Saint Seiya Wiki
Registre-se
Advertisement
Saint Seiya Wiki
Artigo
Galeria


Shaina de Ofiúco é uma Amazona de Prata nos séculos XX e XXI. Inicialmente inimiga de Seiya de Pégaso, Shaina se torna uma importante aliada dos Cavaleiros de Bronze conforme a série progride.

Origem do nome[]

(シ ャ イ ナ): O mais provável é que a intenção de Kurumada era chamá-la de Shiner, "brilhante" em inglês, porque nessa constelação foi visto pela última vez a explosão de uma supernova, que era naquele tempo a estrela mais brilhante em todo céu.

"Shiner" também é aplicado para se referir a um "olho roxo" e isso só serve para confirmar que a intenção de Kurumada era chamá-la de Shiner e não Shaina, porque em sua máscara é claramente visto que seus olhos são rodeados por linhas roxas.

É claro que o katakana não aplicável, porque, para ser "olho roxo" deve ser escrito dessa forma "シ ャ イ ナ ー" mas isto poderia ser apenas um simples erro de tradução, como outros que Kurumada cometeu. Shaina em hebraico significa "bonito", e curiosamente, é muito incomum para ser aplicado como um nome.

Características[]

Aparência[]

Shaina é uma mulher de porte atlético. Possui longos cabelos na cor verde-claro e, como todas as amazonas, sempre mantém o rosto escondido sob uma máscara. Ao contrário do que sua atitude sugere, seu rosto é bonito, suave e gentil, com grandes olhos verdes que expressam doçura. Suas vestes consistem em uma malha marrom, malha cinza em seu braço direito, calça justa verde, polainas na cor rosa e sapatos de salto alto na cor amarela. Ao contrário de outras Armadura de Prata, a sua cobre apenas pequenas partes do corpo, consistindo apenas de um peitoral, duas almofadas de joelho, uma pulseira de antebraço esquerdo que vai desde os dedos até o cotovelo e usa uma tiara / coroa paralelo endossado à cabeça para ir de orelha a orelha; no topo é esculpida a cabeça de uma cobra, levemente dobrados como se estivesse rastejando para a frente.

Ao fim da saga de Poseidon, ela usa uma blusa cinza de gola alta, jaqueta jeans e calça verde., sendo a única vem em que ela usa outro visual.

Personalidade[]

Shaina é dura, agressiva e imponente. Após a derrota de seu discípulo Cassios para Seiya de Pégaso, ela torna-se uma inimiga mais feroz para do Cavaleiro de Bronze, cheia de ódio e raiva, especialmente após Seiya em sua primeira luta quebrar sua máscara e ver seu rosto. Mas a regra em tal situação é matar o homem que viu o rosto de uma Amazona ou apaixonar-se por ele.

Ela o persegue algumas vezes, decidida a matá-lo, mas Shaina realmente acaba se apaixonando. Uma vez que esses sentimentos são expostos, Shaina abandona a inimizade para tornar-se amiga e aliada dos Cavaleiros de Atena, estando regularmente ao lado de Seiya e muitas vezes colocando sua própria vida em risco para salvá-lo.

Shaina, ao lado de Marin de Águia, é considerada uma das Amazonas mais poderosas do Santuário, cuja força impressiona muito os homens, e é temida e respeitada pela maior parte de seus companheiros, como Ichi de Hidra.

Histórico[]

Passado[]

Shaina impõe um duro treinamento as demais candidatas a Amazona

Shaina impõe um duro treinamento as demais candidatas a Amazona.

Anime - O passado de Shaina é desconhecido na obra original, contudo, na adaptação em anime, é revelado uma micro-história. Desde jovem Shaina mostrava aptidão para a luta, sendo enérgica e rigorosa nos treinamentos, derrotando várias candidatas a Amazona ao mesmo tempo.

Shaina e Seiya-0

Shaina conhece Seiya.

