiros de prata, ela também é mostrada sendo capaz de criar fortes laços com seus amigos e inspira-los, principalmente os cavaleiros de ouro, como Hasgard, Kardia, Sísifo e Sage. Também mostra grande tristeza mesmo para com a morte de seus inimigos, mostrando seus pêsames pelos espectros de Hades (ela diz abertamente Kagaho).

Sasha é uma pessoa com força e com grande maturidade, mostrando-se bem consciente de seu papel como Deusa da terra, estando disposta aceitar seu papel desde pequena, apesar do sacrifício que implica, uma demonstração de sua força é quando ela descobre que Alone tornou-se Hades e, apesar de ser seu irmão, decide enfrenta-lo para proteger o mundo

Histórico

É a encarnação passada da deusa Atena que sempre aparece quando forças malignas atacam a Terra. É a Atena da época de Shion de Áries e Dohko de Libra.

Sasha passou a infância com seu irmão Alone e seu amigo Tenma em uma pequena vila na Itália, indo depois para o Santuário, na Grécia, escoltada por Sísifo de Sagitário. Antes de partir, deu a Alone e Tenma pulseiras feitas de flores, como algo que vai reuní-los um dia. Curiosamente, o reencontro entre os três acontece no Santuário de Atena . Ela primeiro reencontra Tenma - antes do mesmo ser graduado cavaleiro - pouco tempo depois, Alone invade pessoalmente o santuário. Embora em lados opostos, Sasha deseja viver com Tenma e o irmão novamente, como prometeu.

Inicialmente, Sasha acompanha a guerra santa por meio de relatórios. Um dos primeiros que chega a seu conhecimento são de um trio de cavaleiros de prata, únicos sobreviventes de uma missão de repressão a espectros. Os mesmos acabam se revelando com sobrepeliz, tentando assassiná-la. São detidos por Shion e Dohko, porém, antes de morrerem, pedem que Atena os perdoe e que a sua vontade era de voltar a lutar em nome dela.

Depois da morte de Albafica de Peixes, que morreu para derrotar Minos de Grifo e suas tropas que pretendiam invadir o santuário, Sasha descobre que Alone pode reviver os Espectros de Hades . Ela então passa a usar seu cosmo para criar uma barreira, envolvendo toda a área do Santuário, a fim de impedir a ressurreição dos espectros. Tal fardo só é aliviado com a confecção do Rosário de 108 Contas que mantém presas as almas dos espectros - isto, por sua vez, custou a vida de Asmita de Virgem. Sem um motivo aparente.
Sasha Vs Alone

Confronto entre irmãos; Sasha Vs Alone

Alone invade sozinho o Santuário, surgindo no relógio de fogo. Sasha, junto do Grande Mestre, tentam selar Hades. Em vias de conseguir, são subitamente interrompidos pela chegada de Pandora e de alguns espectros. Talvez por isso, Hades tenha perdido a vontade de lutar. 

Após muitos sacrifícios de cavaleiros, e mesmo com os grandes deuses gêmeos Thanatos e Hypnos além dos subordinados de Hypnos derrotados, Hades passa a se empenhar como nunca em concluir o Lost Canvas, o novo golpe de Alone, uma pintura que ia trazer o fim à humanidade. Assim, para deter os planos do Imperador do Inferno, Sasha recorre a um antigo rival, com quem travou incontáveis batalhas, em encarnações anteriores, como Atena: Poseidon! Para essa missão ela incumbe Dégel de Aquário, que leva seu companheiro Kardia de Escorpião, para trazer o poder do Imperador dos Mares. A missão é cumprida, mas custa as vidas dos dourados aquariano e escorpiano. Mas, com o poder de Poseidon em mãos - retido em um Oricalco - as tropas de Atena se movem para Jamiel, a procura de um barco que podia auxiliá-los na ida ao Lost Canvas. Ali se dão alguns combates contra Aiacos de Garuda e suas tropas. Todos acabam derrotados.

