Saint Seiya Wiki
Advertisement
Saint Seiya Wiki
Shaina de Ofiúco
Shaina de Serpentário (Saintia Sho)


O amor não correspondido é a cruz desta Amazona.

Enciclopédia Oficial.

Shaina de Ofiúco é uma Amazona de Prata nos séculos XX e XXI. Inicialmente inimiga de Seiya de Pégaso, Shaina se torna uma importante aliada dos Cavaleiros de Bronze conforme a série progride.

Origem do nome

(シ ャ イ ナ): O mais provável é que a intenção de Kurumada era chama-la de Shiner, "brilhante" em inglês, porque nessa constelação foi visto pela última vez a explosão de uma supernova, que era naquele tempo a estrela mais brilhante em todo céu.

"Shiner" também é aplicado para se referir a um "olho roxo" e isso só serve para confirmar que a intenção de Kurumada era chama-la Shiner e não Shaina, porque em sua máscara é claramente visto que seus olhos são rodeados por linhas roxas.

É claro que o katakana não aplicável, porque, para ser "olho roxo" deve ser escrito dessa forma "シ ャ イ ナ ー" mas isto poderia ser apenas um simples erro de tradução, como outros que Kurumada cometeu. Shaina em hebraico significa "bonito", e curiosamente, é muito incomum para ser aplicado como um nome.

Características

Aparência

Shaina é uma mulher de porte atlético. Possui longos cabelos na cor verde-claro e, como todas as amazonas, sempre mantém o rosto escondido sob uma máscara. Ao contrário do que sua atitude sugere, seu rosto é bonito, suave e gentil, com grandes olhos verdes que expressam doçura, e sem batom. Seu vestido consiste em uma malha marrom, malha cinza em seu braço direito, calça justa verde, polainas na cor rosa e sapatos de salto alto na cor amarela. Ao contrário de outras armadura de prata, a sua armadura cobre pequenas partes do corpo, consistindo apenas de um peitoral, duas almofadas de joelho, uma pulseira de antebraço esquerdo que vai desde os dedos até o cotovelo e usa uma tiara / coroa paralelo endossado à cabeça para ir de orelha a orelha; no topo é esculpida a cabeça de uma cobra, levemente dobrados como se estivesse rastejando para a frente.

Personalidade

Shaina é dura, agressiva e imponente. Após a derrota de seu discípulo Cassios para Seiya de Pégaso, ela torna-se uma inimiga mais feroz para do Cavaleiro de Bronze, cheio de ódio e raiva, especialmente após Seiya em sua primeira luta quebrar sua máscara e ver seu rosto. Mas a regra em tal situação é matar o homem que viu o rosto de uma Amazona ou apaixonar-se por ele.

Ela o persegue algumas vezes, decidida a matá-lo, mas Shaina realmente acaba se apaixonando, porém seus sentimentos não são compartilhados. Uma vez que esses sentimentos são expostos, Shaina abandona a inimizade para tornar-se amiga e aliada dos Cavaleiros de Atena, estando regularmente ao lado de Seiya e muitas vezes colocando sua própria vida em risco para salvá-lo.

Shaina é considerada a Amazona mais poderosa do Santuário, cuja força impressiona muito os homens, e é temida e respeitada pela maior parte de seus companheiros, como Ichi de Hydra.

Histórico

Santuário

O Santuário possui leis específicas para as Amazonas. Elas devem usar máscaras que cubram todo seu rosto para que o inimigo não a julgue pelo sexo. Se um homem ver seu rosto descoberto, há apenas duas escolhas: matá-lo ou amá-lo. Shaina decide matar Seiya, pois ele viu seu rosto.

Shaina e Seiya

Shaina arrisca sua vida para salvar Seiya e confessa-lhe seu amor.

Após tentar matá-lo diversas vezes (no mangá ela tentou matar só mais duas vezes depois do primeiro encontro), Shaina lentamente acaba por se colocar ao lado de Seiya. Após descobrir que Atena estava com os Cavaleiros de Bronze, ela os apoia na luta contra o Santuário, e é neste momento que sua incapacidade de eliminar Seiya é revelada. Quando ela quase morre ao protegê-lo, o jovem descobre que Shaina foi uma menina que ele ajudou no passado e que jamais esqueceu o fato.

Shaina conheceu o Cavaleiro de Pégaso quando ambos ainda eram muito jovens. Pouco depois da chegada de Seiya, Shaina vê um coelho e tira sua máscara, pois o animal estava com medo e ela não queria assustá-lo mais ainda. Ela escuta os passos de Seiya (ele estava caçando o coelho para comê-lo no jantar), que na época ainda era um aprendiz assim como ela, e se prepara para lutar, mas é impedida pela dor de um ferimento que recebeu durante o treinamento. Ao ver o ferimento, Seiya rasga uma parte de sua túnica e enfaixa o punho da futura Amazona, deixando-a surpresa. Ela reluta, mas Seiya a repreende por não cuidar de si mesma e insiste em ajudá-la.