Em certa ocasião, um coelho havia entrado no campo de treinamento. Mesmo tendo um caráter impetuoso, Shaina demonstra seu lado gentil, acariciando o animalzinho. É quando ela percebe a presença de Seiya, que havia entrado lá perseguindo o coelho para o jantar. Imediatamente Shaina retoma sua agressividade, tomando Seiya como um inimigo por invadir uma área reservada as mulheres. Quando ia atacar, seu pulso começa a sangrar. Preocupado, Seiya improvisa uma atadura e fecha o ferimento. Aquele gesto despertou em Shaina sentimentos por Seiya que aflorariam ao longo do tempo.

Batalha pela Armadura de Pégaso[]

SEIYA VS SHAINA

Shaina vs Seiya.

O tempo passa. Shaina, agora uma Amazona de Prata, tinha sob sua guarda o jovem Cassios, um aspirantea Cavaleiro. Sua batalha final seria contra Seiya, aluno de Marin de Águia. Shaina incentiva as ações brutas de seu aluno, mesmo quando Cassius aproveita um descuido de Seiya para atacá-lo. Infelizmente Seiya vira o jogo e acaba derrotando Cassios, recebendo o título de Cavaleiro bem como a Armadura de Pégaso.

Ressentida com a derrota, Shaina ordena a seus Soldados que buscassem Seiya, instruindo-os de não deixá-lo sair com vida. Shaina pessoalmente se junta a busca, interceptando Seiya e Marin quando estes tentavam deixar o Santuário. Marin se abstém de lutar, dizendo a Seiya que deveria lutar por si mesmo. A luta pesa para Seiya que veste a Armadura de Pégaso. Infelizmente, por não ter controle pleno do Cosmo, a Armadura torna-se um peso morto limitando os movimentos de Seiya. Shaina intima Seiya a lutar, ao mesmo tempo em que seus soldados surgem e começam a espancar o Cavaleiro de Pégaso. Seiya levanta, e queimando sua cosmo-energia, dispara o Meteoro de Pégaso, derrotando os Soldados bem como partindo em duas a máscara de Shaina. Seiya faz um comentário humorado sobre a aparência de Shaina, a qual promete que a próxima vez que se encontrarem Seiya deveria lutar com todas as forças.

Batalha contra os Cavaleiros de Bronze[]

JAMIAN, CAPELLA, DANTE, SHAINA E ALGOL DESTROEM O COLISEU

Os Cavaleiros de Prata destroem o Coliseu da Fundação Graad.

Mangá - Devido os Cavaleiros de Bronze lutarem na Guerra Galáctica, infligindo as Leis de Atena que proibia lutas por motivos pessoais, o Santuário os condenam a morte. O Grande Mestre despacha os Cavaleiros de Prata para executarem a sentença. Shaina forma grupo com Algol de Perseu, Capella de Auriga, Dante de Cérbero e Jamian de Corvo. Seu primeiro ato foi destruir o Coliseu da Fundação Graad. [2]Posteriormente Shaina rastreia o Cosmo de Seiya, o encontrando no momento que combatia Jamian. Em desvantagem e com um braço faturado, Seiya opta se retirar, pulando, junto de Saori, de um precipício. Shaina decide segui-lo com a segurança da luz do dia. No curso de localizá-los, Shaina sente um gigantesco Cosmo emanando do fundo do abismo, a fazendo imaginar que tal poder seria de Atena. Neste momento, Algol, Capella e Dante surgem, e a Amazona de Ofiúco, por razões desconhecidas, decide se retirar.[3]

Shaina vence Marin

Shaina vence Marin (16)

Anime - Depois do que aconteceu no primeiro episódio, Shaina treina duro para se vingar, ela recebe uma partida de treinamento com Marin. Shaina luta furiosamente, Marin consegue se esquivar e se cansa rapidamente, Marin reclama porque pensou que era uma luta de treinamento e tenta se defender, mas Shaina prova ser muito mais difícil, rápida e forte, Shaina derrota Marin com uma única Garras de Trovão, mais tarde, continua a chutar Marin até que ela esteja completamente à sua mercê, então Shaina começa a usar seus punhos batendo ainda mais forte, Marin não pode reagir porque os golpes de Shaina são devastadores e ela começa a sangrar abundantemente, mas Aiolia Interrompa rapidamente essa surra brutal salvando a Marin antes que Shaina mate ela.

