FANDOM



A morte para todos aqueles que o contrariam! Um deus demoníaco ressuscitado da mitologia.

Enciclopédia Oficial.

Thanatos (タナトス, Tanatosu) é um dos deuses mensageiros de Hades na série Os Cavaleiros do Zodíaco criada por Masami Kurumada.


Origem do nome

Thanatos (do antigo grego Θάνατος/ Thánatos, "morte") é o deus da morte, retratado como um homem de cabelos e olhos prateados, por vezes tendo asas. Apesar da posição, era uma entidade menor dentro dos mitos gregos, sombreado por Hades que reinava sob os mortos. Representava a morte pacifica, em oposição as Keres que personificavam a morte violenta. Seu equivalente romano seria Mors.


Características

Aparência

Fisicamente, Thanatos é exatamente igual a seu irmão gêmeo Hypnos, diferindo-se unicamente pela cor prateada dos olhos e cabelos.

Personalidade

Thanatos demonstra uma personalidade muito mais impaciente e explosiva que o irmão. Não suporta os seres humanos, não vendo valor algum neles exceto o de servos descartáveis. Também é excessivamente confiante de si mesmo, gostando de "brincar" com suas vitimas antes de eliminá-las.

Histórico

Passado

Pandora liberta os Deuses Gêmeos

Pandora liberta os Deuses Gêmeos

Treze anos antes do início da Guerra Santa de XX, no Castelo  de Heinstein, na Alemanha, Pandora encontra na propriedade da família uma caixa contendo o Selo de Atena. Ao removê-lo acaba libertando os deuses gêmeos Thanatos, Deus da Morte, e Hypnos, Deus do Sono.

Thanatos avisa que Hades logo renasceria no mundo mortal como irmão mais novo de Pandora, devendo ela proteger a alma do Imperador das Trevas, bem como o poder de comandar os 108 espectros. Se fizer tudo adequadamente, poderia receber a vida eterna. Dito isso, os deuses se vão, passando a aguardar o momento do despertar de Hades.

Batalha nos Campos Elíseos

Thanatos encontra Seiya nos Campos Elíseos

Thanatos encontra Seiya nos Campos Elíseos.

Thanatos não toma participação ativa durante maior parte das batalhas, só se manifestando realmente quando os Cavaleiros de Atena invadem os Campos Elíseos. Alertado pelas Ninfas, Thanatos decide averiguar, encontrando Seiya de Pégaso. Revelando seu posto como fiel braço direito de Hades desde os tempos mitológicos, Seiya o questiona sobre o paradeiro de Atena. Thanatos é seco ao afirmar que a deusa deveria estar morta, despertando a ira do Cavaleiro de Pégaso que avança em sua direção, sendo rapidamente derrubado.

Hypnos intervém na execução de Seiya

Hypnos intervém na execução de Seiya.

Thanatos olha com superioridade, mas reconhece a façanha de meros Cavaleiros de Bronze de haverem conseguido atravessar o Muro das Lamentações, bem como a Hiper Dimensão, para chegarem até os Campos Elíseos. Com a intenção de eliminar Seiya, Thanatos é interrompido por Hypnos que o lembra da pureza dos Elíseos que nunca se mancharam de sangue. Thanatos replica dizendo que permitir a permanência de um Cavaleiros macularia os Campos Elíseos da mesma maneira. A conversa segue com Hypnos comentando a forma leviana com que Thanatos tratava os outros, como o fato do mesmo haver matado Pandora. Thanatos se justifica dizendo que Pandora havia traído Hades, e que ela, tal como os 108 espectros não passavam de escravos e que eles sozinhos podiam cuidar de tudo, tal como fizera Hypnos ao capturar e matar Atena.

Seiya parte para resgatar Atena, ignorando os deuses gêmeos

Ignorando os deuses gêmeos, Seiya parte para resgatar Atena.