Seiya ainda não sabia, mas Shaina não poderia ter permitido que o rapaz fosse embora após ver seu rosto descoberto.

Na noite que Seiya vai voltar para o Japão com sua recém conquistada Armadura de Pégaso, Shaina o ataca. Na luta, ele quebra sua máscara e, ao ver seu rosto, menciona que Shaina é mais bela do que ele imaginava. Sem reconhecê-la, Seiya elogia sua aparência e a poupa em combate, alimentando o ódio da Amazona e tornando-a uma de suas maiores inimigas. Mais tarde na série, em um último duelo com Seiya, as emoções de Shaina tomam conta de suas ações e a forçam a proteger Seiya de um ataque de Aioria de Leão e contar a ele que o amava. Chocado com a revelação e com o ataque de Aioria contra Shaina, ele o confronta.

Arquivo:Shaina rosto-ConvertImage.png

O belo rosto de Shaina.

No Santuário, Shaina se recupera de seus ferimentos e lamenta a morte de Cassios. Depois, ela salva Marin e Seiya do efeito das rosas venenosas de Afrodite de Peixes.

Saga de Asgard

Na Saga de Asgard, exclusiva do anime, luta contra Hilda de Polaris e seus Guerreiros deuses, mas acaba derrotada por Bado de Alcor, e mesmo assim recebe um golpe direto de Siegfried de Dubhe, protegendo Seiya.

Saga de Poseidon

Shaina apóia os Cavaleiros de Bronze na luta contra Poseidon. No embate final da saga, Seiya enfrenta o deus dos mares vestindo a Armadura de Sagitário e dispara uma flecha contra seu oponente, mas a flecha é refletida de volta, ferindo o jovem. Ele tenta novamente e o mesmo efeito ocorre, mas dessa vez Shaina o protege.

Arquivo:Eded.jpg

Shaina enfrenta Thetis de Sereia na Saga de Poseidon

Saga de Hades

Durante a batalha contra os Espectros de Hades, foi ela que descobriu antes de todos a rota de invasão do inimigo, e tenta impedir Hyoga de Cisne e Shun de Andrômeda de entrarem no Santuário, mas depois percebe a importância dos Cavaleiros de Bronze e permite que ambos passem (esse encontro só ocorre no anime). Nos momentos finais da saga de Hades, ajuda a proteger Seika, junto com Marin, Kiki, Geki de Urso, Ban de Leão Menor,Ichi de Hidra, Nachi de Lobo e Jabu de Unicórnio.

Mangá Next Dimension

Shaina e Marin de Águia abordam Hyoga de Cisne e se oferecem para proteger Seiya, permitindo que o Cavaleiro de Bronze possa ir ajudar Atena. As duas Amazonas então defendem Seiya do ataque de um anjo Tohma.

Sua Armadura parece ter se recuperado do dano que sofreu no combate contra Hades. Mais tarde Shaina se aproxima de Seiya e inconscientemente tenta ataca-lo, mas Marin chega ao local, Shaina diz que sente uma dor passageira que preocupa Marin, mais ela diz que não é nada demais e pede que Marin cuide de Seiya, pois ela ia andar pelas Doze Casas, mas Marin não entende, já que os Cavaleiros de Ouro morreram e o Santuário está praticamente um deserto de vazio. Shaina não explica, apenas diz que voltara em breve.

1002621 591035007625352 168137968 n1

Um soldado aborda Shaina entre as casas de Escorpião e Sagitário, então aparece Marin que seguiu Shaina. Marin pergunta o que ela está fazendo naquele lugar, e percebe que tem um simbolo enterrado. Ela então percebe que está nas ruínas da lendária Casa Maligna. Marin pergunta se a lenda que existe desde eras Mitológicas era verdadeira, Shaina então diz que o fim está próximo, não só para o Santuário como para o mundo todo, pois o lendário 13º Cavaleiro de Ouro vai ressurgir, o Cavaleiro de Serpentário. Foi ela quem encontrou a casa pois ela tinha relação, já que sua constelação é a mesma.

Shaina começa a se sentir mal e começa a atacar Marin, que até o momento estava preocupada com as atitudes estranhas da Amazona. Marin se vê obrigada a lutar contra Shaina e com o Lampejo da Águia detém a Amazona descontrolada, a deixando inconsciente.

Habilidades de luta

Como Amazona de Prata, Shaina possui maestria avançada do cosmo, dando-lhe habilidades superiores às de um Cavaleiro de Bronze, como força sobre-humana e velocidades supersônicas.

Shaina é notável por sua ferocidade em combate e a grande agilidade de seus golpes, combinados com saltos para surpreender seu adversário. A Amazona ainda se vale de garras afiadas que podem cortar ou perfurar o oponente.