Shaina and marin-ep20p

Marin bloqueia a passagem para Shaina.

Shaina então sugere a Gigas usar Geist. Mais tarde, Shaina luta contra Seiya novamente, mas desta vez ela usa sua armadura. Shaina não tem problemas em dominar o ataque de Seiya e pode acertá-lo várias vezes com suas Garras de Trovão, após um choque de técnicas, Shaina consegue vencer e agarra o pescoço de Seiya, mas Marin interrompe a luta e Seiya consegue escapar. Shaina poderia derrotar Marin novamente, mas não há honra em lutar contra um rival desarmado, além de estar fora do Santuário, se alguém descobrir que ela está lutando lá, ela terá problemas.

ALGOL, SHAINA E SPARTAN

Shaina forma parceria com Algol de Perseu e Spartan.

Shaina forma parceria com Algol de Perseu e Spartan, atraindo os Cavaleiros de Bronze para uma ilha deserta. Ali, Shaina tem um rápido combate contra Seiya, conseguindo, até certo ponto, sobrepujar o Cavaleiro de Pégaso. Seiya, contudo, demonstra ter evoluído durante os confrontos passados e utilizando o Cometa de Pégaso, derrota Shaina. [4]Dado os ferimentos, a Amazona não participa mais das batalhas, que terminam com Shiryu de Dragão tendo se cegado para derrotar Algol.[5] Spartan toma Shaina em seus braços e foge, voltando ao Santuário.

JAMIAN PERPLEXO COM A SENSAÇÃO

Shaina, ao lado de Jamian, sente o Cosmo emanado por Saori.

Recuperada, Shaina, agindo de forma independente, volta ao oriente, intervindo na luta entre Seiya e Jamian. Seiya se joga com Saori do precipício, e ao amanhecer Shaina os encontra. Saori manifesta uma poderosa cosmo-energia que paralisa Jamian o fazendo perder o comando sobre os corvos. Shaina imagina se aquela menina seria Atena. Eventualmente Hyoga de Cisne e Shun de Andrômeda aparecem. Shaina os combate, mas acaba superada e desaparece.

Shaina mostra seu rosto a Seiya

Shaina revela seu rosto a Seiya.

A Amazona de Ofiúco reaparece no hospital, onde tenta matar Seiya que consegue escapar a tentativa de assassinato. Seiya não entende a obsessão de Shaina em querer destruí-lo. A Amazona então explica sobre o dogma envolvendo as Amazonas, que deviam lutar sempre de máscaras, e ter seu rosto visto era uma humilhação pior que ser vista nua. A Amazona é dada duas escolhas; matar quem viu seu rosto ou amá-lo. Shaina tenta ao máximo demonstrar seus sentimentos a Seiya. É quando surge Aiolia de Leão, um dos doze Cavaleiros de Ouro, com ordens de eliminar os Cavaleiros de Bronze e recuperar a Armadura de Sagitário.

Shaina e Seiya

Shaina arrisca sua vida para salvar Seiya e confessa-lhe seu amor.

Em desespero, Shaina se joga para proteger Seiya, recebendo todo o impacto do ataque de Aiolia. Posteriormente Aiolia, tendo se redimido perante Atena, regressa ao Santuário com Shaina, a deixando aos cuidados de Cassios.

[]

Batalha das Doze Casas[]

Shaina fica acamada durante a maior parte das lutas entre os Cavaleiros de Bronze contra os Cavaleiros de Ouro. Quando acorda, Cassios conta a ela sobre as batalhas. Preocupada com Seiya, Shaina tenta seguir para as Doze Casas, mas é impedida por Cassios.

Quando recobra os sentidos, Shaina encontra-se com Aiolia que trazia o corpo de Cassios. Shaina se enfurece pela morte de seu pupilo, querendo ela mesma acabar com o Grande Mestre. Aiolia não permite e golpeia a Amazona. Recuperando-se, Shaina ruma para as Doze Casas.