O Deus do Sono confirmar ter capturado Atena, porém não a matou. Tal revelação irrita profundamente Thanatos que questiona o irmão do porque não ter matado Atena. Hypnos torna a argumentar que os Campos Elíseos nunca se mancharam de sangue e que apenas Hades detinha poder sobre a vida e a morte. Seiya intervém na discussão, perguntando diretamente a Hypnos o paradeiro de Atena. O Deus do Sono aponta a direção onde Atena estaria, no Templo de Hades onde repousava o verdadeiro corpo do deus do submundo. Hypnos vai além, dizendo que Atena está enclausurada dentro de um vaso que absorvia gradativamente todo seu sangue, e que logo ela morreria. Seiya ignora os deuses gêmeos, partindo em direção o templo. Thanatos diz não entender porque Hypnos disse aquelas coisas, mas que iria matar o Cavaleiro de Pégaso. Hypnos não se opõe, apenas trata de aconselhar Thanatos que fizesse um trabalho rápido e limpo, sem permitir que sangue sujasse o Templo de Hades. Thanatos brinca dizendo que não levaria mais que alguns segundos para eliminar um simples Cavaleiro de Bronze.

Thanatos castiga Seiya

Thanatos castiga Seiya.

Lançando uma Esfera de puro Cosmo, Thanatos vê Seiya saltar e asas se abrirem de suas costas. Hypnos adverte sobre o espírito de luta de Seiya, cuja intensidade exigirá de Thanatos mais que simples ataques. Thanatos segue atacando, conseguindo destruir as asas da Armadura de Pégaso. Apesar do estado, Seiya se recusa a desistir e ataca com seu Meteoro de Pégaso, finalizando com o Cometa de Pégaso. Thanatos constata marcas de sangue em seus dedos. Irritado, Thanatos passa a espancar Seiya, parando inesperadamente.

O Deus da Morte decide matar primeiro a irmã de Seiya, que está no Santuário de Atena. Thanatos faz alguns ataques, mas é frustrado por Kiki, Shaina de Ofiúco, Jabu, Geki, Nachi, Ban e Ichi cuja união dos Cosmos cria um campo-protetor. Thanatos é implacável, e seu poder acaba superando a força coletiva dos Cavaleiros. Seiya tenta aplicar o Turbilhão de Pégaso, porém Thanatos simplesmente se teletransporta, deixando Seiya receber todo o dano do impacto do golpe sozinho.

Entediando com tudo aquilo, Thanatos decide eliminar Seiya junto de sua irmã ao mesmo tempo. Prestes a

Thanatos derrota Shiryu e Hyoga

Thanatos derrota Shiryu e Hyoga.

fazê-lo é atrapalhado pelas correntes de Shun de Andrômeda. Thanatos rapidamente derrota o Cavaleiro de Andrômeda, enfrentando em seguida Shiryu de Dragão e Hyoga de Cisne, também os derrotando.

Seu próximo adversário é Ikki de Fênix, que veio se vingar em nome de todos os mortos no Submundo. Thanatos faz pouco das motivações do Cavaleiro, afirmar ser o deus que rege a morte. Ikki, contudo, diz não acreditar em deuses, muito menos em um como Thanatos. Atacando com seu Ave Fênix, Ikki quebra o elmo da Sobrepeliz de Thanatos, irritando o deus que ataca com seu Terrível Providência, destruindo a Armadura de Fênix.

Prestes a por um ponto final, as Armaduras de Ouro de Sagitário, Aquário, Libra, Virgem e Leão aparecem nos Campos Elíseos, enviadas com o auxílio momentâneo de Poseidon.

Thanatos sai ileso do ataque combinado dos Cavaleiros

Thanatos sai ileso do ataque combinado dos Cavaleiros.

Seiya e os demais ganham novo folego com o apoio dos trajes dourados, atacando simultaneamente, elevando seus Cosmos. Thanatos resiste aos ataques combinados do Meteoro de Pégaso, Cólera do Dragão, Pó de Diamante, Tempestade Nebulosa e Ave Fênix. O Deus da Morte contra-ataca com extrema força, destruindo os trajes dourados. Thanatos volta a fazer pouco da esperança dos Cavaleiros, apanhando a Armadura de Atena para destruí-la.

