Saint Seiya Wiki
Registre-se
Advertisement
Saint Seiya Wiki
Artigo
Galeria


Enfrenta mais uma Guerra Santa, não importando se seu nome seja desonrado!!

Enciclopédia Oficial.

Shion (シオン?) foi um grande e renomado Cavaleiro de Ouro de Áries durante a Guerra Santa contra Hades no Século XVIII que ao lado de seu parceiro de batalhas, Dohko de Libra, foram os únicos a sobreviverem ao conflito. Posteriormente, ele seria promovido a Grande Mestre do Santuário de Atena, ao qual governou até o Século XX, período em que treinou Mu que se tornaria seu sucessor como Cavaleiro de Áries. Todavia, quando Shion ia suceder seu cargo para Aioros de Sagitário, ele acabou sendo traído e morto secretamente por Saga de Gêmeos durante sua revolta, que também assumiu sua identidade para manter o Santuário sob seu domínio. Com o novo despertar do Imperador dos Mortos e seu Exército, Shion seria trazido de volta a vida como um servo de Hades com a missão de matar Atena, contudo suas motivações reais por ter se tornado um traidor foram reveladas serem mais do que pareciam, sendo que na verdade ele só queria prevenir seus antigos camaradas e sua deusa sobre o real perigo da nova Guerra Santa, permanecendo um Cavaleiro leal até o fim.

Etimologia[]

No mangá original de Kurumada, 'Shion' vem do hebraico João (perceba, João → John → Shion, a fonética), nome do apóstolo escritor do Apocalipse. Sendo também o nome relacionado a Sião, Sion ou Zion, a mítica terra destinada aos judeus, pois nos artbooks Shion é grafado como "Sion". Também em kanji, 师恩 (しおん) 'Shion' representa "a bondade do mestre/mentor/professor" e poderia também ter sido escolhido por Kurumada devido o relacionamento de professor-aluno de Shion com Mu.

Características[]

Personalidade[]

SHION 13

A serenidade absoluta de Shion.

Tal como seu aprendiz e desde sua infância, Shion era conhecido por ter uma natureza calma, serena, estoica, composta, honrada e nobre, além de ser muito analítico, sempre pensando antes de agir imprudentemente. Contudo, ao mesmo tempo, como Cavaleiro, ele era determinado e valente, sendo que em batalha era capaz de tomar atitudes drásticas para que os sacrifícios empregados por seus amigos não sejam em vão. Segundo Dohko de Libra, Shion também era extremamente leal a seus amigos e aliados, sendo incapaz de trair seus ideais ou mesmo Atena por qualquer oferta que fosse. Ele também era muito obediente aos seus superiores bem como leal para com o Santuário de Atena, mas não o suficiente para concordar com todas as suas decisões.

Shion era um crente devoto à Vontade de Atena, que declarava que todos os Cavaleiros do Santuário eram parte de uma família a qual protegiam a paz, o amor e a justiça na Terra. Como Grande Mestre do Santuário, ele ficou conhecido pelos Cavaleiros por sua bondade, paciência infinita e misericórdia, estando sempre disposto a dar uma nova chance a quem precisasse, pois acreditava que no futuro poderiam contribuir mais para assegurar a paz. Todavia, apesar de sua boa-fé, Shion não era tolo, pois ao suspeitar da "maldade oculta" de Saga de Gêmeos, ele escolhera Aioros de Sagitário para substituí-lo como Grande Mestre, uma vez que sabia que o Cavaleiro nunca se corromperia. Shion também era muito interessado no desenvolvimento moral dos recrutas do Santuário, incentivando-os a serem guardiões da paz na Terra. Shion também tinha uma natureza sigilosa, não revelando a ninguém sua aparência na velhice (exceto Dohko e Mu) ou suas suspeitas sobre Saga para os demais Cavaleiros de Ouro, o que em última análise, fora o que causou sua morte precoce.

Shion e Dohko--No--

A amizade de Shion e Dohko.

Entre ele e Dohko, havia uma grande amizade e respeito mútuo, pois por terem sido companheiros de treino, subirem de patente ao mesmo tempo e terem sobrevivido a uma Guerra Santa, fez com que ambos criassem um vínculo tão duradouro que mesmo após séculos não diminuíra em nada. Eles se conheciam tão bem que poderiam até mesmo saber quando um estava agindo de forma enganosa ou sendo forçado a fazer algo contra sua vontade como evidenciado no combate de ambos no século XX em que só quando ficaram longe das vistas de todos é que puderam ser honestos um com o outro. Já com seu aluno, Mu, ambos tinham um cuidado especial e carinho mútuo a ponto do jovem ser o único no Santuário na época a chamá-lo por seu nome quando estavam sozinhos. Não obstante, Shion confiava em Mu para falar parcialmente sobre seus receios, porém, não totalmente para esclarece-los. Ainda assim, após sua ressurreição, seu aluno se ajoelhou e o mostrou imediata obediência, já que sabia que não podia desafiá-lo abertamente ou mesmo enfrentá-lo.

Shion chora pela morte de Atena

Shion chora pela morte de Atena.

Ao ser ressuscitado por Hades junto com os demais Cavaleiros Renegados, a fim de que o Imperador dos Mortos e seus espectros não descobrissem suas reais intenções de alertar Atena sobre sua armadura, Shion fora capaz de assumir a persona de um traidor de forma magistral: agindo de maneira arrogante e orgulhosa com aqueles ao seu redor como evidenciado ao "tentar matar" seu próprio aluno, considerar os Cavaleiros de Bronze como lixo e indignos de sua atenção por tentarem lutar contra seu grande poder, se regojizar por recuperar sua juventude e demonstrar o anseio em obter a cabeça de sua deusa. Após a "morte" de Atena, Shion finalmente mostrou sua verdadeira personalidade, chorando pelos sacrifícios feitos pelos renegados e os Cavaleiros de Ouro após revelar seus reais motivos por se aliar a Hades, além de elogiar a tenacidade dos Cavaleiros de Bronze e seus potenciais, demonstrando orgulho em confiar a armadura da deusa para que os mesmos a entregassem.

Aparência[]

Shion era um homem alto, de pele branca, olhos magenta claro, com longos e bastos cabelos loiros dourados (no anime loiro esverdeados) bagunçados cujas mechas batiam em seu peito enquanto o resto pendia para trás sendo que as pontas alcançavam suas coxas. Como todo muviano, ao invés de sobrancelhas, ele tinha duas marcações lilás-escuro sobre os olhos. Em sua velhice, seu rosto e condição física nunca foram vistas devido seu constante uso do traje e elmo de Grande Mestre, a não ser por seu cabelo que, no anime, eram da cor castanho avermelhado desbotado. Ainda no anime, o rosto de Shion era encoberto por uma máscara acoplada ao elmo que enfatizava ainda mais o mistério por trás de sua real aparência. Em sua juventude, Shion tinha um cabelo muito mais curto as quais se alongariam até suas coxas no final da guerra, vestia um quimono de treino branco surrado com mangas arregaçadas até os bíceps junto com calças brancas e sandálias marrons. Nesta época ele tinha seus antebraços e a palma das mãos envolvidos por ataduras brancas.