Como os protagonistas da, Shaina tem sido capaz de ultrapassar os seus próprios limites, porque em momentos complicados foi capaz de sobreviver aos ataques de Thanatos, juntamente com os outros Cavaleiros e Kiki.

Técnicas especiais

Garras de Trovão 3 Garras de Trovão
(Thunder Claw)
Para executar sua técnica, ela ergue sua mão em uma postura similar ao bote de uma cobra e parte em direção ao oponente, desferindo golpes com suas garras afiadas e cargas elétricas de 10.000 volts. O ataque perfura o corpo do inimigo como picadas de cobra. Na dublagem do anime, assim como o Meteoro de Pégaso de Seiya as vezes é proclamado com a expressão Me dê sua força Pégaso! (sendo proclamado anteriormente ao golpe ou o substituindo), o mesmo ocorre com o golpe Garras de Trovão e a expressão Venha Cobra.

Outras Aparições

Filmes

Prólogo do Céu

No filme Prólogo do Céu, Shaina está no Santuário, junto com Jabu e Ichi, com a missão de impedir a ação dos Cavaleiros de Bronze, servindo à deusa Ártemis.

Episódio G

Shaina é vista enfrentando um tigre de dentes de sabre, que renasceu com o retorno de Cronos. Ela também protege um grupo de pesquisadores em uma floresta no Egito ao lado de Retsu de Lince.

Tech-Shaina-ThunderClaw3

Shaina no Episódio G.

Saint Seiya Ω

Durante o período anterior ao inicio da série, Shaina lutou junto de Seiya e os demais Cavaleiros contra a primeira investida de Marte.

Shaina é a mestra de Kouga e quer torná-lo capaz de proteger Atena no lugar de Seiya. Eles treinam arduamente por vários dias.

Ver artigo principal Shaina de Ofiúco (Ω)

Curiosidades

  • Shaina é uma das quatro Amazonas conhecidas que pararam de usar as máscaras por escolha, as outras são: Yuzuriha de Grou, Yuna de Águia e Pavlin de Pavão. Embora não se sabe quando ela tomou essa decisão.
  • Shaina foi rebatizada Tisífone em italiano: na mitologia grega, é o nome de uma das três Fúrias da mitologia romana, são chamadas as Fúrias, as responsáveis de se vingar dos assassinos. Vingar a morte de seus companheiros é uma das razões dadas por Shaina para perseguir Seiya.
  • Shaina é chamada de Anego (ア ネ ゴ) por Ichi de Hidra, que significa "irmã mais velha".
  • Na Saga de Poseidon, ela é o único personagem da patente de prata que lutou contra um Deus sem a intervenção dos Cavaleiros de Bronze. embora logicamente caiu derrotada.
  • Sua técnica, Garras do trovão (Thunder Claw),possuí mais variantes que qualquer outra técnica.
  • Em cada saga demonstra seus sentimentos por Seiya:
    • Na saga das 12 casas, ela confessa seu amor após receber um ataque de Seiya.
    • Em Asgard aparece ajudando Shun a combater Bado de Alcor. Logo se vê então protegendo o Seiya do ataque Espada de Odin de Siegfried (não é vista, mas declara seu amor dando sua vida como um escudo para ele). 
    • Na saga de Poseidon, recebe a Flecha de Sagitário nas costas, que Poseidon devolve à Seiya , salvando sua vida, e ela novamente diz que o ama e inspira-o a continuar.
    • Na saga de Hades, ela repreende a Seika por não estar com Seiya, quando ele estava a procurando. Em seguida, a protege do Deus da Morte, Thanatos , mesmo à custa de sua vida.
  • Os dubladores de Seiya e Shaina, Toru Furuya e Mami Koyama, se casaram, mas se divorciaram desde 1983. A sua separação foi amigável no entanto, e os dois continuam a trabalhar juntos com frequência.
  • Shaina, Junto de Marin, são as primeiras Amazonas de prata que Masami Kurumada introduziu em seu mangá, embora nem Shaina ou Marin revelaram sua categoria, só após a introdução de Misty de Lagarto.

Galeria

Cavaleiros de Atena
Deus
Grandes Mestres
Cavaleiros e Amazonas de Ouro
Cavaleiros e Amazonas de Prata
Cavaleiros e Amazonas de Bronze
Cavaleiros e Amazonas de Patente Desconhecida
Cavaleiros e Amazonas de Aço
Cavaleiros e Amazonas sem Constelação
Soldados, Aprendizes e Subordinados
Cavaleiros de Atena
Deus
Grandes Mestres
Cavaleiros e Amazonas de Ouro
Cavaleiros e Amazonas de Prata
Cavaleiros e Amazonas de Bronze
Cavaleiros e Amazonas de Patente Desconhecida
Cavaleiros e Amazonas de Aço
Cavaleiros e Amazonas sem Constelação
Soldados, Aprendizes e Subordinados
Advertisement