Apesar da aparente situação desfavorável, o Cosmo de Seiya começa a elevar-se exponencialmente, fazendo com que o traje de pégaso, outrora em pedaços, renasça em sua forma divina.

Morte de Thanatos

A derrota de Thanatos

Hypnos então aparece e avisa a Thanatos que os Cavaleiros já não devem ser subestimados - já que estão usando Armaduras Divinas. Thanatos não dá ouvidas as recomendações do irmão, achando que o novo traje não implicaria num aumento de poder. Mas é justamente o que acaba acontecendo. Seiya tem seu Cosmo ampliado de forma a sombrear Thanatos, conseguindo arrebentar a Sobrepeliz do Deus da Morte com apenas um ataque e recuperar a Armadura de Atena. Ferido e humilhado, Thanatos ainda tenta revidar, mas acaba vencido pelo Cometa de Pégaso.


Habilidades de luta

Tanathos20ic3lv5

Thanatos pode atingir seus adversários com esferas de energia.

Animation10mx

Thanatos também pode mandar ataques a distância para matar seus inimigos.

Sendo o Deus da Morte, seus golpes consistem em colocar o adversário em um sofrimento físico que até sua própria alma implora por perdão, arrebentando com o corpo do inimigo, fazendo-o ter uma visão pior que o inferno, tal fato é o suficiente para acabar com a mente do oponente tirando-lhe a razão. Thanatos manipula os fios da vida das pessoas, podendo assim matar quem ele preferir, em qualquer distância que esteja. Sendo um Deus, Thanatos possui um cosmo divino extremamente poderoso, capaz de levar a morte a qualquer mortal, tambem consegue controlar o cosmo supremo, conhecido como nono sentido usado apenas pelos Deuses. Por sua natureza impiedosa, Thanatos possui um poder de combate que transcende o dos humanos, somente foi derrotado por Seiya por sua arrogancia em achar que os humanos não passam de insetos e subestimar o poder das armaduras divinas.


Técnicas Secretas

Thanatos-Terrível Providência

Terrível Providência


Curiosidades

  • No diagrama da armadura de Thanatos no mangá, podemos ver a natureza de sua armadura: é uma sobrepeliz. Não uma Kamui.
  • Apesar de ele e Hypnos ser servos de Hades, Também são deuses com todos os seus atributos.
  • Hypnos e Thanatos parecem representar o sol e a lua, respectivamente.
  • Thanatos tem uma estrela de 5 pontas na testa.
  • O cabelo de Thanatos é prateado, enquanto o de Hypnos é dourado. Em Lost Canvas foi alterado para negro.
  • O Terrível Providência de Tânatos pode atingir Sekai, Meikai e os Elíseos, mas só nos Elíseos pode ser enxergado; somente quem tem poderes de saber da existência de algo com o sexto sentido ou telepatia, pode ver o ataque.
Espectros de Hades
Deus Hades
Rainha Perséfone
Deuses Gêmeos Hypnos (LC)  •  Thanatos  (LC)
Comandande Pandora (ND | LC)
Deuses dos Sonhos PhobetorPhantasosIcelosMorfeuOneiros
Juízes da Morte

Radamanthys (LC)  •  Aiacos (LC) •  Minos (TLC)

Suikyo  •  Vermeer

Estrelas Celestes Lune (LC)  •  Faraó (LC) •  Rock  •  Iwan  •  Flégias (LC •  Stand (LC •  Valentine (LC •  Sylphid (LC •  Queen (LC) •  
Gordon (LC) •  Caronte ( ND LC)Fiodor •  Gregor  •  Byako  •  Violate  •  Luco  •  Tokusa  •  Verônica  •  Kagaho  •  Yohma  •  ChrisPartita (sobrepeliz falsa)
Estrelas Terrestres Giganto (LC)  •  Laime (LC)  •  Niobe (LC)  •  Zeros (LC)  •  Kiew (LC)  •  Miles  •  Ox  •  MyuWimber  •  Chesire Edward  •  Kageboshi  •  Atavaka 

Mi Yan

Estrelas Desconhecidas

Espectro de Gárgula

Soldados rasos

Markino  •  Esqueletos