Shaina vs Faetonte

Shaina vs Faetonte.

Mangá - Shaina surge no caminho entre a Casa de Peixes e a Sala do Grande Mestre. Ela diz para Seiya seguir enfrente e deixar Marin aos seus cuidados. Quando Marin recobra os sentidos, ela conta que esteve em Star Hill, onde encontrou o cadáver do verdadeiro Grande Mestre.

Anime - Shaina encontra Marin no momento em que era atacada por Píton e seus Soldados. Shaina assume a luta, derrotando o grupo e instruindo Marin de levar Píton que sabia da existência duma passagem secreta pelas Doze Casas. Somente mais tarde, Shaina se encontra com Marin, no caminho entre a Casa de Peixes e a Sala do Grande Mestre. Posteriormente Shaina e Marin chegam ao Templo de Atena, onde se reúnem com todos logo após a derrota de Saga de Gêmeos.

Saga de Asgard[]

Bado vs Shaina

Shaina tem seu ataque parado por Bado.

Saga criada exclusivamente para o anime. Nela Hilda de Polaris, representante de Odin em Asgard, país do extremo norte da Europa, apoiada pelos Guerreiros Deuses, declara guerra ao Santuário de Atena. Shaina luta ao lado dos Cavaleiros de Bronze e Atena, e se infiltra em Asgard. Ela se encontra com Marin que lhe conta o segredo envolvendo Shido de Mizar.

Sua primeira luta é contra Bado de Alcor, irmão gêmeo de Shido, o qual tinha por ambição tomar a posição do irmão. Shaina luta como pode, mas Bado demonstra um poder superior ao da Amazona que acaba vencida. Mais tarde, Shaina atua na proteção de Seiya contra Siegfried de Dubhe, o último Guerreiro Deus, recebendo o ataque deste.

Saga de Poseidon[]

Shaina enfrenta Thetis de Sereia

Shaina enfrenta Thetis de Sereia.

Shaina invade a Fortaleza Submarina, trazendo consigo a Armadura de Libra, cujo o poder de suas armas eram capazes de derrubar os Sete Pilares. A Amazona entrega o traje aos cuidados de Kiki, ficando para combater Thetis de Sereia. Com o desenrolar dos combates, Shaina sente os Cosmos dos Cavaleiros de Bronze sumirem um após o outro. Preocupada, Shaina derrota Thetis e parte sentido o Templo de Poseidon para derrotá-lo.

Shaina é paralisada pela cosmo-energia de Poseidon

Shaina é paralisada pela cosmo-energia de Poseidon.

Templo de Poseidon - Chegando até o templo, Shaina encontra Julian Solo, sentado em seu trono, incorporando os poderes de Poseidon. A Amazona tem sua máscara rompida, ficando totalmente a mercê de Julian. Shaina tenta atacar, mas é paralisada e posta fora de ação. Eventualmente Seiya chega ao Templo de Poseidon e começa um duro combate, onde o mesmo veste a Armadura de Sagitário.

Seiya dispara algumas flechas que são devolvidas e o atingem. Numa dessas ocasiões, Shaina se coloca para proteger Seiya, revelando seu amor por ele. Eventualmente a união dos Cosmos dos Cavaleiros consegue romper a defesa de Poseidon que é atingido. Atena é salva e a alma do imperador dos mares é selada novamente.

Saga de Hades[]

Shaina constata que o túmulo não foi violado, mas forçado pelo lado de dentro

Shaina constata que o túmulo não foi violado, mas forçado pelo lado de dentro.

Os Espectros de Hades começam a invadir o Santuário. Shaina é a primeira a descobrir a possível rota de entrada, ao constatar vários túmulos abertos, como que se os mortos tivessem levantado. Shaina ordena aos Soldados que tocassem fogo para destruir os corpos, evitando assim que o deus do submundo fizesse uso. Quando Hyoga de Cisne e Shun de Andrômeda chegam, Shaina, obedecendo ordens de Atena, tenta expulsá-los de lá, mas acaba percebendo a importância dos Cavaleiros de Bronze para a batalha e permite que ambos passem (esse encontro só ocorre no anime).