Com o barco devidamente reparado, Sasha, liderando seu exército, parte. No caminho acabam bloqueados  pelo espectro Faraó de Esfinge, que testando a lealdade de alguns cavaleiros os mata, extraindo seus corações. Sasha se oferece para testar suas convicções, sendo impedida por Tenma e Sísifo - que é quem da cabo do espectro. Os problemas não terminam ali, sendo que agora o problema surge na aparência de um enorme portão. É necessário que Sísifo, Regulus e Shion recorram ao golpe proibido, Exclamação de Atena, para porem abaixo o obstáculo. Eles obtêm êxito, mas a custo da vida do dourado sagitariano.

TLC 040

O preço a se pagar para atravessarem o caminho.

Logo mais a frente se deparam com um arco onde trazia escrito que aqueles que o atravessassem deviam se desfazer de todos os sentimentos. A grande maioria do exército de Atena não é capaz de se desprender do passado, acabando que por virarem estátuas - todos menos Sasha, Tenma, Regulus e Shion. É quando surge Caronte de Aqueronte que propôs guiá-los em troca de Sasha ceder-lhe os cabelos. A garota concorda, e tão logo se desfaz de seus longos cabelos, Caronte os lança ao vento. Alguns fios chegam até Hades, que os mistura na tinta criando uma pintura com os cabelos de Atena. O resultado disso foi que Sasha não tem mais o seu poder e cosmo divino.

Mesmo agora não passando duma reles humana, Sasha não cogita ficar para trás. Seguindo enfrente, chega ao primeiro dos templos demoníacos, Mércurio, onde encontra-se com Yohma de Mefistófeles, pai de Tenma. Testemunhando o caloroso diálogo entre pai e filho, o espectro, num dado momento, ignora Tenma e se aproxima de Sasha, que argumenta não se arrepender da escolha que fez - isto é, ela, como Atena, ter reencarnado como uma menina órfã. Yohma desiste de continuar com o confronto, permitindo ao grupo que passem.

No templo seguinte, Vênus, Sasha, Tenma e Regulus, passam sem grandes contratempos. No Templo da Terra, o trio se depara com Kagaho de Benu. A fúria de Benu, bem como suas chamas agressivas visando afastar dele todo tipo de sentimento, não escapou aos olhos de Sasha, que mesmo sendo humana, tenta fazê-lo mudar seu jeito de ver o mundo. Atitude inútil, e prestes a ser carbonizada é salva por Dohko de Libra, que lhe entrega a sagrada Armadura de Atena. O libriano assume dali.  

TLC 088

Sasha vestindo pela primeira vez a Armadura de Atena.

A adversária de Sasha, por assim dizer, estava dois templos adiante, no de Saturno. Em má hora, Pandora, acompanhada de Radamanthys e Cheshire de Cat Sidhe acabam por encontrarem com Sasha, Tenma e Regulus. Sentindo que a luta era iminente, Sasha opta por vestir sua sagrada armadura. O traje tem efeito contrário ao esperado; por um lado Sasha está mais protegida do que outrora. Por outro, sem seus poderes divinos, fica incapaz de controlar o peso da armadura, mal podendo se sustentar em pé.

TLC 109

Sasha, contra a rival, Pandora

Sasha não dispõem de forças para se defender das contínuas agressões. Tenma e Regulus não podem ajudar, pois Radamanthys lhes barrava o caminho. Era certo que se continuasse naquele ritmo, Sasha morreria. Porém mesmo não dispondo mais de seus poderes de deusa, ainda lhe restava algum poder. Sasha atinge Pandora - não o físico, mas em suas lembranças. Pandora fica um tanto comovida após assistir suas próprias recordações, mas isso não a faz desistir de continuar o confronto. É quando tornou a surgir Yohma de Mefistófeles, que usando de seus poderes divinos (por ser a reencarnação de Kairos) separa todos. Sasha fica sozinha, inconsciente, em algum lugar fora dos templos demoníacos. Pior: em companhia de Cheshire de Cat Sidhe, que parece ficar sem saber ao certo o que fazer. Quando por fim decide matar Sasha, visando ser beneficiado, os poderes outrora selados na pintura, são liberados. Seus cabelos voltam a crescer e seu corpo se enche novamente com poderes divinos.  