Enquanto permanecia em seu túmulo, Shion fora visto usando um grande manto acinzentado. Ao ser ressuscitado por Hades, ele teve sua juventude física restituída aos 18 anos de idade e sua aparência altiva fez até seu aluno, Mu, ser inicialmente incapaz de reconhecê-lo quando o viu. Uma vez trajando a Sobrepeliz de Áries, ele usava uma calça lilás escuro. Durante a fase inicial da invasão ao Santuário, tal como os demais Cavaleiros de Ouro ressuscitados, Shion usava um grande manto espectral com capuz escuro que lhe ocultava totalmente o rosto.

Histórico[]

Formação para Cavaleiro[]

Shion Dohko Suikyo conhecem Kaiser

Shion, Dohko e Suikyo conhecem Kaiser.

Em sua juventude, Shion treinou junto com Dohko e Suikyo para se tornar um Cavaleiro de Atena, sendo que durante a formação, eles criaram um laço de amizade que os tornavam inseparáveis.

Em algum momento durante o treinamento, Suikyo e Shion salvaram Dohko de uma leoa gigante que os atacou por pensar que eles iriam atacar seus filhotes. Após a morte da leoa, o trio percebeu o comportamento do animal e lamentaram por suas ações, todavia, surge então Kaiser, um Cavaleiro de Ouro, que adota os filhotes. Eles então voltam correndo para seus treinos quando Kaiser grita para que se apressem nisso. Tempos depois, todos conseguiram superar os obstáculos e se tornaram Cavaleiros, sendo que Shion e Dohko se tornaram Cavaleiros de Bronze enquanto Suikyo virou Cavaleiro de Prata.

Regresso de Shijima[]

Shion está presente junto dos outros aspirantes a Cavaleiros de Ouro ao lado de Odisseu de Ofiúco quando Shijima regressa de seu treinamento na Índia e desmaia de exaustão diante deles após tentar dizer que estava ficando surdo.

Incidente na Ilha Canon & Morte de Odisseu[]

Ao fazerem uma excursão de treino na Ilha Canon supervisionada por Odisseu junto com os demais aspirantes a Cavaleiros de Ouro, Shion e Dohko se separaram do grupo e foram treinar dentro da boca do vulcão da ilha, entretanto, ambos acabaram feridos e incapazes de escapar do lugar devido as atividades vulcânicas. Odisseu então apareceu e os repreendeu pela falta de cuidado, já que ainda eram inaptos para se enveredarem por ali onde era perigoso demais.

Os jovens cavaleiros de ouro ao redor do corpo queimado de Odisseu

Os jovens Cavaleiros de Ouro ao redor do corpo queimado de Odisseu.

As palavras do cavaleiro acabam por se tornar realidade como logo ocorre uma erupção no vulcão, o levando a carregar os jovens nos braços para escapar da torrente de fogo e magma, todavia, Odisseu acaba ficando encurralado. Ao então ouvir os aspirantes Cavaleiros de Ouro no topo pedindo para Odisseu lançar Shion e Dohko para que os resgatassem, percebendo que a enxurrada escaldante se aproximava, o mesmo decide jogar os jovens para cima, porém isso o impede de se proteger das rochas derretidas, que atingem seu corpo e o enterram no magma. O corpo de Odisseu extremamente ferido e com graves queimaduras então seria retirado do lugar pelos Cavaleiros aspirantes. Não vendo nenhum sinal de consciência do cavaleiro, os jovens começam a gritar e chorar ao redor do corpo de Odisseu implorando para que ele não morresse. Recuperando parcialmente sua consciência, Odisseu com um sorriso responde que ele ainda não morreu e que não deviam chorar, pois aquela era a missão dele.

Funeral de Odisseu

Funeral de Odisseu.

Após os acontecimentos na Ilha Canon, nos anos que se sucederam, é dito que tanto Shion quanto os outros aspirantes a Cavaleiros de Ouro seriam mais de uma vez salvos ou curados pelo auxílio de Odisseu, cuja fama como curandeiro começou a se espalhar por todo o Santuário, a ponto deles deverem suas vidas e o considerarem junto com as demais pessoas do lugar como um homem santo.

Quando Odisseu morreu em decorrência de suas doações de sangue, Shion estava presente junto com todos do Santuário no funeral do Cavaleiro para prestar homenagem a ele.

Despedida de Suikyo[]

Quando Suikyo visita o túmulo de seu irmão juntamente com Shion e Dohko antes de sair em uma missão confiada pelo Grande Mestre para ir em busca de sinais da ressurreição de Hades, os jovens dizem-lhe para não se preocupar, pois cuidaram do túmulo.

Guerra Santa contra Hades[]

Invasão aos Campos Elísios[]

Shion e Dohko são promovidos a Cavaleiros de Ouro

Shion e Dohko como recém promovidos Cavaleiros de Ouro.

Durante os momentos iniciais da Guerra Santa contra Hades, Shion e Dohko foram promovidos a patente de Cavaleiros de Ouro, com Shion recebendo a Armadura de Áries. Quando um soldado chega ao Santuário e informa que os domínios de Hades está localizado no local conhecido como Campos Elísios, Shion impede a saída de Dohko dizendo que eles deveriam ter permissão do Grande Mestre para irem no lugar. Sem chegar a nenhum acordo, os dois se enfrentaram, mas Shion percebe que eles apenas estão perdendo tempo e decide acompanhar o libriano. Uma vez lá, ambos encontraram um jovem sozinho. Ao notarem o estranho cosmo que o jovem emanava ao qual chegava paralisar o ambiente, Shion tenta decapitá-lo, mas é interrompido por Tenma, que ataca ambos os Cavaleiros de Ouro, porém é totalmente ineficaz contra eles.

Vermeer detem Shion e Dohko

Shion e Dohko enfrentam Veermer.

Após uma série de eventos e se tornar claro a situação de que lidavam com outro Cavaleiro de Atena, Shion e Dohko se unem à busca de Tenma para salvarem Alone que fora levado por Pandora. Quando Tenma é atacado por um grupo de esqueletos de Hades, Shion e Dohko facilmente os derrotam, só que são interrompidos pelo Juiz do Inferno Vermeer de Griffon, que os vence de uma só vez devido as barreiras de Hades que reduzem qualquer oponente a menos de 10% assim citado por eles. No momento em que Vermeer estava prestes a dar o golpe final, ele é interrompido por outro Juiz do Inferno que para surpresa do trio revela ser Suikyo, agora um Espectro de Garuda.

Quando os juízes entrariam em conflito, ambos são chamados por alguém e se retiram, deixando que um esqueleto emissário terminasse o serviço, todavia, o mesmo é derrotado pela súbita aparição do cavalo de Tenma, Pégaso. Ao acordarem, Shion, Dohko e Tenma deparam-se com a Armadura de Taça, conhecida pelas propriedades curativas de quem de sua água beber, bem como a capacidade de refletir o futuro. Após Dohko também olhar seu reflexo na água e abruptamente se afastar da armadura de prata, Shion pergunta o que ele vira, rindo logo em seguida ao descobrir que Dohko ficaria muito velho e encarquilhado no futuro.

Chegada de Atena[]

Ao retornem ao Santuário a fim de informar o Grande Mestre sobre a situação, eles são bruscamente impedidos de passar pela Casa de Touro por seu guardião, Ox, que ameaça atacá-los por agir sem autorização de seus superiores. Logo em seguida surge também Izo de Capricórnio, que corta o chão onde Shion, Dohko e Tenma estão com sua técnica, os fazendo cair de um penhasco. Resignado, Shion diz a Tenma que deve treinar duro para se tornar um verdadeiro Cavaleiro de Ouro a fim de deixar um legado para o futuro e para ficar no mesmo nível de seus superiores, uma vez que o exército de Hades já estava agindo. Após sentirem uma imensa cosmo energia se aproximando do Templo de Atena, Shion e Dohko presumem que se trata do renascimento de Atena e regressam as Doze Casas.

Invasão de Suikyo[]

Shion derrota Espectros

Shion detêm os Espectros.

Quando Tenma e Shun de Andrômeda estão tentando passar pelas Doze Casas, Shion, no início, não permite que passem e os vence facilmente quando tentam passar a força. No entanto, quando repentinamente surge vários espectros perante a Casa de Aries, Shion é contatado telepaticamente por Shijima de Virgem e decide deixar os Cavaleiros de Bronze seguirem adiante a fim de alertar os demais Cavaleiros de Ouro sobre a traição do Grande Mestre. Uma vez com a retirada de Tenma e Shun, um dos espectros avança e é facilmente morto pela Muralha de Cristal erguida por Shion, só que quando parecia os demais iriam avançar também é que surge Suikyo os impedindo de avançar e alertando que seriam mortos se tentassem passar.

Shion vs Suikyo de Garuda

Shion enfrenta Suikyo de Garuda.

Shion pede então para Suikyo não atacar por causa de sua técnica, mas o Garuda a destrói facilmente por causa de seu ponto fraco e fala que suas técnicas não funcionarão já que eles treinaram juntos. Imobilizado pelo poder de seu antigo colega, Shion não consegue impedir a passagem dos espectros por sua Casa, mas ao conseguir se recuperar do ataque, parte para o combate contra o Juiz do Inferno que está em vantagem e facilmente o domina. Logo, Shion nota que seu antigo amigo está chorando lágrimas de sangue e é então que um Cavaleiro de Bronze aparece e o salva com sua técnica Golpe Fantasma de Fênix, fazendo Suikyou sair da Casa de Áries.

Ficando claro que Ikki é um aliado de outra era, Shion manda o Cavaleiro seguir pelas Doze Casas a fim de também auxiliar Shun e Tenma enquanto permanece na Casa de Áries para deter outros espectros que poderiam vir. Mais tarde, tanto ele quanto os demais Cavaleiros de Ouro sentem o desaparecimento do cosmo de Suikyo na Casa de Virgem.

Ressurreição de Odisseu[]

Shion e a Serpente branca

Shion conversa com o Emissário de Ofiúco.

Após a morte de Suikyo na Casa de Libra, uma serpente branca aparece na frente de Shion e diz para ele arrancar a cabeça de Atena, o Cavaleiro de Ouro rebate dizendo que não deixará nenhum ser fazer mal à Atena e que ninguém passará pela primeira Casa do Santuário, a serpente então diz que nenhum Cavaleiro de Ouro resistirá ao pedido do único homem que foi considerado um deus no Santuário. Ao ser informado que se tratava de seu falecido colega, Odisseu, Shion se choca com a revelação, mas se nega a trair Atena sabendo que enquanto a deusa estivesse presente, o cavaleiro nada poderia fazer. Entretanto, ao ouvir da serpente os planos para se livrar de Atena, Shion novamente se assusta.

Shion é preso adormecido pela Hipnoterapia de Ofiúco

Shion é preso adormecido pela Hipnoterapia de Ofiúco.

Algum momento depois da conversa, Shion está correndo pelas Doze Casas, estranhando o comportamento do Sol no céu e se surpreende quando um terremoto acomete todo o Santuário. Vendo que algo estava para acontecer, ele decide voltar a Casa de Áries, porém, quando o Templo de Ofiúco se reergue e lança a lendária Hipnoterapia em todo o Santuário, Shion e o resto das pessoas acabam presos na onda emanada que os faz adormecer e ter seus ferimentos curados. Enquanto é vigiado pela serpente Samael, após Odisseu ressurgir dos mortos trajando a Armadura de Ouro de Ofiúco e encontrar o ariano adormecido próximo a entrada da Casa de Áries, ele usa sua telepatia para fazê-lo recordar de quando salvara sua vida, o que o faz despertar e ficar atônito por ver que o Décimo Terceiro Cavaleiro de Ouro ressurgira.

Shion é derrotado por Shion

Shion é "derrotado" por Odisseu.

Chocado em ver Odisseu vivo e trajando a lendária armadura perdida de Asclépio, Shion novamente se recorda quando ele e Dohko foram resgatados na Ilha Canon e o motivo do curandeiro sempre estar encapuzado. Ao ouvir então as intenções de Odisseu em querer matar Atena agora que renasceu, o ariano fica incrédulo com a ideia e estranha ainda mais quando o Cavaleiro de Ofiúco o questiona se iria se unir a ele ou permaneceria fiel a deusa. Embora inicialmente confuso com o que Odisseu dissera e apesar de estar em débito com o curandeiro, Shion declara que permanecera fiel a Atena e ergue sua Muralha de Cristal para impedir a passagem de Odisseu. Todavia, o Cavaleiro facilmente destrói a barreira e após elogiar o ariano por sua determinação em continuar a se recusar a segui-lo, Odisseu faz Shion cair novamente em seu estado adormecido, passando assim pela Casa de Áries.

Pós-Guerra[]

Vlcsnap-2013-01-31-13h16m26s184

Shion e Dohko no final da Guerra Santa contra Hades.

Com o final da Guerra Santa que culminou na derrota e aprisionamento de Hades junto a seus 108 Espectros na Torre dos Enclausurados nos Cinco Picos Antigos de Rozan, Shion e Dohko foram os únicos Cavaleiros de Atena a sobreviverem. O Cavaleiro de Áries então fora nomeado ao cargo de Grande Mestre e recebera o segredo sobre onde estava a Armadura de Atena e de que forma ela poderia ser usada para garantir a vitória contra uma nova Guerra Santa no futuro contra o Imperador dos Mortos enquanto Dohko deveria agir como um guardião do Selo de Atena até que o mesmo enfraquecesse a fim de prevenir o Santuário. Ao longos dos séculos seguintes, Shion se encarregou de reerguer e reestruturar o exército de sua deusa, enquanto também esperava o regresso da mesma, sendo que nesse período, Shion não voltaria a rever Dohko, mas mesmo com a distância que eles, ambos ainda conversavam telepaticamente.

Século XX[]

Grandemestreshion

Shion como Grande Mestre.

Durante seus últimos anos como Grande Mestre, Shion iria adquirir sob sua tutela um jovem muviano chamado Mu a qual ensinou suas técnicas e os segredos na arte de restauração de armaduras, bem como mais tarde o sucederia como Cavaleiro de Áries. É apontado também que conforme os anos foram passando e devido seu constante uso dos trajes de líder do Santuário, a identidade de Shion como ex-Cavaleiro de Áries bem como sua real aparência fera desconhecida praticamente por todos os Cavaleiros da nova geração, sendo que apenas Dohko e Mu sabiam quem e como ele realmente era em sua velhice.

O Nascimento de Gêmeos[]

Shion encontra os três Gêmeos

Shion com os geminianos recém nascidos encontra a Estrela do Infortúnio.

Enquanto observava as estrelas em Star Hill e refletia sobre o longuíssimo tempo que passara desde a última Guerra Santa, percebendo que logo uma nova geração de Cavaleiros apareceria, Shion chama telepaticamente Dohko, o acordando enquanto se mantinha vigilante em Rozan e, logo em seguida, o repreende por seu comportamento desleixado. Comentando então em seguida a respeito que em breve, com o cair de uma estrela, o primeiro dos novos cavaleiros surgirá como um bebê, ambos mostram ansiedade para saber que tipo de classe ele seria. Uma vez que se recordam das funções que ganharam logo após o fim da última guerra santa bem como o sacrifício de seus outros colegas Cavaleiros de Ouro para realizarem isso, Shion fica feliz em saber que em breve a longa tarefa deles enfim se concluirá. Notando então uma estrela fugaz caindo do céu, Shion percebe que ela caíra na Casa de Gêmeos e imediatamente vai para lá. Dentro do lugar, ele encontra um bebê recém nascido ao qual percebe que será o novo geminiano do século XX, mas logo depois, ele percebe que há outro bebê, ficando surpreso que o Gêmeos da nova geração são gêmeos assim como a sua constelação guardiã. O muviano então fica ainda mais escandalizado ao localizar mais um bebê, se indagando se o Gêmeos desta era eram, na verdade, três afinal. Sendo então chamado telepaticamente por Dohko que o alerta que a última criança era na verdade a estrela maligna do infortúnio da deusa Ker, o libriano recomenda que o Grande Mestre mate o terceiro bebê imediatamente antes que se apoderasse do Santuário. Como Shion hesita em fazer algo contra o recém nascido, mesmo sendo um inimigo, ele é surpreendido quando a estrela maligna manifesta uma explosão cósmica flamejante que o deixa inconsciente.[1]

Desconhecido para Shion e Dohko, o espírito maligno apagara o acontecimento da mente de ambos por ser uma entidade amorfa e tomara posse do corpo de Saga com objetivo de destruir o Santuário por dentro.

Revolta de Saga[]

Shion Saga Aioros (mangá)

Shion em reunião com Aioros e Saga.

Pressentindo que em breve uma nova Guerra Santa iria começar, Shion decide que é hora de nomear um novo Grande Mestre. Dos novos doze Cavaleiros de Ouro, apenas Saga de Gêmeos e Aioros de Sagitário se destacam aos seus olhos, pois além de serem os mais maduros de sua geração também tinham poderes incríveis. No entanto, apesar da maior parte das pessoas do Santuários quererem que Saga fosse o novo Grande Mestre, devido ao estranho mal que sentia ocultado dentro do Cavaleiro de Gêmeos apesar de sua benevolência, Shion decide que Aioros seria um melhor líder. Quando Atena renasce no Santuário com o advento perante sua estátua, Shion convoca uma reunião com Saga e Aioros anunciando sua decisão de nomear o sagitariano como seu sucessor para ambos antes de torná-la pública.

Pouco tempo após o nascimento da deusa e ir para Star Hill, Shion fora a Jamiel observar Mu treinando sua telecinese e percebe após testá-lo rapidamente que, embora seu aluno esteja melhorando suas habilidades, ele ainda tinha que se aprimorar mais, do contrario, suas habilidades nada valerão na Guerra Santa que estava por vir. Quando Mu o questiona sobre se o confronto começaria em breve, Shion expressa também que sua vida logo acabaria. Como o jovem não entende, o velho Grande Mestre pede para desconsiderar suas palavras e vai embora, mas antes de ir, o alerta para ir procurar Dohko se algo estranho acontecer com ele. Uma vez que Mu tenta saber mais, Shion mais uma vez pede para não se preocupar, porém expressa que, por alguma razão, tinha esse pressentimento que algo lhe aconteceria em muito pouco tempo.[2]

MorteShion

Shion é morto por Saga.

Já em Star Hill, enquanto Shion observava os movimentos das estrelas, percebendo que a guerra iria começar mais cedo do que ele pensava devido ao selo de Atena estar enfraquecido, ele é surpreendentemente interrompido por Saga. O Grande Mestre então o critica por estar naquele lugar que é completamente proibido para todos os Cavaleiros, no entanto, Saga não se importa com isso e exige saber o porque de não ter sido escolhido como seu sucessor. Shion então revela seus motivos por não nomeá-lo já que o geminiano queria tanto saber, declarando que apesar de todos considerarem Saga um deus, ele desconfiava que havia um mal oculto nele. Ao ouvir isso, o Cavaleiro de Ouro começa a se comportar estranhamente e seu cabelo muda de cor repentinamente, deixando Shion aturdido com a transformação. Aproveitando a situação, Saga lança um golpe preciso no coração do Grande Mestre que o atravessa de uma vez. Agonizando, Shion, amargamente percebe que estava certo por desconfiar do Cavaleiro, morrendo logo em seguida.

Shion anime clássico 2

Shion presidindo a luta de Seiya contra Cassios.

No anime, Shion tinha um irmão de criação, o Cavaleiro de Prata Ares que era seu braço direito como assessor pessoal do Grande Mestre, bem como seria o próximo líder do Santuário após o ex-ariano abdicar da posição. Todavia, quando Saga foi acometido por sua maldade oculta, ao invés de assassinar Shion, ele matou Ares durante sua rebelião e assumiu sua identidade após esconder seu corpo nas entranhas de Star Hill. Ao voltar ao Santuário e tenta matar Atena, o geminiano seria responsável por ludibriar Shion de que fora Aioros de Sagitário quem tentara cometer o ato atroz, que acabaria fazendo com que o Cavaleiro tivesse que fugir do lugar com a deusa.

Shion entrega Pegaso--wiki--

Shion entrega a Armadura de Pégaso a Seiya.

Quando Seiya chega ao Santuário, ele é saudado por Shion que confia sua formação para Marin de Águia, já que ambos são da mesma nacionalidade oriental. Seis anos depois, quando Seiya enfrenta e derrota Cassios, Shion lhe entrega a Armadura de Pégaso, ao qual destaca as virtudes e leis que um Cavaleiro deve seguir.

Mais tarde, durante a Guerra Galáctica, Shion é morto em circunstâncias misteriosas por Saga que ocupa o posto de Grande Mestre, tomando o controle do Santuário. Seu corpo seria então enterrado no Cemitério dos Cavaleiros e sua morte fora tratada como natural devido sua idade avançada.

Shion Ares Shura e Saga (Verdade do Grande Mestre)

Shion, Ares e Shura se surpreendem com a chegada de Saga.

Shion, em idade avançada, doente e pressentindo que em breve uma nova Guerra Santa iria começar contra Poseidon, decide enviar o Cavaleiro de Ouro de Gêmeos, Saga para checar a situação na região do Cabo Sunion a fim de se certificar que a alma do deus do mar ainda estava presa na Ânfora de Atena. Tempos depois, ele recebe junto do Cavaleiro de Prata Ares, seu irmão de criação e assistente de suas funções, a chegada do Cavaleiro de Ouro de Capricórnio Shura que havia sido convocado. Informando então ao Cavaleiro que deixará de ser Grande Mestre e passara a função a Ares, quando estava para o dispensar, eles recebem a súbita chegada de Saga com o cosmo inflamado. Notando o atrito dos cosmos do geminiano com o capricorniano, Shion interrompe a rusga chamando a atenção de Saga a fim de saber sobre o que descobriu referente a situação de Poseidon. Ao então ser informado que não havia nenhuma atividade em decorrência dos Marinas, Shion reitera o quão importante era manter a vigilância sobre Poseidon e ordena para que Saga não se descuide em sua missão, como Atena estava próxima de renascer após 229 anos. Antes do geminiano se retirar, Shion pede para o Cavaleiro passar a noite no Santuário para descansar.

Mais tarde, na calada da noite, o Santuário é invadido por um assassino furtivo que tenta assassinar Shion, porém, Ares o impede servindo de escudo para proteger o corpo do Grande Mestre, ficando muito ferido no processo. Com a repentina chegada de Aioros de Sagitário e Shura que aparecem para resgatá-los, eles descobrem que o assassino usava uma das Escamas de Poseidon e ao questionarem se o mesmo fora enviado pelo deus do mar, o assassino rapidamente derruba Ares e novamente tenta atacar Shion, porém, o mesmo consegue desviar. Entretanto, o invasor rapidamente o pega por trás e ameaça matá-lo, levando Aioros e Shura a brevemente recuarem, só que em uma reviravolta, após o sagitariano perguntar ao assassino se ele já havia visto Saga, o mesmo abre uma brecha, permitindo que o capricorniano consiga afastá-lo (ao despertar sua Excalibur) de Shion que é então resgatado por Aioros. Uma vez com Ares se juntando a eles para tentarem capturar o invasor, o mesmo decide fugir por uma das janelas. Vendo que Shura queria persegui-lo, Shion o impede junto com Ares a fim de que não fosse pego desprevenido na escuridão da noite. O velho Mestre e Ares então agradece os Cavaleiros por terem os socorrido antes de se retirarem.

Ares é assassinado por Saga

Ares é assassinado por Saga que toma seu lugar como assistente de Shion.

No dia seguinte, Shion convoca Aioros, Shura e Saga a fim de informar o geminiano sobre o assassino que aparecera na noite anterior, dizendo em seguida que Atena enfim iria renascer e que o Santuário deve se preparar para as Guerras Santas que viriam. Ele então ordena que Saga continue sua vigilância sobre o selo que prende a alma de Poseidon, que Aioros assuma a liderança das defesas do Santuário e que Shura se encarregue de treinar os novos recrutas. Antes dos Cavaleiros se retirarem, Shion explica ao capricorniano sobre o poder de sua Excalibur e o motivo dela ter conseguido ferir o braço do invasor. Desconhecido para Shion na ocasião, o assassino que tentara tirar sua vida era na verdade o próprio Saga, que estava conspirando para usurpar a posição de Grande Mestre após ser acometido por sua personalidade maligna. Ares fora o único a descobrir a verdade, porém, ao confrontar o geminiano sobre suas ações, ele acabou sendo morto e tendo sua identidade roubada por Saga.

Um ano depois de seu anúncio sobre o renascimento de Atena, Shion acabou falecendo e como ainda não havia escolhido um sucessor, Saga ocupou o posto de Grande Mestre, tomando o controle do Santuário.

Batalha das Doze Casas[]

No mangá, treze anos após sua morte, durante o final da batalha das Doze Casas enquanto Seiya de Pégaso lutava contra Saga, Marin de Águia revela a Shina de Cobra que descobrira o cadáver de Shion em Star Hill e queria alertar os Cavaleiros de Ouro que estavam sendo enganados. Ao mesmo tempo, tanto Shaka de Virgem quanto Dohko convocaram uma reunião telepática com os Cavaleiros de Ouros sobreviventes revelando a verdadeira identidade do falso mestre, que se unem a Saori Kido e os demais Cavaleiros de Bronze para enfrentarem o geminiano que ao final, se suicida por ser incapaz de perdoar a si mesmo por seus terríveis crimes.

Nova Guerra Santa contra Hades[]

Shionmorto

Shion reanimado por Hades.

Como Shion fora capaz de prever momentos antes de sua morte: o selo de Atena perde seu poder e com isso o Imperador dos Mortos junto ao seu exército ressurgem para atacar o Santuário. Enquanto morto, a alma de Shion recebe uma proposta diretamente do Senhor do Submundo. Ele oferece ao muviano a chance de voltar a vida como um Espectro, com o corpo de quando era jovem, a fim de liderar os outros Cavaleiros Revividos em uma missão no santuário, cujo objetivo era nada menos que matar Atena.

Shion196

Shion se reúne com os Cavaleiros Renegados.

Shion então aceita a proposta, mas, na verdade, sua real intenção é despertar e entregar a Sagrada Armadura de Atena para Saori Kido, visto que ele é o único que detém o conhecimento de como fazê-lo. Os cinco Cavaleiros de Ouro que foram mortos nos eventos da batalha das Doze Casas concordam com o plano de Shion, e também revivem, visando reparar os erros cometidos no passado. No anime, nove Cavaleiros de Prata também voltam a vida com as mesmas intenções dos demais renegados e com a missão de testar a lealdade dos Cavaleiros de Bronze que já os derrotaram um dia.

Como suas semi-vidas estavam ligadas diretamente ao poder de Hades, eles concordam em fingir ter realmente abandonado Atena e jurado lealdade ao Senhor do Submundo, a fim de não arriscar o plano, mesmo que fosse necessário lutar com seus antes companheiros de batalha.

Shion aparece perante Mu

Shion aparece diante de Mu.

Shion é o primeiro dos Cavaleiros ressuscitados a surgir nas Doze Casas e quando tenta avançar pela Casa de Áries é impedido por Mu que inicialmente não o reconhece e ameaça matá-lo caso tente avançar. Todavia, quando Shion mostra brevemente seu rosto, seu antigo aluno fica em choque e se ajoelha diante da presença de seu velho Mestre sem entender o por que dele estar ali. Aproveitando-se da obediência de seu antigo aluno, Shion ordena que o mesmo traga a cabeça de Atena para ele. Como Mu se nega a tal ordem se recusando a deixar a Casa de Áries, Máscara da Morte de Câncer e Afrodite de Peixes surgem das sombras e tentam passar à força apenas para serem repelidos pelo Cavaleiro de Áries com sua Muralha de Cristal.

Impressionado pelo poder de seu aluno, Shion elogia sua proeza, mas pede que ele retire a muralha pois isso não os deterá. Como seu aluno se nega novamente, Shion quebra a técnica rapidamente. Subitamente então surge Seiya de Pégaso que tenta ajudar Mu apenas para, depois de oprimir Máscara da Morte temporariamente, ser atacado pelo mesmo e aparentemente morto por seu golpe. Novamente impressionado pelo poder da Extinção Estelar de seu aluno continuar forte, Shion mais uma vez elogia sua força, mas o repreende dizendo que não enganou seus olhos, pois percebera que na realidade seu aluno apenas teletransportou o Cavaleiro de Bronze para outro lugar.

ShionimobilizaMu--fair--

Shion prestes a matar Mu.

Após Mu, em sua fúria, derrotar Máscara da Morte e Afrodite por tentarem novamente passar por ele ainda querendo a cabeça de Atena, Shion, apesar de ficar surpreso em ver seu aluno se entregar pela primeira vez à ira, o adverte que a batalha não acabara pois eles não foram os únicos que vieram. É então que surgem das sombras Saga de Gêmeos, Shura de Capricórnio e Camus de Aquário que após uma rápida luta vencem Mu. Aproveitando seu enfraquecimento, Shion paralisa seu antigo aluno com sua telecinese e ordena que os Cavaleiros de Ouro renegados vão até Atena.

Shion revela sua aparencia--No--

Shion revela sua nova aparência.

Cansado de lidar com Mu, Shion decide matá-lo por se impor tantas vezes contra ele, mas de forma rápida para que não sofresse. Quando estava prestes a dar o golpe final, a situação muda quando ambos são surpreendidos pelo acender das chamas da Torre do Relógio e mais ainda com a chegada do Mestre Ancião. Uma vez claro que seu velho amigo estava ali para enfrentá-lo, Shion retira seu manto espectral a fim de lhe mostrar como o poder de Hades o fez voltar ao seu auge, todavia Dohko revela que aquilo não passava de uma ilusão e que agora era o dever dos Cavaleiros do Santuário impedi-los até que as doze chamas se apaguem. Após Dohko libertar Mu de sua telecinese e o enviar para juntar forças com os demais Cavaleiros de Ouro para protegerem Atena dos renegados, Shion tenta impedir a saída de seu aluno, mas é barrado pelo antigo libriano que afirma que voltara a lutar após 243 anos, mesmo que seja contra seu velho amigo.

Dohko é atingido pelo poder supremo de Shion

Shion oprime Dohko com seu poder superior.

Após a partida de Mu, quando os cosmos de Saga, Camus e Shura desaparecem com a resplandecência da técnica de Shaka de Virgem, temendo ter sido o único que sobrara para alertar Atena. Shion tenta avançar, mas Dohko novamente o detêm, começando enfim o combate entre ambos. Contudo a diferença de poder é esmagadora e Shion percebe que seu velho amigo não é mais capaz de vencê-lo, conseguindo facilmente repeli-lo. É então que surge o aluno de Dohko, Shiryu de Dragão, que tenta ajudá-lo, mas é facilmente afastado pelo mesmo. Conforme a luta vai se arrastando, mesmo tendo recebido o ataque supremo de Dohko que supera sua técnica protetora, Shion se mantém incólume e contra-ataca com seu ataque máximo que deixa seu velho amigo extremamente ferido. Quando Shiryu tenta novamente intervir na luta, Shion o derrota rapidamente e ao decidir matá-lo, Dohko novamente se levanta e diz que não haveria como ele ser derrotado.

ShionvsDohko--No--

Shion contra Dohko rejuvenescido.

Já cansado de lidar com ambos, Shion decide matá-los de uma vez, mas é surpreendido quando seu ataque é barrado pela aparição da Armadura de Libra. Desdenhando inicialmente que Dohko não poderia usá-la devido seu estado envelhecido, Shion se surpreende quando seu colega rejuvenesce diante de seus olhos recuperando seu antigo poder. Descobrindo que o mesmo havia recebido o Misopethamenos de Atena e entendendo o motivo dele ter ficado como guardião dos Cinco Picos Antigos, Shion tenta impedir a saída de Shiryu apenas para ser barrado mais uma vez por Dohko que enfim decide mostrar todo seu poder ao trajar sua armadura. Novamente ambos lançam seus cosmos que ao colidirem entram em estado de choque e em equilíbrio. Ao notar que seu velho amigo estava disposto a morrer para pará-lo, mesmo que a luta entre ambos culminaria em uma Guerra dos Mil Dias, Shion tenta detê-lo com sua técnica suprema apenas para que a mesma colida com a técnica máxima de Dohko que com a energia liberada dos cosmos destrutivos gera uma imensa explosão e faz ambos desaparecerem das vistas dos espectros que observavam a luta à distancia.

Ao voltarem exaustos para as ruínas da Casa de Áries faltando apenas quatro horas antes da Torre do Relógio se apagar, lamentando todos os sacrifícios dos Cavaleiros de Ouro a ponto de estarem usando a técnica proibida, a Exclamação de Atena, Shion firma ainda mais sua vontade que não pode falhar em chegar a sua deusa e completar sua missão a todo custo. Os dois então começam a subir as Doze Casas até o Templo de Atena juntos, todavia, em algum momento eles se separam no meio do caminho após a "morte" de Atena. Quando Shion chega perante a Estátua de Atena, ele se depara com os Cavaleiros de Bronze lamentando por terem falhado e diz a eles que a luta deles está longe do fim.

Shion da armadura a Seiya--fair--

Shion entrega a Armadura Divina de Atena a Seiya.

Quando os mesmos tentam atacá-lo, Shion os derrota de uma só vez e por fim desaba aos seus sentimentos, começando a chorar por entender o motivo de sua deusa se suicidar e lamentar por não lhe entregar pessoalmente sua armadura divina. O antigo Grande Mestre finalmente revela suas intenções aos jovens Cavaleiros, ao mesmo tempo que usa o sangue da deusa para reparar e dar novas formas as Armaduras de Bronze de Seiya, Shun de Andrômeda, Shiryu e Hyoga de Cisne, bem como para despertar a armadura de sua deusa. Ele então confia a armadura a Seiya, para que entregue à Atena e faça-a capaz de poder enfrentar Hades de igual para igual, dando uma nova esperança aos jovens Cavaleiros. Antes de partirem, Shion dá sua ordem final como Grande Mestre para que os mesmos vão aos domínios de Hades a fim de destruírem tudo e a todos para acabarem com os planos do deus.

Shion e Dohko tem sua ultima conversa

Shion e Dohko tem sua última conversa.

Quando sua vida está prestes a expirar, Shion reaparece perto das ruínas do castelo de Hades, sendo vigiado por Dohko. No mangá, o libriano lamenta não ter entendido antes a real missão de seu velho amigo. Já no anime, parece que ele já sabia sobre os sentimentos de Shion após a batalha entre ambos no Santuário. Ainda no anime, eles falam sobre os grandes milagres feitos pelos Cavaleiros de Bronze e que logo os jovens Cavaleiros conseguirão despertar o seu Oitavo Sentido. Shion diz, que se fosse possível, gostaria de continuar falando com Dohko, mas seu tempo já se esgotou e seu corpo começa a desaparecer aos poucos. Dohko se despede, chorando, dizendo que logo voltará a vê-lo e Shion responde, alegre, que para quem esperou 243 anos, um pouco mais de espera não faria tanta diferença.

Legado[]

Grande Mestre e Ares

Shion e Ares.

A morte de Shion causou uma série de consequências internas para o exército de Atena fora o conhecimento para despertar a armadura de Atena ter ido com ele:

  • A natureza sigilosa de Shion sobre sua aparência permitiu que Saga assumisse seu lugar após matá-lo há treze anos. Embora a mudança de suas ações, agindo sem piedade perante todos os transgressores de suas ordens, inclusive matando todos aqueles que viam seu rosto, fizeram levantar suspeitas, as pessoas do Santuário se conformaram com a ideia de que o Grande Mestre havia apenas se tornado mais cruel.
    • Somente Dohko e Mu, que o conheciam de verdade, perceberam que alguém havia tomado o lugar de Shion e se afastaram do Santuário. Máscara da Morte de Câncer, Afrodite de Peixes e Shura de Capricórnio (no mangá) também sabiam a verdade sobre Saga, mas não fizeram nada a respeito, sendo que ambos continuaram a apoiá-lo em sua campanha de destruição.
      • No anime, as suspeitas dos Cavaleiros caíram sobre seu irmão de criação, Ares, devido a repentina mudanças em suas ações.
  • Atena quase fora morta se não fosse por Aioros tê-la protegido e percebido a verdade sobre as ações de Saga, embora em última análise, também acabou morrendo sem poder revelar a identidade do falso mestre aos outros Cavaleiros de Ouro e ficou taxado como traidor após Saga declarar que o mesmo havia tentado matar a deusa. No entanto, o sagitariano conseguira garantir a segurança da mesma ao entregá-la aos cuidados de Mitsumasa Kido.
  • Com o poder do Santuário nas mãos de Saga, além de inúmeros prejuízos incalculáveis a diversos países do mundo, ele fora o real responsável pela morte da maior parte do exército de Atena causada pelos próprios Cavaleiros de Bronze que protegeram a deusa de suas tentativas de assassinato.

Outras Aparições[]

Filme[]

Prólogo do Céu[]

Shion

A alma de Shion sendo julgada pelos deuses.

Shion, assim como Dohko e os demais Cavaleiros de Ouro (exceto Aiolos) que morreram derrubando o Muro das Lamentações, estão em uma espécie de julgamento contra deuses desconhecidos. Quando as entidades perguntam se eles não querem reconsiderar suas ações a fim de não serem punidos, Shion responde que embora seus corpos não existam mais e suas almas estejam seladas, eles sempre seriam leais a Atena. Com isso, eles são selados em uma estátua gigante localizado em uma torre no Santuário agora tomada por Ártemis como castigo por terem se rebelado contra os mesmos.

A voz de Shion pode ser ouvida uma última vez encorajando Ikki e Shun em sua batalha contra o anjo Teseu, reconhecendo-os como verdadeiros Cavaleiros de Atena, defensores da justiça, protetores da paz na Terra e ideais sucessores dos Cavaleiros de Ouro. Ele também reitera que embora todos os servos de Atena um dia irão morrer, antes de isso ocorrer, eles deveriam deixar uma prova de que realmente existiram Cavaleiros que não temeram encarar o castigo divino em prol de lutar por seu ideal.

A Lenda do Santuário[]

Shion é citado brevemente por Shaka que diz que o mesmo fora responsável por presidir a luta dentre Aioros e Saga pelo título de Grande Mestre. Mais tarde, ele seria uma última vez citado pelo geminiano quando sua conspiração para dominar o mundo é desmascarada, onde revela tê-lo matado por não conseguir se tornar seu sucessor.

Série[]

Soul of Gold[]

O semblante de Shion é visto em Mu quando tanto ele quanto Dohko atacam Andreas em Asgard devido o libriano se recordar dos tempos que lutara com seu velho amigo na Guerra Santa do século XVIII.

Habilidades de Luta[]

Donko Vs Shion

Shion em confronto com Dohko.

Shion é aclamado como um dos mais poderosos Cavaleiros de Atena da história bem como um dos maiores Grande Mestres que o Santuário já teve, além de até a presente data o mais poderoso Cavaleiro de Áries que já viveu. Suas habilidades extraordinárias são datadas desde a tenra idade, tendo sido capaz, ao lado de Dohko de Libra, de sobreviver a todo percurso da Guerra Santa de sua geração contra Hades, apesar de ambos serem inexperientes como Cavaleiros de Ouro. Ainda segundo Dohko, o poder de Shion foi dito ser invencível no auge de sua juventude e glória. Todavia, por sua própria admissão, Shion afirma que seu poder era exatamente igual ao do libriano. No anime, em contradição ao que seu velho amigo comentara, Shion declarou que Dohko poderia vencê-lo se realmente quisesse isso.

Mesmo em sua velhice, apesar de não se saber sobre como seus poderes estavam, é implícito que Saga de Gêmeos não o teria matado facilmente se não o tivesse atacado desprevenido. Uma vez tendo sido ressuscitado no auge de seu poder, Shion mostrou ser o mais poderoso dentre os Cavaleiros invasores, tendo facilmente dominado Mu, oprimido Dohko (em seu estado envelhecido) e Shiryu, sem usar seu poder total. Somente após Dohko recuperar seu antigo poder que Shion fora obrigado a lutar a sério, resultando no início de uma Guerra de Mil Dias, cuja energia liberada quase destruiu a Casa de Áries e ainda terminou sem um vencedor do confronto. Mais tarde, apesar do tempo de sua vida estar para expirar, ele ainda derrotaria Seiya, Shiryu, Hyoga e Shun ao mesmo tempo.

Capacidades[]

  • Shion02

    Shion elevando seu cosmo como Espectro.

    Domínio do Cosmo: Sendo um Cavaleiro de Atena, Shion utiliza o cosmo como sua fonte de energia e por ter sido um Cavaleiro de Ouro, ele tem um controle ainda mais refinado que os demais. No seu caso em especifico, o cosmo de Shion era tão intenso quanto de Dohko de Libra, podendo ser usado quando expandido para rachar o ambiente circundante onde era emanado.
  • Domínio do Sétimo Sentido: Como um ex-Cavaleiro de Ouro, Shion possui o domínio completo do Cosmo, dando-lhe força sobre-humana e habilidades superiores às dos Cavaleiros de Prata, além de ser capaz de se mover na velocidade da luz. Ele também possui um conhecimento profundo sobre os alcances que o sentido pode possibilitar.
  • Domínio do Oitavo Sentido: Como evidenciado em sua juventude, Shion tinha a capacidade de ir até o Reino dos Mortos sem estar sujeito às leis da morte. No anime, ele também detinha conhecimento sobre como despertá-lo.
  • Aptidão Física: Por ser um muviano, Shion tem a capacidade de viver muito mais do que um humano normal, evidenciado que ele vivera mais de dois séculos. Ele também possuía um altíssimo grau de durabilidade em batalha, sendo capaz de receber, conter e repelir ataques cósmicos ou técnicas especiais lançadas diretamente contra ele como evidenciado, inicialmente, em seu combate contra Dohko (enquanto envelhecido) e Shiryu, onde nenhuma das investidas de ambos foram capazes de feri-lo. No geral, apenas quando Dohko restaurou totalmente seu poder é que fora capaz de transpor suas defesas e obrigá-lo a contra-atacar para não ser ferido. Mesmo enfraquecido devido aos efeitos de uma pós-Guerra de Mil Dias bem como o tempo de sua vida temporária estar para expirar, Shion percorreu as Doze Casas rapidamente e ainda poderia vencer de uma só vez Seiya, Shiryu, Hyoga e Shun, apesar dos mesmos terem o poder equivalente de um Cavaleiro de Ouro.
  • Shion imobiliza Mu com telecinese

    Shion paralisa Mu com sua telecinese.

    Domínio Extrassensorial: Tal qual como todo muviano, Shion possui todas as habilidades inerentes a sua raça como psicocinese, teletransporte e telepatia limitada. Em sua juventude durante o século XVIII, ele fora renomado como o maior telepata do Santuário, tendo sido o único capaz de ouvir o alerta mental de Shijima de Virgem sobre a traição do Grande Mestre. Já no século XX, sua psicocinese era tão poderosa que com apenas um relance de olhar e elevação cósmica, fora capaz de destruir a Muralha de Cristal de seu aluno, Mu, e depois imobilizá-lo completamente, apesar do mesmo ter sido como o maior usuário de telecinese do Santuário na época.
  • Técnica de Selamento: Como Grande Mestre do Santuário, presume-se que Shion tinha proficiência em manejar o Selo de Atena com a função de utilizá-lo dependendo da necessidade em uma Guerra Santa para selar divindades opositoras, como evidenciado quando revelou saber que o selo de sua deusa logo se romperia.
  • Shion derrota Seiya Shiryu Hyoga e Shun de uma vez

    Shion derrota Seiya, Shiryu, Hyoga e Shun de uma vez com seu cosmo.

    Estilo de Luta: Como ex-Cavaleiro de Ouro, Shion tem a capacidade de se mover e desferir golpes na velocidade da luz. Seus ataques, em particular, foram proclamados pelo próprio serem impossíveis de se escapar caso seu inimigo fosse envolvido por ele, como evidenciado quando Dohko (em seu estado envelhecido) foi ferido gravemente após o término da Revolução Estelar lançada por Shion. Ele também poderia utilizar sua cosmo energia como uma onda de choque para repelir ataques de seus adversários ou mesmos os próprios de se aproximarem dele. Por causa de sua descendência muviana, Shion também poderia usar as habilidades de sua raça para auxiliá-lo em batalha. Em sua juventude, ele também foi capaz de trabalhar em conjunto com outros Cavaleiros em lutas contra inimigos extremamente fortes a fim de terem um ataque mais sucedido sobre ele como evidenciado quando Shion e Dohko enfrentaram Vermeer de Griffon.

Restauração de Armaduras[]

Como manda a tradição entre alguns dos descendentes dos Muvianos, Shion aprendeu a Técnica de Regeneração de Armaduras. Enquanto não se sabe com quem aprendeu isso, Shion demonstrou ter um domínio ainda mais superior nesta arte do que seu aluno, Mu, como evidenciado quando utilizou o sangue de Atena para restaurar e evoluir as Armaduras de Bronze simultaneamente de uma só vez, as deixando muito mais resistentes do que após a batalha das Doze Casas no início do século XX e as permitindo alcançar o estado divino conhecido como Kamui.

Outras Habilidades[]

Shion mostrou ser um professor muito qualificado, tendo ensinado a Mu todos os fundamentes do Cosmo, bem como suas técnicas e habilidades inerentes dos muvianos. Ele também poderia detectar a maldade oculta emitida pela estrela do infortúnio que vivia dentro de Saga, o que o torna junto com gêmeo menor do mesmo, Kanon, os únicos no Santuário a perceberem isso. Shion também fora visto segurando a Espada da Armadura de Libra, então é presumido que ele fosse hábil em esgrima.

Técnicas Secretas[]

Muralha de Cristal 2

Muralha de Cristal

Revolução Estelar 2

Revolução Estelar

Patentes[]

Patentes conhecidas
Antecedido por
Desconhecido
Cavaleiro de Áries Sucedido por
Mu
Antecedido por
Grande Mestre (século XVIII)
Grande Mestre Sucedido por
Ares (Apenas no anime)
Saga (Cargo usurpado)

Curiosidades[]

  • Embora não tenha sido visto usando, está implícito que Shion também sabia usar a Extinção Estelar, como ele demonstrou conhecer os mecanismos da técnica.
  • Os pontos na testa de Shion, por vezes, mudam da cor transparente para o amarelo no anime.
    • No mangá clássico, Shion fora originalmente apresentado com os olhos magenta claro, porém, em Next Dimension, ele é apresentado com os olhos cinzentos ou azuis.
  • Embora sua morte fora retratada no mangá pelas mãos de Saga, na versão animada apresentada pela Toei Animation Studios, esse detalhe não só é negligenciado como também fora substituído por Marin contando a Shaina que encontrara o corpo de Ares dentro de Star Hill. Ironicamente, Kurumada traria Shion de volta a vida mais tarde durante a Saga de Hades, forçando a Toei a ter que corrigir o enredo mostrado antes no anime clássico.
    • De modo a compensar e corrigir os erros de enredo feitos no anime, um dos escritores mais reconhecidos da Toei, Takao Kōyama, responsável pelo roteiro do anime clássico na época, escreveu a A História Secreta da Excalibur, mas o que realmente aconteceu foi apresentar mais problemas, pois se Ares fosse irmão de criação de facto de Shion, ele também deveria ter sobrevivido à Guerra Santa anterior.
  • A morte de Shion é retratada de forma diferente na light novel A História Secreta da Excalibur e no Saint Seiya Pachinko - Hoshi no Unmei OVA também:
    • Na light novel, é dado a entender que Shion morrera de causas naturais.
    • No OVA, Shion é morto com um ataque cósmico lançado pelo punho de Saga ao invés de ter seu peito perfurado. Isso seria também repetido na adaptação do anime Saintia Shô.
  • Shion, junto a Dohko, são os Cavaleiros de Ouro que mais apareceram em outras obras de toda franquia de Saint Seiya.

Referências Bibliográficas e Notas[]

  1. Sain Seiya: Origin, Capítulo 1
  2. Saint Seiya: Origin, Capítulo 2

Navegação[]

Cavaleiros de Atena
Deus
Grandes Mestres
Cavaleiros e Amazonas de Ouro
Cavaleiros e Amazonas de Prata
Cavaleiros e Amazonas de Bronze
Cavaleiros e Amazonas de Patente Desconhecida
Cavaleiros e Amazonas de Aço
Cavaleiros e Amazonas sem Constelação
Soldados, Aprendizes e Subordinados
Advertisement