Shaina e Marin

Shaina e Marin observam o sol surgir, evidencia que Hades foi derrotado.

Shaina não chega a enfrentar nenhum Espectro, ficando de guarda no Santuário, junto de Jabu de Unicórnio, Geki de Urso, Nachi de Lobo, Ban de Leão Menor, Ichi de Hidra e Kiki. Marin, que estava desaparecida, reaparece acompanhada de Seika, a irmã mais velha de Seiya. Nos momentos finais da saga de Hades, ajuda a proteger Seika. Thanatos, deus da morte, fala diretamente com os Cavaleiros, dizendo que mataria Seika. Shaina e os demais frustram as tentativas, conseguindo erguer uma barreira com seus Cosmos que anulam os ataques de Thanatos. Os Cavaleiros conseguem triunfar nos Campos Elísios e derrotam Hades. Shaina e os demais veem a luz do sdol, sinalando a vitória contra o deus do submundo.

Next Dimension[]

Shaina e Marin de Águia abordam Hyoga de Cisne e se oferecem para proteger Seiya, permitindo que o Cavaleiro de Bronze possa ir ajudar Atena. As duas Amazonas então defendem Seiya do ataque de Tohma, um Anjo Celeste.

Mais tarde, Shaina se aproxima de Seiya e inconscientemente tenta ataca-lo, sendo parada por Marin. Shaina diz sentir uma dor passageira, mas que não era nada demais. Ela pede a Marin que cuide de Seiya, pois ela precisava ir até as Doze Casas. Marin não entende, já que os Cavaleiros de Ouro morreram e o Santuário está praticamente vazio. Shaina não explica, apenas diz que voltara em breve.

1002621 591035007625352 168137968 n1

Shaina vs Marin.

Um soldado aborda Shaina entre a Casa de Escorpião e a Casa de Sagitário, então aparece Marin que segue Shaina. Marin pergunta o que ela está fazendo naquele lugar, e percebe que tem um simbolo enterrado. Ela então percebe que está nas ruínas da lendária Casa Maligna. Marin pergunta se a lenda que existe desde eras Mitológicas era verdadeira, Shaina então diz que o fim está próximo, não só para o Santuário como para o mundo todo, pois o lendário 13º Cavaleiro de Ouro vai ressurgir.

Shaina começa a se sentir mal e sem explicação ataca Marin, que se vê forçada a lutar. Atacando com o Lampejo da Águia, Marin detém a Amazona de Ofiúco, a deixando inconsciente.

Outras aparições[]

Os Cavaleiros do Zodíaco: Prólogo do Céu[]

Shaina, Jabu e Ichi impedem o avanço de Seiya

Shaina, Jabu e Ichi impedem o avanço de Seiya.

No filme Prólogo do Céu, Shaina está no Santuário, atuando junto a Jabu de Unicórnio e Ichi de Hidra, todos a serviço da deusa Ártemis. Com ordens de impedir a ação dos Cavaleiros de Bronze, Shaina enfrenta Seiya. O Cavaleiro de Pégaso demonstra profundo abatimento pelo sumiço de Saori, não conseguindo queimar o Cosmo e reagir aos ataques dos antigos colegas. Shaina zomba dizendo que foi por causa do estado deplorável de Seiya que Atena o abandonou. Seiya reafirma ainda ser um Cavaleiro, coisa que faz Shaina debochar e dizer que Seiya se agarrava a um título sem valor, aconselhando o mesmo que se esquecesse de Atena. Com a negação de Seiya em partir, Shaina lança um ataque que derruba Seiya. Jabu pergunta se aquilo foi mesmo preciso, o que Shaina responde estarem cumprindo ordens e instrui o restante a continuar a patrulha, pois Seiya não devia ser o único tolo a invadir o Santuário. Mais tarde, Shaina sente o Cosmo de Seiya se apagar, e murmura consigo mesma se seria destino dos humanos serem simples marionetes dos deuses.