A primeira coisa que Sasha faz é voltar ao barco onde estava todo seu exército petrificado. Seu cosmo caloroso os liberta de sua prisão. Agradecidos, insistem em acompanhá-la na batalha final, mas Sasha recusa dizendo que o fim da guerra santa  e o confronto com Hades era uma coisa que só ela e Tenma podiam fazer.

TLC 117

Sasha, Tenma contra Alone

Sasha ainda tem uma breve conversa com Aspros de Gêmeos - que derrotou Yohma de Mefistófeles e lhe entregou o rosário usado para selar as almas dos espectros. Pouco depois, reencontra Tenma e Alone no fim dos templos demoníacos. Dispensando qualquer falatório, os três iniciam a última batalha. 

Sasha não luta usando todo seu cosmo em razão de ainda querer libertar seu irmão da influência negativa do imperador do inferno. Acaba acontecendo que Hades toma posse definitivamente de Alone, manifestando-se através do corpo deste. Felizmente, por meio da intervenção dos cavaleiros de ouro, sua alma é separada de Alone, que volta a naturalidade. O recuo de Hades não representava o fim da guerra, e Sasha se prepara para o tudo ou nada. Antes de partir, confere a Dohko e a Shion duas importantes tarefas, depois pede a Atla que teletransporte todos de volta a terra. Feito isso, rumou junto a Tenma e Alone para encontrar Hades. Mesmo não possuindo um corpo físico, o cosmo de Hades não era de modo algum menos poderoso que o de Sasha. Tenma e Alone sobrepõem seus punhos encima do de Sasha, mostrando a pulseira de flores que simbolizava a forte união entre os três. O poder expelido derrota Hades. Quanto a Sasha, finalmente havendo alcançado o objetivo proposto, se une a Tenma e Alone para permanecerem juntos.

Curiosidades

  • É a primeira reencarnação de Atena conhecida por não ter nascido no Santuário.
  • Embora na mitologia, Hades e Atena sejam tio e sobrinha, Alone e Sasha nasceram como irmãos.
  • Ao longo da história ela mostra ter um excelente conhecimento de batalha corpo a corpo e de gestão do cosmos, algo que provavelmente porque desde a infância foi treinada no Santuário.

Galeria

Divindades
Deuses Primordiais
(Episódio G)
Urano (o Céu) • Pontos (o Mar) • Érebo (a Escuridão) • Eros (o Amor) • Gaia (a Terra)
Deuses Olímpicos ZeusPoseidonHadesAtenaApoloÁrtemisAresHermesAfrodite
Clã dos Titãs
(Episódio G)
CronosHyperionCéosIapetoCréosOceanoRéiaTêmisMnemôsineTéiaTétisFebePrometeu
Clã dos Gigas
(Episódio G)
LyaxPhloxAnemosBronteSpateZugilosHoplismaDrakonThêr
Deuses dos Sonhos
(The Lost Canvas)
OneirosMorfeuFântasoÍceloFobetor
Panteão Egípcio
(Episódio G)
AnubisApófis
Panteão Celta
(The Lost Canvas)
LugBalorEthlinn
Panteão Asteca
(The Lost Canvas)
TezcatlipocaQuetzalcóatl
Panteão Romano MarteSaturnoDianaVulcanoBacoRômuloCupidoPlutão
Panteão Nordico OdinLoki
Outras Divindades TártaroCaosCronosKairosHypnosPallasThanatosDeimosFobosTifãoAbelNikéÉrisDeusEuríbiaPerséfoneApsu
Semideuses e portadores de Ikhor KardiaTenmaDohkoRadamanthysEdenShura (G) • Sigurd
Pseudodeuses AriaCavaleiro de OfiúcoFeiyanSagaBalder

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória