Saint Seiya Wiki
Registre-se
Advertisement
Saint Seiya Wiki
Artigo
Galeria

Suikyo (水鏡) era o Cavaleiro de Prata de Taça e também mestre de Tenma de Pégaso, além de melhor amigo de Dohko de Libra. Ele aparece em Next Dimension, durante a Guerra Santa contra Hades no Século XVIII, como Suikyou de Garuda, a Estrela Celeste do Heroísmo.


Etimologia

Características

Aparência

O Star System é muito comum nos mangás do Kurumada, significa que ele reutiliza personagens seus de outras obras. Nesse caso é muito provável que a aparência de Suikyo seja a de Shadow Ran de Ring ni Kakero.

Personalidade

Um homem íntegro, Suikyo sempre esteve a serviço da justiça e sua deserção para afiliar-se as tropas de Hades foi vista com surpresa. De fato, ao se apresentar como espectro de Garuda, Suikyo não hesitou em atacar Tenma, Dohko e Shion, apesar de parecer estar se contendo. Ao invadir o Santuário, no entanto, Suikyo mostrou a bravura de um guerreiro.


Infância

Suikyo, assim como Dohko e Shion, treinava para se tornar Cavaleiro. Dividia o tempo cuidando de seu irmão menor, Suisho, que vivia com a saúde fragilizada. Por conta disso eram comuns as visitas a Odisseu, a quem sempre se prestava a ajudar. Certa noite, Suikyo foi até a casa de Odisseu pegar ervas medicinais. Odisseu, porém, não estava. Suikyo o encontra caminhando para além do cemitério do Santuário, entrando no Distrito Maligno.

A alma de Asclépio surge para Suikyo e Odisseu (ND)

A alma de Asclépio surge para Odisseu.

Curioso, Suikyo segue Odisseu, entrando num labirinto de cavernas. Odisseu está parado imóvel ante um poço. Suikyo se aproxima, e nota que Odisseu age como se estivesse inconsciente. Dizendo que os dois deviam voltar, uma entidade espectral surge do fundo do poço. Aquele era a alma de Asclépio, que diz que tinha assuntos a tratar com Odisseu e que Suikyo não devia se intrometer. Odisseu caminha para dentro do poço, ao que Suikyo tenta impedi-lo sem sucesso, sendo tragado para o fundo do poço. Quando acordou, Suikyo está do lado de fora do poço, com Odisseu a seu lado o agradecendo.

Odisseu explica a Suikyo que o poço levaria até a Prisão do Tártaro, lugar que mesmo situado no Submundo, era evitado por Hades. Ali estava aprisionada a alma de Asclépio. Odisseu fala que algum dia a alma de Asclépio se libertaria e tomaria conta de seu corpo para usá-lo para destruir Atena.

A missão de Suikyo

Algum tempo depois, Suikyo é promovido a Cavaleiro de Prata de Taça. Odisseu o congratula, dizendo que sendo mais velho que Dohko e Shion, Suikyo devia tornar-se um modelo para os dois. Lembrando-se que a água da taça tinha a propriedade de mostrar o futuro, Odisseu pergunta o que Suikyo viu. Suikyo fala que viu um bebê, deixando Odisseu alarmado. Odisseu alerta Suikyo que, caso ele começasse a se comportar de modo estranho Suikyo não deveria hesitar em matá-lo.

Suikyo pede que lhe seja dada a missão de matar Atena (ND)

Suikyo pede que lhe seja dada a missão de matar Atena.

Mais tarde, naquele dia, Suikyo encontra Odisseu desacordado próximo ao poço que levava a Prisão do Tártaro. Odisseu escapara da tentativa de Asclépio de possuí-lo, e conta a conversa que os dois tiveram. A deusa Atena do futuro estava vindo ao passado, não para auxiliar na Guerra Santa, mas por motivos pessoais. Por causa disso, a Atena daquela era não surgiria. E por conta das perturbações no fluxo temporal isso ameaçava destruir a Terra e possivelmente todo o universo. A fim de evitar isso, era imperativo matar a Atena do futuro.

O Grande Mestre entende o fato, mas se preocupa que caso o assunto viesse a público isso causaria rebelião no Santuário, o que poderia beneficiar o exército de Hades. Nesse momento, Suikyo pede que lhe fosse dada a missão de matar Atena. Odisseu e o Grande Mestre ficam surpresos com a decisão de Suikyo, a ponto de o advertir que ele seria considerado traidor por todos. Suikyo diz não se importar, e que faria tudo para proteger a justiça e o amor na terra.

A lealdade a Hades

Suikyo e seu irmão Suisho

Suikyo ao lado do irmão acamado.

Quando seu irmão menor Suisho adoeceu gravemente e com baixas chances de se recuperar, Suikyo suplica a Atena para que salvasse seu irmão, dizendo não se importar de oferecer sua vida. Nesse momento surge o Espectro de Gárgula, sentado bem encima de Suisho acamado. O espectro se apresenta, dizendo ter vindo do inferno para buscar o menino. Suikyo o ataca, mas o espectro se esquiva com facilidade, dizendo que a morte é o fim para todos os seres vivos.

Suikyo é recrutado para o exército de Hades

Suikyo é recrutado para o exército de Hades.

Havia uma razão a mais por trás da vindo do espectro. A mando de Pandora o espectro propõe a Suikyo que jurasse fidelidade a Hades, oferecendo o posto de um dos três juízes do inferno. Suikyo se recusa e quando ia atacar o espectro o adverte que caso ele se recusasse, seu irmão Suisho sofreria por toda a eternidade.

Suikyo, em frente ao túmulo do irmão

Suikyo em frente o túmulo do irmão.

Pouco tempo depois da morte de seu irmão, Suikyo observa o túmulo junto de Dohko e Shion, antes de partir para uma missão em Florença, onde haviam sinais da ressurreição de espectros. Suikyo tenta dizer algo sobre seu irmão aos companheiros, mas acaba se arrependendo e pede que protejam o túmulo enquanto ele está fora.

Em Florença

TenmaAloneSuikyo

Suikyo aquece Tenma e Alone.

Durante uma forte nevasca, Suikyo captura um jovem ladrão chamado Tenma, que havia acabado de fugir de uma cabana carregando os pertences roubados de Alone, trazendo o ladrão de volta à casa. O cavaleiro de prata diz que a pena para os ladrões naquela região é a morte e ao se preparar para executar Tenma, Alone diz que concedeu os pertences de bom-grado. Suikyo aceita as palavras de Alone, e traz os garotos para perto de si, para que possam sentir o calor humano e sobrevivam a forte tempestade. Permaneceu junto das crianças por mais algum tempo e também instruiu Tenma no caminho dos Cavaleiros de Atena.

No treinamento Suikyo exige que Tenma ultrapasse a velocidade do som

No treinamento, Suikyo exige que Tenma ultrapassasse a velocidade do som.

Pouco tempo depois, Suikyo, Tenma e Alone chegam a cidade. Suikyo monta uma loja de ferramentas. Nas horas vagas treinava Tenma. Certo dia, o Espectro de Gárgula torna a abordar Suikyo, perguntando-lhe se após a morte do irmão ele não ficou ressentido com Atena que nada fez para ajudá-lo. Suikyo manda o espectro ir embora. Tenma que estava próximo pergunta com quem seu mestre estava falando. Suikyo diz que não era nada e promete que a partir daquele instante ele finalizaria o aprendizado das técnicas, impondo a Tenma o dever de disparar 100 golpe a cada segundo. Certa noite, depois do treinamento, Suikyo explica que todo ser humano nascia sob estrelas específicas, e que a Tenma havia nascido protegido pela constelação de pégaso. Suikyo diz que Tenma nasceu para proteger algo importante que nunca poderia esquecer disso. Pouco depois, Suikyo entrega ao discípulo duas urnas; uma contendo a Armadura de Pégaso e outra contendo sua própria armadura. Pouco tempo depois, Suikyo desapareceu em circunstâncias misteriosas.

A despedida

Suikyo entrega a Tenma as armaduras de Taça e Pégaso (ND)

Suikyo confia a Tenma as armaduras de Taça e Pégaso.

Certa noite, Suikyo anuncia a Tenma que irá viajar. Tenma pergunta quando seu mestre irá voltar, mas Suikyo responde que possivelmente não retornaria. Tenma não entende a conduta de Suikyo e lhe implora que o treinasse mais. Suikyo fala que Tenma ainda não é perfeito, mas sem dúvidas tornou-se forte, e o reconhece como homem. Como prova disso, ele lhe deixa as urnas das Armaduras de Taça e Pégaso.

Suikyo diz que a Armadura de Pégaso será útil algum dia, mas alerta para Tenma não abri-la até o momento certo. Quando surgisse um inimigo monstruoso Tenma não devia hesitar em abrir a urna. A Armadura de Taça seria uma lembrança sua para seu discípulo. Suikyo diz que possivelmente começaria uma grande batalha na vida do menino, e que por menores fossem as chances dele vencer um inimigo, se achasse estar correto Tenma deveria persistir e lutar até o final.

Jurando fidelidade a Hades

Suikyo como recém nomeado Espectro de Garuda (ND)

Suikyo como recém nomeado Espectro de Garuda.

Comparecendo ao Castelo Hades, Pandora pergunta se Suikyo está pronto para jurar fidelidade a Hades. Antes, porém, Suikyo pergunta se seu irmão Suisho descansaria em paz no Mundo dos Mortos. Pandora responde que sim, mas Suikyo não está convencido. Nesse momento, surge a Sobrepeliz de Garuda que se adere ao corpo de Suikyo, tornando-o efetivamente num espectro.

A fim de provar a fidelidade de Suikyo, Pandora lhe ordena que fosse ao Santuário e tomasse a cabeça de Atena. Suikyo diz que não seria problema, uma vez que o Grande Mestre também tinha a intenção de matar Atena. Pandora mostra alguma surpresa, dizendo que com a traição do Grande Mestre a vitória de Hades estaria garantida.

Suikyo, o Espectro de Garuda

Durante uma tentativa de invasão ao Castelo de Hades, Tenma, Dohko e Shion são atacados por Vermeer de Griffon. Quando iam ser mortos, Suikyo aparece, se apresentando como Suikyo de Garuda, da Estrela Celeste do Heroísmo, um dos Três Juízes do Inferno (Kyotos), o que deixa Tenma, Shion e Dohko em choque.

Suikyo de Garuda, a Estrela Celeste do Heroísmo

Suikyo se apresenta como espectro da estrela celeste do heroísmo.

Vermeer pergunta porque Suikyo demorava para dar cabo de três Cavaleiros. Suikyo manda Vermeer ir embora, porém o espectro de Griffon se recusa, dizendo que só partirá quando vir Tenma, Dohko e Shion mortos, e que apesar de Suikyo ser um espectro, ele já foi um Cavaleiro, portanto não era confiável. A fim de provar ser digno de confiança, Suikyo agarra Tenma e prestes a decapitá-lo, é interrompido pela chegada de um espectro mensageiro que dize que o imperador Hades havia sentado em seu trono e exigia as presenças de Suikyo e Vermeer. Com relutância, Vermeer obedece. Suikyo golpeia Tenma e desaparece, abandonando seu ex-discípulo e amigos.

Pandora ordena a Suikyo que traga cabeça de Atena (ND)

Pandora ordena a Suikyo que traga a cabeça de Atena.

Mais tarde, Pandora convoca Suikyo e Vermeer, mencionando ter sentido um gigantesco Cosmo no Santuário que logo desapareceu. A representante de Hades confirma, através do relato de um mensageiro, que Atena havia chegado ao Santuário como um bebê. Vermeer pede pela chance de decapitar a jovem deusa, porém Pandora confere a missão a Suikyo, por este conhecer o interior do Santuário.


Batalha das Doze Casas

1386340068792 f

Suikyo vs Shion.

Ikki vs suikyo

Contra Ikki.

Casa de Áries - Liderando um esquadrão de espectros, Suikyo aparece na primeira cada para enfrentar seu antigo amigo Shion de Áries, destruindo a Muralha de Cristal, ordenando que os espectros sigam para a próxima casa. O juiz leva uma boa vantagem sobre o Cavaleiro de Ouro que chega a ficar quase morto, até o aparecimento de Ikki de Fênix, que não só interfere, como desafia Suikyo.

O Ex-Cavaleiro defende todos os ataques do Fênix sem esforço e o contra-ataca com socos poderosos, trincando sua Armadura e destruindo o Elmo de Fênix. Quando tudo parecia perdido, e Suikyo decide dar o golpe final, Ikki usa o Golpe Fantasma de Fênix, revelando um pouco do passado do ex-Cavaleiro e sobre seu pequeno irmão Suisho, revelando que foi obrigado a se tornar um espectro, para salvar o irmão doente, e impedir que ele fosse jogado no inferno assim que morresse. Desnorteado, Suikyo passa pela Casa de Áries, mesmo sofrendo os efeitos de Fênix (Que foram reduzidos a menos da metade graças ao seu último golpe acertado no Cavaleiro de Bronze), deixando Ikki e Shion feridos. 

Ox vs Suikyo - 05n

Casa de Touro - Na segunda casa, o Cavaleiro Ox de Touro derrota facilmente o grupo de espectros que ali chegaram. Com a chegada de Suikyou, Ox se mantém em sua posição de Iai, não acreditando na força do espectro. Depois de um embate, o Grande Chifre de Ox, derruba o espectro escadarias a baixo que abalam o local, porém a força não foi suficiente para derrotá-lo, Suikyo diz que o Cavaleiro de Ouro , deveria ter utilizado o máximo de seu poder para vencer, e que esse foi seu erro, em seguida, ele segura o Grande Chifre e em seguida cria uma poderosa umidade para paralizar o Taurino. Para impedir um outro contra-ataque, Suikyo acaba usando a Lança de Gelo da Lótus Branca, Suikyo não só perfura a Armadura de Touro , como mata Ox de Touro , que mesmo morto continua na posição de luta. Suikyo adimira a determinação de Ox e se dirige para a próxima casa.

ND suikyo 1649

Suikyo aparece na Casa de Gêmeos

Suikyovsabel

Suikyo vs Abel

Casa de Gêmeos - Suikyo aparece na Casa de Gêmeos, salvando Tenma e Shun de Andrômeda do golpe Outra Dimensão de Abel de Gêmeos, iniciando seu confronto contra o Cavaleiro de Ouro. Depois de avisar Shun e Tenma para deixarem o Templo, Suikyo acerta Abel, fazendo seu elmo voar e revelando finalmente seu rosto. Depois de revelar que ele é um traidor e também deseja a cabeça de Atena, Suikyo decide atacar com suas Lanças de Gelo da Lótus Branca, mas Abel detém o golpe, que foi tão poderoso, a ponto de matar o Cavaleiro de Touro. Abel esta prestes a usar a Outra Dimensão, quando é interrompido por seu irmão Caim. Depois de uma conversa, Cain decide acabar com a luta, porém Abel retorna (Ambos residem no mesmo corpo) e dispara o Satã imperial contra Suikyo, ressaltando o fato de que este ataque não vai deixá-lo sozinho, até que alguém morra, diante de seus olhos, Suikyou parte para a Casa de Câncer.

Suikyosatanimperial

Olhar de Suikyo

SuikyovsTenmaeShun

Suikyo sob o efeito do Satã Imperial

Casa de Câncer - Suikyo aparece no templo de Câncer, após Tenma e Shun foram enviados para a Colina Yomotsu, assim Contador da Morte tenta impedi-lo, mas ao olhar em seus olhos percebe que o juiz estava sob influência do Satã Imperial, e não irá parar até que ele mate alguém. Contador da Morte escapa, indo ao Yomotsu Hirasaka para procurar os cavaleiros de bronze, que ainda estão vivos no caixão. No momento em que Suikyo aparece, que usa lanças de Lotus, mas estes são bloqueados pela tampa do caixão, que estava coberto com Contador da Morte. Nessa esteira Tenma e Shun tentam enfrentar o espectro de novo, e ele lança um ataque de raiva, batendo em Tenma. Contador da Morte então percebe que Suikyo não estava sendo controlado pelo Sata Imperial, como Tenma não matar, e este responde que receberam o Golpe Fantasma de Ikki o deixou imune à técnica uma vez amaldiçoado. Contador da Morte decide acabar com a batalha de uma vez por todas, assim começa um ataque frenético com muito facilmente derrotar seus três adversários. Quando Suikyo está prestes a lançar dentro da cratera, é interrompido por outros cavaleiros. Após Contador da Morte ser derrotado, Suikyo voltou para o Santuário, cambaleando em direção à quinta casa.

Goldie y Suikyō

Goldie com Suikyo inconsiente

Casa de Leão - Suikyo consegue alcançar a quinta casa, mas é derrotado pelo leão Goldie e o cavaleiro Kaiser de Leão, mas não é morto, já que o dourado e seu mascote não o reconhecem, Suikyo inconsciente totalmente como um traidor devido ao fato de que há um tempo servia a Atena como Cavaleiro de Prata. Ele aproveita o ataque de um grupo de espectros vindos da colina do Yomotsu para seguir adiante enquanto os guardiões do templo os enfrentam. Contador da Morte percebe que uma fada do inferno espionava o espectro e pede para que Kaiser conceda a misericórdia do guerreiro a Suikyo, pois este está disposto a morrer, sendo melhor não perseguir um homem que segue em frente mesmo estando próximo da morte.

Suikyō envia a mensagem

Suikyo envia uma mensagem a Deusa Atena

Casa de Virgem - Suikyo alcança a sexta casa e ciente de quê o cavaleiro que a guarda é tido como o mais próximo de deus, segue adiante. Enquanto se questiona o porquê do templo estar tão silencioso, percebe que está preso em um lugar de silêncio absoluto que é capaz de destruir o silêncio dos que entram ali. Ele sofre com um terrível zumbido e se depara com uma figura do cavaleiro de Virgem, que ele logo reconhece como uma ilusão. O juiz tenta destruir a barreira que impede seu caminho e acaba sendo jogado diante das Quatro Portas de Buda: a velhice, a doença, a morte e a vida. Logo entende que para qualquer caminho tomado encontrará seu fim, tendo a porta da morte como o único percurso digno para um guerreiro perecer. Ele vaga no vazio da morte até que o cosmo de Atena o ilumina e o traz para o Jardim das Árvores Gêmeas onde descansa a Armadura de Taça que se enche da água da vida, vinda do néctar das árvores. Suikyo escreve uma mensagem nas pétalas, caso falhe em sua missão, e quando lançados, duas alcançam Shijima de Virgem contendo os kanjis San(10) e Ju(3).

SSND 60 201

As técnicas Rozan Hyaku Ryu Ha e Hisô Hyakuga Senran se chocam

Casa de Libra - Enquanto Dohko, conversava com Shiryu, Suikyo surge pelas escadarias indo em direção ao Cavaleiro de Ouro. Dohko então, pede para que seu discípulo siga pelas Doze Casas e proteja Atena dizendo que sem dúvidas se reencontrariam novamente. Após a recepção calorosa do libriano, para com seu "Velho Amigo", Suikyo diz que não tem tempo a perder e o ataca com suas Lanças de Gelo, porém como o próprio Dohko lhe explica, seu corpo e mente estavam exaustos, não podem fazer com que seus golpes surtam mais efeitos, entristecendo Dohko que revela que se estivesse no auge de poderes, teria sido derrotado. Dohko em lágrimas pede para Suikyo lhe contar o porque de tudo isso esta ocorrendo e que sempre estará ao seu lado, inclusive o protegerá. O Espectro então demonstra sentir vontade de contar a verdade pela primeira vez ao seu amigo, mas Suikyo continua enfrentando Dohko, e ainda tem forças para aplicar um golpe novo: Tempestade das Cem Garras de Lanças de Gelo em Dohko, que contra-ataca com o Cólera dos Cem Dragões. Os golpes se colidem e ambos caem no chão.

Suikyomorto

Corpo de Suikyo segurado por Dohko

De longe, Shun e Tenma observam o tamanho do poder emanado da Casa de Libra. Shun e Tenma chegam na Casa de Libra e encontram Dohko segurando Suikyo nos braços. Dohko dedica um poema de despedida ao seu amigo que acaba de morrer. Tenma e Shun ficam perplexos com a morte de Suikyo. A Surplice de Garuda deixa o corpo de Suikyo e vai embora.

Suikyo de Taça 0001

Suikyo com sua Armadura de Taça

Dohko diz que Suikyo está finalmente livre da maldição que o perseguia e pede para Tenma vestir Suikyo com a verdadeira armadura que ele deve trajar, a Armadura de Taça. Dohko diz para Tenma que ouviu a voz do coração do seu amigo e agora ele não tem outra escolha a não ser trair Atena e herdar a vontade de seu amigo.

A alma de Suikyo é vista vagando para o abismo no Yomotsu, por Vermeer de Griffon e Contador da Morte de Câncer. Vermeer zomba de Suikyo o que acaba irritando Contador da Morte.


Habilidades de Luta

Como Juíz do Inferno, possui controle avançado do cosmo e a capacidade de desferir golpes na velocidade da luz. Sua antiga armadura de prata também tinha a habilidade de curar aqueles que bebiam do seu conteúdo. Suikyo de Garuda usa as gotículas de água (umidade) da atmosfera para atacar, transformando-as em barreiras ou congelando-as em uma temperatura próxima a do zero absoluto para disparar contra o adversário. 

Segundo Shion, Suikyo era considerado um verdadeiro prodígio, pois mesmo sendo um Cavaleiro de prata, teria um poder capaz de superar um Cavaleiro de Ouro num piscar de olhos (O que de fato, se comprovou nas Doze Casas).

Técnicas Secretas

142500

Lanças de Gelo da Lótus Branca

Hisō Byaku Gasenrang

Tempestade Giratória das Cem Garras de Lanças de Gelo

Curiosidades

Espectros de Hades
Deus Hades
Rainha Perséfone
Deuses Gêmeos Hypnos (LC)  •  Thanatos  (LC)
Comandande Pandora (ND | LC)
Deuses dos Sonhos PhobetorPhantasosIcelosMorfeuOneiros
Juízes da Morte

Radamanthys (LC)  •  Aiacos (LC) •  Minos (TLC)

Suikyo  •  Vermeer

Estrelas Celestes Lune (LC)  •  Faraó (LC) •  Rock  •  Iwan  •  Flégias (LC •  Stand (LC •  Valentine (LC •  Sylphid (LC •  Queen (LC) •  
Gordon (LC) •  Caronte ( ND LC)Fiodor •  Gregor  •  Byako  •  Violate  •  Luco  •  Tokusa  •  Verônica  •  Kagaho  •  Yohma  •  ChrisPartita (sobrepeliz falsa)
Estrelas Terrestres Giganto (LC)  •  Laime (LC)  •  Niobe (LC)  •  Zeros (LC)  •  Kiew (LC)  •  Miles  •  Ox  •  MyuWimber  •  Chesire Edward  •  Kageboshi  •  Atavaka 

Mi YanGiulietta

Estrelas Desconhecidas

Espectro de Gárgula

Soldados rasos

Markino  •  Esqueletos

Cavaleiros de Atena
Deus
Grandes Mestres
Cavaleiros e Amazonas de Ouro
Cavaleiros e Amazonas de Prata
Cavaleiros e Amazonas de Bronze
Cavaleiros e Amazonas de Patente Desconhecida
Cavaleiros e Amazonas de Aço
Cavaleiros e Amazonas sem Constelação
Soldados, Aprendizes e Subordinados
Advertisement