Habilidades de luta[]

Como Amazona de Prata, Shaina possui maestria avançada do Cosmo, dando-lhe habilidades superiores às de um Cavaleiro de Bronze, como força sobre-humana e velocidades supersônicas. Shaina é notável por sua ferocidade em combate e a grande agilidade de seus golpes, combinados com saltos para surpreender seu adversário. As unhas incorporam as presas afiadas da cobra, com o qual Shaina desfere golpes cortantes.

Como os protagonistas da série, Shaina tem sido capaz de ultrapassar os seus próprios limites, já que em momentos complicados foi capaz de sobreviver aos ataques de Thanatos, juntamente com os outros Cavaleiros e Kiki.

Técnicas especiais[]

Garras de Trovão 3

Garras de Trovão

Bonecos[]

Shina CM
Cloth Myth
Shina Cassius CM
Cloth Myth (+ Cássius)

Curiosidades[]

  • Na enciclopédia oficial de cavaleiros do zodiaco, Shaina aparece como interesse amoroso principal de Seiya, com 70% de chances de ter um relacionamento sério com ele. É constatado que a declaração de amor por parte dela deixou Seiya surpreso.
  • Shaina é uma das quatro Amazonas conhecidas que pararam de usar as máscaras por escolha, as outras são: Yuzuriha de Grou, Yuna de Águia e Pavlin de Pavão. Embora não se sabe quando ela tomou essa decisão.
  • Shaina foi rebatizada Tisífone em italiano: na mitologia grega, é o nome de uma das três Fúrias da mitologia romana, são chamadas as Fúrias, as responsáveis de se vingar dos assassinos. Vingar a morte de seus companheiros é uma das razões dadas por Shaina para perseguir Seiya.
  • Shaina é chamada de Anego (ア ネ ゴ) por Ichi de Hidra, que significa "irmã mais velha".
  • Na Saga de Poseidon, ela é o único personagem da patente de Prata que lutou contra um Deus sem a intervenção dos Cavaleiros de Bronze.
  • Em cada saga demonstra seus sentimentos por Seiya:
    • Na saga das 12 Casas, ela confessa seu amor após receber um ataque de Seiya.
    • Na saga filler do anime, Asgard, Shaina aparece ajudando Shun a combater Bado de Alcor. Pouco depois tentou proteger Seiya do ataque de Siegfried de Dubhe. 
    • Na saga de Poseidon, recebe a Flecha de Sagitário nas costas, que Poseidon devolve a Seiya, salvando sua vida, e ela novamente diz que o ama e inspira-o a continuar.
    • Na saga de Hades, ela repreende Seika por não estar com Seiya, quando ele estava a procurando. Em seguida, a protege do Deus da Morte, Thanatos, mesmo à custa de sua vida.
    • Em Next Dimension, ela e Marin cuidam de Seiya, que se encontra em coma na cadeira de rodas.
  • Os dubladores de Seiya e Shaina, Toru Furuya e Mami Koyama, se casaram, mas se divorciaram desde 1983. A sua separação foi amigável e os dois continuam a trabalhar juntos com frequência.
  • Shaina, assim Marin, são as primeiras Amazonas de Prata que Masami Kurumada introduziu em seu mangá, embora nem Shaina ou Marin revelem sua categoria até o arco da Batalha Contra os Cavaleiros de Prata.

Referências[]

  1. Perfil da personagem no Site Oficial
  2. Mangá Os Cavaleiros do Zodíaco - Volume 7
    Capítulo 27
  3. Mangá Os Cavaleiros do Zodíaco - Volume 6
    Capítulo 24
  4. Anime Os Cavaleiros do Zodíaco - Episódio 27
  5. Anime Os Cavaleiros do Zodíaco - Episódio 28
Cavaleiros de Atena
Deus
Grandes Mestres
Cavaleiros e Amazonas de Ouro
Cavaleiros e Amazonas de Prata
Cavaleiros e Amazonas de Bronze
Cavaleiros e Amazonas de Patente Desconhecida
Cavaleiros e Amazonas de Aço
Cavaleiros e Amazonas sem Constelação
Soldados, Aprendizes e Subordinados
Advertisement